segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Como rentabilizar nichos de mercado (parte 4) - blogs de imagens, fotografia e wallpapers

Posted: 31 Aug 2009 10:08 AM PDT

Como rentabilizar nichos de mercado (parte 4) - blogs de imagens, fotografia e wallpapers

Hoje damos continuidade à nossa série de rentabilização de nichos de mercado, depois de termos já ensinado a rentabilizar o nicho de blogs sobre desporto/esportes, o nicho de blogs sobre informática, tecnologia e internet e ainda o nicho de blogs sobre celebridades, e conteúdo adulto. Como tenho vindo a referir, o objectivo destes conteúdos profundos, é dar a conhecer aos leitores, diferentes formas de rentabilização para nichos de mercado específicos, dicas de actualização e manutenção neste tipo de blogs, estratégias de colocação de anúncios, entre outras formas de potenciar ao máximo as receitas de determinados blogs em determinados nichos de mercado.

Sugiro que subscreva o blog e siga-nos no Twitter para não perder pitada dos próximos conteúdos. Recomendo-lhe também que deixe os seus comentários sobre as matérias, e acima de tudo que faça recomendação de diferentes nichos de mercado interessantes de analisarmos aqui no blog, para que possamos aprofundar ao máximo todas as áreas de negócio existentes!

No artigo de hoje vamos centrar as atenções no nicho de mercado de blogs sobre imagens, fotografia e wallpapers. Existem múltiplas formas de rentabilizar este nicho de mercado, e também algumas estratégias que são indispensáveis a quem procura uma rentabilização eficiente, efectiva e ao mesmo tempo constante ou crescente. Antes de avançarmos para a rendibilidade pura e dura, é preciso compreender primeiro quais as melhores estratégias a adoptar dentro deste tipo de mercado específico. Vejamos:

1. PENSE ANTES DE AGIR
Antes de entrar num nicho de mercado como este, é necessário pesar bem os prós e contras ao nível da estratégia. Muitos blogueiros e webmasters não têm a mínima noção das exigências que um nicho de mercado como este tem, especialmente ao nível de consumo de largura de banda, número de acessos simultâneos ao servidor, entre outros. Geralmente todas estas questões técnicas resultam em despesas substanciais, que depois acabam por se tornar difíceis de rentabilizar ao longo do tempo. Caso não tenha um servidor dedicado ou uma VPS, provavelmente este nicho não é para si….

2. REDES SOCIAIS
Quando se trabalha com imagem, fotografia e wallpapers, as redes sociais têm um papel muito importante na dinâmica dos sites e blogs, especialmente a redes sociais que vivem deste tipo de conteúdo, como por exemplo o StumbleUpon. Embora seja possível receber centenas de milhares de visitantes de redes sociais espalhadas por todo o mundo, a verdade é que o tráfego social é difícil de converter. Isso significa que, pese embora você possa estar a debitar milhares de visitantes todos os meses, poderá não conseguir transformar esse tráfego em dinheiro, acabando por gerar apenas despesa.

3. TRÁFEGO = DINHEIRO
A grande maioria dos sites relacionados com imagens, fotografia ou wallpapers, geram muitos milhares de páginas lidas por dia. Independentemente de tudo, uma grande percentagem recebe um valor muito diferente de visitas e páginas lidas, com este último número a atingir por vezes uma relação de 1:3 ou 1:5. Isso significa que os seus visitantes geralmente vêem muitas páginas por sessão, o que origina uma grande quantidade de impressões de página. Tendo isso em conta e dependendo do número de páginas lidas que você debita mensalmente, pode ser interessante utilizar programas de rentabilização por CPM, ou seja, empresas que pagam por cada 1000 impressões de banner, independentemente dos cliques ou conversões que estes geram.

4. LINKS
A utilização de links geralmente funciona bastante bem neste tipo de websites/blogs, sejam eles de Adsense, links pagos, links de afiliação ou outros tipos de links. Uma vez que este tipo de nicho de mercado trabalha imenso com links (categorias, estilos, resoluções, temas, etc), pode ser muito interessante para si utilizar os Links como veículo para gerar receita a médio/longo prazo.

5. INGLÊS PREFERENCIALMENTE
Uma das coisas que recomendo vivamente a quem pretende entrar neste nicho de mercado, é pensar sempre do ponto de vista da rentabilização. Os melhores programas e ofertas para este nicho de mercado são normalmente em Inglês, pelo que se tiver o seu site em Português e direccionado para tráfego Português ou Brasileiro, poderá cometer o grave erro de não conseguir extrair o máximo do seu tráfego e dos seus visitantes. Considere sempre adoptar uma postura internacional e dado que este tipo de nicho de mercado exige muito pouco de si ao nível da produção de conteúdo, poderá aproveitar para expandir horizontes e utilizar o Inglês como língua preferencial.

Rentabilizar um nicho de mercado como o mercado como o das imagens, fotografia e wallpapers é na verdade um processo complicado e pode seguramente revelar-se uma tarefa difícil caso não faça as escolhas correctas. É importante ter em conta que este nicho de mercado não converte seguramente como convertem outros nichos, simplesmente por ser um nicho de mercado que vive de muito tráfego sem qualidade. Se optar pelas formas de rentabilização correctas, seguramente que poderá aspirar a uma rendibilidade eficiente e de qualidade. Vamos então analisar diferentes programas de rentabilização para sites e blogs dentro do nicho de mercado das imagens, fotografias e wallpapers:

1. GOOGLE ADSENSE
O Adsense é sempre um excelente forma de rentabilização e seguramente que não a podíamos deixar de fora nas formas de ganhar dinheiro com sites de imagens. É importante ter em conta que não deverá utilizar o Adsense em excesso neste tipo de nicho de mercado, uma vez que a conversão das campanhas é relativamente baixa quando comparada com outros nichos de mercado. O excesso de Adsense e impressões pouco convertíveis pode levá-lo também ao Adsense Smart Pricing o que por si só não é vantajoso de forma alguma. Tenha em atenção e utilize o Adsense apenas como um complemento de rentabilização, devidamente posicionado e em bloco simples de rentabilizar.

2. FOTOLIA
A Fotolia é um dos maiores sites de stock images do mundo, oferecendo milhares e milhares de fotografias que podem ser adquiridas a partir de $1/1€. A Fotolia oferece um programa de afiliação que paga cerca de 15% sobre as vendas e ainda lhe dá créditos caso os seus afiliados adquiram pacotes ou assinaturas no site. Esses créditos podem ser posteriormente utilizados ou levantados em dinheiro. A Fotolia oferece uma vasta gama de banners publicitários, em diferentes línguas, e pode ser um excelente complemento a sites de imagens e fotografia.

3. COMMISSION JUNCTION
A CJ.com é uma das inúmeras plataformas de afiliação existentes nos Estados Unidos e até à bem pouco tempo a responsável pelo programa de rentabilização do eBay. Esta plataforma detém inúmeros programas de rentabilização para sites de imagem e fotografia, que pagam por percentagem ou venda, e que são maioritariamente direccionados para o público Norte Americano.

4. STOCK XPERT
Este é quanto a mim o maior e melhor site de fotografia livre do mundo. Tal como acontece com o Fotolia, na Stock Xpert é possível adquirir fotografias por valores muito reduzidos, para utilização em trabalhos, websites, blogs, entre outros. O programa de afiliados da Stock Xpert paga 10% do valor das vendas, podendo efectuar levantamentos via Paypal ou Moneybookers a partir dos $50 dólares.

5. VALUE CLICK MEDIA
A VCM é quanto a mim uma das melhores plataformas de rentabilização via CPM. Além de converter muito bem, a Value Click Media trabalha numa base de geo-localização, direccionando a sua publicidade de acordo com a origem do tráfego. Para Portugal e Brasil existem ainda poucas campanhas (mas existem!), sendo que para tráfego internacional (Estados Unidos, Canada, Australia, China, etc) existem dezenas de campanhas em rotação. Para quem pretende rentabilizar as impressões de página que tem, recomendo vivamente!

6. ZEDO
A Zedo Ad Serving auto intitula-se como a rede de CPM que paga os valores mais altos dos Estados Unidos. Ser aceite na plataforma não é fácil, mas se por ventura conseguir entrar, terá garantidos valores muito altos por cada 1000 impressões de banner que você utilize. A plataforma emite pagamentos via Paypal todos os meses, sem atrasos ou falhas.

7. SMOWTION MEDIA
A smowtion media (ler análise smowtion media) é uma plataforma de afiliação que trabalha num misto de CPM, CPC e CPA, produzindo banners que se adaptam aos conteúdos do seu website ou blog. Basicamente o publicador coloca as criatividades a rodar no seu blog/website e a Smowtion Media trata de angariar anunciantes que se encaixe no perfil, produzindo resultados muito interessantes em determinados nichos de mercado. A plataforma oferece uma partilha de receita relativamente grande e um programa para webmasters que desejem angariar novos clientes para a Smowtion.

8. GRAPHIC RIVER
Os mercados da Envato são sempre uma excelente opção para quem pretende ganhar algumas centenas de dólares em comissões. Recomendo sempre aos blogueiros e webmasters que sejam criativos na promoção destes mercados e não se limitem aos banners disponíveis. Existem inúmeras formas de promover os mercados, através de links de texto, templates, gráficos, banners próprios, etc. O importante é conseguir direccionar clientes para registarem conta. O cookie trabalha durante 3 meses a favor do blogueiro, o que é uma grande vantagem para quem pretende encaixar algumas centenas de dólares em comissões.

9. FLASH DEN
Este outro mercado da Envato trabalha precisamente da mesma forma que o Graphic River, mas apenas para elementos e gráficos em Flash. Quem procura imagens, wallpapers e fotografias geralmente fá-lo para utilização em websites e blogs, pelo que recomendar a utilização de determinados produtos em Flash pode tornar-se um negócio rentável. Promova a plataforma da mesma forma que a Graphic River e não perca a oportunidade de encaixar algumas centenas de dólares em comissões passivas.

10. CPX INTERACTIVE
Esta rede de publicidade trabalha com um misto de CPM, CPC e CPA, embora seja extremamente difícil de conseguir uma aprovação. Geralmente trabalham com blogueiros e editores que recebem muitos milhares de páginas vistas todos os meses, produzindo excelentes resultados em Portugal, Brasil e Estados Unidos. Existem muitas campanhas em língua portuguesa disponíveis neste momento, sendo que a plataforma tem a habilidade de trabalhar com geo-localização, facilitando a conversão de campanhas em múltiplos tráfegos.

Depois de decidir quais são para si as melhores opções de rentabilização a utilizar no seu blog de imagens ou wallpapers, é altura de pensar nos posicionamentos e na forma como extrair o máximo rendimento do seu tráfego, gerando receitas importantes para o seu blog. Vamos analisar alguns exemplos e formas de rentabilização que realmente funcionam no que toca aos programas de rentabilização que referimos em cima.

1. EXEMPLOS DE INTEGRAÇÃO ADSENSE
A utilização do Adsense é praticamente uma norma em tudo o que é sites de imagem, fotografia ou wallpapers. Praticamente todos os editores e autores dentro deste nicho de mercado acabam por recorrer ao Adsense ou ao Yahoo Ads para apresentarem anúncios contextualizados com os seus conteúdos. Existem algumas práticas muito eficazes ao nível deste nicho de mercado, embora possam resultar eficientemente para alguns editores e para outros não. O recomendável é efectuar sempre testes até chegar à optimização perfeita para o seu blog.

Neste exemplo podemos ver a integração de grupos de links de texto do Adsense por cima do título do artigo, neste caso um Wallpaper. Estes grupos de links funcionam muito bem pela diversidade de oferta que produzem, e devem ser sempre utilizados recorrendo à mesma cor dos links do blog/website em questão. O ponto mais importante é que estes se confundam com o conteúdo, de forma a levar o utilizador a procurar conteúdo interessante clicando neles.

Para quem nunca tinha pensado, a navegação é geralmente um dos locais onde os visitantes vão na procura de mais conteúdo e portanto, um local muito estratégico para a colocação de um agrupamento de links contextualizados. No exemplo que damos, qualquer utilizador que procure na navegação por mais fotografias ou wallpapers, será brindado com uma barra de links contextualizados de grande relevância que seguramente produzirá resultados muito positivos para o autor.

Regra geral, os grupos de links horizontais do Adsense trabalham melhor que os links verticais. Neste exemplo o autor utilizou os links entre o conteúdo e os comentários do site, permitindo aos visitantes encontrar conteúdo relevante (o dos anúncios) mesmo quando descem na página até à secção de comentários.

Neste exemplo, o autor não utilizou o Adsense, mas sim o Yahoo Ads, embora a estratégia seja precisamente idêntica para ambas as redes. Uma integração simples, localizada na barra lateral e com o esquema de cores predominante no site, garante uma integração perfeita. Este banner encontra-se também localizado por cima do menu e descrições da barra lateral, garantindo que o utilizador é obrigado a vê-lo antes de procurar pelo conteúdo que potencialmente lhe interessa.

Este é um dos exemplos mais comuns em sites de wallpapers e imagens. O editor trabalha com uma imagem relativamente pequena, dando espaço suficiente para a colocação de Adsense lado a lado com o exemplo presente. Isso obriga o utilizador a visualizar não só a imagem que tanto deseja, mas também publicidade devidamente contextualizada que poderá interessar-lhe, aumentando a probabilidade de clique drasticamente.

Este é um excelente exemplo da utilização de um grupo vertical de links Adsense. Junto do menu lateral, por cima das categorias e precisamente com o mesmo esquema de cores, obrigado o leitor a visualizar os links patrocinados antes de visualizar as categorias que deseja. Existem inclusivamente muitos visitantes que acabam por confundir os links de Adsense com categorias, tal é a sua contextualidade, acabando por encontrar o conteúdo que desejam através das recomendações da Google.

2. EXEMPLOS DE PROGRAMAS DE AFILIAÇÃO
Verdade seja dita, a grande maioria dos editores de sites de wallpapers e imagens incorrem no erro de utilizarem maioritariamente o Adsense como forma de rentabilização, embora a minha experiência pessoal e profissional diga-me que existem formas mais interessantes de rentabilizar um site/blog dentro deste nicho de mercado. Conheço uma série de outros editores que utiliza redes de rentabilização por CPM e também plataformas de afiliação que oferecem campanhas geo-localizadas muito eficientes e rentáveis.

Existem muitas formas de utilizar programas de rentabilização de uma forma eficiente, embora considere que um banner de topo, à direita do logótipo, funciona sempre muito bem no primeiro impacto que cria junto do utilizador/visitante. Recomendo vivamente a utilização de um programa de rentabilização por CPM ou um programa de afiliados que seja devidamente contextualizado com o nicho de mercado, caso contrário a rentabilização não se adequa.

Este é um dos exemplos que mais gosto para campanhas CPM ou Afiliados. O banner posicionado encontra-se entre o menu horizontal de navegação por categoria, resolução, tema, etc., e posicionado por cima da listagem de wallpapers do dia. O facto de se encontrar por cima da linha de água, e logo de frente quando o utilizador abre a página, cria uma sinergia muito maior e gera também maior receita a médio/longo prazo. É recomendável utilizar uma estratégia deste tipo também nas páginas internas, por exemplo e especialmente para quem produz muitas páginas lidas e pretende rentabilizar o seu site através de programas CPM.

OUTRAS DICAS RELEVANTES:
Regra geral não sou fã de colocar banners de afiliação ou CPM nos rodapés dos sites e blogs, especialmente porque não convertem. A utilizar, que seja sempre de um programa de afiliados, onde o CTR e o ROI pouco importem na gestão de campanhas. Colocar Adsense no rodapé ou por exemplo programas mistos de CPM, pode ser um fantástico tiro no pé, tanto com o Smart Pricing como com CTR’s muito baixos que depois destroiem toda a estratégia de campanha.

A utilização de outros banners e formatos pode ser vista nos outros exemplos que já demos de rentabilização de nichos de mercado. Considere dar uma leitura nos artigos que já desenvolvemos sobre análise de programas e nichos de mercado, e considere as nossas recomendações caso sejam pertinentes para si.

CONCLUSÃO

Existem inúmeras formas de rentabilizar o nicho de mercado das imagens e wallpapers, embora recomende sempre utilizar várias formas de rentabilização múltiplas. Nunca coloque os seus ovos num único cesto, caso contrário poderá ter um dissabor futuro. Os posicionamentos têm um papel fundamental no resultado das receitas do blog, pelo que é importante que tenha noção de como e onde colocar os seus anúncios estrategicamente.
Quanto mais contextualizados e bem posicionados os seus anúncios estiverem, maior é a probabilidade de conversão do seu tráfego!

Sugiro que subscreva o blog e nos siga no Twitter, para não perder pitada dos próximos conteúdos e nichos de mercado. Recomendo-lhe também que deixe os seus comentários sobre as matérias, e acima de tudo que faça recomendação de diferentes nichos de mercado interessantes de analisarmos aqui no blog, para que possamos aprofundar ao máximo todas as áreas de negócio existentes!

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que