Como rentabilizar nichos de mercado (parte 5) - blogs de turismo, viagens e cidades
Hoje damos continuidade à nossa série de rentabilização de nichos de mercado, depois de termos já ensinado a rentabilizar o nicho de blogs sobre desporto/esportes, o nicho de blogs sobre informática, tecnologia e internet, o nicho de blogs sobre celebridades, e conteúdo adulto e ainda o nicho de mercado de imagens, fotografia e wallpapers. Como tenho vindo a referir, o objectivo destes conteúdos profundos, é dar a conhecer aos leitores, diferentes formas de rentabilização para nichos de mercado específicos, dicas de actualização e manutenção neste tipo de blogs, estratégias de colocação de anúncios, entre outras formas de potenciar ao máximo as receitas de determinados blogs em determinados nichos de mercado.
Sugiro que subscreva o blog e siga-nos no Twitter para não perder pitada dos próximos conteúdos. Recomendo-lhe também que deixe os seus comentários sobre as matérias, e acima de tudo que faça recomendação de diferentes nichos de mercado interessantes de analisarmos aqui no blog, para que possamos aprofundar ao máximo todas as áreas de negócio existentes!
No artigo de hoje vamos centrar as atenções no nicho de mercado de blogs sobre turismo, viagens e cidades. Existem múltiplas formas de rentabilizar este nicho de mercado, e também algumas estratégias que são indispensáveis a quem procura uma rentabilização eficiente, efectiva e ao mesmo tempo constante ou crescente. Antes de avançarmos para a rendibilidade pura e dura, é preciso compreender primeiro quais as melhores estratégias a adoptar dentro deste tipo de mercado específico. Vejamos:
1. PALAVRAS-CHAVE
Para actuar num nicho de mercado como as viagens, turismo e cidades, é importante trabalhar com boas palavras-chave, essencialmente num domínio. Embora seja possível rankear bem para determinadas pesquisas não tendo palavras-chave no domínio, é lógico que tendo o processo torna-se bastante mais simples e eficaz. Considere visitar o Google Insights e procurar por termos específicos que o levem a escolher domínios mais simples e eficazes. É uma das ferramentas que mais utilizo e que geralmente dá-me uma visão completa sobre o que fazer e como fazer.
2. PROGRAMAS DE AFILIADOS
Num nicho de mercado como este os programas de afiliação são fundamentais. Existem inúmeros programas direccionados a voos baratos, hotéis, alugueres e conteúdos relacionados com viagens, turismo e cidades. Quanto maior for a contextualização dos programas que você utiliza, maior é a probabilidade de conversão do seu tráfego. Tenha em mente que nem todos os programas se adaptam a todo o tipo de conteúdos. Um blog que fala maioritariamente de cidades em Portugal ou no Brasil é um blog regional. Isso significa que utilizar patrocinadores de viagens low cost por avião poderá resultar em conversões realmente muito baixas, ao contrário da utilização de patrocinadores relacionados com turismo rural, pousadas da juventude e coisas idênticas.
3. ADSENSE E PALAVRAS-CHAVE BEM PAGAS
A Google Keyword Tool é uma das ferramentas mais interessantes de utilizar para quem procura ganhar dinheiro com o Adsense. Através desta ferramenta, é possível procurar palavras-chave de qualidade para utilizar em textos ou mesmo em domínios específicos para este nicho de mercado. Abra a ferramenta e digite por exemplo “viagens“. O quadro de resultados é o seguinte:
Colocando a coluna especificamente no valor CPC médio, e ajustando a coluna do CPC para o valor mais alto, rapidamente se percebe quais são as pesquisas e palavras-chave que pagam melhor via Adsense. Uma vez que o Adwords estima o CPC médio pelo valor de leilão das palavras, e que no Adsense os webmasters recebem uma percentagem desse valor, percebe-se igualmente que o Adsense não é uma plataforma com cliques muito valiosos neste nicho de mercado, mas poderá muito bem ser noutros tipos de pesquisas, como por exemplo Turismo, onde existem CPC’s acima dos 2,40EUR!!
4. TRÁFEGO
Tal como em praticamente todos os nichos de mercado que já analisámos aqui no blog, o tráfego é fundamental para uma boa rentabilização. No entanto, é importante ter em conta que este nicho vive essencialmente de tráfego orgânico, ou seja, o tráfego que vem dos motores de busca e que é resultado da construção de artigos de qualidade e que vão de encontro às necessidades dos leitores que procuram conteúdos na área do turismo, viagens, cidades, etc. Procure compreender quais as temáticas mais procuradas na internet e produza conteúdos direccionados a esse agrupamento de leitores. Dessa forma conseguirá um maior destaque junto dos motores de busca, aumentando progressivamente o seu tráfego e as suas conversões.
5. SAZONALIDADE
Outro dado muito importante a ter em conta neste nicho de mercado é a sazonalidade. Tal como referi no artigo sobre o que fazer quando o seu tráfego começa a cair, a sazonalidade está normalmente associada ao nicho de mercado das viagens. As épocas altas do verão e inverno traduzem-se em picos muito grandes de tráfego, que devem ser devidamente aproveitados a favor do seu blog, das subscrições e também das conversões. Programe artigos em massa para estas épocas e informação de qualidade que vá de encontro ao que os utilizadores procuram nestas épocas, e depois veja a sua máquina a produzir para si passivamente.
Rentabilizar um nicho de mercado como o das viagens e turismo é na verdade um desafio muito interessante. É importante ter em conta que este nicho de mercado vive muito da qualidade dos conteúdos escritos e da orientação para a contextualidade. Conheço inúmeros webmasters que têm enorme sucesso na conversão das suas campanhas, porque introduzem análises muito completas sobre hotéis, cidades e viagens de qualidade. Se optar pelas formas de rentabilização correctas, seguramente que poderá aspirar a uma rendibilidade eficiente e de qualidade. Vamos então analisar diferentes programas de rentabilização para sites e blogs dentro do nicho de mercado das viagens e turismo:
1. ADSENSE
O mítico adsense é sempre uma forma de rentabilização eficiente para nichos de mercado. Embora não o aconselhe a viver maioritariamente do Adsense, pelos CPC reduzidos e elevada concorrência que existe na área, aconselho-o vivamente a utilizá-lo como uma das variadas formas de rentabilização a utilizar no seu blog. Utilize-o essencialmente em formato de links, guardando os banners para os programas de afiliação que realmente convertem. Dessa forma mantém o seu blog devidamente estruturado e os seus ovos em vários cestos.
2. NETAFFILIATION
A plataforma de afiliação da Netaffiliation é uma excelente forma de rentabilização para o nicho das viagens e turismo. A plataforma oferece diversas campanhas para tráfego de Portugal e do Brasil, nomeadamente os programas da SkyTour que pagam 7,5EUR por venda, as campanhas da LogiTravel que pagam 54EUR por cada venda de Cruzeiro (!!!) e ainda as campanhas da Homelidays para comercialização de quartos em hotéis, com comissões que começam nos 2EUR e vão até aos 22EUR! Para quem pretende contextualizar dentro de diversos nichos de mercado (viagens, hotéis, cruzeiros, férias, etc), a Netaffiliation oferece uma expansibilidade incrível.
3. ZANOX
A zanox é uma plataforma de afiliação de grande expressão no Brasil e também em Portugal. Ela oferece inúmeras campanhas dirigidas para o nicho de mercado das viagens e turismo, nomeadamente com os programas da NH Hotels e Pousadas de Portugal, que pagam uma comissão de até 7% sobre os valores das vendas, os programas da Villanao para aluguer de casas de férias com comissões fixas de até 8EUR por venda, e ainda os programas da eDreams, da Vueling, do Clube Viagens, da NetViagens, da FlyEmirates, da TAP, entre muitas outras companhias de aviação disponíveis na plataforma, com comissões que vão de 4EUR até 25EUR.
4. TRADEDOUBLER
A tradedoubler é outra plataforma de afiliação internacional que oferece múltiplas campanhas direccionadas às viagens e turismo. Na plataforma poderá contar com empresas e programas como a Air France, a Brussels Airlines, a Destinia, a Hotelopia, o HotelClub, empresas de aluguer de automóveis para férias como a KLM, entre muitas outras. Existem campanhas que pagam mais de 50EUR por venda, dependendo dos produtos e dos acordos efectuados.
5. NEVE E VENTO
Para quem procura programas de afiliação direccionados ao mercado de inverno, a Neve e Vento oferece a possibilidade de utilizar a sua plataforma de afiliação para viagens na neve, sky, estâncias de turismo de inverno, entre outras. Os pagamentos são efectuados por comissão sobre o valor das vendas, podendo ir de 5% até 10% dependendo do sucesso que o webmaster tem na angariação de clientes.
6. MUNDINHEIRO
A Mundi é considerada o maior motor de busca de viagens da américa latina. A empresa tem um programa de afiliação que permite aos seus utilizadores recorrerem aos produtos da Mundi para ganhar dinheiro. Isso significam banners, links de texto e caixas que levem os visitantes a procurar os produtos que a Mundi tem listados no seu website. Por cada visitante que clique num anúncio relacionado com hotéis o utilizador recebe R$0,25 e por cada visitante que clique num anúncio relacionado com voos o webmaster recebe R$0,15. Isso significa que a empresa paga por visitantes e não por vendas, o que poderá ser interessante de utilizar numa combinação mista com os outros programas já referidos.
7. OFFBEAT GUIDES
A Offbeat Guides é uma empresa de comercialização de guias de viagens online. Basicamente a empresa produz e comercializa guias de viagens que depois podem ser anunciados pelos webmasters e comercializados por uma rede de primeiro nível. O webmaster recebe 8% sobre as vendas efectuadas. Este programa pode ser um excelente completo para os utilizadores que tenham blogs relacionados com cidades e países, e também um complemento interessante de rentabilização mista.
8. BOOKING.COM
A Booking é a maior empresa de compra e aluguer de hotéis e estadias via internet. Além de oferecer inúmera informação sobre os hotéis, oferece aos utilizadores a possibilidade de montarem o seu próprio site de Booking, utilizando as ferramentas de promoção da empresa e a utilização de um logotipo próprio, não descredibilizando a sua estratégia. Os pagamentos são feitos por comissão e os levantamentos são efectuados após atingir o payout de 100EUR. A página oferece também conteúdo multi-língua de grande qualidade, aumentando o potencial de rentabilização existente.
Depois de decidir quais são para si as melhores opções de rentabilização a utilizar no seu blog de viagens e turismo, é altura de pensar nos posicionamentos e na forma como extrair o máximo rendimento do seu tráfego, gerando receitas importantes para o seu blog. Vamos analisar alguns exemplos e formas de rentabilização que realmente funcionam no que toca aos programas de rentabilização que referimos em cima.
NOTA: Grande parte dos posicionamentos que consideremos eficientes e estratégicos já foram apresentados nos artigos sobre os nichos de mercado de a desporto/esportes, informática, tecnologia e internet, celebridades, e conteúdo adulto e ainda no nicho de mercado de imagens, fotografia e wallpapers. Considere dar uma leitura a estes conteúdos e analisar eficientemente as propostas que fazemos nos diferentes artigos.
1. LISTA DE HOTÉIS RECOMENDADOS
Uma das coisas que considero bastante eficiente a utilização de uma lista de hotéis recomendado. A criação da lista pode ser efectuada de diversas formas, através da utilização dos próprios hotéis ou das cidades onde estes se encontram. Quanto mais organizada e compilada a informação estiver, maior é a credibilidade que os visitantes dão ao seu blog. Considere construir uma listagem contextualizada e se possível com um banner publicitário lado-a-lado. Este método de rentabilização é extremamente eficiente.
2. RECOMENDAÇÃO DE PREÇOS
Existem muitas formas de rentabilização para o mercado das viagens, mas aquelas que são as mais eficientes, são aquelas que vão de encontro às necessidades dos utilizadores. Considere fazer uma compilação dos preços de diversos hotéis por cidade e também trajectos e viagens. A comparação de várias companhias aéreas e preços dá ao utilizador uma visão de maior confiança. Poderá simplesmente produzir uma imagem ou mesmo texto, que depois leve o utilizador para o site da empresa responsável pela venda de hotéis e viagens, depositando o cookie do utilizador. Depois disso é só rezar para que ele tenha efectuado uma aquisição.
3. CONTEÚDO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Grande parte dos programas de afiliados de empresas de registo de hotéis ou voos domésticos oferece múltiplas formas de rentabilização, nomeadamente a utilização de caixas de procura de voos disponíveis ou hotéis de qualidade em determinados países. Utilize essas ferramentas a ser favor. No exemplo que damos, a empresa escreveu um artigo sobre Roma, indicando os pontos de interesse, colocando conteúdo sobre a cidade e entre ambos uma caixa de procura de voos baratos para essa mesma cidade. Essa contextualização é geralmente o clique que falta para o leitor avançar com a sua compra. Experimente e veja os resultados!
OUTRAS DICAS RELEVANTES:
Recomendo vivamente que visite as páginas das grandes companhias de aviação para perceber como funciona o mercado das viagens e hotéis. Regra geral as empresas procuram também que os seus clientes adquiram o maior número de produtos possível. Feito isso, elas trabalham numa contextualização constante, oferecendo conteúdos de qualidade sobre cidade, rotas e viagens, oferecendo posteriormente formas de o leitor adquirir viagens, hotéis, alugar automóveis, entre outras coisas. O seu blog terá de funcionar precisamente nos mesmos moldes, caso pretenda obter sucesso.
A utilização de outros banners e formatos pode ser vista nos outros exemplos que já demos de rentabilização de nichos de mercado. Considere dar uma leitura nos artigos que já desenvolvemos sobre análise de programas e nichos de mercado, e considere as nossas recomendações caso sejam pertinentes para si.
CONCLUSÃO
Existem inúmeras formas de rentabilizar o nicho de mercado das viagens e turismo, embora recomende sempre utilizar várias formas de rentabilização múltiplas. Embora o Adsense seja uma excelente opção de rentabilização, é de longe a que produz os melhores resultados neste tipo de nichos de mercado. Utilize-o apenas como um complemento e aproveite para dedicar mais tempo e foco aos programas de afiliação. Os posicionamentos têm um papel fundamental no resultado das receitas do blog, pelo que é importante que tenha noção de como e onde colocar os seus anúncios estrategicamente.
Quanto mais contextualizados e bem posicionados os seus anúncios estiverem, maior é a probabilidade de conversão do seu tráfego!
Sugiro que subscreva o blog e nos siga no Twitter, para não perder pitada dos próximos conteúdos e nichos de mercado. Recomendo-lhe também que deixe os seus comentários sobre as matérias, e acima de tudo que faça recomendação de diferentes nichos de mercado interessantes de analisarmos aqui no blog, para que possamos aprofundar ao máximo todas as áreas de negócio existentes!
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Sem comentários:
Enviar um comentário