Mundo Futuro Notícias - Últimas notícias do mundo lusófono, actualidade internacional, economia, deporto, cinema, artes, bolsa, última hora, gente, pessoas, ciência e muito mais.
O Twitter é nos dias de hoje uma das mais importantes ferramentas de marketing social. Milhões de pessoas já utilizam o Twitter como forma de comunicarem com os seus amigos, clientes, leitores, fãs, etc., pelo que se você aderiu ao Twitter recentemente e chegou rapidamente à conclusão de que está a escrever mas não tem seguidores, então provavelmente este artigo é para si.
Quando se começa uma caminhada pelo mundo do Twitter, a primeira dificuldade passa por compreender como funciona o Twitter, como conseguir mais seguidores, e acima de tudo, como tornar a sua presença mais efectiva e a sua voz importante nesta mídia social. A Escola Dinheiro, quando arrancou no Twitter também não tinha expressão, também não tinha seguidores, também não se fazia ouvir, e hoje começa aos poucos a ganhar o seu espaço e tornar-se importante nesta mídia social.
Comecemos então por visualizar este vídeo explicativo sobre como funciona o Twitter e qual a razão pela qual você deverá criar uma conta e começar a utiliza-la regularmente para marketizar as suas postagens e os seus sites e blogs:
1. DEFINA BEM O SEU PERFIL
Muitos são os blogueiros que não definem correctamente qual o seu perfil no Twitter. Comece por visitar o menu Settings > Profile e preencha todos os seus dados de forma a distinguir-se imediatamente da demais concorrência. Introduza o seu nome pessoal ou o nome do seu projecto, faça upload de uma imagem que o identifique rapidamente junto dos seus leitores e seguidores, escreva uma pequena biografia sobre quem você é, ou sobre o que o seu blog trata, e aproveite para colocar um link para o seu blog.
Muitos utilizadores do Twitter não chegam sequer a tornar o seu perfil mais interessante e único, não fazendo upload de uma fotografia, por exemplo, o que os torna claramente vulgares no meio de tantos milhões de utilizadores. Se quer começar a distinguir-se e a ganhar reconhecimento, identifique-se de acordo com isso. Se conseguir, aproveite também para criar um fundo de Twitter de qualidade.
2. NÃO SIGA TODA A GENTE
Depois de começar no Twitter, a grande maioria dos blogueiros tem o mau hábito de começar por seguir toda a gente. Comece por compreender que se seguir toda a gente, você nunca conseguirá acompanhar os tweets dessas pessoas, e dificilmente conseguirá interagir correctamente com elas. Concentre-se em seguir pessoas que você admira, pessoas que trabalhem na mesma área que você, pessoas que partilhem os mesmos gostos, pessoas interessantes. Procure no Twitter por temas interessantes e encontre pessoas que partilhem os mesmos gostos que você, dessa forma será mais fácil você começar a interagir e a ganhar o seu espaço.
3. COMUNIQUE COM ESSAS PESSOAS
O Twitter, tal como qualquer outra rede social, presume interacção. Se você começar a seguir 40 ou 50 pessoas que considera interessantes, é importante que você consuma não só as informações que essas pessoas colocam online, como também interagir com elas. A interacção pode ser feita por intermédio de respostas, citações, retweets, etc. Quanto mais você interagir, maior é a probabilidade de você ser também encontrado na rede e começar a ganhar seguidores mais rapidamente. Se essas pessoas fazem perguntas, dê respostas.
4. O PROBLEMA DO SPAM
Uma das coisas que não funciona muito bem no Twitter é o Spam. Embora o Spam no Twitter seja um pouco diferente de em outros meios, o que queremos explicar é que se você publicitar o seu blog 100 vezes por dia, é bem provável que o seu número de seguidores esteja constantemente a descer ao invés de subir. Evite também utilizar as mensagens directas (DM – direct message) para publicitar seja o que for. Para você ganhar reconhecimento e o seu espaço neste tipo de mídia social, é importante que tenha um perfil isento de Spam e que dê aos seus seguidores valor acrescido.
5. AJUDE OUTRAS PESSOAS
Tal como acontece com os blogs, onde você deve tentar resolver problemas às pessoas e de alguma forma conseguir-lhes facilitar a vida, no Twitter isso acontece também. Se alguém pergunta algo ou procura por um produto ou serviço específico, tente ajuda-la sempre que possível. Ajudar os outros neste tipo de mídias sociais é a alavanca perfeita para que o seu perfil cresça e se torne mais popular. Ajudar os outros depreende também ajuda-los a serem reconhecidos, o que significa que é importante você fazer retweet dessa mensagens.
6. NÃO TENHA MEDO DE REPASSAR
Muitos utilizadores do Twitter têm alguma dificuldade em repassar matérias de outros blogueiros, por uma razão ou por outra. No entanto, para que você veja os seus tweets repassados e a sua conta com mais seguidores, é importante que você seja pro-activo e amigo dos outros utilizadores primeiro. Dê aos outros aquilo que você desejaria receber. Dessa forma, você está ajudando na divulgação do trabalho dos outros, o que mais tarde fará com que esses utilizadores sintam necessidade de compensa-lo também.
7. SEJA DINÂMICO
Quando alguém resolve seguir o seu perfil no Twitter, isso significa que essa pessoa tem a expectativa de ver coisas suas publicadas regularmente. Seja dinâmico na sua acção e actualize o seu Twitter regularmente. Não deixe os seus seguidores sem notícias suas durante muito tempo. Eles estão interessados nas novidades que você tem para apresentar, nas suas recomendações e também no repasse de notícias que você provavelmente fará. Seja activo, responda a outros utilizadores, actualize o seu estado regularmente, escreva tweets únicos, dê conta de novidades, etc, etc, etc.
8. A IMPORTÂNCIA DAS CONEXÕES
Há medida que se for estabelecendo no Twitter, procure estabelecer conexões e ligações com outras pessoas. Uma das coisas que fazemos regularmente é repassar matérias de outros blogueiros, o que nos dá a possibilidade de esses blogueiros depois repassarem as nossas. Este tipo de interacção normalmente dá origem a relações entre pessoas, e desse tipo de relações surgem inúmeras outras oportunidades para parcerias, projectos conjuntos, ajuda mútua, divulgação, etc. Criar relações com outros profissionais, pessoas e blogueiros, é importante para o seu crescimento no Twitter.
9. TORNE O SEU TWITTER ACESSÍVEL
Uma das coisas mais importante de um perfil no Twitter, é que esse perfil esteja o mais acessível possível. Você deverá colocar o seu perfil do Twitter em destaque no seu blog, colocar botões que permitam repassar as suas matérias facilmente, entre muitas outras opções que existem. O plugin que utilizamos para repassar as matérias no Twitter automaticamente é o Topsy Retweet Button, que lhe permite colocar botões de repasse automáticos e ainda editar o texto dos seus botões para português, por exemplo.
Quanto mais acessível for estar em contacto consigo, mais fácil será você crescer enquanto utilizador da rede e receber milhares de seguidores. Se necessário, poderá também colocar os seus tweets em destaque na barra lateral do seu blog, nas suas postagens ou no cabeçalho do seu site. Existem inúmeras opções disponíveis para você marketizar o seu perfil e começar a ganhar seguidores mais rapidamente!
10. TENHA PACIÊNCIA!
Um perfil com milhares de seguidores no Twitter não aparece de um dia para o outro. É necessário algum trabalho, muita dedicação e grandes doses de paciência. Quanto mais você trabalhar para ser um bom profissional e um bom blogueiro, mais rapidamente o seu Twitter irá espelhar esse sucesso. Tenha paciência, vá postando matérias de qualidade no Twitter, ajudando outras pessoas e profissionais e aos poucos, seu perfil irá começar a ganhar reconhecimento, seguidores e a direccionar tráfego de qualidade para o seu blog e para as suas postagens!
Se por ventura quiser colocar no seu blog um contador de seguidores e assinantes para Blogger, visite os nossos fórums que tem lá o tutorial explicativo de como usar esses contadores. Isso é uma boa forma de começar a marketizar o seu Twitter e a ganhar mais seguidores. E aproveite também para nos seguir no Twitter e começar a interagir connosco!
Um Inventário Florestal em conserva
-
Comparado com uma empresa de produção de conservas, ao que se assemelha o
6.º Inventário Florestal Nacional com um inventário de armazém?
Sem comentários:
Enviar um comentário