Exercícios para bloggers – 10 razões para fazer questões aos seus leitores (24)
Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:
Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje tem como objectivo elucidá-lo sobre as vantagens de efectuar questões directamente aos seu leitores. Muitos blogueiros são reticentes a criar artigos com perguntas directas aos seus leitores, muitas vezes por sentirem que ninguém lhes irá dar respostas. Embora seja um sentimento legítimo, a verdade é que se você criar um artigo de qualidade, efectuar as questões que considerar pertinentes e basear o artigo na sua visão/reposta a esse mesmo assunto, provavelmente ele terá sucesso, ainda que a conversação não dê o resultado que você desejava.
Lembre-se que embora as estatísticas digam que apenas 1% a 2% dos seus leitores tendem a realizar comentários no seu blog, a verdade é que se você receber poucos comentários às suas questões, isso não significa que ninguém está a ler o que você diz. Vá tentando realizar este exercício com alguma regularidade e os resultados mais tarde ou mais cedo irão começar a aparecer.
Entretanto tome nota destas 10 razões para fazer questões aos seus leitores:
- Este tipo de exercício dá aos seus leitores um sentido de comunidade e participação activa no seu blog. Quantos mais participarem das actividades, maior será o nível de interacção e consequentemente maior será o sentimento de que o seu blog está vivo e activo.
- Reduz consideravelmente o nível de atrito – é mais provável que um determinado leitor volte ao seu blog após ter comentando nele.
- Os artigos em forma de questionário são relativamente simples de escrever, embora muitas vezes requeiram moderação e um sentido apurado de escrita. Recomendo sempre que efectue uma análise profunda ao problema que está a colocar.
- Este tipo de artigos é fantástico para você perceber até que ponto os seus leitores estão entrosados com a matéria em questão.
- As respostas dos seus leitores a este tipo de artigos geralmente dão-lhe ideias para o desenvolvimento de futuros artigos para o seu blog.
- Abrem o caminho para mais artigos relacionados com o tema, uma vez que você coloca em cima da mesa uma questão, desenvolve-a, recebe inúmeras respostas e posteriormente fica com materiais suficientes para um outro artigo.
- Boas perguntas são também sinónimo de bons posicionamentos nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Procure pensar pela mente dos seus leitores e escrever uma pergunta que seja típica de uma pesquisa generalizada nos motores de busca. Se realizar bem a sua tarefa, provavelmente irá conseguir um excelente posicionamento nos motores de busca para essa mesma pergunta.
- Pode ser uma excelente forma de receber muitos backlinks no seu blog, uma vez que questões pertinentes levam a conversações interessantes e outros blogueiros certamente irão considerar o seu ponto de vista interessante.
- Quando o leitor deixa um comentário ele abre um diálogo directo consigo, que você poderá alimentar através de comentários também. Isto é fantástico a todos os níveis, mas especialmente para todos aqueles que têm blogs relativamente recentes e estão a construir a sua audiência.
- As respostas dos seus leitores às perguntas podem muitas vezes gerar assuntos para novos artigos. Considere elevar alguns dos comentários a artigos, desenvolvendo posteriormente as ideias e creditando o comentador em questão.
12 DICAS PARA REALIZAR QUESTÕES AOS SEUS LEITORES NO SEU BLOG
A verdade deste exercício é que muitos blogueiros sentem dificuldades em colocar as questões directamente ao seu público alvo. Embora não existam regras ou formas específicas de o fazer, a verdade é que existem inúmeros exemplos de boas práticas que o podem levar a ser bem sucedido nesta tarefa. Deixo-lhe de seguida 12 dicas para realizar questões directamente aos seus leitores através do seu blog:
- Mantenha as questões o mais relevantes possíveis com o teor do seu blog;
- Faça um artigo com os prós e contras de uma determinada acção ou negócio, por exemplo, e depois disso questione os seus leitores sobre as técnicas e caminhos que estes percorrem geralmente;
- Faça questões que sejam facilmente respondidas. Embora pareça óbvio, a verdade é muitas vezes existem questões que são complexas de ser respondidas e isso afasta o seu público alvo;
- Faça questões para as quais os seus leitores adoravam saber as respostas – este tipo de questões é muitas vezes motivante e gera debates interessantes que os seus leitores desejam ler.
- Ofereça aos seus leitores algumas potenciais respostas para as suas perguntas. Colocando na mesa várias possibilidades gera debate e diálogo e é também uma forma interessante de da início à conversação.
- Faça um artigo onde questiona os seus leitores apenas sobre duas possibilidades. Algo como por exemplo: O que é melhor? Adsense ou Programas de Afiliados? Este tipo de artigos são interessantes para estimular a participação dos seus leitores, uma vez que são práticos e bastante intuitivos face às respostas.
- Ofereça aos seus leitores questionários dentro dos próprios artigos para que estes tenham múltiplas opções de escolha. É uma forma interessante de avaliar a participação dos leitores mesmo que receba poucos comentários.
- Se pretende dar nas vistas e receber imensos comentários, considere fazer uma questão controversa. No entanto, esteja preparado para que nem todos os seus leitores fiquem agradados com a situação.
- Experimentar dar a sua resposta relativamente a uma questão, mas caso tenha confiança de que os seus leitores irão responder-lhe efusivamente, considere abdicar dessa opinião e escrever mais tarde um artigo com a sua opinião e também a dos seus leitores.
- Se por ventura recebe constantemente questões para as quais não tem resposta, considere pedir ajuda aos seus leitores no sentido de obter respostas a essas mesmas perguntas. Isso é uma forma interessante de dar valor à opinião dos seus comentadores, da mesma forma que todos acabam por aprender um pouco mais, inclusive você.
- Faça questões mais pessoais que exijam dos seus leitores uma apreciação mais concreta sobre o que eles fazem em determinado momento com uma ferramenta, um negócio ou qualquer outra coisa. Algo como perguntar aos seus leitores qual é o seu software de edição de imagem favorito, por exemplo.
- Poderá também criar um artigo com a compilação resumida dos comentários dos seus leitores a uma questão que tenha colocado. Isto demonstra não só o seu respeito pelo trabalho desenvolvido pelos seus leitores, mas também demonstra a percepção real que você tem das respostas às perguntas. É uma excelente forma de você criar um artigo educacional, onde poderá convergir a opinião dos seus leitores juntamente com a sua.
Dica Extra: Poderá fazer o mesmo que na 12ª dica, mas recorrendo ao Twitter. Faça uma questão pertinente aos seus seguidores, e depois coloque as respostas num artigo devidamente compilado e organizado.
Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos:
Sem comentários:
Enviar um comentário