quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A nova Escola Dinheiro chega já amanhã…prepare-se para a revolução! - Escola de Ganhar Dinheiro

A nova Escola Dinheiro chega já amanhã…prepare-se para a revolução! - Escola de Ganhar Dinheiro


A nova Escola Dinheiro chega já amanhã…prepare-se para a revolução!

Posted: 27 Jan 2010 09:43 AM PST



A nova Escola Dinheiro chega já amanhã…prepare-se para a revolução!

A pedido de muitos seguidores do Twitter da Escola Dinheiro, vamos hoje levantar um bocadinho o véu acerca da nova Escola Dinheiro. Depois de cerca de 2 meses de trabalho conjunto, entre mim e a Regina Santana (também ela uma grande novidade na Escola em 2010), finalmente chegámos ao resultado final que desejávamos empreender. Para quem é assinante da Newsletter, provavelmente já saberá que a Regina Santana será co-autora convidada da Escola Dinheiro, e será responsável não só por grande parte do design, layout e marketing da Escola, como também irá produzir conteúdos nas áreas da Organização Pessoal, Freelancing e Freelancers, Boas práticas de design em blogs, customização de templates a partir do Photoshop, entre outras.

Depois de muitas horas de programação e webdesign, decidimos que era altura de colocarmos a nova Escola Dinheiro online. As alterações serão muitas, a vários níveis, especialmente do ponto de vista organizacional e estrutural. O conceito permanecerá intacto: formar blogueiros, webmasters e freelancers para a construção de projectos de excelência na Internet.

Não iremos relevar muitos pormenores visuais hoje, por um simples motivo: o lançamento da nova Escola Dinheiro é já amanhã! No entanto, recomendamos-lhe a ficar de olhos postos no blog, pois pretende-se que a introdução do novo conceito seja uma melhoria técnica de grande nível, mas acima de tudo que seja o colmatar de inúmeras falhas que o existente template tinha, seja ao nível da navegação, comunicação, leitura e interacção, como também falhas do ponto de vista da exposição e promoção dos autores.

A nova Escola Dinheiro está melhor, está mais bem preparada para um futuro promissor e está também cada vez mais virada para si. Durante os meses de Fevereiro, Março e Abril iremos introduzir MUITAS novidades, nas quais temos vindo a trabalhar ao longo dos últimos 6 meses, as quais desejamos que tenham um impacto gigantesco na forma como comunicamos consigo, na forma como o podemos ajudar a atingir o sucesso e acima de tudo, na forma como interligamos todos os Blogueiros, Webmasters e Freelancers em torno de um só objectivo: o sucesso!

A NOVA ESCOLA DINHEIRO CHEGA JÁ AMANHÃ…

Durante o dia de amanhã, iremos levar a cabo uma mega operação de reestruturação daquilo que um dia foi o blog Fique-Rico, e que agora se irá apresentar ao mundo num conceito muito mais amplo, muito mais profissional e com uma visão sobre a blogosfera, a internet e os investimentos muito mais profunda, agressiva e técnica.

Poderá contar com uma série de grandes novidades durante o decorrer de amanhã, sendo que não temos uma hora definida para as alterações, o que significa que lhe recomendamos vivamente a manter-se atento às novidades, entre elas:

  • Alargamento da equipa editorial;
  • Novos estatutos para autores convidados do blog;
  • Novos métodos de subscrição de conteúdos;
  • Novo sistema organizacional de categorização e arquivo de conteúdos;
  • Novos espaços publicitários e formas de comunicar com a sua audiência;
  • Novos papeis para os utilizadores e comentadores habituais;
  • Novo sistema de comentários;
  • etc.

Iremos também desenvolver um artigo bastante mais completo do que este, em formato de Tutorial, para ajudá-lo a compreender as mudanças que introduzimos na Escola, as razões e porquês dessas mudanças, e de que forma pretendemos direccionar a Escola para o futuro que se avizinha. Temos também muitas novidades para o futuro, futuro esse que passa invariavelmente por ajudá-lo a chegar ao sucesso que tanto deseja!

Poderá manter-se actualizado sobre o novo lançamento através dos vários canais de comunicação que temos actualmente ao seu dispor, a saber:

- RSS Feeds de Artigos
- Newsletter Escola Dinheiro
- Twitter
- Yahoo Meme
- Página de Fãs do Facebook
- Comunidade de Blogueiros no Orkut
- Comunidade de Blogueiros no diHiTT

PREPARE-SE PARA A REVOLUÇÃO…

Até Já!

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10 dicas super importantes para conseguir vender publicidade no seu blog

Posted: 27 Jan 2010 05:13 AM PST



10 dicas super importantes para conseguir vender publicidade no seu blog

O artigo de hoje tem como objectivo falar de algo que considero extremamente importante e ao mesmo tempo uma visão demasiado complexa daquilo a que chamamos: vender publicidade. Muitos blogueiros iniciam-se na blogosfera depois de ouvirem ou verem relatos de outros blogueiros que ganharam imenso dinheiro com os seus blogs, e normalmente, excepto raras excepções, o melhor método de rentabilização desses blogs é precisamente através da venda directa de publicidade. Embora nunca me tenha estabelecido com o propósito de comercializar espaços publicitários, a verdade é que levo já alguns anos de experiência a ganhar dinheiro com espaços publicitários em diversos blogs, sejam eles nacionais ou internacionais.

São cada vez mais os blogueiros que procuram vender espaços publicitários nos seus blogs, mas infelizmente 90% deles cometem graves erros quando tentam de alguma forma monetizar os seus projectos. Espero sinceramente que as dicas de hoje o possam ajudar a ter uma visão um bocadinho mais profunda do que é o mundo da comercialização e negociação de publicidade online, e que isso o ajude a encontrar o caminho correcto para a realização profissional que pretende.

Se gostar do artigo de hoje, considere subscrever a nossa Newsletter, e receba comodamente no seu email, dicas de rentabilização para blogs, dicas para comercialização de banners publicitários, dicas para atingir o sucesso na internet através da blogosfera, promoções, recomendação de programas de afiliados rentáveis, entre outras novidades. Subscreva já hoje!

Endereço de Email:

1. NÃO FAÇA DA PUBLICIDADE DIRECTA O SEU ÚNICO MÉTODO

Embora a venda de publicidade seja cada vez menos comum nos blogs mainstream, a verdade é que nos dias de hoje representa uma grande fatia dos rendimentos dos ditos blogueiros de topo. A comercialização de publicidade é também um dos métodos de rentabilização mais rentáveis da Escola Dinheiro. No entanto, a venda de espaços publicitários é também o método mais difícil de rentabilização, e portanto, aquele que exige mais estratégia e lógica. Pessoalmente, gosto de utilizar anúncios de banners como um suplemento da rentabilização que faço através de outros métodos. No entanto, para quem tem mais do que um blog, a gestão de espaços publicitários pode muito bem ser um negócio extremamente rentável. Se você tenciona monetizar o seu blog através de publicidade, não se esqueça dos outros métodos de rentabilização. Eles são importantes para manter as suas finanças organizadas e acima de tudo protegidas de eventuais mudanças nos mercados.

2. PRIMEIRO TRABALHE, DEPOIS RENTABILIZE!

Se você está a começar agora do zero, ou pretende começar e ainda não tem nome construído na indústria, irá demorar algum tempo até os anunciantes considerarem anunciar no seu blog. A grande maioria dos blogs leva alguns meses até se conseguirem posicionar de acordo com o mercado de rentabilização, e em alguns casos particulares, esse período pode ser ainda maior. Este blog demorou sensivelmente 3 a 6 meses. O mais importante a reter, é que você deverá desenvolver o seu trabalho de acordo com os seus objectivos, e só mais tarde se preocupar em rentabilizar aquilo que construiu.

São poucos os blogueiros que conseguem trabalhar no duro, com persistência e motivação, e só mais tarde se preocuparem com a rendibilidade do trabalho que tiveram. Daí que tenha referido no ponto 1 a importância de ter vários métodos de rentabilização.

3. LANCE O SEU BLOG SEM ANÚNCIOS

Para lhe ser sincero, não conheço nenhum blogueiro que tenha aberto um blog e pouco tempo depois estivesse a comercializar espaços publicitários. Na Escola Dinheiro, demorámos cerca de 3 a 6 meses até conseguirmos começar a vender publicidade a preços minimamente atractivos. Nunca considerámos vender espaços publicitários a 2EUR, ou 5EUR, como infelizmente vejo todos os dias acontecer na internet (leia mais sobre isto no ponto nº4). A minha experiência diz-me que o ideal é lançar um blog sem qualquer tipo de publicidade, excepto claro, a utilização de programas como o Google Adsense, onde a publicidade se funde no conteúdo do blog e vice-versa.

Existem de facto algumas razões para você lançar o seu blog e não comercializar publicidade. Vejamos:

  • Você vai cobrar valores demasiado baixos e ridículos;
  • Os anunciantes nunca terão uma forma de confiar no seu trabalho;
  • Você não tem dados estatísticos de qualidade para apresentar;
  • Você até pode vender espaços publicitários a 2EUR, mas o tempo que perde significa que não ganhou dinheiro;
  • Se o seu blog crescer muito rápido, os banners de 2EUR passam a banners de 20EUR e você perderá grande parte dos anunciantes na transição.

Se você esperar alguns meses até ter a audiência do seu blog devidamente estabelecida, e o seu próprio estilo também, você terá uma ideia muito mais concreta e segura relativamente aos valores a cobrar por anúncios. Isto não significa obviamente que você não possa ter anúncios no blog. O meu blog sobre Wordpress, por exemplo, tem mais de 1 ano de vida e eu sinto que ainda não está devidamente preparado para dar aos anunciantes aquilo que eles procuram. No entanto, ele faz uso de banners de programas de afiliados e outras formas de monetização que acho mais-valias para os leitores do blog. Esta é também uma forma interessante de analisar até que ponto os leitores se interessam pela publicidade, quais as taxas de clique em banners publicitários, entre outros dados.

4. ANÚNCIOS A 2EUR? EVITE SER RIDÍCULO…

Independentemente daquilo que muitos blogueiros possam pensar do que estou a dizer, a minha experiência enquanto profissional e utilizador da internet, diz-me que vender banners publicitários a 2EUR, 3EUR, 4EUR ou 5EUR é ser-se perfeitamente ridículo. Para quem pretende criar um modelo de negócio rentável, a primeira preocupação deveria ser a qualidade e quantidade dos conteúdos publicados e não propriamente conseguir ganhar 10 ou 15EUR por mês com anúncios.

Se você olhar para o seu blog como um modelo de negócio, o que você está a fazer é a construir a sua casa a partir do telhado e não propriamente a partir das fundações sólidas. PREOCUPE-SE COM O CONTEÚDO!, que a venda de publicidade chega depois e nessa altura você terá capacidade de cobrar 10 vezes mais pelo mesmo lugar. Se você imaginar que trabalha 6 meses no seu blog e durante esse tempo comercializa 6 espaços publicitários a 2EUR cada um, que no fim do mês rendem-lhe 12EUR. Ao fim de 6 meses de trabalho, você ganhou 72EUR. No entanto, se você trabalhar 6 meses dedicado apenas aos conteúdos do seu blog, e passados 6 meses comercializar os mesmos anúncios por 20EUR cada, você irá ganhar num mês o correspondente a 120EUR, o que significa que já estaria a ganhar mais do que no modelo de negócio anterior, sem contar com o período seguinte. Nos 6 meses seguintes você poderia facturar algo como 720EUR. Quer continuar a ser ridículo?

5. PLANEIE O POSICIONAMENTO DOS SEUS ANÚNCIOS

Se um dos seus objectivos é comercializar espaços publicitários, seja no imediato ou num futuro a médio prazo, considere seriamente planear o posicionamento dos seus anúncios. Como referi no artigo com 10 formas de posicionar os seus anúncios adsense que realmente funcionam, o posicionamento é a chave. É importante então que você adapte correctamente o layout do seu template, para que este tenha a harmonia correcta entre os seus anúncios, o seu conteúdo e os seus leitores.

6. FOQUE-SE NO CONTEÚDO

Se você pretende ganhar dinheiro a vender anúncios de publicidade no seu blog, deverá ter em conta que o mais importante é você publicar os conteúdos de maior qualidade possível. Os conteúdos de grande qualidade são fáceis de promover, são aqueles que inscrevem mais leitores no seu blog e são também aqueles que geram mais tráfego a longo prazo, atraindo links e comentários. Tudo isto leva a um blog de sucesso, ao qual os anunciantes invariavelmente pretendem estar associados. gerir um blog de sucesso significa gerir uma série de tarefas regulares, nomeadamente vendas, criação de conteúdo, respostas de comentários e emails, gestão editorial, entre outras….e isso, é aquilo que fará com que os seus visitantes desejam regressar.

7. TRABALHE NA CONSTRUÇÃO DE LINKS

Independentemente do tipo de monetização que você pretende aplicar ao seu blog, o link building deverá sempre fazer parte da sua equação de trabalho. Receber links de qualidade no seu blog fará com que você melhore os seus índices nos resultados dos motores de busca, faz com que o rácio de cliques nos seus anúncios seja maior, e ao mesmo tempo melhora a sua visibilidade, autoritarismo e reputação, fora e dentro dos buscadores. Se o seu objectivo é ganhar muito dinheiro a longo prazo, o link building deverá ser uma prioridade.

O tráfego orgânico dos motores de busca é geralmente o que rende melhor em rácio de cliques em anúncios, especialmente quando comparado com outros tipos de tráfego, como as redes sociais ou os subscritores. Mais cliques nos seus anúncios significa mais-valias para os anunciantes, o que por seu turno significa maiores receitas para si.

8. PREÇOS JUSTOS GERAM MAIS RENOVAÇÕES

Aprendi através da minha experiência profissional que vender anúncios pelo preço máximo possível nem sempre é a melhor estratégia a adoptar num blog. Muito provavelmente você conseguirá anunciantes para esses locais, mas quando estes analisarem a taxa de retorno do seu investimento, muito provavelmente cancelarão a campanha. Os anunciantes a longo prazo são aqueles que provavelmente mais lhe interessam, pelo que você deverá estabelecer preços justos para os seus anúncios, sempre com o objectivo de realizar renovações periódicas com os seus anunciantes.

9. EXPERIMENTE DIFERENTES LOCAIS E PREÇOS

De tempos-a-tempos é importante você fazer alterações na sua estratégia de captação de anunciantes, ao invés de permanecer eternamente com o mesmo tipo de anúncios. Procure vender alguma variedade de anúncios, dimensões e especialmente anúncios em vários locais estratégicos que possam ser mais-valias em termos de rendibilidade, tanto para si como para os seus anunciantes. Quando você experimenta novos formatos no seu blog, você está a estimular também a mente e interacção dos seus leitores, o que provavelmente resultará numa taxa de cliques superior ao normal.

10. NÃO MANIPULE OS PAGEVIEWS

Um dos factores a ter em conta no estabelecimento de preços para a comercialização de espaços publicitários, é precisamente o número de pageviews (ou mais especificamente o número de impressões de banner). Muitos blogueiros ainda cometem o erro de influenciar o número de pageviews, mostrando apenas RSS Feeds incompletos ou quebrando os artigos em várias páginas, por exemplo. Embora na grande maioria dos casos resulte em mais páginas lidas, a verdade é que essa estratégia poderá afastar imensos leitores regulares do seu blog.

BÓNUS: IDENTIFIQUE OS SEUS ANUNCIANTES ALVO

A melhor forma de ganhar dinheiro com espaços publicitários passa por anunciar produtos ou serviços que vão ao encontro ao encontro dos interesses dos seus leitores. Se ainda não lançou o seu blog, comece por pensar que tipo de anunciantes estariam interessados em anunciar no seu novo blog. Poderá realizar alguma investigação visitando outros blogs dentro do mesmo nicho de mercado, ou realizando pesquisas e analisando os anúncios contextuais presentes.

QUAL É A SUA EXPERIÊNCIA?

Você monetiza o seu blog através de anúncios em banners? Quer partilhar as suas ideias?

Até Já!

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