quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tutorial: como utilizar a LinkWorth passo-a-passo - Escola de Ganhar Dinheiro

Tutorial: como utilizar a LinkWorth passo-a-passo - Escola de Ganhar Dinheiro


Tutorial: como utilizar a LinkWorth passo-a-passo

Posted: 04 Feb 2010 08:01 AM PST



Tutorial: como utilizar a LinkWorth passo-a-passo

A pedido de muitos leitores e seguidores da Escola Dinheiro, especialmente todos aqueles que leram o nosso artigo Ainda não está a ganhar dinheiro com a LinkWorth?, hoje vamos publicar um Tutorial de como utilizar a LinkWorth passo-a-passo. Para muitos blogueiros e webmasters, a LinkWorth é uma plataforma com um potencial muito interessante, mas que numa primeira abordagem parece bastante complexa dada a quantidade de menus, opções e funcionalidades disponíveis no painel de controlo desta plataforma de venda de links e banners.

Vamos falar apenas de contas do tipo “Partners“, que são basicamente as contas parceiro que permitem a blogueiros e webmasters como eu e você, ganhar dinheiro a promover links, banners e outras ferramentas dos mais de 125,000 anunciantes presentes na plataforma.

TUTORIAL: COMO UTILIZAR A LINKWORTH PASSO-A-PASSO

Se ainda não tem uma conta na LinkWorth, sugiro-lhe criar uma (clique aqui para abrir conta na LinkWorth). Depois de criar a sua conta, faça login. No canto superior direito, dependendo do tipo de conta que criou (Partner ou Advertiser/Partner), deverá escolher a opção “Partners” para que seja automaticamente activado o menu de Parceiros, o qual iremos trabalhar durante este Tutorial passo-a-passo.

MY ACCOUNT > HOME

No painel “Home” existem dois menus grandes, um deles é o Account Info, onde aparecem as suas informações de conta, valor ganho nos últimos 30 dias e que ainda não foi pago, e também alguns sub-menus para ferramentas e negócios activos. Do lado direito encontra-se o segundo menu, que é basicamente o “Message Center” onde aparecem os avisos e mensagens da equipa da LinkWorth. A última grande novidade são os pagamentos por Moneybookers, por exemplo.

MY ACCOUNT > PROFILE

O menu perfil é basicamente a informação correspondente a si enquanto Parceiro. Coloque o seu endereço de correio electrónico, bem como todos os seus dados pessoais/profissionais tais como a morada, país e telefone, por exemplo. Quando tiver os seus dados actualizados, guarde-os.

MY ACCOUNT > PAYMENT SETTINGS

O menu de pagamentos é onde você específica a forma como pretende receber os seus pagamentos. Estão disponíveis neste momento vários métodos de pagamento, nomeadamente Paypal, Moneybookers, Depósito Directo (apenas EUA) e Transferência Bancária Internacional.

Defina o seu nome completo para aparecer que será aquele que irá aparecer depois anexado ao pagamento. Dessa forma será mais fácil você reclamar um pagamento, por exemplo, em caso de perda ou extravio. No payout mínimo, que é basicamente o valor mínimo de levantamento, você pode definir um mínimo de $25 dólares, até um máximo de $1000 dólares. Esse valor é um critério opcional de cada um. O meu está definido para $50 dólares por Paypal apenas.

MY ACCOUNT > TAX INFO

Este é um dos menus que complica mais as contas aos blogueiros e webmasters que pretendem ganhar dinheiro com a LinkWorth. Uma vez que a empresa tem actividade nos Estados Unidos da América e a tributação naquela país é obrigatória, é necessário que você defina o seu tipo de taxação na própria plataforma da LinkWorth.

A declaração que provavelmente lhe irá aparecer é intitulada de Foreign publisher with no U.S. Activities, pois você provavelmente não tem actividade económica ou comercial nos Estados Unidos. Se tiver, terá de clicar no link que se encontra na primeira linha do texto, o qual irá transformar o formulário no modelo W9 para quem tem actividades no país.

A única coisa que você necessita realmente de fazer, é assinar o documento que comprova que você não tem actividade económica ou comercial nos Estados Unidos. Deverá fazê-lo com o seu nome completo, e posteriormente gravar o documento clicando em “Submit Information”.

MY ACCOUNT > ACCOUNT TYPE

Neste menu você pode seleccionar o tipo de conta que deseja. Tal como referi no artigo citado logo no início deste tutorial, existem dois tipos de conta: a conta Parceiro e a conta Parceiro Preferido. Se tiver dúvidas acerca das diferenças de ambas as contas, considere ler o nosso artigo Ainda não está a ganhar dinheiro com a LinkWorth?. Neste menu você tem basicamente de seleccionar o tipo de conta que deseja e guardar as suas alterações.

MY SITES > SUBMIT SITE

No segundo menu, intitulado “My Sites”, você poderá começar a inserir e a gerir os seus websites e blogs. O primeiro sub-menu a utilizar é o “Submit Site”, o qual irei ajudá-lo a configurar correctamente.

Comece por definir o nome e endereço do seu blog, e posteriormente coloque uma descrição detalhada da actividade do blog. Recomendo-lhe vivamente que essa descrição seja detalhada, se refira à actividade do blog propriamente dita, e acima de tudo que seja escrita em Inglês. Uma vez que a LinkWorth é uma plataforma internacional com mais de 125,000 anunciantes, é primordial que a descrição esteja em Inglês para que você possa atrair a atenção do maior número de anunciantes possível.

Depois disso, especifique a categoria e as palavras-chave do seu blog, a língua do mesmo (poderá escolher Português que o mercado não se preocupa muito com isso) e ainda o número de visitantes mensais. Aconselho-o também a preencher a última caixa que diz “Additional Info”, na qual deverá colocar informação complementar acerca do número de visitantes, subscritores RSS, Subscritores de Newsletter, entre outros dados que considerar importantes como o PageRank ou o AlexaRank. Yahoo Backlinks, entre outros.

Na caixa seguinte, intitulada “Additional Website Settings”, você terá a possibilidade de configurar uma série de opções para o website ou blog que está a inserir na plataforma. Vejamos as opções disponíveis:

  • Descrição em anúncios – Não vejo grande interesse em ter descrições nos anúncios, uma vez que para quem coloca os links na barra lateral ou noutros locais do blog, terá depois de lidar com a insuficiência de espaço para a descrição.
  • Esconder o endereço do blog – Nesta opção o endereço do seu blog será removido das listagens de compra e venda de links e apenas os anunciantes que pagam é que terão direito a vê-lo. Não é recomendável activar esta opção, logicamente.
  • NoFollow nos links – Esta opção permite-lhe comercializar links “nofollow” na plataforma da LinkWorth. Obviamente que os anunciantes não estão tão interessados em links NoFollow como em links Follow, pelo que não é recomendável activar a opção. Só lhe recomendo esta opção caso não deseje perder PageRank ou autoridade nos motores de busca.
  • Este é um blog Wordpress MU – O Wordpress MU é a versão para multi-utilizadores do Wordpress, pelo que só deverá activar a opção caso tenha o Wordpress MU a correr no seu servidor, caso contrário deverá permanecer desligada.

No menu seguinte, intitulado “Offer LinkAds / Offer LinkMuras“, você poderá especificar que tipo de anúncios pretende comercializar nesse website ou blog, qual o posicionamento e qual o preço. As LinkAds são anúncios em links de texto típicos, como aqueles que você coloca na blogroll do seu blog. As LinkMuras são anúncios rotacionais que exigem performance do servidor, as quais não utilizo nos meus website e blog. Dependendo do tipo de opção que pretende, você poderá especificar múltiplos posicionamentos para os seus anúncios, nomeadamente se os links aparecem só na homepage, e qual o preço para a homepage apenas, e também subpáginas e os seus preços específicos. Na minha opinião, a melhor opção é escolher um preço fixo para o site todo, ou seja, para links que sejam impressos em todas as páginas do blog. Esse preço é um valor em dólares que corresponde a 30 dias de serviço.

O menu seguinte, intitulado “Offer LinkInTxt”, é dedicado apenas aos links em conteúdos. Os LinkInTxt são links que aparecem em palavras-chave específicas dos seus artigos, tal como acontece com o HotWords por exemplo. Você pode definir que pretende vender links nessas palavras-chave, pedir à LinkWorth que faça o “scan” de todos os conteúdos e procure por palavras-chave para comercialização. Depois disso basta definir o preço unitário por link para 30 dias. Se desejar poderá submeter as suas páginas manualmente também, embora não seja tão recomendável.

O menu seguinte é dedicado ao “LinkBB”, um formato de anúncio muito específico, que basicamente funciona como uma página de aterragem publicitária, em tamanho total, que deverá ser alojada no seu servidor. Eu não comercializo este tipo de anúncio, muito menos sou a favor de anúncios de página inteira.

A última opção deste menu são os “LinkBanners”, que fazem parte de um novo formato de publicidade disponível na LinkWorth para comercialização de banners publicitários. Poderá criar novas zonas com as dimensões que desejar (125×125, 250×250…etc) e posteriormente definir preços para a sua comercialização. Este é um serviço que ainda estou a testar mas do qual ainda não tenho rendimentos.

NOTA: Para todos aqueles que trabalham com Wordpress, depois de submeterem os seus blogs na LinkWorth, terão a possibilidade de descarregar um plugin para sincronizar a sua conta LinkWorth com o conteúdo do seu blog. Dessa forma a LinkWorth saberá sempre quais os conteúdos disponíveis para comercializar automaticamente.

MY ADS

No menu “My Ads”, você tem a possibilidade de procurar por todos os anúncios activos, pendentes e cancelados nos seus blogs. Basta escolher nos separadores quais os tipos de anúncios, e posteriormente seleccionar o seu estado actual. Pensamos não ser necessário um explicativo demasiado profundo sobre o assunto, uma vez que você recebe sempre um email quando um novo anunciante está interessado em comprar um produto no seu blog.

MY PRODUCTS

O menu “My Products” é basicamente o local onde você pode criar produtos, mas que basicamente é um complemento a tudo o resto que já vimos neste artigo. Pode ser interessante para criar produtos específicos para os seus websites ou blogs, mas na verdade não o utilizo para praticamente nada.

MY AFFILIATES

Como já havíamos referido várias vezes aqui na Escola Dinheiro, a LinkWorth tem um programa de afiliados muito interessante, que paga até $50 dólares por cada webmaster ou blogueiro inscrito. Nesta secção poderá descarregar os códigos para utilização de links de texto, banners publicitários ou simplesmente o seu link de afiliado para utilização nos seus artigos se assim o desejar. Tem ainda a possibilidade de fazer uso do sistema de tracking de visitantes, que lhe dá acesso às páginas a partir das quais os seus visitantes acederam à LinkWorth, quantos se inscreveram, entre outros dados interessantes.

Até Já!

Artigos Recomendados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que