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Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 1) - o básico e as estatísticas Posted: 23 Jul 2009 11:56 AM PDT Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 1) - o básico e as estatísticas O Google Adsense tem vindo a lançar diversos videos e recursos interessantes sobre a rentabilização com Adsense, e eu gostava de aproveitar alguns dos conceitos para ajudar outros blogueiros e webmasters a tornarem as suas campanhas mais rentáveis e produtivas. Nem tudo o que é falado e aplicado nos Estados Unidos se torna aplicável e rentável em Portugal ou no Brasil, pelo que é necessário fazer as devidas aproximações e adaptações. Ganhar Dinheiro com o Adsense é na verdade mais simples do que parece. Pequenos truques como 10 formas de posicionar os seus anúncios Adsense que realmente funcionam podem realmente fazer toda a diferença nos rendimentos. Iremos revisitar os termos básicos de publicação do Adsense, para ajudá-lo a fazer crescer a rendibilidade do seu blog, bem como utilizar programas sincronizados à sua conta de Adsense, como o Google Analytics, para melhorar os índices e estatísticas do seu blog. Durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense. DICA Nº1: Quantas vezes serão necessárias um visitante entrar no seu blog para se considerar que ele tem valor? Utilizando o Google Analytics, e o relatório “Visitor Loyalty” na secção de “Visitors” da ferramenta, para filtrar os visitantes que foram ao seu blog mais do que uma vez. Coloque essa data num segmento avançado e aplique esse segmento aos relatórios originais para perceber de onde esses visitantes de valor chegam até ao seu blog, e qual o tipo de conteúdo que eles consomem regularmente. Com este informação, torna-se muito fácil compreender de onde provem o seu tráfego e de que forma poderá melhorar as suas páginas mais visitadas, de acordo com os gostos dos seus leitores. Olhando para os números, percebe-se facilmente que está a entrar demasiado tráfego que permanece no site apenas 1 vez, o que significa que poderemos estar perante uma taxa de rejeição muito elevada (ler artigo: Elimine a Rejeição ao seu blog! Saiba como manter os seus visitantes mais tempo online!). No entanto, é facilmente perceptível o número de visitantes que visita o seu blog mais do que uma vez. Esses são considerados os visitantes com valor, ou seja, aqueles que podem contribuir para o aumento da sua rendibilidade. Compreendendo isto, passamos à segunda dica. DICA Nº2: Muitos blogueiros e webmasters sentem claramente dificuldades em descobrir quais as páginas que devem melhorar nos seus blogs, com o intuito de aumentar progressivamente os seus rendimentos com Adsense também. Visite o relatório “Top Landing Pages” na secção “Content” do seu Google Analytics. Este relatório diz-lhe pormenorizadamente qual a primeira página que o seu visitante viu quando entrou no seu blog, ou seja, qual a sua página de aterragem. Para ajudar à percepção, filtre esse relatório com base na taxa de rejeição (bounce rate). A taxa de rejeição mede o número de visitantes que aterrou no seu blog, e visualizou apenas uma página, deixando o blog de imediato. Depois de perceber quais as suas páginas de aterragem que recebem mais visitantes que na verdade nunca clicam em lado nenhum, rapidamente chegou à conclusão de que estas são as páginas que necessita de melhorar. Analisando este ranking de páginas de aterragem, rapidamente se percebe quase as páginas que recebem mais tráfego e aqueles que originam mais visitantes de baixa qualidade. Através da análise de quantidade de acessos, juntamente com a “Bouce Rate”, é perfeitamente compreensível quais as páginas que originam taxas de rejeição maiores. São estas as páginas que deverá optimizar mais eficientemente para melhorar a taxa de rejeição do seu blog, manter os seus visitantes online por mais tempo e gerar também mais receita via Adsense. Poderá fazê-lo incluindo ou modificando o posicionamento dos blocos de anúncios, poderá inserir mais links estratégicos para outras páginas do seu blog, poderá recomendar conteúdos para esses leitores, entre muitas outras formas de optimização que possam levar esses visitantes a navegar por mais páginas, reduzindo portanto a taxa de rejeição, e aumentando a sua presença online. DICA Nº3: Conforme havia mencionado no final do ano passado, já é possível integrar o Google Adsense com a sua conta Google Analytics. Se por ventura fundir ambas as plataformas, o relatório “Top AdSense Content” da secção “AdSense” do seu Google Analytics irá indicar-lhe quais as páginas e os anúncios que estão a gerar mais receita, bem como onde é que estes anúncios estão localizados. Este tipo de relatórios tem um tremendo impacto na sua estratégia de rentabilização, uma vez que ajuda-o a perceber quais os tipos de conteúdo que geram mais receita no seu blog, baseado no tipo de conteúdos que atrai mais visitantes. É interessante também perceber quais os anúncios e as localização que recebem mais cliques. Conforme se pode ver na página de resultados, é possível perceber correctamente quais as páginas que estão a direccionar mais tráfego para o seu blog e que na verdade produzem cliques nos seus anúncios, é possível também perceber quais as secções do seu blog mais rentáveis, qual o número de impressões que os seus anúncios tiveram, qual a percentagem de valor por cada 1000 visitantes, entre outros dados.
CONCLUSÃO Até Já!
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