terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – utilizar uma revista para melhorar o seu blog (23)

Posted: 24 Nov 2009 05:04 AM PST



Exercícios para bloggers – utilizar uma revista para melhorar o seu blog (23)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Enter your email address:

A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje é algo que costumo fazer com imensa regularidade, a grande maioria das vezes sem a intenção que hoje proponho neste exercício. Para quem está constantemente à procura de novas ideias, histórias, ou simplesmente títulos para novos conteúdos, a leitura de revistas e magazines pode ser um escape de criatividade interessante para o seu blog. Esta actividade é maioritariamente offline, por razões óbvias. A única coisa que necessita é de um bloco de post-it’s, uma caneta e uma revista/magazine que considere de qualidade e/ou dentro da sua área de acção. Para uma tarefa deste tipo não deverá necessitar de mais do que 1h do seu tempo.

As revistas que costumo consumir com maior regularidade são a Marketer, Executive Digest e de tempos a tempos a Sábado e a Visão. Tento sempre manter-me fiel à minha literatura, embora por vezes o calendário não ajude muito à eficácia dessa tarefa. Se por ventura ainda não lê revistas/magazines, considere testar pelo menos este exercício com uma revista dentro do seu nicho de mercado. Embora qualquer tipo de revista funcione perfeitamente para o exercício de hoje, é preferível adoptar uma que se enquadre dentro do mesmo assunto do seu blog, obviamente.

Realizando um processo simples de análise de uma revista é perfeitamente possível extrair uma série de pontos interessantes para posteriormente adoptar ao seu blog. Vejamos alguns:

  • Marketizar ideias – a forma como a revista se apresenta e marketiza as suas ideias dá-lhe uma visão bastante periférica e interessante sobre como marketizar os artigos e conteúdos do seu blog, por exemplo. Tome especial atenção à capa da revista, pois é ela que constrói a grande maioria da audiência da revista e é também ela a responsável pela compra por impulso.
  • Design de ideias – ainda é possível nos dias de hoje aprender imenso sobre design com as revistas e magazines regularmente publicadas no mercado. Embora um site não tenha muitas semelhanças com uma revista, a verdade é que existem revistas com designs muito bem conseguidos e outros nem por isso. Tente extrair o máximo sobre o design das ideias expostas e a forma como estas são apresentadas ao grande público.
  • Ideias para artigos – quando você consome com regularidade revistas e magazines, é extremamente simples conseguir novas ideias para artigos através da leitura de títulos e artigos, que na grande maioria das vezes nem têm nada a ver com a mesma área. No entanto, o processo básico de explicação e construção do artigo podem ser mais que suficientes para o palpitar de uma nova ideia para o seu blog.
  • Aprender sobre o seu nicho – se você ler uma revista/magazine dentro do seu nicho de mercado, ela irá mantê-lo actualizado sobre as novidades e acontecimentos da área. Embora não existam revistas para blogueiros, a verdade é que a Marketer e a Executive Digest ensinam-me imenso sobre gestão de projectos, marketing e uma série de outras coisas que posteriormente aplico nos meus blogs e projectos online.
  • Escrita de dicas – um bom artigo, independentemente da área em que é escrito, pode ensinar-lhe imenso sobre comunicação e formas de cativar o leitor. Fique atento especialmente aos artigos com dicas e listagens.
  • Lições de rentabilização – as revistas e magazines estão no mercado há imenso tempo e são ainda um excelente exemplo de rentabilização de conteúdos escritos. Fique atento à forma como os anúncios são expostos, quais é que lhe saltam mais à vista, qual o seu posicionamento, etc. Embora uma revista não seja um website, os princípios de rentabilização são muito idênticos.
  • Atractividade para os leitores - provavelmente já reparou que as revistas/magazines são geralmente muito atractivas para as grandes massas, reunindo em seu torno milhares de subscritores, organizando concursos, colocando áreas específicas online, e ainda fazendo uso das contribuições desses mesmos leitores. Se tomar atenção à forma como a revista atrai os seus leitores, provavelmente conseguirá adaptar um conceito paralelo no seu blog.

COMO UTILIZAR UMA REVISTA PARA MELHORAR O SEU BLOG?
Provavelmente muitos blogueiros não se irão identificar com o exercício de hoje, especialmente pela guerra existente entre a “old media” a “nova media”, sendo que os blogs fazem parte deste último grupo de meios sociais que se encontram em grande crescimento. Embora eu considere que de facto os blogs são muito diferentes de uma revista, acredito que existem muitos princípios que são semelhantes e importantes de reter.

Na minha opinião existem várias formas de colocar o exercício de hoje em prática. Não tenho nenhum método sensacional quando executo tarefas como esta, mas vejamos algumas das soluções que poderá por em prática:

  • Disponibilize uma hora do seu tempo num local onde preferencialmente ninguém o incomode. Eu geralmente faço-o durante a leitura nocturna, deitado na cama e em plena paz e sossego. Um café é também uma boa solução.
  • Leve consigo uma caneta, um bloco de post-it’s e a referida revista/magazine.
  • Comece pela capa da revista, e vá colocando post-it’s em todas as páginas e pormenores que considerar relevantes para o seu exercício. Não leia para já a revista, procure apenas retirar notas daquilo que aparentemente lhe parece importante e relevante.
  • Depois de passar uma primeira vista de olhos pela revista, anote tudo aquilo que considerar relevante e cativante numa primeira leitura por alto, sejam títulos, fotos, cores, excertos, destaques, citações, ou outro componente qualquer. Tudo aquilo que chamar a sua atenção numa primeira visita é importante. Os blogs trabalham precisamente da mesma forma: cativam e levam os leitores à subscrição.

Depois de terminar este primeiro exercício, é importante realizar um segundo, desta feita lendo a revista/magazine escolhida. Comece novamente pela capa e depois consuma os conteúdos internos por completo. Durante esse exercício procure realizar algumas questões:

  • Qual é o publico alvo dessa revista/magazine?
  • Que tipo de técnicas são utilizadas na capa para cativar os leitores a adquirirem a revista?
  • Qual a razão para você parar na leitura de um determinado artigo?
  • Qual a razão para você passar por cima de outros artigos e não os consumir?
  • Que tipo de títulos a revista utiliza? São eficientes?
  • De que forma são utilizadas imagens?
  • Que esquema de cores é utilizado na revista?
  • Que tipo de formatação é que os artigos recebem (negritos, itálicos, sub-títulos, leads, listas, etc)?
  • Como é que a revista se vende a ele própria? Analise as formas de subscrição e a publicidade interna.
  • O que é que você pode aprender com o posicionamento de anúncios?
  • Qual o nível de utilizadores desta revista (iniciantes, experts, etc)?
  • Quais são os prós e contras da magazine? De que forma você a poderia melhorar?

À medida que vai consumindo a revista, retire notas sobre histórias, ideias, técnicas de design, estruturação de conteúdos, entre outras que considerar relevantes e interessantes. Obviamente que o exercício de hoje não tem como objectivo copiar uma edição impressa de uma revista, mas apenas recolher dados e informação que possa vir a ser crucial no desenvolvimento do seu blog.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Enter your email address:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que