segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Exercícios para bloggers – actualize uma página chave do seu blog (13)

Posted: 09 Nov 2009 09:46 AM PST



Exercícios para bloggers – actualize uma página chave do seu blog (13)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

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A TAREFA DE HOJE

O exercício de hoje prende-se essencialmente com uma primeira questão: qual é a página mais importante do seu blog? Considere responder a esta questão antes de começar a tentar realizar o exercício de hoje. Existem uma série de questões que você poderá fazer a si próprio, nomeadamente quais as páginas e artigos mais valiosos do blog? Fazendo este exercício, você irá perceber que existem várias páginas e artigos que por diversas razões, são efectivamente mais importantes que outras.

As razões que me levam a investir parte do meu tempo no melhoramento e desenvolvimento de determinadas páginas e artigos, prende-se exclusivamente com o facto de eu saber à partida que essas mesmas páginas são os pilares de crescimento e orientação do blog. Se você tem páginas e artigos que são mais valiosos, porque não aproveitar essa vantagem para atingir mais rapidamente os seus objectivos enquanto blogueiro? Cheguei também à conclusão de que algumas destas páginas exigem manutenção regular, o que pode ser um handicap para muitos blogueiros ditos “preguiçosos”.

O objectivo do exercício de hoje é que você encontre as páginas e artigos mais valiosos do seu blog e os actualize! Existem muitas coisas que você poderá melhorar no seu blog imediatamente, mas vamos analisar imediatamente alguns casos concretos, tipos de páginas, como melhorá-los, entre outras coisas.

A SUA PÁGINA DE ENTRADA
A página de entrada do seu blog é obviamente uma das mais importantes, senão a mais importante de todo o seu projecto. Muitos blogs recebem mais tráfego na homepage do que em qualquer outra página dos seus blogs. Existem obviamente casos contrários também. Aqui no blog, a homepage representa actualmente cerca de 25% a 30% do tráfego global do blog. A página de entrada é geralmente aquela que promovemos nas redes sociais, nas assinaturas de email, nos fórums de discussão e em praticamente toda a comunicação directa que é feita acerca do projecto. É também a página onde grande parte dos seus leitores aterra mais tarde ou mais cedo. Vejamos algumas coisas a ter em conta:

  • Actualize-a – actualizar a homepage do seu blog é um processo que na verdade pode levar tempo e/ou pode ser feito de diversas formas. Pequenos truques e modificações geralmente levam a resultados muito interessantes, pelo que poderá ser interessante você equacionar aquilo que considera estar mal e/ou poderia ser melhorado. Evite fazer um redesign completo neste momento, uma vez que o objectivo do exercício de hoje não é esse.
  • Primeira impressão – que tipo de primeira impressão é que um novo leitor tem quando visita o seu blog pela primeira vez? Se nunca fez esta questão e/ou nunca conseguiu uma resposta para ela, procure um familiar ou amigo que nunca tenha estado no seu blog, e aproveite-o para chegar a algumas conclusões. Existem uma série de aspectos que poderá melhorar imediatamente: a mensagem/teor que o seu blog passa de imediato ao novo visitante, utilização de títulos, tags e descrições que expliquem o conceito do blog sucintamente (ver exercício nº 1), analisar elementos que são importantes, analisar quais os elementos desvalorizados no contexto da homepage, analisar o que é lixo e eliminá-lo de imediato, etc. Se tiver dúvidas sobre como criar uma boa impressão com o seu blog, considere ler o artigo “evite cometer erros com o seu blog numa primeira impressão“.
  • Barra lateral – praticamente todos os blogs fazem uso de barras laterais nos dias de hoje. Uns mais do que uma barra lateral, outros como eu, utilizam apenas uma. No entanto, a tendência das barras laterais é para ficarem completamente atulhadas com lixo, botões, banners e “porcarias sem interesse” ao longo do tempo. Procure fazer uma limpeza na sua barra lateral e deixar apenas aquilo que é informativo e/ou realmente importante.
  • Cabeçalho/Logotipo – uma das formas mais simples de renovar a imagem do seu blog sem que na verdade faça um redesign completo, passa por alterar eficientemente o seu logotipo/logomarca e/ou o seu cabeçalho. Evite fazer alterações demasiado drásticas ou profundas. Caso considere que poderá melhorá-lo, não evite fazê-lo, mas também não se esqueça que o exercício de hoje não é redesenhar.
  • Analise objectivos – uma das questões que também deverá colocar a si próprio na análise que faz à sua homepage deverá ser: quais são os seus objectivos? Isto significa perguntar a si próprio, o que é que você gostaria que os seus visitantes fizessem quando aterram na sua homepage? Pretende que estes subscrevam os seus RSS Feeds, cliquem em anúncios, recomendem o blog a um amigo, sigam-no em redes sociais, comprem um produto, ou consumirem os seus conteúdos? O que é que você pretendem que eles façam primeiro? Assim que você decidir aquilo que deseja que os seus visitantes façam primeiro, organize a sua estrutura de homepage em função dessa acção.

A SUA PÁGINA SOBRE
A sua página “Sobre” provavelmente recebe menos tráfego que muitas outras páginas do seu blog. Mas esta é aquela onde você provavelmente deverá investir a maior fatia do seu tempo. A razão para esta teoria prende-se com o facto de esta página ser a mais influente de todo o seu blog.

Pare um segundo para se questionar sobre quem lê realmente uma página destas. Não é preciso ser-se um génio para se perceber imediatamente que todos aqueles que visitam a sua página “sobre”, estão a fazê-lo num modo de investigação. Isso significa que eles querem não só saber de si, mas também quem você é, qual a sua experiência e de que forma poderão/deverão valorizar aquilo que você diz ou faz. Existem na minha opinião dois tipos de utilizadores interessados especialmente por este tipo de página:

  • os novos visitantes que procuram perceber se o seu blog é realmente para eles;
  • potenciais parceiros, anunciantes, colaboradores, jornalistas, blogueiros, interessados em investir numa relação consigo.

Estes motivos levam-me claramente a pensar que esta página deverá oferecer não só uma visão de grande qualidade acerca de si, mas também orientar os seus leitores/visitantes da melhor forma. Isso significa que você deverá investir grande parte do seu tempo na optimização dessa mesma página. Evite duas coisas muito importantes acerca deste tipo de página: não ter uma, e/ou deixá-la formatada precisamente como uma página “sobre”. Procure ser criativo na forma como comunica.

A SUA PÁGINA CONTACTOS
A sua página “Contactos” é outra das ferramentas mais importantes de um blog. Não ter uma página de contacto significa estar a perder imenso potencial de comunicação. Quando um blogueiro tenta contactar um outro na tentativa de estabelecer uma relação e não encontra forma de contactar com o autor do blog, provavelmente ele irá desistir da ideia e/ou contactar outro blogueiro que seja mais fácil de atingir. Você tem forma de ser contactado a partir do seu blog? Os seus contactos são visíveis e fáceis de encontrar?

PÁGINAS DE MUITO TRÁFEGO
Já aqui falámos inúmeras vezes sobre a análise estatística de artigos que se encontram publicados no seu blog. Para todo e qualquer blogueiro que já se encontra a bloggar pelo menos há 3 ou 6 meses, existem uma série de artigos que na verdade geram mais pageviews que outros artigos presentes no blog. Isto pode acontecer porque esse artigo se encontra bem indexado nos motores de busca, é extremamente procurado nas pesquisas, recebe muito tráfego de outros blogs, ou simplesmente porque se destaca claramente dos outros conteúdos.

Estas páginas, são na sua maioria autênticos canais de entrada de novos utilizadores. O grande problema é que muitos blogueiros não optimizam estas páginas de forma a beneficiarem directamente dessa vantagem, o que faz com que os seus novos visitantes aterrem e acabem por deixar o blog pouco tempo depois. Dedique algum do seu tempo a identificar através do Google Analytics (ou outro software) quais as páginas onde você recebe mais visitantes. Depois de identificar essas páginas, tenha a certeza de que as actualiza à imagem da realidade actual, mas aproveite também para torná-las autênticos “gateways” a seu favor:

  • coloque links para leituras complementares no fundo desses artigos;
  • coloque uma caixa de subscrição HTML no fundo do próprio artigo;
  • coloque um convite para que o leitor subscreva o seu blog;
  • coloque publicidade contextualizada e estrategicamente inserida no artigo.

Se pretende melhorar as suas páginas mais influentes, considere ler o nosso artigo com 6 estratégias funcionais para ganhar mais dinheiro com o seu blog.

DICAS PARA ACTUALIZAR UMA PÁGINA CHAVE DO SEU BLOG
Para concluirmos com sucesso o exercício de hoje, recomendo-lhe que sempre que tentar executar este exercício, o faça pensando como um visitante que acaba de aterrar no seu blog. Procure comportar-se como um novo visitante, compreender o que este procura e de que forma procura. Faça precisamente aquilo que lhe recomendei em cima: convide um amigo ou um familiar a visitar o seu blog e analise todas as questões e comportamentos que este faz ao longo da sua visita. Vejamos algumas questões pertinentes a realizar:

  • que tipo de questões/dúvidas é que você tem acerca da área de negócio em questão?
  • quais são os aspectos mais complexos da acção que você pretende realizar?
  • se você visita um site sobre rentabilização de blogs, o que procura concretamente?
  • o que faria um blog de rentabilização de blogs mais credível para si?

Tentar entrar na mente de um novo visitante é um exercício que o pode ajudar a identificar o tipo de informação que este necessita e/ou que o vai fazer voltar novamente ao seu blog. O mesmo exercício irá ajudá-lo a preencher as lacunas existentes na sua área de negócio, e isso, indirectamente irá motivá-lo a actualizar as suas páginas chave com o intuito de as tornar autênticos funis de marketing para o seu blog.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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