terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Navegabilidade e Usabilidade – o seu blog tem? - Escola de Ganhar Dinheiro

Navegabilidade e Usabilidade – o seu blog tem? - Escola de Ganhar Dinheiro


Navegabilidade e Usabilidade – o seu blog tem?

Posted: 09 Feb 2010 02:53 AM PST



Navegabilidade e Usabilidade – o seu blog tem?

A boa navegabilidade faz muita diferença entre um blog bom e um ruim. Várias vezes já gastei tempo procurando dentro de um blog o lugar por onde poderia assinar os feeds, muitas das quais registrei o feed direto no meu Google Reader, porém muitas pessoas nem sabem que podem fazer isso e então desistem da assinatura, e por vezes nem voltam mais ao blog.

Geralmente isto acontece quando a navegabilidade do blog não está a contento, ou seja, o leitor acaba perdendo vários minutos procurando o lugar de assinar os feeds, ou o formulário de pesquisa e antes de encontrar acaba desistindo, isso se de fato ele existir. Por isso é essencial que seu blog tenha a usabilidade voltada para o usuário, na qual o leitor se sinta à vontade, e tenha tudo o que precisa sempre à mão. Lembre-se que o que menos seu leitor tem é tempo, e ele não vai perder seu próprio tempo tentando encontrar coisas que seriam óbvias estarem no seu blog.

OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UMA BOA NAVEGABILIDADE

Várias são as funcionalidades que devem estar sempre a vista em um blog, entre elas os links para assinar os feeds, campos para pesquisa no blog, acesso as categorias e páginas e ter sempre artigos relacionados são de extrema importância. O ideal é que o leitor possa ter à vista dos olhos tudo o que poderá necessitar no blog, seja página de contato, feeds ou links para outros artigos.

  • Os feeds: O lugar considerado padrão, onde normalmente um visitante procura os links para os feeds é no topo do blog à direita, seja na barra latera, seja no cabeçalho. Porém, é importante colocar esses links também em outros locais da página, como acima e abaixo dos artigos e no rodapé. Pois assim ficam mais perto de onde o leitor está, em relação ao scrolling da página. Outra dica é usar imagens para chamar a atenção do leitor para esses itens.
  • Pesquisa: Em vários blogs já tentei fazer pesquisa no formulário para assinar RSS por e-mail ou então para assinar a newsletter! Para mim, o padrão é procurar por esse formulário no topo da sidebar, antes de qualquer outro campo para digitação do usuário, mas em alguns blogs é justamente aí que estão as assinaturas para feeds ou newsletter! Mesmo dizendo no item anterior que o RSS normalmente fica no topo da barra lateral, é importante que ele se destaque do campo de pesquisa, pois o visitante normalmente nem lê o que está escrito, ele apenas digita e tecla enter!
  • Categorias e Páginas: Imprescindível é ter bem a vista links para as categorias e páginas. Pode ser que alguns dos leitores se interessem por apenas uma ou duas categorias no blog, então devem ter o direito de ler apenas os artigos dessas categorias, pois não querem ler os outros assuntos. As páginas Sobre, Contato e Home devem estar habilitadas e visíveis, é terrível quando queremos voltar para a página inicial e não existe nenhum link para isso.
  • Artigos Relacionados: Depois dos artigos ou na barra lateral como aqui na Escola Dinheiro, é importante ter links para outros artigos com as mesmas tags ou da mesma categoria. Artigos aleatórios também ajudam, e colocar links para seus outros artigos no corpo dos textos é essencial para a navegação do leitor. Usar o plugin LinkWithin, é uma ótima opção também.
  • Formulário de Comentários: Se quer que seus leitores comentem em seu blog é essencial que este formulário seja visível. Já precisei selecionar o texto da página inteira de um blog para conseguir descobrir onde estava o formulário de comentários, pois a cor do formulário era exatamente a mesma do fundo da página! Outra coisa importante a considerar é evitar abrir os comentários em popups, é mais rápido e fácil comentar na mesma página, logo abaixo do artigo, sem ter que dar mais um clique para abrir ou mostrar os comentários.
  • Links de Compartilhamento: Muito importante é ter links que permitam aos próprios leitores compartilharem e indicarem os artigos do blog. Sejam eles links para redes sociais ou então um botão para fazer retweet. O blog Escola Dinheiro tem essa opção logo abaixo do texto dos artigos.
  • Banners e Popups: Se utiliza banners de publicidade no seu blog, tome cuidado para que eles não chamem mais atenção do que seu conteúdo, ou pior, que eles escondam seu conteúdo! Já naveguei em blogs que a quantidade de banners correndo, piscando e pulando era tanta que ficou impossível olhar para a tela! Se faz uso de popups, seja para assinaturas de newsletters, RSS ou publicidade, faça com que eles não se tornem chatos e o visitante saia do seu blog por causa disso. Nada mais ruim do que a cada página que você entra aparecer um popup bem no meio da tela para atrapalhar. Configure-o para que apareça só na primeira vez que o leitor entra no blog, ou só para determinadas páginas ou então a cada tantas páginas visitadas. Isso faz o popup ser menos intrusivo e com que o leitor perceba que você está preocupado com o bem estar dele. Se há realmente a necessidade de que ele abra em todas as páginas, então faça um pequeno popup, que não cubra o texto e seja discreto, funcional mas que não atrapalhe, a exemplo do Escola Dinheiro, o popup é pequeno, abre na lateral, não esconde o texto, e não escorrega junto quando você rola a página. Sendo que também só aparece por cada sessão de browser.

AS VANTAGENS DA NAVEGABILIDADE

Depois de falar o básico sobre a navegação em um blog, vamos falar um pouco dos benefícios que seu blog pode ter com isso, pois os benefícios para os leitores são inegáveis e não é preciso nem entrar em detalhes.

  • Mais leitores e seguidores: Colocando os links para assinaturas de RSS e seguidores do Twitter bem a vista, e de preferência com imagens, além de perto de onde o leitor está faz indubitavelmente que o número de leitores e seguidores do blog suba, digo isso por experiência própria, pois facilita a subscrição.
  • Mais artigos lidos: Com artigos relacionados e citados em outros posts, aumenta a quantidade de pageviews, diminuindo assim a taxa de rejeição, além de aumentar o tempo de permanência dos visitantes do seu blog, pois afinal você já está indicando a continuidade do assunto caso o leitor queira ler mais.
  • Mais divulgação: Com os botões para redes sociais e retweet aumenta a chance de seu blog ser mais falado na blogosfera e receber mais acessos e links.
  • Mais leitores assíduos: Tendo a boa navegabilidade misturada com um conteúdo de qualidade e uma boa interação com os leitores, através de comentários e bons artigos, faz com que cada vez mais leitores que chegam dos motores de busca se tornem leitores fiéis de seu blog.

Essas são apenas algumas das vantagens que você terá fazendo do seu blog um espaço onde o leitor se sinta plenamente a vontade, seja para ler, navegar, encontrar o que procura ou participar do blog deixando comentários e indicando seus artigos para seus próprios seguidores. Um bom exemplo a seguir é o novo Escola Dinheiro, lançado a pouco tempo com um design inovador e moderno, mas principalmente, com muita usabilidade para o usuário. Espero que este artigo lhe tenha sido útil, e caso tenha, convido-o(a) a assinar a Newsletter da Escola Dinheiro. Não se vai arrepender!

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