10 formas de aumentar a taxa de conversão das suas campanhas Netaffiliation
Como provavelmente sabe, somos fãs da Netaffiliation enquanto plataforma de afiliação. Independentemente de todos os defeitos que tenha, tem sido a maior fonte de rendimentos da Escola Dinheiro e é também a nossa recomendação para 2010. No entanto, nem todos os blogueiros e webmasters conseguem utilizar as campanhas da Netaffiliation a seu favor, gerando centenas ou mesmo milhares de euros em conversões por mês. Isso acontece provavelmente porque a taxa de conversão das suas campanhas é baixa, independentemente dos esforços que tem feito para melhorar as suas conversões.
No mês passado falámos de um artigo que nos rendeu mais de 160EUR, no qual explicámos as razões pelas quais tínhamos conseguido gerar tanto dinheiro com um único artigo. No entanto esse exemplo é apenas a ponta do icebergue, sendo que no mês passado as nossas conversões de campanhas na Netaffiliation bateram recordes, e a Escola Dinheiro posicionou-se no TOP3 dos maiores angariadores de afiliados para a plataforma de afiliação em questão.
Geralmente não falamos dos nossos rendimentos em momento algum, mas este exemplo tem como objectivo ajudá-lo a perceber qual a potencialidade da Netaffiliation enquanto plataforma de afiliação, sendo que nela existem campanhas bastante mais rentáveis que a própria campanha de contratação de afiliados.
O PROBLEMA DA CONVERSÃO
Uma elevada taxa de conversão é a chave para o seu sucesso enquanto blogueiro e webmaster. O seu blog pode na verdade receber milhares e milhares de visitantes, sem que na realidade gere dinheiro significativo. Ele recebe simplesmente tráfego. O importante de todo o processo, é conseguir converter esse tráfego e esses leitores em algo de útil para o seu blog, seja através da conversão em programas de afiliados, seja através da conversão a subscritores, e por aí adiante. Quanto maior for a sua taxa de conversão, maiores serão os seus ganhos! Tome nota também que muitos programas de afiliados trabalham com 2 ou mais níveis, o que significa que todos os afiliados que produzirem muitas vendas, acabarão por ganhar mais dinheiro por venda do que um afiliado comum.
COMO MELHORAR A SUA TAXA DE CONVERSÃO?
Existem diversas formas de melhorar a taxa de conversão de campanhas Netaffiliation, através de múltiplas estratégias. No entanto, você deverá ter em conta que pese embora o seu blog possa estar em primeiro lugar no Google, se você não conseguir converter os seus leitores em dinheiro, dificilmente algum dia conseguirá distinguir-se dos demais blogueiros que diariamente escrevem nos seus diários. A taxa de conversão é o que distingue um blogueiro casual de um Problogger!
1. IDENTIFIQUE O SEU TIPO DE LEITOR E COMPREENDA-O
O primeiro passo passa por identificar o tipo de leitores e visitantes que você tem no seu blog. Só compreendendo a sua audiência é que você terá capacidade de direccionar as campanhas correctas. Se por ventura o seu tráfego é maioritariamente feminino, não faz sentido você apresentar-lhes publicidade relacionada com automóveis e tuning por exemplo. Para converter melhor esse tráfego, provavelmente as campanhas relacionadas com moda, cosmética, cartões de crédito e afins funcionariam melhor.
2. IDENTIFIQUE O TIPO DE ACÇÃO QUE PROCURA
Depois de identificar o tipo de leitor que você tem no seu blog, é altura de você identificar o tipo de acção que deseja que ele faça. A Netaffiliation tem a vantagem de oferecer dezenas de campanhas diferentes, tanto para Portugal como para o Brasil, sendo que nem todas elas trabalham da mesma forma. Algumas exigem o preenchimento de formulários, outras exigem registo, outras exigem registo e depósito de dinheiro, e por aí adiante. Você deverá identificar o seu leitor, quais os seus interesses, quais as campanhas que nele encaixam perfeitamente e posteriormente identificar a acção que deseja que ele tome.
3. DESENVOLVA UMA OFERTA SIMPLES E FÁCIL DE COMPREENDER
Se você chegou à conclusão de que pretende utilizar uma campanha de afiliação relacionada com moda, para atrair as suas leitoras, é altura de você desenvolver uma oferta que seja simples e ao mesmo tempo fácil de compreender. Para o fazer, poderá escrever por exemplo um artigo acerca da campanha, apresentando os prós e contras e acima de tudo aquilo que as leitoras terão de fazer para beneficiar dessa mesma campanha. Torne a sua oferta o mais simples possível!
4. UTILIZE A SUA ACÇÃO EM TODAS AS SUAS PÁGINAS
Se você deseja atrair as suas leitoras para a conversão, é importante que você coloque a sua campanha em todas as páginas do seu blog. Tenha também em consideração que se você pretende que a sua taxa de conversão seja elevada, você deverá ter a sua campanha devidamente especificada e de fácil intuito. Se possível, coloque o seu banner de afiliação a linkar para o artigo que escreveu no potno nº 3, dando às suas leitoras uma acção mais directa, simples e de fácil compreensão. Todas as campanhas de afiliação, incluindo as da Netaffiliation, funcionam melhor quando existe uma recomendação pessoal e de qualidade.
5. COLOQUE A SUA OFERTA VISÍVEL
Se você pretende que a sua campanha tenha uma taxa de conversão elevada, você deverá dar-lhe o destaque que ela merece. Na Escola Dinheiro por exemplo, o primeiro banner de 125×125 é nosso, referente à campanha da Netaffiliation e não se encontra disponível para venda. Decidimos que seria importante destacar a campanha para que a taxa de conversão da mesma fosse maior, e a verdade é que funciona. Se você pretende converter bem a sua campanha, coloque-a numa posição de destaque, de preferência no topo da sua barra lateral.
6. DÊ UM TOQUE PESSOAL À SUA RECOMENDAÇÃO
Se você recomenda um produto ou um serviço a alguém, quanto mais inócua e transparente a sua recomendação for, maior será a taxa de conversão da mesma. As nossas recomendações face à plataforma da Netaffiliation, geralmente têm como base a nossa experiência profissional, e isso transmite maior confiança aos nossos leitores, aumentando gradualmente a taxa de conversão da mesma. Se pretende recomendar um produto ou serviço, dê um toque pessoal à sua recomendação, explique os prós e contras e as razões que o motivam a fazer essa mesma recomendação.
7. DESTAQUE OS BANNERS E/OU LINKS
Os banners da Netaffiliation que utilizamos na Escola Dinheiro, tanto no blog como nos RSS Feeds, foram produzidos por nós. O novo banner de 125×125 que colocámos na barra lateral do blog, tem como objectivo sobressair sobre os demais. Esse destaque geralmente funciona muito bem, gerando um maior número de cliques. Posteriormente, é importante que você consiga converter esses cliques em vendas, ou formulários, dependendo do tipo de campanha que utiliza. No entanto, tome nota da importância de destacar os seus banners e links, seja pelo seu tamanho, pelas suas cores, ou pelo seu posicionamento.
8. CRIE UMA PÁGINA DE VENDAS
Esta estratégia é também uma forma muito interessante de gerar mais vendas e comissões para as suas campanhas. Embora você possa escrever artigos de tempos a tempos a recomendar um dado produto ou serviço, como nós o também fazemos relativamente à Netaffiliation, você poderá criar uma página de vendas, fixa e destinada à conversão exclusiva dessa campanha. Crie uma página no seu blog que tenha apenas o intuito de converter novos visitantes e leitores em clientes desse produto ou serviço. Produza alguns textos de qualidade, explique sucintamente as razões pelas quais recomenda esse produto, coloque os seus banners ou links e promova essa página. Há inclusive webmasters que criam páginas de vendas e depois tentam que estas se posicionem em primeiro lugar nos resultados dos motores de busca para temas específicos. Isso gera mais vendas e obviamente mais comissões.
9. DÊ AOS SEUS VISITANTES UMA FORMA DE FALAREM CONSIGO
Se você está a promover um dado produto ou serviço, é natural que muitos dos seus visitantes tenham pequenas dúvidas sobre o funcionamento dessa campanha. Por vezes pequenos pormenores relativos às encomendas, a forma de inscrição, como beneficiar do bónus que você referiu, e por aí adiante. Tenha sempre a certeza de que os seus leitores poderão comunicar consigo, esclarecer as suas dúvidas e posteriormente adquirirem o produto/serviço com maior confiança e tranquilidade. Se você estiver acessível para ajudar, a taxa de conversão da sua campanha será seguramente maior.
10. PROMOVA PRODUTOS DE QUALIDADE
Uma das regras da conversão de campanhas é precisamente a escolha de produtos de qualidade. Todos aqueles que promovem produtos de qualidade, regra geral, constroem credibilidade e autoridade junto da sua audiência. Na Escola Dinheiro recomendamos muitas vezes a Netaffiliation, mas sempre com a certeza de que esta plataforma é uma mais-valia para todos os blogueiros e webmasters que tentarem usufruir das suas competências. Se por ventura promovessemos 20 ou 30 plataformas diferentes, apenas e somente com o intuito de angariarmos novos clientes, estaríamos a perder credibilidade, confiança e autoridade. Pense bem antes de tentar ganhar dinheiro fácil através dos seus visitantes e leitores. A credibilidade não tem preço!
Até Já!
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