Como encontrar palavras-chave rentáveis para postagens?
Para todos aqueles que procuram tráfego para as suas postagens, seja para ganhar dinheiro com Google Adsense ou simplesmente programas de afiliados como a Netaffiliation ou a Public Idées, encontrar palavras-chave rentáveis para posteriormente desenvolver conteúdos específicos é uma prática bastante comum e que produz resultados bastante interessantes. Embora não seja aconselhável os blogueiros escreverem conteúdos baseados em resultados métricos dos motores de busca, a realidade é que escrever sobre assuntos que movimentam bastante tráfego é sinónimo de crescimento garantido.
NÃO SABE SOBRE O QUE ESCREVER?
Todos os blogueiros passam por momentos em que sentem dificuldade em saber sobre o que escrever, seja porque estão saturados, seja porque blogam há imenso tempo, seja simplesmente por falta de criatividade e imaginação. No entanto, a procura de palavras-chave rentáveis para artigos é também uma forma de encontrar novos assuntos sobre os quais escrever. Além de encontrar as pesquisas mais interessantes e rentáveis, você pode encontrar também formas de diversificar os conteúdos do seu blog, mantendo-se sempre fiel ao seu nicho de mercado.
ANALISE O SEU BLOG POR INTEIRO
A primeira estratégia passa por analisar o seu blog por inteiro dentro dos parâmetros de tráfego do seu nicho de mercado. Comece por visitar a ferramenta Google Keyword Tool, e preencher os campos introdutórios com os dados referentes ao seu blog e ao tipo de tráfego que pretende angariar.
Defina correctamente o endereço do seu blog, qual a localização preferida de tráfego e também o idioma do seu blog. Se por ventura trabalha maioritariamente com tráfego do Portugal ou de outro país, especifique qual o país para o qual pretende direccionar os resultados da sua pesquisa.
Filtre os resultados por “pesquisas globais mensais” de forma a encontrar os termos de pesquisa mais procurados mensalmente. Do lado esquerdo irá encontrar um gráfico que mede o nível de concorrência para a palavra-chave em específico, e do lado direito o número de pesquisas locais que são feitas mensalmente.
ANALISE PALAVRAS-CHAVE ESPECÍFICAS
Uma das funcionalidades mais interessantes da Google Keyword Tool é a relação que esta tem com o Google Insights, uma outra ferramenta que costumamos utilizar recorrentemente aqui na Escola Dinheiro. Na imagem anterior, ao lado de cada uma das palavras-chave encontra-se uma lupa que lhe permite enviar esse resultado para o Google Insights e começar imediatamente a procurar ramificações e tendências de pesquisas nos motores de busca, nomeadamente no Google. Vejamos:
Para o exemplo escolhemos a pesquisa por ganhar dinheiro, setorizando a tendência de pesquisa para o mercado do Brasil, em todas as regiões e nos últimos 90 dias. Além dos resultados típicos de tráfego e quais as regiões onde esse tráfego é mais acentuado, é importante analisar as relações de pesquisas que aparecem no fundo da página de resultados do Google Insights. Vejamos:
Tendo como base a pesquisa por ganhar dinheiro, rapidamente percepcionamos que as tendências de pesquisa no Brasil passam por termos e pesquisas um pouco mais específicas, nomeadamente:
Com estes resultados já é possível direccionar a produção de conteúdos para um determinado tipo de assunto específico. Embora a pesquisa por ganhar dinheiro seja demasiado abrangente, os resultados relacionados deixam em aberto outro tipo de pesquisas um pouco mais específicas que podem ajuda-lo a criar conteúdos igualmente mais específicos e direccionados para esse tipo de assunto base.
SEJA ESPECÍFICO NA PRODUÇÃO DO ARTIGO
Se tiver como objectivo a produção de um artigo baseado nas pesquisas que acaba de encontrar, então é importante que seja igualmente específico na produção do seu artigo. Existem uma série de aspectos a ter em consideração na produção do conteúdo, de forma a que este se coloque correctamente posicionado nos resultados orgânicos das pesquisas dos motores de busca. Para tornar o seu artigo forte do ponto de vista da optimização para motores de busca é importante o seguinte:
Se trabalha com Wordpress é importante ter em consideração uma série de aspectos técnicos do seu artigo, nomeadamente o título desse mesmo artigo e o link URL permanente que irá utilizar no mesmo. Muitas vezes os blogueiros e webmasters não reparam sequer nos endereços URL que utilizam nos seus artigos, utilizando palavras que são desnecessárias e só tornam o endereço mais longo. Neste caso o “na” era desnecessário no Link Permanente, ficando apenas as palavras-chave realmente importantes.
DICA: é importante também a utilização de alguma densidade de palavras-chave no seu artigo. Isso significa que durante o seu artigo e partindo de um exemplo de um artigo com 1000 palavras, você deverá ter a sua palavra-chave “ganhar dinheiro internet” pelo menos 2 a 3% de vezes no artigo. Isso significa repetir a palavra cerca de 20 vezes ao longo do texto, tornando-a a palavra com maior densidade em todo o seu artigo.
Para utilizadores do Wordpress existe também o plugin All in One SEO Pack que lhe permite definir títulos, descrições e palavras-chave para os seus artigos em específico. Dessa forma, é importante que a sua palavra-chave (ganhar dinheiro internet) esteja localizada no título e repetida pelo menos uma ou duas vezes na meta descrição do seu artigo. As palavras-chave devem também corresponder a pesquisas long tail, de forma a conseguir atrair mais tráfego através de outro tipo de pesquisas relacionadas ao tema como ganhar dinheiro na internet.
OTIMIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE PARA ADSENSE
A ferramenta Google Keyword Tool permite-lhe também encontrar as palavras-chave mais rentáveis para monetização através de anúncios Google Adsense. Nos separadores do lado direito, faça uma ordenação por CPC médio estimado e no separador mais à direita, caso a coluna não apareça, personalize a tabela para que possa visualizar os valores de CPC. Será algo deste tipo:
Como podemos verificar, existem vários tipos de pesquisas que retornam CPC’s médios bastante elevados. No entanto, a grande maioria destas palavras-chave apresentam níveis de pesquisa globais muito baixos, o que significa que é importante procurar palavras que paguem valores elevados, mas tenham também alguns milhares de milhares de pesquisas mensalmente. A pesquisa por criar sites é interessante, com um CPC médio de 1,09EUR e um volume de pesquisas aceitável, mas ainda assim muito longe de outros valores de referência, senão vejamos:
Uma simples pesquisa por Marketing devolve resultados bastante mais interessantes para o mercado do Brasil e com sites e blogs de língua portuguesa, nomeadamente as pesquisas por Marketing e Marketing Online, com CPC’s médios de 1,59EUR e 4,68EUR respectivamente. A grande vantagem destas palavras-chave não é apenas o seu CPC elevado, mas sim o facto de terem um volume de pesquisas mensais bastante elevado.
É preciso ter em consideração também que o nível de concorrência neste tipo de pesquisas é muito forte. Uma simples pesquisa por Marketing no Google Brasil retorna 489 milhões de resultados e uma pesquisa por Marketing Online cerca de 154 milhões de resultados. No entanto, se por ventura conseguir construir um projecto de qualidade em torno desta área e ganhar uma posição de mercado dominante, certamente que tem as portas abertas para o sucesso e para ganhar dinheiro rapidamente na internet.
Esta é apenas uma das formas que utilizamos para encontrar boas palavras-chave para matérias, mas também alguma inspiração para novas postagens e assuntos que são realmente interessantes para o público em geral. Nunca se esqueça que o mais importante é você não perder o foco do seu blog, pelo que deverá manter-se sempre on topic e evitar fugir de assuntos que nada tenham a ver com o teor estrutural do seu nicho de mercado.
E VOCÊ, COMO É QUE ENCONTRA PALAVRAS-CHAVE PARA OS SEUS ARTIGOS?
Deixe os seus comentários, técnicas, dicas, ajuda ou simplesmente partilhe a sua experiência pessoal!
Até Já!
Artigos Recomendados
Sem comentários:
Enviar um comentário