10 Dicas Essenciais de Video Marketing
Você sabia que a ferramenta que mais causa impacto nas pessoas é o vídeo? Hoje, os recursos audiovisuais deixaram de ser exclusividade do cinema e da TV. A universalidade da internet, integrada ao baixo custo de equipamentos eletrônicos de qualidade razoável faz do vídeo uma excelente ferramenta de auto-promoção e vendas para o seu negócio.
Se você tem algum negócio na internet ou com braços nela, então trago excelentes dicas de video marketing pra você:
1) FAÇA CONTATO VISUAL COM O ESPECTADOR
Para conquistar a atenção do seu espectador e causar grande impacto no que você está passando, é fundamental que você olhe diretamente para a câmera por pelo menos 90% do tempo. Fazendo isso você estará olhando diretamente nos olhos do seu espectador e transmitindo toda a sua emoção, seriedade e sinceridade na informação que você está dando a ele.
Atenção: Muito cuidado ao desviar o olhar da câmera. Isso dispersa o espectador e transmite uma imagem de falta de compromisso, falta de confiança no que está falando e falta de sinceridade.
2) NÃO LEIA NADA!
Não cometa o erro terrível de ler o que você está transmitindo ao espectador. Isso é horrível. Causa uma péssima impressão e dispersa o espectador. Se você tiver dificuldade em lembrar o que precisa falar, então escreva no papel apenas os tópicos para guiá-lo. Aí não tem problema se você der uma olhada rápida de 1s ou 2s neste guia, pois a maior parte do tempo você estará falando diretamente ao seu espectador.
3) USE OS 40s INICIAIS DO VÍDEO PARA DIZER A QUE VEIO
É fundamental que você diga ao espectador antes do primeiro minuto do que trata o seu vídeo, quem é você e o que o espectador vai aprender com isso. Os usuários de internet são muito apressados (e você sabe bem disso, pois também é um), então se ele não encontrar o que procura rapidamente, ele cai fora. O mesmo ocorre com vídeos. Não importa se o vídeo tem 4 minutos, 10 minutos ou 50 minutos, se você não mostrar a ele o que será falado e qual será o benefício para o espectador, ele pára de assistir ao vídeo antes do final.
4) DOURE A PÍLULA
Use pelo menos 40% do tempo do vídeo para “dourar a pílula”. Dourar a pílula é valorizar o que você está oferecendo. Lembre-se que ninguém quer comprar nada de ninguém, portanto você precisa despertar na pessoa o desejo ou necessidade de ter aquilo. Um dos caminhos é valorizar o que você tem a oferecer (no caso a informação, serviço ou produto). Então, antes de começar propriamente a falar sobre o assunto que interessa, você vai falar da sua experiência e como esta magnifica informação pode te ajudar a conquistar o que você tem hoje. Que esta informação tem embasamento científico e é reconhecida pela celebridade A, ou B, Que esta informação pode ajudar o espectador nisso e naquilo e etc.
5) NUNCA MINTA!
Procure fazer sempre uma abordagem verdadeira. Se nenhuma celebridade (artística ou cientifica) reconhece o que você oferece, então não fale sobre isso. Procure outra abordagem pra valorizar verdadeiramente a sua informação/produto/serviço.
6) FALE SEMPRE COM ENTUSIASMO
De nada adianta seguir as dicas acima se você falar com desânimo e sem um sorriso. Você precisa estar excitado com o que tem nas mãos. Mostrar para o espectador que ele está perdendo tempo ao não usar o que você tem.
7) CRIE A EXPECTATIVA
Se você tiver fazendo uma série de vídeos grátis pra divulgação, no meio do caminho comece a dar a pinta que existe algo que você está preparando que será estrondoso e que o espectador não pode perder. E vá aumentando esta expectativa a medida que a série de vídeos vai se concluindo.
8) USE A LEI DA ESCASSEZ!
Essa lei é muito poderosa. A lei da escassez força o espectador a tomar uma atitude. Causa impressão de emergência. Se não for agora pode não ser nunca mais. Exemplos de uso:
“Abrirei apenas 10 vagas em meu curso exclusivo e não tenho ideia de quando abrirei outra”.
“Estarei abrindo oficialmente as inscrições para o curso no dia 10 de julho e encerrando no dia 14 às 23h. Sem previsão de novas turmas após esta.”
9) VALORIZAÇÃO DO PRODUTO EM RELAÇÃO AO PREÇO
Quando criamos bons argumentos pra justificar o preço, o produto/serviço fica imbatível.
Então, se você estipulou o preço em X, você vai dizer que o produto custa X + 140%. Daí vai mostrando argumentos que justifiquem este valor. Em seguida você começa a oferecer uma série de vantagens ao espectador e vai reduzindo o valor, mediante certas condições, como inscrição (compra) dentro de um período específico, pagando à vista etc e aí você chega no seu preço inicial (X) e neste ponto este preço já está sensacional! Até você quer entrar na fila pra pagar este valor!
10) ENCONTRE A SUA MOTIVAÇÃO PESSOAL
Creio que esta seja a mais importante dica que eu te dou. Encontre a sua verdadeira motivação e tudo acontecerá em sua vida. Cuidado se você pensa que a sua motivação é ter dinheiro. Isso não é uma motivação autêntica. Ter dinheiro é uma condição pra você realizar alguma coisa. Talvez você queira ter dinheiro pra poder oferecer um tratamento de saúde digno à sua mãe. Neste caso a sua motivação é cuidar da sua mãe. O dinheiro é apenas um meio pra isso. Da mesma forma, encontre a sua motivação quando for oferecer um serviço ou produto ao seu público. O que você oferece te motiva? É o que você gostaria de estar fazendo? Ou está fazendo só pelo dinheiro? Pense nestas coisas antes de qualquer iniciativa que queira tomar e lembre-se do Caso de Estudo do Felipe Neto.
Estarei me aprofundando mais nestes assuntos que dizem respeito ao marketing num mini-curso sobre marketing e vendas que iniciarei nesta semana em meu site, gratuitamente. Visite-me no Renda Dinheiro! Espero que tenha gostado. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser a partir dos comentários deste artigo.
Até a próxima!
Artigos Recomendados
Sem comentários:
Enviar um comentário