A Red Hat em conjunto com a Geórgia Tech elaborou um estudo sobre a utilização de programas de código aberto por todo o planeta, a pesquisa baseou-se em vários dados, entre eles, o numero de suportes para programas open source em cada região, o numero de debates sobre software de código aberto (opensource) e no numero de Red Hat Certified Engineers.
As estatísticas acima referidas foram utilizadas para formar um relatório sobre o índice de utilização de software open source para cada pais. Um estudo do género não é exacto, nem muito preciso, os limites para medir a utilização de um tipo de software como o open source são muitos e a Red Hat sabe disso, razão que leva à empresa continuar com o estudo em actividade. Para melhorar a informação fornecida pelo estudo os responsáveis decidiram dividir cada pais em 4 rankings, um para a utilização por parte do governo, outro para a utilização na industria e um para a utilização na comunidade. Um 4º ranking engloba os dados recolhidos nos 3 anteriores.
O estudo concluiu que a Europa é a região onde o software open source está melhor implementado, nos 10 primeiros países apenas um não é europeu, os Estados Unidos da America que estão no 9º lugar. O ranking global é liderado pela França, seguida da Espanha e Alemanha. Portugal encontra-se na 33º posição no ranking global. Se olharmos para os 3 rankins mais específicos, vemos que é o governo que dá melhor uso ao open source com a 24º posição, a industria fica-se pela 31º posição e a comunidade portuguesa fica-se por um fraco 48º lugar, nos gostamos é de pagar.

Sem comentários:
Enviar um comentário