30 formas de fazer o seu blog destacar-se da concorrência!
Conseguir com que um blog se destaque da concorrência nos dias de hoje, é um processo cada vez mais complexo. Com os milhares e milhares de blogs que diariamente surgem na Internet, torna-se cada vez mais complicado conseguir destacar o seu blog dos demais. No entanto, existem algumas formas práticas de contrariar a forma como dá a conhecer o seu blog, seja através do seu visual, da sua estrutura, dos seus conteúdos, das ferramentas que oferece, entre outras.
Este artigo tem como objectivo dar-lhe uma visão periférica e ao mesmo tempo profunda de 30 formas de fazer com que o seu blog se destaque face à concorrência. Nem todas estas práticas são aplicáveis a todo o tipo de blogs, pelo que deverá ser você a decidir quais aquelas que fazem sentido aplicar ao seu blog.
1. CONTEÚDO DE QUALIDADE
Esta é provavelmente uma das mais reconhecidas formas de destacar o seu blog dos demais concorrentes. Se você produzir conteúdo de primeira qualidade, os seus visitantes e leitores desejarão regressar ao seu blog para consumir mais informação. Um dos factores mais importantes desta estratégia prende-se com a relevância dos conteúdos, bem como o facto de estes estarem devidamente actualizados face à realidade. Quanto mais incisivo, relevante e coerente você for na produção dos seus conteúdos, maior será o interesse dos seus leitores em regressarem novamente ao seu blog.
2. OIÇA A SUA AUDIÊNCIA
Se por ventura você tem a felicidade de ter uma audiência de qualidade no seu blog, ou simplesmente leitores regulares, é importante que você oiça o que eles têm para lhe dizer. Para realizar uma tarefa deste tipo, você poderá estabelecer um contacto via email, utilizar os comentários do seu blog, incorporar uma caixa de chat ou shoutbox, ou simplesmente um serviço de feedback. Ouvindo o que a sua audiência tem para lhe dizer, você posicionasse em vantagem para lhe oferecer aquilo que tanto desejam.
3. MONITORIZE A FORMA COMO O SEU BLOG É USADO
Já falámos aqui na Escola Dinheiro diversas vezes sobre a importância do comportamento dos seus visitantes e leitores. Conhecer a forma como os seus visitantes se comportam no seu blog é um passo muito importante para a sua estratégia de desenvolvimento futuro, pois permite-lhe saber quais os locais e formas de lhes oferecer aquilo que estes desejam. Existem duas formas de você se manter em contacto com o comportamento dos seus visitantes. A primeira passa por analisar os dados estatísticos do seu Google Analytics (ou outro software), verificando a origem (país e cidade) dos seus leitores, quais os termos de pesquisa que estes estão a utilizar mais frequentemente para encontrá-lo nos motores de busca, e quais os sites e blogs que mais tráfego direccionam para si. A segunda passa pela utilização de ferramentas como a ClickDensity ou a CrazyEgg, sendo que estas empresas produzem heatmaps (mapas de calor) relacionados com o número de cliques e posicionamento dos cliques que os seus leitores efectuam no seu blog, entre outros dados complexos e profundos sobre o comportamento da sua audiência.
4. PARTICIPE EM COMUNIDADES ONLINE
Quando você lê o seu blog favorito ou simplesmente artigos interessantes que encontra por essa internet fora, invista algum do seu tempo a comentar esses mesmos conteúdos. Utilize sempre o seu nome, email e endereço do seu blog, de forma a criar uma rotina de actividade online. Participe também activamente pelo menos num fórum de discussão ou num grupo de blogagem ou networking. Se você não for um membro activo de comunidades online que não estejam directamente ligadas ao seu blog, você está a perder autoritarismo e visibilidade.
5. SUBMETA O SEU BLOG EM GALERIAS E DIRETÓRIOS
Também já falámos da importância de submeter o seu blog a Galerias e Diretórios de blogs. Recomendamos vivamente a galeria de blogs, que tem já cerca de 1500 blogs inscritos, e produz ainda excelentes backlinks e autoridade para os blogs nela inscritos. Recentemente escrevemos inclusive um caso de estudo sobre como receber 5000 visitas grátis dessa mesma galeria. Recomendamos ainda a consulta dos 390 diretórios gratuitos do Brasil que compilámos também recentemente.
6. ASSINATURA DE EMAILS
Também é uma prática bastante comum, mas que infelizmente nem todos têm em consideração. A forma como você assina os seus emails poderá ser importante para fazer circular a sua mensagem. No entanto, ao invés de colocar simplesmente o endereço do seu blog, procura colocar o seu TOP5 dos artigos mais populares de sempre. Isso irá gerar-lhe mais páginas lidas, despertará muito maior interesse e acabará pode destacá-lo face à sua concorrência.
7. CARTÕES DE VISITA
Embora sejam utilizados maioritariamente por Freelancers e profissionais, a verdade é que os cartões de visita são também uma forma interessante de publicitar o seu blog. Invista algum do seu dinheiro na produção de um cartão criativo e memorável, para que sempre que você for abordado relativamente à sua actividade online, possa entregar um cartão de referência ao seu blog. Lembre-se sempre que muitas pessoas geralmente guardam os cartões na carteira, mas mais tarde ou mais cedo acabam sempre por encontrá-los. Se o seu cartão despertar a curiosidade da pessoa, você provavelmente acabará por ganhar um novo leitor.
8. COMPETIÇÕES
Correr uma competição no seu blog é também uma forma interessante e dinâmica de fazer com que o seu tráfego dispare e os holofotes se posicionem direccionados para o seu blog. Quando avançámos com o concurso do aniversário do blog, nunca imaginámos que as repercussões fossem tão positivas. No entanto, um concurso ou competição não depende necessariamente de um prémio de grande valor. Você poderá realizar uma competição para o desenvolvimento do seu novo logotipo, um nome para um produto ou blog que está para lançar, ou outra ideia qualquer. Além de você mostrar claramente que está preocupar também em dar algo aos seus leitores e não só somente receber, você está também a criar notoriedade e a destacar-se dos demais concorrentes.
9. OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA
Uma boa e eficiente estratégia de optimização para motores de busca, pode ser também uma forma eficiente de destacar o seu blog sobre a demais concorrência. A ideia prende-se com a criação de código válido e de qualidade, que cumpra os requesitos dos standard de usabilidade e navegabilidade, bem como de webdesign. Isso significa utilizar as tags HTML correctas, utilizar um título e meta data específica para cada página, entre outras opções. Verifique que os robots dos motores de busca conseguem verificar os seus conteúdos sem problema e indexarem-nos rapidamente, pois isso é uma vantagem imediata na competição directa com outros blogs. Se deseja aprender mais sobre Optimização para Buscadores, recomendamos o blog da Mestre SEO.
10. COMPRA DE PUBLICIDADE
A compra de publicidade em sites e blogs de qualidade pode ser uma das melhores formas de levar o seu blog ao próximo nível. Infelizmente os blogueiros de língua portuguesa ainda são demasiado reticentes ao investimento, mas deixe-nos dizer-lhe que sem investimento você nunca terá retorno. Se pretende acelerar o crescimento e destaque do seu blog, invista algum do seu dinheiro na compra de espaços publicitários em blogs de qualidade e que apresentem algum tráfego e uma comunidade em seu redor!
11. ESCREVA ARTIGOS PARA OUTROS BLOGS
Já falámos da importância dos Guest-Posts em blogs e também os benefícios de escrever para a Escola Dinheiro, mas ainda voltamos a relembrá-lo que uma das melhores formas de você dar a conhecer o seu blog e destacá-lo de toda a concorrência é precisamente através da escrita de conteúdos de grande qualidade, os quais você publicará noutros blogs. Escrever para outros blogs é uma das melhores formas de destacar o seu próprio blog. Os gurus da Optimização para Motores de Busca provavelmente dir-lhe-ão a mesma coisa de um ponto de vista técnico e estratégico. Se você é um webdesigner, considere escrever alguns tutoriais e artigos em forma de lista para sites de criatividade. Tenha sempre a certeza de que coloca o endereço URL do seu blog junto do seu nome, porque se o seu artigo tiver realmente muita qualidade, os leitores irão desejar saber mais sobre si.
12. COMUNIDADES ONLINE
Durante os últimos anos as comunidades online começaram a tornar-se cada vez mais parte do dia-a-dia de todos os blogueiros e curiosos da Internet. Se você pretende melhorar a sua exposição social e mediática, considere criar uma página de fãs no Facebook, carregar as suas criatividades e trabalhos de webdesign para comunidades como a DeviantArt, ou simplesmente criar páginas na HubPages, Squidoo Pages ou Google Knol. A sua presença online é cada vez mais importante, pelo que se você não aparecer regularmente, acabará por cair no esquecimento.
13. UTILIZE O TWITTER A FAVOR DO SEU BLOG
Você provavelmente já conhece o Twitter e o poder que este tem em direccionar tráfego de qualidade para blogs. Independentemente de tudo, o Twitter é uma excelente ferramenta para destacar o seu blog através dos seus seguidores (leia também: como conseguir mais seguidores no Twitter). Para retirar o máximo potencial do Twitter, recomendamos-lhe que visite o Twibes para criar e gerir diferentes grupos de utilizadores. Quanto mais por dentro do seu nicho de mercado você estiver, maior será a sua capacidade de se destacar. Aproveite também para começar a utilizar algumas ferramentas para o Twitter.
14. VIDEO AULAS E PODCASTS
Já são muitos os blogueiros que nos dias de hoje produzem com regularidade Podcasts e Video Aulas, mesmo nos mercados de língua portuguesa. Se você por ventura tem algo que gostasse de transmitir aos seus leitores de uma forma mais pessoal, considere criar uma Vídeo Aula. Além de beneficiar da credibilidade de aparecer diante dos seus leitores, você poderá ainda beneficiar dos motores de pesquisa de vídeos como o Youtube, os quais têm capacidade de direccionar grandes quantidades de tráfego de qualidade.
15. RSS FEEDS E NEWSLETTERS
Quando um utilizador subscreve a sua newsletter, você tem a possibilidade de começar a criar a sua lista de contactos e ao mesmo tempo a construir a sua audiência. Se você utilizar bem a sua newsletter, ela pode ser uma excelente forma de captar e direccionar tráfego para o seu blog. Juntamente com as newsletters, você deve oferecer aos seus leitores e visitantes a possibilidade de subscreverem o seu blog por RSS. A construção da sua audiência é fundamental para que você se consiga destacar da sua concorrência mais rapidamente! Leia também o nosso artigo sobre como passámos de 1700 para 4000 subscritores.
16. T-SHIRTS COM A IMAGEM DO SEU BLOG
O marketing offline é também uma forma muito interessante de captar novos visitantes e leitores para o seu blog, e também uma das melhores formas de você se destacar rapidamente da sua concorrência. De entre todas as opções de marketing offline existentes, as T-Shirt’s são seguramente uma das formas mais interessantes de promover a sua imagem e o seu blog. No Brasil recomendo vivamente a Camiseteria e em Portugal o Cão Azul. Se desejar, contacte-os para chegar a um acordo de produção das suas T-Shirts!
17. CRIE UMA APLICAÇÃO PARA iPHONE
Se por ventura o seu blog comercializa produtos e/ou serviços, desenvolver uma aplicação para iPhone ou outra plataforma mobile, pode ser uma forma fantástica de aumentar não só as suas vendas, como também o mediatismo do seu blog. Existem algumas empresas dedicadas ao desenvolvimento de aplicações para telemóveis, como a Siruna. Com o potencial que os mercados de venda de aplicações mobile têm neste momento, é importante você manter-se na linha da frente e fazer com que o seu blog se destaque da concorrência. O mesmo se aplica à versão mobile do seu blog, por exemplo.
18. CARIDADE/SOLIDARIEDADE
Realizar um evento ou criar uma oportunidade de caridade/solidariedade é também uma forma de destacar o seu blog face aos seus concorrentes. Embora a ideia não seja aproveitar-se dos mais desfavorecidos, você poderá na realidade juntar o útil ao agradável, e correr uma oportunidade de solidariedade junto da sua comunidade, ganhando notoriedade e reconhecimento, em troca de uma doação a uma instituição de carácter social. Uma vez que existem muitas, escolha bem a quem deverá doar o dinheiro realizado.
19. PATROCÍNIOS
Outra forma interessante de destacar o seu blog face aos demais concorrentes, passa pelo patrocínio de eventos, sejam eles online ou offline. Muitas vezes as faculdades organizam eventos direccionados a grupos de utilizadores específicos, por exemplo, sendo que você tem a oportunidade de patrocinar alguns desses eventos em troca de publicidade, notoriedade e destaque social. Quem diz as faculdades diz eventos online realizados por outros blogs e empresas.
20. COLOQUE O SEU CONTEÚDO EM VÁRIOS LOCAIS
O seu blog está longe de ser o único local onde você deverá colocar os conteúdos que escreve. Como já referimos inúmeras vezes, os agregadores de conteúdo são também muito importantes na divulgação da sua mensagem, na angariação de tráfego de qualidade, e também no estabelecimento de uma imagem social dinâmica. Se você deseja destacar-se, considere participar em agregadores de conteúdo em Português. Leia também o nosso caso de estudo sobre como fazer o seu tráfego explodir com o ocioso e o uêba!
21. OFEREÇA ALGO!
Independentemente do que você tiver para oferecer, é importante que você tenha uma estratégia de promoção interessante e que leve os seus visitantes e leitores a desejarem uma das suas ofertas. Seja um simples wallpaper para o computador, um Ebook de qualidade, um relatório ou caso de estudo, uma T-Shirt ou canetas, o importante é que você crie algum “hype” em torno do seu blog, e acima de tudo que o destaque face à concorrência apertada.
22. IMPRENSA NOTICIOSA
Nos dias de hoje a informação e as notícias circulam a um ritmo extremamente acelerado e tomam diversas formas nos media. Alguma vez considerou ter o seu blog referido num portal de notícias de topo? Um dos portais de notícias mais emblemáticos do momento é o Google News. Se você tem um blog que é gerido por múltiplos autores, você poderá tentar candidatar-se a publicar as suas notícias no Google News, sendo que para isso deverá produzir conteúdo original, ter múltiplos autores, um tempo de resposta muito curto e um carácter muito próprio. No entanto existem outras oportunidades no mercado. A Escola Dinheiro por exemplo já apareceu nos Media por diversas vezes, tanto online como offline.
23. RESOLVA UM PROBLEMA
Alguma vez parou para pensar porque é que os sites de tutoriais recebem normalmente muito tráfego? A resposta é simples: eles resolvem problemas. Procure por um problema que afecte o nicho de mercado onde você actua, crie um tutorial ou uma forma de ajudar a sua audiência a resolver esse problema, e publique um artigo de grande qualidade. Quando você vai ao encontro das necessidades dos seus leitores, eles acabam sempre por se fidelizar à sua imagem, gerando maior credibilidade e destaque.
24. CANAL NO YOUTUBE
Esta é uma das novidades que estamos a preparar ainda. Todos sabemos que o YouTube é massivo e também um dos sites que mais tráfego gera em todo o mundo. Criando o seu canal de videos no Youtube, você irá criar uma oportunidade para os seus leitores subscreverem os seus vídeos, mantendo-os constantemente em contacto consigo e com as suas matérias. Do ponto de vista dos motores de busca, os vídeos são também uma excelente forma de ganhar posições nos resultados de pesquisas para termos e palavras-chave específicas.
25. SERVIÇOS E FERRAMENTAS GRATUITOS
Ter no seu blog um determinado serviço ou ferramenta que é gratuito, é uma forma intuitiva de atrair novos visitantes e leitores para o seu blog. Existem dezenas de blogs que oferecem calculadores, verificadores de pagerank, geradores de sitemaps, e por aí adiante, sendo que a grande maioria desses sites e blogs acaba sempre por ser recomendado pelas suas ferramentas, ao longo do tempo.
26. SERVIÇOS DE CONSULTORIA
Se por ventura o seu blog for consideravelmente bom no nicho de mercado onde actua, considere oferecer serviços de consultoria. A consultoria pode ser realizada via internet, telefone ou contacto pessoal, sendo que poderá ser igualmente praticada junto de pessoas individuais, grupos ou profissionais. A consultoria, quando realizada com sucesso, é seguramente uma forma profissional e credível de destacar o seu blog sobre a demais concorrência. Ainda são poucos os blogs que oferecem serviços de consultoria profissional, pelo que você tem as portas abertas a essa oportunidade.
27. CRIE UM TEMPLATE, PLUGIN OU ADD-ON
Com o poder que as comunidades de blogging estão a ter nos dias de hoje, o desenvolvimento de templates, plugins, widgets e add-ons para plataformas de blogging é um mercado de promoção sem limites. Investir algum dinheiro no desenvolvimento de um template ou plugin para Wordpress, por exemplo, pode ser a forma mais eficaz de levar o nome do seu blog aos quatro cantos do planeta, de forma gratuita e viral. Tenha sempre em consideração que o template deverá ter pelo menos um link para o seu blog, como autor do trabalho.
28. ESCREVA UM LIVRO
Escrever um livro é algo que requer imensa exigência, especialmente ao nível de tempo, mas poderá trazer-lhe inúmeros benefícios em praticamente todas as frentes. Além de trazer-lhe maior credibilidade e também mais dinheiro, um livro é uma forma de colocar o assunto abordado na boca do mundo, criar uma nova tendência, gerar “buzz” a seu favor e colocar o seu blog num lugar de destaque.
29. CRIE UM SERVIÇO PREMIUM
Já falámos aqui na Escola Dinheiro também sobre as razões para comprar um acesso a um blog privado, e as mesmas servem precisamente para o caso de você criar uma comunidade fechada para o seu próprio blog. Os serviços de subscrição podem ajudá-lo a conseguir uma constante de subscritores e utilizadores fidelizados à imagem do seu blog, destacando-o pela qualidade dos seus conteúdos e a relevância que este tem para o mercado. Se por ventura está a planear utilizar subscrições para o seu blog, considere recorrer a sistemas de pagamento facilitados e que tornem o seu blog rapidamente numa referência.
30. PARTICIPE EM EVENTOS
A participação em eventos, como por exemplo o SMX Brasil, é uma forma não só divertida de você conhecer outros blogueiros e webmasters, mas também uma forma de promover o seu blog. Com os seus cartões de visita na mão, você apenas necessita de iniciar a comunicação com outros profissionais e dar a conhecer o seu trabalho. A chave é escolher os melhores eventos e aqueles que se adequém aos objectivos do seu blog.
E você, que técnicas utiliza para destacar o seu blog da concorrência?
Até já!
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