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Posted: 28 May 2009 12:12 PM PDT De regresso à nossa série de Blogging para Principiantes, para dar continuidade à optimização de publicidade, desta feita através da estruturação do estilo e dimensões dos anúncios a utilizar no seu blog. No que toca à optimização e maximização dos rendimentos de um blog, a estruturação e estilização da publicidade é um dos factores fundamentais para o sucesso de uma campanha. A forma como o próprio visitante interage com a publicidade é condicionada pelo estilo que esta apresenta, pelo que é muito importante conhecer os melhores métodos e as melhores formas de posicionar e rentabilizar anúncios, sejam eles contextuais (ex.: Adsense) ou não. Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros dez artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:
Existem várias formas de ganhar dinheiro com blogs, tal como referimos neste artigo sobre métodos directos, e todos eles têm a sua forma própria de optimização. No entanto, os princípios básicos de optimização que iremos falar hoje, são aplicáveis a quase todo o tipo de formas de rentabilização, ficando à sua consideração a forma como fazê-lo. ESTILO DOS ANÚNCIOS Pese embora a lógica diga que quanto mais destaque um determinado anúncio tiver, maior é a probabilidade de este ser clicado, a verdade é que na internet as coisas não funcionam bem assim, especialmente e no que toca a anúncios contextualizados. A grande maioria dos blogueiros e webmasters chega sempre à conclusão de que a melhor estratégia é tornar os seus anúncios o mais imperceptíveis possível, de forma a confundirem-se com o conteúdo, obrigando o leitor a ler esses mesmos anúncios, ainda que não lhes clique. Quanto mais destaque um determinado anúncio tiver e/ou mais folcolórico ele for, menos o utilizador terá interesse em lhe clicar, podendo inclusivamente, afastar os leitores do seu blog pelo simples facto de ser um anúncio agressivo visualmente e/ou pouco adaptado às circunstâncias do seu blog. Em termos genéricos, a optimização de um banner de anúncios do tipo Adsense, depreende uma série de modificações que são um standard na indústria, pese embora seja sempre recomendável você fazer as adaptações e os testes que bem entender. O que muitas vezes funciona para 10 webmasters, poderá não funcionar para si e vice-versa. Vejamos:
Obviamente este tipo de regras nem sempre é aplicável a tudo o que é blogs, especialmente aqueles que sofrem mais de ad blindness (cegueira aos anúncios por parte de leitores regulares), onde é necessário ser-se criativo e alterar um pouco este conceito em prol da maximização dos rendimentos do blog. DIMENSÕES DOS ANÚNCIOS Os banners de dimensões standard são também uma boa oportunidade ao nível de Adsense, uma vez que podem ser misturados entre anúncios de texto e anúncios de imagem. Os mais reconhecidos são seguramente os banners de 300×250, 468×60 e 120×600. Todos eles apresentam uma grande taxa de anunciantes em anúncios de imagem, facilitando posteriormente a conversão. Tenha em mente também que você deverá escolher a dimensão dos seus banners de acordo com as dimensões e estrutura do seu blog, ou seja, não deverá colocar um determinado banner dentro do seu conteúdo, somente porque alguém lhe disse que esse formato era rentável.
Amanhã continuaremos a analisar os restantes métodos que faltam, nomeadamente a Relevância dos Anúncios e Valor dos Anúncios. Só depois de compreender a importância destes princípios é que você terá condições de maximizar o potencial do seu blog! Falando de estilização e dimensão de anúncios, qual é para si o formato mais rentável? Até Já!
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