O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte I - Escola de Ganhar Dinheiro |
O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte I Posted: 03 Mar 2010 08:49 AM PST Quando a Escola Dinheiro se iniciou, fez em Fevereiro passado dois anos, comercializar publicidade era na realidade uma utopia. O blog não tinha tráfego suficiente para comercializar publicidade ainda, da mesma forma que não considerámos sequer essa possibilidade numa primeira fase. Passados cerca de 4 meses do lançamento do blog, decidimos que era altura de começar a comercializar espaços publicitários . No entanto, comercializar publicidade num blog remete-nos para uma série de questões às quais devemos conseguir responder, nomeadamente:
Para responder a todas estas questões, é necessário ter uma série de pontos em consideração, pontos esses que gostaria de debater neste artigo. Este é o primeiro artigo de uma série sobre “Como vender publicidade no seu blog” pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:
PORQUE RAZÃO PRETENDO VENDER PUBLICIDADE?Esta é provavelmente a grande pergunta a fazer a si próprio antes de todas as outras. A realidade profissional diz-nos que nem todos os blogs devem comercializar publicidade. Por exemplo, se você tem um blog direccionado para a comercialização de um produto ou serviço, não faz qualquer tipo de sentido comercializar publicidade. Porquê? Porque na realidade você não deseja que os seus visitantes/clientes se movimentem para fora do seu blog. O seu objectivo é tornar o máximo número de visitantes em potenciais clientes.
Se você comercializa produtos ou serviços, provavelmente a melhor estratégia passa por não comercializar publicidade. No entanto, se você tem um blog ou site de carácter técnico/informativo, a venda de publicidade poderá ajudá-lo a aumentar os seus rendimentos. De facto, vender espaços publicitários é hoje uma das formas mais comuns de rentabilização de sites e blogs! Tenha em conta o seguinte: este blog realiza dinheiro através de programas de afiliados – recomendamos produtos e serviços de qualidade aos nossos leitores e sempre que o achamos conveniente e uma mais-valia para eles. No entanto, estamos limitados ao nível da receita – limitados quanto ao número de artigos e produtos que promovemos. Tendo em conta que o objectivo deste blog não é comercializar produtos de afiliação, é necessário ter em conta que o objectivo do mesmo é ajudar os visitantes/leitores e não propriamente a vender-lhes algo. Compreende a limitação? A comercialização de publicidade é na nossa opinião uma forma muito interessante e rentável de de manter as finanças do seu blog estáveis. Essencialmente os anunciantes pagam pelo volume de tráfego e páginas lidas que este espaço gera. Os anúncios são colocados na lateral e nas páginas internas do blog e na realidade não existe a necessidade de comercializar “algo” para que este blog seja rentável. Portanto, isso permite-nos concentrar os nossos esforços na criação de conteúdos de qualidade para os nossos leitores! Analise esta teoria da seguinte forma – você oferece conteúdo de qualidade aos seus leitores. Por culpa disso, você constrói uma audiência de qualidade e acaba por gerar tráfego considerável e de qualidade para o seu blog. De forma a conseguir manter o seu foco na criação de conteúdos de qualidade, você tem de procurar uma forma de monetizar eficientemente o seu blog. Vender publicidade (a anunciantes relacionados com o nicho), você rentabiliza o seu tráfego sem manipular ou distrair os seus leitores. No final, todos saem a ganhar! SERÁ DEMASIADO CEDO PARA VENDER PUBLICIDADE?A partir de que momento um site ou blog está preparado para comercializar publicidade? A verdade é que você pode oferecer espaços publicitários a partir do primeiro minuto de vida do seu blog – mesmo que não tenha tráfego. Isto não significa no entanto que você consiga atrair anunciantes, obviamente. Como referimos no início do artigo, a nossa estratégia sempre passou por uma abordagem faseada, não tentando comercializar espaços publicitários quando na realidade estes não eram ainda uma mais-valia para os anunciantes. A verdade é que soubemos esperar que o tráfego subisse ou que fossemos contactados pelo primeiro anunciante interessado.
Então, quando é que o seu site ou blog está preparado para comercializar espaços publicitários? Existem vários factores que o ajudam a perceber quando é que esse momento chegou, mas tome nota das seguintes indicações: 1. TENDÊNCIA DE SUBIDA DE TRÁFEGOEmbora não seja necessário você começar a receber milhares de visitantes diariamente, é importante que você se mantenha atento à tendência de crescimento do seu tráfego. Quando se encontrar a um nível relativamente interessante, você poderá considerar a comercialização de espaços publicitários. Se você analisar o comportamento do seu tráfego e verificar que este cresce pelo menos 20% ao mês, você saberá de antemão que é perfeitamente possível atingir números expressivos nos próximos meses. Isso é um indicador interessante de crescimento e também um factor que lhe poderá indicar que você está a perder dinheiro a cada dia que passa. Se você reparou recentemente em picos de tráfego ou num padrão de crescimento contínuo, talvez seja a altura certa para começar a comercializar publicidade no seu blog. 2. CONEXÕESNo primeiro ano de existência da Escola Dinheiro, nós conseguimos criar contactos, amizades e conexões com milhares de blogueiros e webmasters, sem que na realidade acreditássemos que tal fosse possível tão rapidamente. Com estas ligações gerou-se também um marketing de passa-a-palavra e um maior potencial de crescimento de tráfego. Será que você está a estabelecer ligações com outros blogueiros e webmasters? Alguma vez deu uma entrevista ou viu o seu blog citado num outro blog? Algum destes factores levou a que o seu blog recebesse mais tráfego? Se respondeu que sim, então provavelmente o seu blog está preparado para comercializar publicidade! 3. PEDIDOS DE PUBLICIDADEEste é um dos factores mais óbvios em causa. Alguma vez recebeu pedidos de publicidade? Se sim, é altura de preparar o seu blog para a comercialização de espaços publicitários! Se tiver chegado a sua hora e não souber como preparar o seu blog para a comercialização de publicidade, não deixe de ler o nosso artigo com 10 dicas para criar uma página de publicidade perfeita. A VENDA DE PUBLICIDADE ENQUADRA-SE NOS OBJECTIVOS DO BLOG?Qual é o principal objectivo do seu blog? Novamente, se você está a tentar comercializar um produto ou serviço qualquer, dar aos seus visitantes uma razão para saírem é crucificar o seu modelo de negócio. Mas, se o seu site ou blog estiver orientado para o conteúdo – a venda de publicidade enquadra-se nos objectivos? Você não pretende bombardear os seus leitores com anúncios. Você também não pretende apresentar anúncios que não estejam contextualizados com o conteúdo. Os melhores anúncios são aqueles que complementam o valor dos seus conteúdos. Como já referimos, a comercialização de espaços publicitários é uma das melhores formas de monetização da Escola Dinheiro, uma vez que não afecta a qualidade dos conteúdos. Os nossos leitores podem assim beneficiar dos conteúdos de uma forma muito mais interessante. Não esqueça os seus objectivos quando comercializa publicidade. Se você pretende que os seus visitantes assinem a sua newsletter ou RSS Feed, tenha a certeza de que ambos estes elementos se encontram visíveis e de fácil acesso – evite substituir um objectivo com outro, ou seja, evite substituir a sua caixa de Newsletter e RSS Feeds por um bloco de anúncios. Evite também colocar demasiados anúncios ao ponto dos seus visitantes saírem do seu blog. Embora você esteja a ganhar dinheiro com esses anúncios, a sua grande fonte de receitas serão sempre os seus leitores. Este é o primeiro artigo de uma série sobre “Como vender publicidade no seu blog” pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:
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