terça-feira, 3 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Exercícios para bloggers – monitorize o seu nicho de mercado (9)

Posted: 03 Nov 2009 09:21 AM PST

Exercícios para bloggers – monitorize o seu nicho de mercado (9)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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A TAREFA DE HOJE
Nunca nenhum familiar ou amigo lhe perguntou como você gere normalmente o seu trabalho (dia-a-dia) enquanto blogueiro? Quando sou questionado acerca da minha rotina diária, muitas vezes amigos, familiares, colegas e outros blogueiros, ficam surpreendidos com a quantidade de coisas que faço além da escrita de conteúdos, que todos eles depreendem fazer parte da rotina. No entanto, nenhum (ou praticamente nenhum) teve a sensibilidade de equacionar que o blogging é um pouco mais do que simplesmente escrever conteúdos.

Grande parte dos meus dias é passado não só a produzir conteúdos, mas também a monitorizar e a consumir informação que os outros escrevem, analisar o comportamento da concorrência, ouvir o que estes têm para dizer e de que forma se movimentam no mercado. Faço-o não só ao nível dos blogs propriamente ditos, mas também a um nível mais social, através das redes de conteúdos, microblogging, redes sociais, etc.

Não há muito tempo escrevi um artigo interessante em que dava conta de como construir uma relação de qualidade com um concorrente e mais tarde complementei esse artigo com 8 lições que devemos aprender com os concorrentes. Ambos os artigos oferecem uma visão geral explicativa muito interessante das vantagens que existem em monitorizar e compreender bem o comportamento dos concorrentes mais directos, ainda que isso lhe faça confusão numa primeira instância (leia-se orgulho).

RAZÕES PARA MONITORIZAR O SEU NICHO DE MERCADO
Existe sempre uma razão muito forte para tudo na vida, e o mesmo se aplica ao acto de monitorização do seu nicho de mercado. Compreender e consumir a informação publicada noutros blogs ou websites tem na verdade um intuito muito importante no seu crescimento enquanto blogueiro a médio/longo prazo. Portanto, tome nota de algumas razões importantes para começar imediatamente a monitorizar o que se passa na sua área de acção:

  • Ideias para novos artigos – uma das grandes batalhas que muitos blogueiros travam regularmente é a falta de imaginação para escrever novos conteúdos. Se por ventura já passou ou passa por este problema, leia este artigo com 5 estratégias que os blogueiros de topo utilizam para produzir conteúdos. Monitorizando aquilo que os outros estão a dizer torna a sua reflexão mais simples e ajuda-o a encontrar mais rapidamente ideias e tendências que estejam a ser debatidas por vários blogueiros no seu nicho de mercado. Além de o ajudar a criar novas ideias para novos artigos, você ganha também uma noção geral sobre o tipo de informação que está a ser consumida no momento.
  • Estar atento às novidades – esta razão não se adapta a todo o tipo de nichos de mercado, mas é certamente importante de reter. O facto de você monitorizar o seu nicho de mercado e aquilo que é publicado nele diariamente, ajuda-o a ter noção das novidades. Ficar de fora das novidades pode muitas vezes levar os seus leitores a questionarem até que ponto você é um blogueiro informado sobre aquilo que escreve e preconiza.
  • Criação de um perfil e melhoramento da experiência – aqueles autores que estão regularmente em contacto com a informação e com as novidades do seu nicho de mercado, muitas vezes são vistos como “experts” na sua área. São blogueiros que sabem sempre tudo a tempo e horas, linkam para conteúdos relevantes e dão uma visão primária sobre um assunto que está prestes a despoletar. Isso significa não só experiência, mas também autoritarismo na área.
  • Networking – se você se mantiver atento ao que vai sendo publicado no seu nicho de mercado, terá uma tendência a encontrar conteúdos úteis para os quais possam linkar os seus próprios artigos. Isso significa construir uma relação de comunicação e interesse com outro blogueiro, o que a longo prazo poderá ser-lhe muito benéfico.
  • Gestão de reputação – se você se mantiver atento ao que os outros blogueiros e webmasters escrevem na sua área, você terá capacidade de filtrar e saber também quando alguém escreve sobre si, o que escreve e de forma lidar com isso. Se for feedback positivo, poderá aproveitá-lo para construir de imediato uma relação de comunicação com o autor, mas caso seja feedback negativo, terá de actuar e tentar evitar que essa “mancha” o prejudique a longo prazo.

COMO MONITORIZAR O SEU NICHO DE MERCADO?
Existem inúmeras formas de você monitorizar o que vai sendo escrito e falado não só sobre si, mas também dentro da sua área de acção (nicho de mercado). Gostaria de lhe recomendar uma série de ferramentas que o podem ajudar a manter-se sempre actualizado sobre tudo o que escrito. Vejamos:

  • Technorati Watchlists – a ferramenta Technorati Watchlists pode ajudá-lo a definir uma série de blogs nacionais e estrangeiros para manter debaixo de olho automaticamente. Esta ferramenta funciona muito nos mesmos moldes do Google Alerts.
  • Alertas do Twitter – existem actualmente várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a manter-se atento ao que vai sendo escrito e publicado no Twitter. Algumas dessas ferramentas são por exemplo o Monitter, o Twendz, a pesquisa do twitter, ou o Twitter Hawk. Obviamente existe muitas mais ferramentas capazes de fazer o mesmo. Estas são apenas algumas das disponíveis. Se desejar, recomende outras nos comentários do artigo.
  • Google Notícias e Alertas de Blogs – o Google Alerts é uma das mais poderosas ferramentas de alertas disponíveis no mercado. Ela é capaz de ajudá-lo a encontrar palavras-chave, termos, o seu nome pessoal ou o nome do seu blog, numa série de resultados de pesquisas, nomeadamente através de pesquisas comuns, pesquisas em blogs, pesquisas em notícias do Google News, entre outras. Você poderá definir receber os alertas via Email ou RSS Feeds.
  • RSS Feeds e Newsletters – a forma mais comum de saber o que outros blogueiros estão a dizer passa por subscrever os seus blogs e também as suas newsletters. Mantendo-se em contacto directo com os autores fica mais fácil filtrar a informação e compreender aquilo que é realmente importante de reter. Poderá também partilhar os seus conteúdos do Google Reader com outros leitores e vice-versa, encontrando mais e mais blogs interessantes para subscrever e monitorizar.

DICAS PARA MONITORIZAR O SEU NICHO DE MERCADO
Tendo em conta tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de monitorizar o seu nicho de mercado, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:

  • Evite sempre tornar-se obcecado com a ideia de monitorizar tudo aquilo que os outros dizem e escrevem sobre si. Nunca se esqueça que o excesso de focagem neste assunto pode levá-lo à distracção daquilo que é realmente importante para si. A ideia destes exercícios é torná-lo num blogueiro completo e balanceado e nunca o inverso;
  • Faça uma listagem de palavras-chave relevantes para o seu blog (veja o exercício nº1) e utilize-as no exercício;
  • Por vezes muitas das suas palavras-chave não irão retornar resultados. Não desista. Procure termos mais longos e específicos.
  • Se tiver dúvidas sobre quais ferramentas utilizar primeiramente, recomendo-lhe começar pelo Google Alertas e pelos RSS Feeds e Newsletters.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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