17 erros de blogagem que você não deverá cometer!
Durante os últimos 3 anos muitos têm sido os erros que nós enquanto blogueiros vamos cometendo. Cometer erros de blogagem é perfeitamente normal, mas quanto mais rápido você os conseguir identificar e eliminar, mais rápida será a sua ascensão até ao topo do mundo. Corrigir erros passa maioritariamente por questionar-se a si próprio e à forma como você gere o seu blog, mas passa também por modificar, testar, errar novamente, emendar e progredir. Um blog de sucesso não se cria de um mês para o outro, exige trabalho, dedicação e força de vontade, tal como acontece com aqueles que pretendem realmente ganhar dinheiro de alguma forma na internet.
Sendo assim, vamos analisar alguns dos erros mais comuns na blogosfera e aqueles que consideramos serem realmente pedras no seu caminho para o sucesso. Quanto mais rápido você conseguir corrigir alguns desses erros, mais rápida será a sua ascensão e o seu crescimento, tanto ao nível do blog, quanto ao nível de blogueiro.
1. UTILIZAR UM SERVIÇO DE HOSPEDAGEM GRATUITA
Já falámos aqui no blog diversas vezes sobre as desvantagens das hospedagens gratuitas. Além de não lhe oferecerem a qualidade e escalabilidade que você deseja para o seu futuro, normalmente têm um suporte de baixa qualidade, um serviço relativamente lento ou simplesmente partilham a sua hospedagem num servidor com mais 500 clientes. Nós trabalhamos com a PT Web Service, a qual além de nos oferecer uma hospedagem de primeira qualidade, oferece-nos também um suporte incrível, uma velocidade e escalabilidade acima da média, e também uma série de funcionalidades como os painéis de controlo, backups diários, etc.
2. UTILIZAR UM DOMÍNIO GRATUITO
Juntamente com um serviço de hospedagem gratuita, normalmente muitos blogueiros recorrem também a domínios gratuitos, sejam em direccionadores do tipo “.co.cc” ou “.pt.vu” ou então em serviços gratuitos como o blogspot, wordpress.com, entre outros. Se você deseja destacar o seu blog da concorrência, você deverá pensar seriamente em ter um domínio próprio, domínio esse que é a sua identidade, a sua imagem de marca. Sem um nome próprio e uma imagem que o acompanhe, você é simplesmente mais um no meio de tantos outros.
3. NÃO UTILIZAR O WORDPRESS
Outra situação que consideramos um erro é a não utilização do Wordpress. A longo prazo o Wordpress será a plataforma de blogagem mais usada em todo o mundo, não apenas porque é gratuita, mas pela sua evolução gigantesca ao longo dos anos, a qual permitiu ao Wordpress deixar de ser meramente uma plataforma de blogagem para ser uma plataforma super completa, com temas diversificados e únicos, escalabilidade ao mais alto nível, plugins e extensões de todo o tipo e feitio, entre muitas outras vantagens. Se você quer realmente estar preparado para o futuro e ganhar dinheiro com seu blog, é importante que pense bem numa migração para Wordpress, ou, se estiver a começar agora, utilizar o Wordpress desde o primeiro dia.
4. NÃO TER UM NICHO ESPECÍFICO
O futuro da blogosfera passa cada vez mais pelos nichos de mercado. Quem continuar a tentar entrar em nichos de mercado demasiado generalistas irá continuar a sofrer as consequências de uma concorrência feroz e extremamente instruída. Como costumamos dizer com frequência, se você bloggar sobre diversos assuntos, você nunca será o melhor dos melhores em nenhum deles. Isso significa que se você estivesse a bloggar num nicho de mercado específico, tinha bastantes mais chances de ser bem sucedido ou provavelmente o melhor!
5. BLOGGAR POR DINHEIRO
São poucos os blogueiros de sucesso que começaram a sua jornada na blogosfera com o intuito primário de ganhar dinheiro. Quase todos os blogueiros profissionais começaram na blogosfera pela paixão que sentiam por determinado nicho de mercado. Se o seu único objectivo for ganhar dinheiro, você irá esquecer-se rapidamente de providenciar valor acrescido aos seus leitores, dedicar-se a eles e às suas matérias, e muito provavelmente o dinheiro nunca irá aparecer. Por isso, se você quer ter um blog de sucesso, preocupe-se primeiro em encontrar a sua grande paixão.
6. TER OS COMENTÁRIOS DESLIGADOS
Nas palestras que costumamos dar, uma das coisas que normalmente referimos muitas vezes é que o futuro dos blogs está condenado às comunidades. Quem no futuro não tiver consigo uma comunidade, provavelmente irá acabar por desistir. As comunidades são hoje extremamente importantes, e são elas que distinguem um blog banal de um blog de topo. Ter os comentários do seu blog desligados, por exemplo, é uma forma de você perceber esse sentido de comunidade e ao mesmo tempo desligar-se dos seus leitores e visitantes…
7. MOSTRAR ESTATÍSTICAS ANTES DO TEMPO
Ter um contador de seguidores e assinantes no seu blog é importante, mas mais importante ainda é você não se precipitar a mostrar as estatísticas do seu blog. O efeito acção normalmente funciona quando você tem números relativamente expressivos. Mostrar um contador com 10 ou 20 assinantes não irá ajuda-lo a levar o seu blog ao próximo nível. A Escola Dinheiro só passou a mostrar os seus dados estatísticos dois anos depois de ter sido lançada e já com mais de 4000 assinantes!
8. FALTA DE CONSISTÊNCIA
A consistência de um blog é extremamente importante para o seu sucesso. Não há razão para você num dia escrever um fantástico artigo, e só voltar a actualizar o seu blog duas semanas depois. É importante então que você concentre o seu trabalho na consistência, o que significa que você deverá actualiza-lo regularmente e sob intervalos de tempo idênticos. Defina uma agenda e cumpra-a sempre que possível. Se você decidir atualizar seu blog de 2 em 2 dias, comprometa-se com essa agenda e seja consistente no seu cumprimento.
9. FALTA DE ORIGINALIDADE
Ultimamente têm surgido cada vez mais os chamados blogs copycat, ou seja, blogs que imitam determinadas tendências ou artigos de outros blogs. É óbvio que encontrar inspiração noutros blogs é importante e relevante para o seu crescimento, mas não deverá acontecer sempre. Escrever artigos de inspiração própria normalmente é a melhor forma de você distinguir-se rapidamente de toda a sua concorrência. Artigos como por exemplo as 10 lições que aprendi com José Mourinho sobre ser blogueiro são bons exemplos de originalidade e inspiração.
10. PEDIDOS DE DESCULPA CONSTANTES
Uma das coisas que vemos com maior regularidade e que na verdade não compreendemos, são os pedidos de desculpa constantes dos blogueiros. Estar constantemente a escrever artigos para pedir desculpa aos seus leitores porque você não tem atualizado o seu blog é no mínimo ridículo! Os seus leitores já sabem que você não tem atualizado o seu blog! Se você quer realmente cativa-los novamente, preocupe-se em escrever conteúdo de qualidade, não esteja constantemente a pedir desculpas, seja em artigos, no Twitter, no Facebook, ou em outros locais!!
11. NÃO RESPONDER A COMENTÁRIOS
Se você quer realmente ser bem sucedido com seu blog, é importante que você faça com que os seus leitores se sintam parte da sua comunidade e do seu blog. Dar-lhes um papel importante na interacção e socialização é extremamente importante para esse mesmo sucesso. É óbvio que você não tem de responder a todos os comentários como nós tentamos sempre fazer aqui na Escola Dinheiro, mas pelo menos responda a todos aqueles que forem realmente importantes e merecedores de uma resposta personalizada.
12. ESCREVER PARA OS MOTORES DE BUSCA!
É óbvio que o tráfego orgânico dos buscadores é importante para o seu blog, mas daí a você escrever para os buscadores ao invés de escrever para os seus leitores, vai uma grande diferença. O seu futuro enquanto blogueiro depende da capacidade que você tem de conseguir atrair os seus leitores para os seus conteúdos, pelo que é extremamente importante que você providencie valor acrescido aos seus leitores. Como costumamos referir, os blogs de tutoriais são extremamente famosos precisamente porque providenciam valor acrescido aos seus leitores, resolvem-lhes problemas e ajudam-nos a encontrar uma forma de chegar a um objectivo. Você precisa de fazer o mesmo no seu blog!
13. NÃO USAR AGREGADORES E ROTEADORES DE TRÁFEGO
A utilização de agregadores e roteadores de tráfego é extremamente importante para o sucesso e crescimento do seu blog. Embora já tenhamos explicado como direccionar mais tráfego para os seus artigos, e que sites como o Ocioso, Uêba ou a Galeria de Links conseguem direccionar vários milhares de novos visitantes para o seu blog, é importante perceber que embora você possa receber 10,000 novos visitantes num único dia a partir de sites como estes, o real interesse da sua utilização está na conversão desses visitantes em novos subscritores do seu blog. Não usar agregadores e roteadores de tráfego é condenar o seu blog ao tráfego orgânico e nada mais.
14. NÃO TER PACIÊNCIA
De acordo com estudos do Technorati, em média, mais de 65% dos blogs criados não chegam a passar os 3 meses de vida. Isso acontece precisamente porque o blogueiro não tem paciência. Atingir o sucesso demora o seu tempo, requer muito trabalho e dedicação, e normalmente o que um blogueiro iniciante procura é sucesso e dinheiro imediato. Isso não vai acontecer! Ter paciência, um modelo de trabalho e rigor profissional na abordagem ao seu blog, são imprescindíveis ao sucesso futuro.
15. ESTAR CONSTANTEMENTE A VISUALIZAR ESTATÍSTICAS
É perfeitamente normal que nos primórdios da sua atividade online você tenha uma certa tendência para estar constantemente a verificar as estatísticas do seu blog. No entanto, tenha em consideração que o tempo que você passa a verificar programas de afiliados, análises estatísticas e métricas, e outras ferramentas que você utiliza no seu blog, você poderia estar escrevendo novos artigos de qualidade! Preocupe-se primeiro em fazer um trabalho de primeira qualidade e só analisar os resultados depois disso. Os primeiros 6 meses são cruciais e devem ser encarados como uma fase de dedicação sem retorno. Se o retorno chegar mais cedo, ótimo, é sinal que você está no bom caminho!
16. SER DEMASIADO CONTROVERSO E INVEJOSO
É óbvio que você dificilmente conseguirá controlar tudo aquilo que se passa em seu redor. Irão existir sempre blogs concorrentes que tentam supera-lo de uma ou outra forma, mas a sua estratégia para tentar vence-los nunca deverá passar por tentar manda-los abaixo. Uma das coisas que temos vindo a aprender sobre gestão e liderança ao longo dos últimos anos é que se você quer ser o melhor, tem apenas de o demonstrar e trabalhar por isso. Estar constantemente a criar controvérsia, a desdenhar o trabalho dos outros ou a ter inveja de uma ou outra estratégia aplicada por um concorrente, apenas demonstra insegurança, medo e falta de carácter. Foque-se naquilo que você realmente deseja e trabalhe para isso!
17. NÃO SER HUMILDE
Como em qualquer outro negócio, a humildade é um ponto fundamental para o sucesso. Se você deseja ser o melhor, você tem de ter humildade suficiente para admitir os seus erros, para evitar o ponto nº 16, e acima de tudo, para estar disponível da mesma forma que esteve no primeiro dia. Quando vemos alguns blogueiros a auto vangloriarem o seu próprio trabalho, ou auto intitularem-se os melhores, o primeiro pensamento que salta à vista é precisamente a falta de humildade. O reconhecimento do seu trabalho deverá ser feito pelos seus leitores e fãs, e nunca por si próprio!
QUAIS SÃO OS SEUS MAIORES ERROS?
Erros todos cometemos, sejamos blogueiros profissionais a tempo inteiro ou meros curiosos. Partilhe connosco os seus maiores erros atuais ou erros que tenha cometido no passado. Comente!
Até Já!
Artigos Recomendados
Sem comentários:
Enviar um comentário