sexta-feira, 12 de março de 2010

O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte III - Escola de Ganhar Dinheiro

O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte III - Escola de Ganhar Dinheiro


O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte III

Posted: 12 Mar 2010 07:47 AM PST

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O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte III

Quando a Escola Dinheiro se iniciou, fez em Fevereiro passado dois anos, comercializar publicidade era na realidade uma utopia. O blog não tinha tráfego suficiente para comercializar publicidade ainda, da mesma forma que não considerámos sequer essa possibilidade numa primeira fase. Passados cerca de 4 meses do lançamento do blog, decidimos que era altura de começar a comercializar espaços publicitários. No entanto, comercializar publicidade num blog remete-nos para uma série de questões às quais devemos conseguir responder, nomeadamente:

  1. Porque razão pretendo vender publicidade?
  2. Será demasiado cedo para vender publicidade?
  3. A venda de publicidade enquadra-se nos objectivos do blog?
  4. Recebo tráfego suficiente para atrair anunciantes para o blog?
  5. O blog produz páginas lidas suficientes para justificar o investimento do anunciante?
  6. Que valores deverei cobrar?

Este é o terceiro artigo de uma série sobre "Como vender publicidade no seu blog" pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:

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Recomendamos-lhe também que consuma os nossos primeiros dois artigos desta série, os quais já geraram debates extremamente interessantes, com dezenas de comentários e tweets, e que na verdade trazem-nos a uma realidade extremamente importante:

Neste terceiro artigo, gostaríamos de falar um pouco sobre a importância de atrair um anunciante para o seu blog, quais as melhores técnicas para atrair anunciantes e de que forma você deverá posicionar o seu blog para atrair esses mesmos anunciantes. Embora não existam fórmulas de sucesso adaptáveis a todos os blogs, existem algumas regras e tendências que tendem a ter maior sucesso que outras.

TENHA UMA PÁGINA DE PUBLICIDADE PERFEITA

A importância de uma página de publicidade é fundamental para o sucesso da comercialização directa dos seus anúncios. Como referimos no artigo 10 dicas para criar uma página de publicidade perfeita, uma página de publicidade com qualidade é a melhor forma de atrair anunciantes para o seu blog, apresentar-lhes dados estatísticos que comprovem os benefícios de anunciar no seu blog, apresentar mapas de localização, formas de pagamento automatizadas, entre outras possibilidades que farão toda a diferença na hora do anunciante escolher o local onde anunciar o seu blog.

TENHA UM BANNER OU LINK “ANUNCIE AQUI”

Embora pareça demasiado simples e óbvio, um banner ou mesmo um link do tipo “Anuncie Aqui” ou “Anuncie neste espaço”, pode ser crucial na sua estratégia de angariação de novos anunciantes. Se você por ventura imaginar que tem a barra lateral cheia de banners, mas não existe espaço para mais nenhum anunciante, muito menos é feita referência a um “Anuncie Aqui”, então os seus potenciais anunciantes irão considerar que os espaços estão lotados e provavelmente nem entrarão em contacto. O mesmo sucede-se com blogs que tenham todos os espaços disponíveis para venda. Isso cria atrito junto dos anunciantes, que irão considerar que o blog em causa não tem procura, logo também não é uma mais-valia. O ideal é preencher parte dos seus espaços publicitários com campanhas de afiliação, e utilizar posteriormente um banner “Anuncie Aqui” para captar novos anunciantes.

OS ANÚNCIOS DEVERÃO SER RELEVANTES

Se por ventura o seu blog é sobre séries de televisão, não faz muito sentido você apresentar anúncios relacionados com dinheiro, empréstimos, automóveis e por aí adiante. Manter os seus anúncios o mais relevantes e contextualizados possível, é a melhor forma de você garantir não só uma mais-valia para os seus visitantes e leitores, bem como tráfego de qualidade para os seus anunciantes. É uma dupla equação a seu favor, sendo que você deverá preocupar-se sempre e primeiro com os seus leitores, em segundo lugar com a rendibilidade e conversão dos seus anunciantes e por último com a sua conta bancária.

OCUPE SEMPRE ALGUNS DOS SEUS ESPAÇOS

Se neste momento você não tem nenhum espaço do seu blog vendido a um anunciante, considere ocupar alguns dos espaços disponíveis com anúncios próprios, banners de afiliados ou parceiros, ou simplesmente com alguma coisa que seja relevante para o seu público alvo. Isso trará maior conforto aos anunciantes na hora de decidir qual o blog em que apostar. Deixar os espaços vazios ou todos eles disponíveis para compra é o mesmo que dizer aos seus anunciantes que o seu blog ainda não apresenta mais-valias para quem deseja anunciar.

FAÇA SHOW-OFF DAS SUAS ESTATÍSTICAS

A melhor forma de angariar anunciantes rapidamente para o seu blog, passa por mostrar-lhes as mais-valias do seu blog. As suas estatísticas são uma dessas mais-valias, especialmente se os números que tiver para apresentar forem expressivos e grandiosos. Você deverá preocupar-se em apresentar pelo menos o básico, ou seja, o número de visitantes únicos mensais, número de páginas lidas, a origem do tráfego e também o seu Google Pagerank e o Alexa Rank.

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DEMOGRÁFICOS

Os dados demográficos referentes ao seu blog, são a melhor forma de você mostrar aos seus anunciantes que conhece a audiência com que trabalha. Os barómetros mais importantes são o tipo de sexo (masculino ou feminino) e a idade média dos seus leitores. Se por ventura desejar, poderá aprofundar ainda mais esses dados com complementos relativos à localização geográfica, tipo de sistema operativo e browser, estado civil, etc. Se por ventura o seu sistema de tracking métrico não lhe apresenta dados deste tipo, considere fazer alguns questionários/enquetes de forma a percepcionar mais facilmente o tipo de audiência que compõe o seu blog.

TENHA UMA PÁGINA “SOBRE” DE QUALIDADE

A importância de uma página “Sobre” é nesta equação, quase tão importante como a sua página de “Publicidade”. Tendo em conta que a sua página “Sobre” é aquela que transmite aos seus leitores e potenciais anunciantes, uma visão interessante e realista de quem você é enquanto profissional, é primordial que essa página seja o mais completa e concisa possível. Ela deverá explicar quem você é e quais os objectivos do seu blog, porque razão você escreve sobre determinados assuntos e quais as razões pelas quais você considera que os seus conteúdos têm qualidade.

MANTENHA O SEU BLOG COERENTE

Se por ventura o seu blog aborda demasiadas temáticas em simultâneo, tenha em mente que os seus anunciantes nunca saberão se por ventura os seus anúncios se enquadram correctamente no tópico em debate. Quanto mais focado você for na sua área de actuação, mais fácil será para si atrair os anunciantes desejados.

MANTENHA O SEU BLOG PROFISSIONAL!

Este é um dos pontos mais importantes deste artigo e o qual preconizamos imenso aqui na Escola Dinheiro. O profissionalismo de um blog é a melhor imagem de marca no que concerne à comercialização de publicidade. Se o seu blog falar sobre os seus assuntos pessoais, o seu quotidiano, sobre todos os produtos e serviços que você experimenta, acredite que 99,999% dos anunciantes não estarão interessados em investir em si.

Este é o segundo artigo de uma série sobre "Como vender publicidade no seu blog" pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:

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