Como criar um blog de sucesso: 15 lições que aprendemos na Escola Dinheiro
Como criar um blog de sucesso? Provavelmente já pensou nesta questão diversas vezes ao longo dos últimos meses. No fim de semana passado a Escola Dinheiro ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 5000 subscritores, e tem vindo a bater recordes de visitantes diários ao longo das últimas duas semanas. O blog providencia também cerca de 734 artigos publicados e quase 15,000 comentários.
Depois de dois anos de trabalho contínuo, chegámos ao ponto em que consideramos que todo o esforço e dedicação empregues no projecto valeram realmente a pena. Durante esse período aprendemos imensas coisas, partilhámos grande parte delas consigo, mas hoje desejamos dar-lhe uma visão um pouco mais periférica sobre aquilo que realmente interessa para quem pretende criar um blog de sucesso. Hoje não vamos falar de técnicas para ganhar dinheiro, mas sim de aspectos importantes que o levarão seguramente a melhorar as suas receitas.
1. PROVIDENCIE VALOR
Este é seguramente o facto mais importante para quem deseja criar um blog de suceso. Se pretende ser bem sucedido, você terá obrigatoriamente de providenciar conteúdo de qualidade para que os seus visitantes e leitores desejem não só consumir os recursos, como regressarem mais tarde para consumir mais. O que é providenciar valor? Na realidade é o conteúdo que você escreve e publica. Ou então um serviço pago que você fornece. Para nós tem sido redigir conteúdo de qualidade sobre formas de ganhar dinheiro com websites e blogs, durante os últimos dois anos.
Quanto maior for o valor dos seus conteúdos, mais eles serão repassados para outros leitores, recomendados aos amigos, e acima de tudo, linkados entre blogs. E isso fará com que o seu tráfego cresça gradualmente. Se reparar, todos os grandes blogs da actualidade, aqueles que têm milhares de milhares de subscritores, todos eles providenciam conteúdos de grande qualidade…
2. MARKETIZE O SEU BLOG
Se você cria o seu blog, escreve com imensa qualidade, mas apenas a sua família e amigos sabem da existência dele, de que lhe serve ser o melhor escritor do mundo? Como é que você atrai para o seu blog, tráfego e visitantes interessados nos seus conteúdos? Percebemos durante estes dois últimos anos que existem uma série de aspectos interessantes sobre marketizar blogs, nomeadamente e através de comentários em blogs e fórums, submissão em diretórios e galerias de blogs, entre outras. Outros exemplos interessantes seriam os artigos de convidado, a submissão de conteúdos em agregadores de conteúdos e mídias sociais, entre outros.
No entanto, você poderá sentar-se e esperar que as pessoas encontrem o seu blog, mas tenha em mente que se você produzir conteúdos de grande qualidade, você deverá levar esses conteúdos aos seus novos leitores. Tenha também em consideração, que não deverá marketizar um blog com poucos ou nenhuns conteúdos. Escreva 10 artigos de qualidade e só depois disso é que deverá partir para uma marketização efectiva.
3. APRENDA COM A EXPERIÊNCIA DOS OUTROS
Esta é uma das grandes chaves – em qualquer área de negócio – e que o pode ajudar a evoluir mais rapidamente e também a cometer menos erros. Como escrevemos nos artigos 15 coisas que aprendi com Darren Rowse e 10 coisas que aprendi com Dave Navarro, aprendar com a experiência dos outros é a melhor forma de traçar metas, objectivos e uma orientação para o sucesso.
Praticamente todos os blogueiros que se interessam por evoluir, consomem imensos recursos regularmente, participam de palestras e seminários, subscrevem blogs, entre outras coisas. Todos os dias aprendo algo de novo sobre blogging, marketing, monetização e o que devo ou não fazer nos meus projectos online. Se por ventura está a começar na blogosfera, recomendamos-lhe vivamente a nossa série Blogging para Principiantes. Se já tem um blog e pretende melhorá-lo, recomendamos vivamente os nossos Exercícios para Blogueiros.
4. OPTIMIZE
Como em praticamente tudo na vida, você deverá aprender com os seus erros e com os erros dos outros. Isso irá ajudá-lo a melhorar e a optimizar o seu blog, a sua vida e a sua carreira. Não se esqueça desta parte, e faça uma avaliação do que realmente funcionou e não funcionou nos últimos meses. Compreenda o que realmente aprendeu sobre blogs, redes sociais, monetização e tudo o resto, e posteriormente experimente e optimize as diferentes partes do seu blog.
5. SEJA PACIENTE
Muitas vezes e praticamente em tudo em na vida, temos o mau hábito de calcular erradamente o tempo necessário para atingirmos determinados objectivos ou resultados. Não caia no erro de que poderá ter um blog de sucesso em poucas semanas. Não sobrevalorize a sua experiência e a qualidade do seu trabalho. Estude o comportamento e acções de outros blogueiros e tente perceber como é que as suas audiências cresceram. Crie expectativas razoáveis. Seja paciente e concentre-se na criação de conteúdo de qualidade, marketing e optimização do seu blog.
6. A PRIMEIRA IMPRESSÃO CONTA
A parte mais importante do seu artigo é o título. Um título aborrecido ou pouco atraente fará seguramente com que apenas uma pequena percentagem dos seus leitores se interesse por consumir a matéria. A segunda parte mais importante dos seus artigos é o primeiro parágrafo.
7. A FORMATAÇÃO É IMPORTANTE
Nunca considere publicar um artigo sem lhe aplicar algumas das regras importantes da formatação, como os sub-títulos, as listas, e os espaços em branco. Estas técnicas geralmente tornam os conteúdos muito mais interessantes, bem como aumentam progressivamente as taxas de leitura.
8. NÃO TENHA MEDO DO QUE OS OUTROS PENSAM
Muitos blogueiros não estão preparados para lidar com os comportamentos dos seus leitores. Na realidade, muitos deles, quando começam a crescer e a receber milhares de visitantes diários, não fazem a mínima ideia de como lidar com um comportamento menos simpático. Muitos deles têm medo do que os espera.
O primeiro passo é você não ter medo do que os outros irão pensar de si ou dos seus conteúdos. Quando escrevo, por exemplo, penso sempre na discussão que poderá ocorrer em volta do conteúdo, e tento abstrair-me do tipo de comentários que poderão ou não surgir. Ao longo do tempo, você irá conhecendo também a sua audiência. Na grande maioria das vezes, apenas penso no prazer que tenho quando escrevo e em nada mais do que isso.
9. NÃO ESCREVA POR OBRIGAÇÃO
Tenha em mente que os seus leitores e visitantes não irão desaparecer se você ficar uns dias sem actualizar o seu blog. Se você sente necessidade de fazer uma pausa, por vezes esse tipo de atitude é a mais correcta. Tenha em mente que quando você voltar a escrever, você trará consigo uma motivação muito maior e consciente.
10. ESCREVA EM ANTECIPAÇÃO
O Wordpress oferece uma funcionalidade fantástica de agendamento de artigos. Isto significa que você pode escrever vários conteúdos em antecipação, ir de férias e deixar o seu blog a trabalhar em piloto automático. Se você trabalha com uma plataforma de blogging que não oferece agendamento de artigos, considere pelo menos escrevê-los e depois terá apenas de publicá-los nos dias que desejar.
11. ESQUEÇA UM POUCO AS ESTATÍSTICAS
Regra geral, todo e qualquer blogueiro que começa agora um blog, tem a tendência de perder horas e horas a analisar os dados estatísticos do Google Analytics. Nos dias de hoje, por exemplo, somos bastante regrados no controlo estatísticos de visitantes, RSS Feeds, e todas aquelas ferramentas que na verdade nos consomem tempo. Apenas as utilizamos para nos guiarmos relativamente ao que pretendemos fazer de seguida, ou então como ponto de partida para uma optimização SEO mais agressiva.
12. SEJA CONSCIENTE
Felizmente nunca cometemos o erro de bloggar inconscientemente, e hoje sinto-me feliz por isso. Quando você escreve e se posiciona com maior consciência de tudo, os seus leitores, subscritores, comentários e emails tendem a disparar gradualmente. Quando você está inconsciente, o seu ritmo de crescimento é na verdade muito mais lento e gradual.
13. AGUARDE PELA DESMOTIVAÇÃO
Quando você inicia o seu blog, tudo é novo, fresco e fantástico. Na verdade você provavelmente deseja ser tão famoso e conhecido como o seu vizinho do lado que já tem 5000 ou 20000 subscritores. Na realidade você não tem qualquer problema em escrever todos os dias, muito menos quais os temas a abordar. Mas passados alguns meses – entre 3 e 6 – você acabará por chegar à fase da desmotivação. Você deixa de ser criativo e de ter ideias para novos conteúdos. O seu entusiasmo deixa de ser o mesmo. O que devo fazer? Na verdade você deve estar preparado para isso.
Como já referi inúmeras vezes em conteúdos do blog, é preciso pensar com antecipação. Produza ideias em antecipação, programe os seus objectivos em antecipação, escreva conteúdos em antecipação…e por aí adiante.
14. SEJA MAIS PROFISSIONAL
Uma das coisas que mais detesto na blogosfera, são os blogs recheados daquilo a que chamo lixo electrónico. Na verdade você não precisa de ter um blog minimalista, mas provavelmente também não precisa de tantos banners, ícones e gifs animados na lateral do seu blog, precisa? Experimente e teste novas ideias. Quando mudámos o design da Escola Dinheiro para esta nova versão, bastante mais profissional e organizada, começámos a bater recordes atrás de recordes. Faça uma fascina no seu blog e elimine tudo aquilo que é completamente desnecessário e que na realidade não produz valor acrescentado para os seus leitores e visitantes. Abordagens mais profissionais geralmente tendem a ter maior sucesso.
15. ESTEJA PREPARADO PARA SER BEM SUCEDIDO
Se um dos seus artigos chegar às primeiras páginas do Dihitt, do Ocioso ou do Uêba, esteja preparado para receber um pico de tráfego enorme. Se o seu blog se começar a posicionar bem nos motores de busca, o seu tráfego acabará por crescer gradualmente e intensivamente. Se o blog gerar mais tráfego, irá gerar mais comentários e emails. Se você não estiver preparado, você vai falhar. Prepare-se bem para o caso de ser bem sucedido, porque na verdade o sucesso também dá trabalho!
Até Já!
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