quinta-feira, 9 de julho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Desafio: 4 semanas para melhorar os seus resultados com as redes sociais (semana 4)

Posted: 09 Jul 2009 08:11 AM PDT

Hoje damos concluído o nosso desafio de 4 semanas para melhorar os resultados com as redes sociais. Depois de termos apresentado os métodos para a primeira semana, para a segunda semana, e para a terceira semana, é altura de concluir o nosso desafio e analisar os resultados.
Conforme havia referido nos dois últimos artigos do desafio, é importante que você tenha em mente que a sua estratégia perante as redes sociais deverá ser sempre vista a médio/longo prazo, uma vez que é importante esperar resultados, mas nunca no imediato. Se o fizer dessa forma, provavelmente sentir-se-á frustrado e acabará por nunca conseguir utilizar as redes sociais a seu favor.

Embora nas primeiras semanas tenhamos apenas avaliado o tipo de estratégia a utilizar nas redes sociais, os seus objectivos e a forma como você se poderá e dever movimentar, a verdade é que os resultados podem não ter chegado perto daquilo que você previa. Se isso aconteceu, é porque provavelmente você irá necessitar de mais algum tempo até atingir os resultados que deseja. A paciência é a chave desse mesmo sucesso.

1. CONTINUE A VISITAR AS SUAS REDES SOCIAIS
Se tem acompanhado este desafio ao longo das últimas 4 semanas, saberá certamente a importência que dou ao facto de as redes sociais exigirem muito a sua participação. Ser activo é a estratégia perfeita para conhecer o meio onde se posiciona, os seus frequentadores, e aumentar gradualmente a sua rede de contactos. Depois de ter a sua participação devidamente definida e a sua rede de contactos criada, poderá abrandar a sua participação, embora não seja recomendável que a retire por completo.

2. CONTINUE A AUMENTAR A SUA REDE DE CONTACTOS
Todos aqueles que obtêm sucesso através das redes sociais, geralmente estão devidamente bem conectados. Quantos mais amigos e conhecidos você fizer nos meios sociais, maior será a probabilidade de obter sucesso com essas mesmas redes. Dedique algum do seu tempo à criação de contactos.

De acordo com os resultados obtidos no Dihitt.com.br nas últimas semanas, rapidamente percebemos que este blog se encontra em primeiro lugar no ranking de blogs do Dihitt e que a minha rede de contactos ultrapassa já os 4300 bloggers. Estes resultados só são possíveis dedicando algum tempo às redes onde participa, criando sinergias com outros blogueiros presentes e procurando sempre melhorar os seus rankings e a sua forma de estar na rede. Sem dedicação e sem consistência, dificilmente conseguirá chegar onde pretende.

3. FOQUE-SE NOS DETALHES
Nesta série de artigos percebemos qual a importância de escrever conteúdos direccionados para as redes sociais e para os seus diferentes tipos de público. A esta altura é importante perceber quais foram os seus pontos escolhidos e analisá-los com eficiência.

Uma série de aspectos podem influenciar a sua presença numa rede social. Com o objectivo de maximizar o seu sucesso nas redes sociais, é necessário perceber melhor o tipo de conteúdo que você escrever, os tempos de publicação e submissão, a formatação dos artigos, se funcionam melhor em formato de lista ou tópicos, os títulos, etc. Uma vez que já deve ter publicado uma série de artigos nas redes sociais, é importante que olhe para esses mesmos artigos e tente perceber o que poderá melhorar nesses mesmos conteúdos.

A melhor estratégia é testar uma série diferente de abordagens, nomeadamente quanto à colocação de conteúdos, diferenciar os seus horários de submissão de artigos na rede, testar vários horários, enviar os conteúdos para mais amigos, procurar comentar mais os artigos de outros blogueiros e verificar se estes se movimentam a favor do seu blog, etc. Quanto mais testar, mais rapidamente perceberá qual a estratégia mais eficiente para o seu blog.

4. FOQUE-SE NA SUSTENTABILIDADE
Agora que chegámos a algumas conclusões, é altura de tentar perceber se as redes sociais realmente funcionam com o seu tipo de conteúdo ou não. Caso tenha chegado à conclusão de que existem outros tipos de websites e blogs mais interessantes onde divulgar o seu próprio projecto, não tenha medo de alterar o seu comportamento e adoptar outro tipo de estratégia.

Certifique-se de que criar uma sustentabilidade tanto para o seu blog como para a sua agenda. Verifique quanto tempo você tem realmente disponível para utilizar nas redes sociais e certifique-se de que utiliza um método de actualizações eficiente e regular, garantindo que o seu público alvo jamais perderá pitada do que você escreve ou diz.

5. ANALISE AS SUAS ESTATÍSTICAS
Embora a teoria seja sempre importante, nunca é demais utilizar a prática e os números para verificar se está a correr em território saudável ou não. Abra o seu Google Analytics e comece por analisar o tráfego referente as redes sociais que escolheu como ferramenta de marketing. Nem todas as redes têm capacidade de direccionar grandes quantidades de tráfego, no entanto, é possível analisar a qualidade do tráfego que já foi enviado.

Tal como referi no ínicio deste desafio, duas das 3 ou 4 redes sociais que mais gosto são seguramente o Dihitt.com.br e o Ueba.com.br. Ambos traduzem-se em grandes quantidades de tráfego para o blog, e geralmente funcionam como ferramentas adicionais de marketing, não requerendo um investimento avultado ao nível de tempo e dedicação, especialmente o Ueba.com.br.
Se pretende maximizar os níveis de tráfego do seu blog, assegure-se de que constrói uma rede de contactos realmente interessante e poderosa, evitando ao máximo dedicar-se em vão. A gastar algum do seu tempo, que seja sempre em prol do crescimento da sua rede de contactos e nada mais.

CONCLUSÃO
Damos por concluída esta série de 4 artigos sobre como melhorar os seus resultados com as redes sociais. Espero que esta série o tenha ajudado a melhorar o conteúdo do seu blog e a sua estratégia de participação em redes sociais. Se por ventura tiver dúvidas ou desejar aprofundar algum tipo de temática em específico, por favor deixe o seu comentário!

Até Já!


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