quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Como dar aos seus conteúdos antigos uma auditoria de SEO?

Posted: 22 Sep 2009 02:40 PM PDT

Como dar aos seus conteúdos antigos uma auditoria de SEO?

Já falei inúmeras vezes aqui no blog na importância de melhorar os seus conteúdos mais populares, bem como optimizar eficientemente esses mesmos artigos. Inclusivamente voltei a falar disso quando escrevi o primeiro artigo da série sobre Ganhar Dinheiro com o Adsense. A grande maioria dos blogueiros e webmasters, quando se sentam em frente do computador para efectuar melhorias de SEO, deparam-se com a probabilidade de grande parte do conteúdo ter sido criado precisamente com esse propósito: ter conteúdo.  Embora alguns conteúdos tenham sido criados com o SEO em mente, as possibilidades são boas - especialmente em sites com muito conteúdo (acima de 400 artigos por ex.) - onde o conteúdo está lá, simplesmente por estar. Se por ventura criou muitos conteúdos antes de definir uma boa estratégia de SEO para o seu blog, é altura de iniciar uma auditoria intensiva de SEO aos seus conteúdos. Deixo-lhe de seguida alguns exercícios para executar imediatamente.

EXERCÍCIO Nº1: TÍTULOS
Geralmente quando olho para o conteúdo antigo de alguns blogs e também para os meus, é verdade que alguns títulos são na verdade muito maus. Há ainda alturas em que alguns desses conteúdos são demasiado ricos em palavras-chave nos títulos que acabam por se tornar “spammers”, ou então precisamente o oposto, conteúdos com imensa falta de orientação ao nível de palavras-chave, não revelando qualquer tipo de expressão nos motores de busca. Portanto, tome especial atenção aos títulos de todos os seus artigos com mais de 10 meses e analise a possibilidade de incluir algumas palavras-chave sem que na realidade altere o conceito do artigo. Os títulos curtos, teoricamente, levam a taxas de cliques superiores.

EXERCÍCIO Nº2: LINKS PARA OUTROS CONTEÚDOS
É normal que nos primórdios do seu blog, você não tivesse conteúdo suficiente para o qual linkar. Muitos dos seus artigos escritos no passado não oferecem links para outros conteúdos relevantes, o que acaba por fazer com que a taxa de rejeição do seu blog seja superior aquela que na verdade poderia ser. Existe alguma forma de você linkar esses conteúdos para outros de relevância importante? Se respondeu que sim, é altura de executar. Tenha no entanto noção de que não deverá exagerar na utilização de links. Se cada frase que escreve contem um link diferente, provavelmente acabará por perder o peso e relevância que se desejaria.

EXERCÍCIO Nº3: LINKS PARA CONTEÚDOS EXTERNOS
Ao rever os seus conteúdos já publicados, você tem a possibilidade de linkar também para páginas externas, relevantes e autoritárias, que possam ser uma mais-valia directa para os seus leitores e visitantes, e indirecta para o seu blog. Não tenha medo de colocar links para o exterior quando estes oferecem aos seus leitores uma mais-valia preciosa, sendo que existe ainda a possibilidade de alguém posteriormente linkar para si também.

EXERCÍCIO Nº4: CHECK-UP GERAL AOS LINKS
Não era seguramente a primeira vez que ao procurar por links que você colocou no seu blog há cerca de 2 ou 3 anos, descobria que alguns deles levam agora os seus leitores para páginas não encontradas, páginas de spam ou pornografia. Tenha a certeza de que faz um check-up aos links dos seus conteúdos, para ter a certeza de que não está a linkar indevidamente para locais menos próprios, ou mesmo para sites que na realidade já não existem ou já não se encontram online.

EXERCÍCIO Nº5: AUMENTAR O POTENCIAL DAS NOVAS PALAVRAS-CHAVE
Provavelmente deste o início do seu blog que você tem alterado e muito a sua estratégia de utilização de palavras-chave. Se no início você considerava a utilização de determinadas palavras-chave ou frases, na realidade você hoje pensa provavelmente de outra forma. Procure verificar se existem novas palavras-chave ou frases que se encaixem melhor em alguns dos seus conteúdos mais antigos, de forma a maximizar o potencial dessas mesmas palavras-chave. Se por ventura não se considera um bom escritor, esta pode ser a sua grande oportunidade de rankear eficientemente para outros termos, sem que na verdade tenha de escrever novo conteúdo de raíz.

EXERCÍCIO Nº6: ARTIGOS RELACIONADOS
Se por ventura utiliza o Wordpress, existem inúmeros plugins e artigos relacionados que poderá utilizar no seu blog. Eu recomendo vivamente o Wordpress Related Posts 23 e também o Linkwithin que utilizo actualmente nos artigos aqui do blog. Caso não utilize o Wordpress, poderá fazer a correlação de artigos manualmente, tentando sempre dar destaque a novos conteúdos importantes e relevantes para os seus leitores. Isso aumenta não só o número de páginas lidas por leitor, mas também diminuí a taxa de rejeição do blog

EXERCÍCIO Nº7: RESOLVER ERROS ORTOGRÁFICOS
Tenho quase a certeza que no meio dos mais de 620 artigos já publicados aqui no blog, existem certamente uns quantos que oferecem aos visitantes erros ortográficos ou typos nos títulos. Embora em determinados casos, erros de escrita possam ser considerados uma estratégia de SEO, a verdade é que nos dias de hoje fazem cada vez menos sentido, especialmente com o Google a verificar a correcção ortográfica nas pesquisas, indicando sempre a já celebre citação “será que quis dizer…”. Como provavelmente não está a retirar vantagem desses erros ortográficos nos seus títulos, o melhor mesmo é corrigi-los.

EXERCÍCIO Nº8: CONTEÚDO ULTRAPASSADO
Se por ventura tem no seu blog conteúdo completamente ultrapassado, é altura de actualizá-lo, especialmente se já tiver surgido nova informação sobre o assunto… Você pretende que os visitantes que procuram por esse conteúdo no seu blog, na realidade o encontrem no seu blog, especialmente se não estiver a pensar escrever um novo artigo sobre esse mesmo assunto. Dessa forma, quando alguém procurar por esse conteúdo ou assunto, você terá um artigo sobre ele, quer o visitante o encontre através dos motores de busca ou através da sua pesquisa interna.

Resumindo, da próxima vez que tiver algumas horas para dedicar ao seu blog, sente-se e aproveite para tentar efectuar uma auditoria de SEO com qualidade ao seu blog. Tenha sempre à mão um bloco de notas para anotar quais os artigos que já foram revistos, para que da próxima vez que resolver melhorá-los, não tenha de estar a pensar quais é que já sofreram alterações e quais é que necessitam de uma auditoria urgente.

Aproveitando esta importante estratégia, pergunto-lhe: alguma vez melhorou os seus conteúdos antigos?

Até Já!

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