6 dicas para fazer explodir o seu tráfego com o Ocioso e Uêba
O Ocioso e o Uêba são aquilo a que se chamam verdadeiros agregadores de conteúdo, que têm como objectivo único e principal enviar tráfego para blogs e websites de conteúdo. Embora sejam agregadores com características muito diferentes de outros como o Dihitt, por exemplo, estes agregadores funcionam como verdadeiras explosões de tráfego, daí que muitos dos blogueiros de hoje tentem levar os seus conteúdos às primeiras páginas destes agregadores.
Embora não exista grande ciência na publicação de conteúdos em agregadores com estas características, a verdade é que existem algumas dicas que o podem ajudam a conseguir fazer explodir o seu tráfego rapidamente conseguindo ver os seus conteúdos publicados nas primeiras páginas do Ocioso ou do Uêba. Tenha em mente também que grande parte do tráfego enviado não tem as mesmas características do tráfego enviado pelos motores de busca por exemplo, sendo que a taxa de rejeição deste tipo de tráfego é relativamente alta.
1. SELECCIONE BEM OS SEUS CONTEÚDOS
Nem todo o tipo de conteúdos funciona correctamente nestes agregadores. Na verdade, a grande maioria dos artigos em destaque tratam de áreas como o humor, curiosidades ou famosos. No entanto, é perfeitamente possível fazer as primeiras páginas do Ocioso ou do Uêba com um pouco de mestria. A título de exemplo, a Escola Dinheiro já havia sido primeira página do Uêba com o artigo
30 webmasters que criaram impérios online antes dos 30 anos de idade e recentemente o PontoBit foi primeira página do Ocioso com o artigo
14 jogos de browser fantásticos e gratuitos. A Escola Dinheiro foi também primeira página do Ocioso quando mudou de layout, embora sem tanta expressão de tráfego como outrora.
A chave para o sucesso em agregadores como o Ocioso ou o Uêba está efectivamente na selecção criteriosa dos conteúdos. Os artigos com títulos numéricos geralmente funcionam bastante melhor que outros tipos de conteúdo, pois são mais chamativos e normalmente bastante mais fáceis de serem consumidos.
2. ESCOLHA UM TÍTULO FANTÁSTICO
Tal como acontece na blogosfera e nos blogs, a selecção de um bom título pode ser a chave do sucesso. De nada vale a pena ter um conteúdo fantástico, quando na verdade o título é tudo menos chamativo ou atractivo. Por vezes, é possível você atribuir nos agregadores um título ao seu artigo que na realidade não seja propriamente o mesmo título que você deu ao seu artigo. Se você escreveu um artigo sobre técnicas de Marketing Social, por exemplo, você pode enviá-lo para os agregadores com um título muito mais chamativo e atractivo.
Como referimos em cima, a escolha de títulos com numerais geralmente funciona muito bem. Veja o exemplo que demos quanto aos dois artigos que fizeram sucesso tanto aqui na Escola Dinheiro quanto no PontoBit. Ambos apresentam-se com numerais em destaque, o que atrai o utilizador para o clique, independentemente do conteúdo da matéria. Muitas vezes a curiosidade impera sobre o interesse.
3. DESCRIÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES
Os agregadores de conteúdos como o Ocioso e o Uêba têm outro dado muito importante que se chama descrição. As mesmas regras do título valem para a descrição. Quanto mais atractiva e chamativa for a descrição, maior é a probabilidade de você conseguir o tráfego que tanto deseja. Não se esqueça que o título e a descrição complementam-se um ao outro. Tal como acontece com artigos em blogs, onde o primeiro parágrafo é primordial para “agarrar” o leitor ao conteúdo, na agregação de conteúdos a descrição tem também um papel fundamental na captação de visitantes e curiosos para as suas matérias.
Se pretende ser bem sucedido no que concerne ao conteúdo propriamente dito, centralize os seus objectivos na importância de um bom título e de uma boa descrição. E relembre-se que se estiver num nicho de mercado específico, você terá de ser muito mais criativo que os seus concorrentes das áreas de humor, curiosidades e famosos.
4. SELECCIONE OS CONTEÚDOS A SUBMETER
Outra regra importante é a selecção de conteúdos a submeter para agregadores sociais deste tipo. Tal como acontece com o Dihitt, em que nem todos os seus artigos provavelmente serão populares e farão as primeiras páginas, nos agregadores de conteúdos como o Ocioso e o Uêba a estratégia é precisamente a mesma. Mais do que 1 ou 2 artigos por dia é exagero, excepto se você tiver realmente conteúdos de imensa qualidade para publicar. E acredite que você sabe melhor do que ninguém quais os conteúdos que realmente irão funcionar e quais os conteúdos que poderão nem sequer ser aceites.
Relembre-se também que embora saiam conteúdos e matérias novas na internet todos os dias, você não necessita ser o primeiro a abordá-las num contexto genérico, mas poderá muito bem ser o primeiro a enviá-las para os agregadores de conteúdos. Só isso já poderá fazer a diferença num contexto específico de angariação de tráfego.
5. UTILIZE FOTOS ATRACTIVAS
No caso específico do Ocioso, a utilização de fotografias atractivas é uma mais-valia para a angariação e captação de novos visitantes. Se reparar no tipo de artigos que diariamente estão nas primeiras posições deste agregador, as suas fotografias são extremamente atractivas e fazem com que as matérias recebam bastante mais “cliques por impulso”, ou seja, mesmo que a matéria não seja propriamente algo que lhe interesse, a imagem leva-o a clicar para verificar o real conteúdo do artigo.
6. ESTEJA PREPARADO PARA A EXPLOSÃO
Caso não tenha noção, uma primeira página do Ocioso ou do Uêba podem render-lhe vários milhares de visitantes num único dia. Melhor ainda se você conseguir um posicionamento de topo em ambos os agregadores em simultâneo. Todavia, embora você provavelmente gostasse de receber muitos milhares de visitantes no seu blog, concentre-se na preocupação que deve ter em estar devidamente preparado para esta explosão. Se tem o seu blog num servidor partilhado ou mesmo numa VPS, deverá ter em conta que o número de acessos em simultâneo poderá levar ao consumo da memória disponibilizada pelo servidor, levando a que o seu blog fique offline, por exemplo. Acredite que não seria o primeiro…
No entanto esse não é o único factor a ter em conta. Você deverá estar preocupado também em fidelizar o maior número de visitantes possível, pelo que nessas alturas uma caixa de pop-up para a subscrição do blog, poderá ser-lhe bastante benéfica. Leia o nosso artigo sobre como passámos de 1700 subscritores para mais de 4000 para perceber a importância de fidelizar os seus visitantes!
Se não acredita no verdadeiro potencial destes agregadores de conteúdos, deixamos-lhe algumas provas de que efectivamente vale a pena tê-los em consideração na altura de publicar e disseminar os conteúdos do seu blog:
Este foi o resultado da publicação do artigo 14 jogos de browser fantásticos e gratuitos no blog PontoBit. Um único artigo conseguiu angariar 6300 visitantes do Ocioso bem como mais 900 outros visitantes do Uêba. Os acessos directos também aumentaram bastante nessa altura, pelo que consideramos que uma boa percentagem deles tenham vindo do Uêba.
Este é um exemplo do propagação do artigo 30 webmasters que criaram impérios online antes dos 30 anos de idade que publicámos aqui na Escola Dinheiro, o qual fez as primeiras páginas do Uêba e mais tarde viria a ser citado no blog Sedentario e também no agregador Oblog.com.br. O efeito bola de neve levou a que milhares de visitantes tivessem acesso ao artigo e ele acabou por se tornar extremamente popular naquela altura.
Dito isto, é altura de começar a fazer explodir o seu tráfego, não acha?
Até Já!
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