quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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10 dicas para ganhar mais dinheiro com campanhas da Netaffiliation

Posted: 02 Jul 2009 10:21 AM PDT

Já falei diversas aqui no blog sobre programas de afiliação e formas de ganhar dinheiro com websites e blogs. De entre as diversas empresas que recomendo na página de recomendações deste blog, a que mais gosto de utilizar ao nível de webmarketing é seguramente a Netaffiliation. Não foi ao acaso que referi em Janeiro que a Netaffiliation seria a minha grande aposta para 2009.
Passado meio ano, a Netaffiliation começa a descar-se como uma das minhas fontes de receitas mais interessantes, recorrendo a múltiplas campanhas e formas de rentabilização. No entanto, utilizar a Netaffiliation com mestria pode parecer um pouco mais complicado do que na realidade é. Tudo depende de vários factores chave na utilização e optimização de campanhas de webmarketing, vejamos:

1. CONSIDERE A SUA AUDIÊNCIA PRIMEIRO
De que interessa você colocar no seu blog banners e programas de afiliação sobre seguros automóveis, se na verdade o que os seus leitores procuram mais são oficinas ou marcas? Já considerou analisar o tipo de audiência que você tem, e descobrir quais os seus interesses enquanto navegam no seu blog? Estão esses visitantes a procurar e a comprar produtos? Estão à procura de produtos relacionados com a temática do seu website ou blog? O que é que os fará clicar no banner para comprar um determinado produto?

Geralmente o maior erro que se comete com campanhas de webmarketing, é olhar única e exclusivamente para a campanha, para o produto e para o preço que é pago por cada venda. Existem muitos webmasters e blogueiros a correr campanhas da Netaffilition que pagam 15EUR e 100EUR por cada venda/inscrição, mas a verdade é que a taxa de conversão é extremamente reduzida. Isso acontece porque o autor não teve em conta a sua audiência primeiro.

2. RECOMENDAÇÕES FUNCIONAM MUITO BEM
Recomendar a Netaffiliation num blog como este, ou recomendar um banco num blog sobre investimentos, parece na verdade inteligente. No entanto, recomendar um produto aos seus leitores nem sempre significa deixar um link ou um banner activo, e começar a encaixar dinheiro como se não existisse um amanhã.
Os seus leitores regulares, voltam diariamente ao seu blog não só pelo qualidade dos seus conteúdos, mas essencialmente porque acreditam em si e no seu trabalho enquanto profissional.

As melhores abordagens são aquelas que são feitas de uma forma bastante eficiente e explicativa, como por exemplo o tutorial que desenvolvi sobre como criar, gerir e rentabilizar campanhas na Netaffiliation, em que explico com eficiência o processo de utilização da plataforma.
Embora a Netaffiliation não seja uma plataforma irrepreensível, é seguramente uma das melhores e mais eficientes propostas actualmente no mercado.
Se pretende recomendar um produto e/ou um serviço aos seus leitores, tenha sempre em conta o conhecimento que você tem sobre o produto, as suas qualidades e defeitos, entre outros aspectos. Acima de tudo seja sincero e honesto para consigo e para com a sua audiência. Dessa forma o resultado é sempre perfeito!

3. LINK PARA PRODUTOS DE QUALIDADE
A Netaffiliation tem praticamente em todas as campanhas, disponíveis links de afiliação que podem ser utilizados em websites e blogs eficientemente. Embora passem despercebidos normalmente, estes links são excelentes oportunidades de facturação, quando linkam para produtos de qualidade.
Pouco interessa você estar a linkar para produtos que lhe pagam imenso dinheiro por cada venda, quando na verdade os seus leitores não se interessam sequer por esse tipo de produto…

4. LINKS CONTEXTUAIS FUNCIONAM SEMPRE MELHOR
Para recomendar a Netaffiliation geralmente só o faço de duas formas. Ou através do banner localizado no topo da barra lateral do blog, ou através de links internos espalhados pelos conteúdos que vou escrevendo. Na verdade o banner funciona muito bem, mas a realidade diz-me que os links contextuais e internos funcionam bem melhor.
Depreende-se por contextualizado quando falo em programas de afiliação e/ou recomendo empresas ou serviços de webmarketing online. Não faz sentido você recomendar a Netaffiliation aos seus leitores, quando escreve um artigo sobre o Twitter, por exemplo. Quanto mais contextualizado estiver, mais eficientes os seus links serão.
Quem diz recomendar a Netaffiliation, diz claro, recomendar qualquer outro tipo de empresa que vá de encontro às necessidades dos seus leitores e visitantes.

5. CONSIDERE O POSICIONAMENTO DOS LINKS
Quando se fala em Google Adsense geralmente é imprescindível falar sobre o posicionamento dos links e blocos de anúncios. É quase inerente a uma boa optimização de uma campanha contextualizada.
Dizem as regras que os hot-spots devem ser sempre preenchidos com os anúncios mais rentáveis, uma vez que a probabilidade de serem clicados é bastante superior. Esse princípio aplica-se precisamente ao webmarketing e à Netaffiliation também. Se pretende ter sucesso com campanhas de webmarketing da Netaffiliation, considere colocar os melhores anúncios (aqueles que pagam mais e vão de encontro com os gostos dos seus leitores) nos melhores locais, ainda que tenha de relegar o Adsense para segundo plano, por exemplo…

6. OS NÍVEIS DE TRÁFEGO SÃO IMPORTANTES
Por melhor que você seja a optimizar campanhas da Netaffiliation e a escolher os melhores produtos para o seu blog, se não existir ninguém a vê-los, dificilmente você conseguirá ganhar dinheiro. Isso significa que não é importante apenas a optimização e gestão de campanhas da Netaffiliation, mas também a criação de uma comunidade de subscritores e leitores regulares, e aumentar gradualmente os seus níveis de tráfego. Quanto mais visitantes aterrarem no seu blog, maior é a probabilidade de facturação do seu blog….

7. DIVERSIFIQUE MAS NÃO EXAGERE
Embora existam dezenas de diferentes campanhas interessantes para utilizar no seu blog, a verdade é que você não deverá utilizar apenas uma, nem todas ao mesmo tempo. O equilibrio é a chave perfeita para a sua equação. Se pretende ganhar dinheiro a promover campanhas da Netaffiliation, considere escolher no máximo 2 ou 3 campanhas que se enquadrem com o seu blog, e por favor, não entupa o seu blog com banners e links. Quanto mais eficientes e despercebidos os seus anúncios forem, mais navegável o seu blog se torna, mais visitantes você recebe, mais tempo eles permanecem, mais dinheiro você ganha…

8. SEJA TRANSPARENTE
Esta é uma das questões mais pertinentes. Aqui no blog todos os links de afiliação que utilizo não se encontram escondidos os mascarados com o intuito de aproveitar todos os cliques dos leitores e visitantes presentes. Acredito que a transparência é importante, e que o leitor tem sempre o direito a saber para onde o seu link o vai direccionar. Ao mesmo tempo, os links mascarados poderão criar uma falsa sensação ao visitante, que por momentos poderá pensar que será redireccionado para uma página de malware, virus, ou algo idêntico. No meu caso e da experiência que levo na área, acredito que a transparência funciona sempre muito bem, tanto na Netaffiliation como em tudo na web.

9. COMBINE COM OUTRAS FONTES DE RENDIMENTOS
A Netaffiliation é na minha opinião uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro com websites e blogs. No entanto, não é recomendável viver apenas e exclusivamente do dinheiro que consegue fazer por lá. Considere sempre utilizar outros programas de afiliação diversos, em outras áreas e com outras campanhas. Inclusivamente o Google Adsense é compatível com campanhas de webmarketing da Netaffiliation, o que lhe possibilita uma dupla rentabilização de grande qualidade se assim o desejar. Nunca se esqueça que não se colocam os ovos todos no mesmo cesto…

10. ANALISE OS RESULTADOS
Nos dias de hoje praticamente todos os programas de afiliação oferecem tracking de resultados, e a Netaffiliation não é excepção. Torna-se portanto primordial que você faça uso das estatísticas para melhor a performance dos seus anúncios. Considere utilizar diversos anúncios, posicioná-los em locais diferentes, analisar os resultados e procurar a melhor forma de rentabilização das suas campanhas.
Existem também muitas campanhas na plataforma que não são rentáveis quando comparadas com outras, pelo que é essencial procurar e filtrar só aquelas campanhas que realmente funcionam….

 

Boa sorte com a suas campanhas! Rentabilize-se!

Até Já!


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10 dicas para ganhar mais dinheiro com campanhas da Netaffiliation

Desafio: 4 semanas para melhorar os seus resultados com as redes sociais (semana 3)

Posted: 01 Jul 2009 01:31 PM PDT

Hoje damos continuidade ao nosso desafio de 4 semanas para melhorar os resultados com as redes sociais. Depois de termos apresentado os métodos para a primeira semana e para a segunda semana, é altura de iniciarmos a estratégia para a terceira semana.
Conforme havia referido nos dois últimos artigos do desafio, é importante que você tenha em mente que a sua estratégia perante as redes sociais deverá ser sempre vista a médio/longo prazo, uma vez que é importante esperar resultados, mas nunca no imediato. Se o fizer dessa forma, provavelmente sentir-se-á frustrado e acabará por nunca conseguir utilizar as redes sociais a seu favor.

1. CONTINUE A UTILIZAR AS REDES SOCIAIS ESCOLHIDAS DIARIAMENTE
Na semana passada falámos sobre a importância de continuar a visitar as suas redes sociais escolhidas, diariamente, votando em novos artigos, comentando artigos de outros autores, basicamente participando activamente.
O objectivo nesta fase passa essencialmente por ser mesmo social. Participe nas redes como se estas representassem um espaço seu, um espaço onde você tem amigos, onde você cria novas amizades, onde você dispende algum do seu tempo em prol de outros e de si próprio.
Dificilmente você precisa de dispender muitas horas neste tipo de sites, pelo menos até ter o seu perfil devidamente estruturado e com qualidade. Continue a tomar atenção ao tipo de conteúdo que se torna popular, bem como ao modo de funcionamento dessas redes. Só assim será possível você marcar a diferença no futuro próximo.

2. ANALISE AS ENTRADAS DA SEMANA PASSADA
Os passos da semana passada incluiam a publicação de um novo artigo seu nas redes sociais que havia escolhido. Entretanto é importante que gaste algum do seu tempo a analisar os resultados da sua publicação, analisando e medindo o sucesso ou insucesso que esta teve. Poderá também visualizar no seu blog o reflexo dessa publicação, através do número de visitantes únicos, número de páginas vistas, entre outros dados. Não se esqueça também de analisar o fluxo de subscritores e o número de links recebidos.

Não se esqueça que as estatísticas apenas falam uma parte da história. Nunca se esqueça que obter resultados demora o seu tempo, especialmente ao nível de redes sociais. Criar um artigo que se enquadre na rede social onde você participa, não significa que você consiga atingir resultados significativos. Uma campanha em redes sociais geralmente envolve uma estratégia a longo prazo e com objectivos bem definidos.

3. APRENDA ALGO NOVO
Durante as primeiras duas semanas, o seu objectivo foi aprender como as redes sociais funcionam, quais os conteúdos que mais consomem e de que forma estas se movimentam e respondem as suas necessidades. Esta informação foi entretanto utilizada por si na estratégia de desenvolvimento de ideias para publicar nessas mesmas redes sociais, em conjunto com o brainstorming que lhe pedi para realizar. Agora é altura de aprender algo com a sua primeira experiência pessoal.

A resposta das redes sociais onde você submeteu o seu conteúdo foi positiva? Procure avaliar o número de votos que o seu conteúdo recebeu, os comentários que foram colocados (respondas-lhes também), e o volume de visitantes que você recebeu. Nas suas primeiras tentativas é extremamente inglório que corra tudo conforme você havia planeado, portanto, aprenda com a sua experiência e procure ir melhorando os seus resultados ao longo do tempo.

Se nada correu como você havia idealizado, é altura de compreender porquê. Será que foi o tipo de conteúdo que você escreveu? será que foi a formatação? o título? O título e descrição utilizada nas redes sociais? A falta de amigos na sua rede pessoal?

4. CONTINUE A AUMENTAR A SUA REDE
Da experiência pessoal que tenho vivido em redes sociais, aprendi que os dois factores mais importantes para se ter sucesso neste meios, depende única e exclusivamente da qualidade dos conteúdos e da sua rede de amigos disponíveis para votarem nesses mesmos conteúdos. No Dihitt, por exemplo, a minha rede de contactos já é superior a 4500 blogueiros.
Faça um esforço para aumentar gradualmente a sua rede de contactos e alastrar ao máximo o potencial da sua participação. Ao mesmo tempo que o faz, irá aperceber-se de que acabou por conhecer blogueiros e webmasters fantásticos com os quais aprendeu também a crescer e a evoluir.

5. PROGRAME
Como vejo a dizer desde o ínicio deste desafio, conseguir resultados de qualidade em redes sociais é um trabalho a longo prazo. Da mesma forma que este artigo me demora pelo menos 1 hora a escrever, é importante você programar a sua participação social, definindo quando deverá escrever, com que regularidade deverá inserir conteúdos nas mídias sociais, etc. Na verdade não existe uma estratégia perfeita para a agregação de conteúdos. Há quem o faça diariamente, há quem não o faça. A minha recomendação vai sempre para pelo menos 3 ou 4 artigos por semana, no mínimo.
Aproveite também para realizar uma programação viável e que vá de encontro às suas possibilidades em termos de gestão de tempo e realização profissional/pessoal.

6. CONTINUE A CRIAR NOVAS IDEIAS
Na primeira semana pedi-lhe que tira-se algum do seu tempo para criar novas ideias para os seus projectos e com vista à sua aplicação nas redes sociais. Há medida que você vai aprendendo a interagir com a sua audiência e com as redes sociais onde participa, torna-se importante redefinir as suas ideias, bem como criar novas ideias que criem mais impacto e dinamismo à sua estratégia.

Retire sempre algum tempo para a criação de novas ideias para os seus projectos. Se está a equacionar publicar conteúdo com grande regularidade, é importante ter uma grande capacidade para gerar novas ideias. Há medida que vai listando e seleccionado ideias, considere sempre voltar atrás e verificar as ideias que teve há algumas semanas, pois poderão fazer sentido no momento em que se encontrar.

 

 

Na próxima semana voltamos a esta temática para continuarmos a melhorar os seus resultados com as redes sociais! Entretanto se não desejar perder pitada dos conteúdos que vão sendo publicados no blog, considere subscrever o blog ou seguir-nos no Twitter.

Até Já!


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