O guia do email marketing para blogueiros – formas de capturar os seus emails! - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters |
O guia do email marketing para blogueiros – formas de capturar os seus emails! Posted: 07 Jan 2010 04:44 AM PST Este é o segundo artigo da nossa série de artigos sobre email marketing para blogueiros. Se por ventura perdeu o primeiro artigo desta série, sobre email marketing – comece a criar a sua lista!, considere lê-lo antes de tudo o resto. Ao ler o nosso primeiro artigo deste guia de email marketing, rapidamente irá apeceber-se da importância de criar uma lista de emails de qualidade, especialmente se você deseja atingir algum sucesso, ou rentabilizar eficientemente as suas campanhas. Como referi no primeiro artigo, no final do ano passado, lancei pela primeira e oficialmente, a Newsletter Escola Dinheiro. Foi uma versão experimental de um projecto que gostaria de levar a cabo durante o ano de 2010, com conteúdos específicos e de qualidade, para todos aqueles que assinam os projectos Escola Dinheiro, Wordpress Love, PontoBit e Galeria de Blogs. Com este projecto finalmente online, surgiu a ideia de criar um guia de email marketing para blogueiros. O Email Marketing é algo que infelizmente muitos blogueiros descuram por completo. Muitos preocupam-se exclusivamente em construir as suas audiências de RSS, Facebook, Twitter e outras formas de comunicação social, mas o email marketing geralmente fica sempre em último plano, ou, na grande maioria das vezes, fora dos planos. Muitos blogs não têm sequer uma lista de emails. No entanto, o grande factor que distingue actualmente os blogueiros de topo, de todos aqueles que desejavam ser de topo, é na realidade muito simples – eles têm uma lista de emails e você não. Nos dias de hoje e cada vez mais, se você pretende vingar neste mercado e ganhar dinheiro a sério, irá seguramente necessitar de uma lista de emails. No artigo de hoje vamos ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para capturar os seus emails e começar a construir a sua lista com eficiência e sucesso! OFEREÇA UM INCENTIVOUma das formas mais simples de incentivar os seus leitores a subscreverem a sua lista de emails, é oferecendo-lhes algo em troca da sua subscrição. Na grande maioria dos casos, os autores de topo oferecem cópias de eBooks ou acesso a informação previligiada em troca do email do leitor . Existem no entanto inúmeras formas e ofertas possíveis de serem realizadas, nomeadamente através de programas de afiliados. Quando você tenta capturar emails para as suas listas, é primordial que tenha em conta sempre a ideia genérica do “o que é que ganho em assinar isto?”. Os seus leitores não querem saber o que é que você ganha com o processo de subscrição deles. Eles querem saber que tipo de benefícios irão ter ao assinarem a newsletter. Quando você oferece algo que é à partida um benefício imediato, as suas subscrições irão aumentar drasticamente. Se você utiliza uma caixa de subscrição apenas, os seus leitores irão encontrar dificuldades e atrito na percepção do real valor da sua oferta. O incentivo gratuito é uma das melhores estratégias de captura de emails. Quando você experienciar a introdução de uma mais-valia como um eBook ou uma outra oferta qualquer do género, irá perceber que as suas subscrições disparam de alguns contactos por dia, para várias dezenas. UTILIZE VÁRIAS FORMAS DE CAPTURAA grande maioria dos novos blogueiros cometem o erro de deixarem uma caixa de subscrição da newsletter num local dos seus blogs, e ponto final. Tal como colocar vários banners numa página poderá levá-lo a ganhar mais dinheiro, ter vários métodos de subscrição também irá ajudá-lo a capturar muito mais subscritores diariamente. Neste momento ofereço aqui no blog pelo menos 4 ou 5 formas diferentes de subscrição, espalhadas um pouco por todo o blog, o que leva a uma captura de cerca de 50 a 100 novos subscritores por dia. Se você pretende maximizar o retorno de investimeto (ROI) das suas campanhas de email marketing, então você deverá tentar aproveitar ao máximo todas as oportunidades de capturar contactos para a sua lista. Ter uma simples caixa de subscrição num local estratégico e visível do seu blog não é suficiente. De seguida apresentamos-lhe seis formas de capturar eficientemente contactos para a sua nova lista de emails. A CAIXA DE SUBSCRIÇÃOA caixa de subscrição é um dos processos mais típicos de captura de emails para listas. Geralmente é colocado num local extremamente visível e acima da linha de água (above the fold) para que os seus leitores não tenham de fazer scroll para a encontrar. Tal como escrevi no meu artigo sobre como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses, a utilização de um pop-up pode ser extremamente benéfica e eficiente quando utilizada de uma forma inteligente e bem programada. A caixa de subscrição deverá explicar sucintamente e de forma clara a oferta em questão. A localização, obviamente, irá afectar imenso a performance das suas subscrições. Ela deverá ser colocada no local mais visível do seu blog. O POP-UPAlgumas empresas de email marketing como a Aweber oferecem aquilo a que chama as “Lightbox Hover’s”, ou seja, as caixas de subscrição em formato de pop-up/janela. Este tipo de caixas pode ser programado recorrendo aos scripts da empresa em questão, ou então através de plugins para Wordpress, por exemplo. Este tipo de caixas tem na minha opinião uma vantagem incrível: elas colocam-se mesmo na frente do utilizador, impedindo que este não as veja. Por culpa da sua natureza intrusiva, é importante que estas caixas não apareçam sempre um leitor visita uma página ou artigo do blog, pelo que é importante programá-las apenas para novos leitores ou então para sessões de browser determinadas, por exemplo. A caixa de subscrição deste blog é claramente o método mais eficiente de captura de emails que utilizo. SCRIPT: ULTIMATE FOOTER AD |
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