segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

10 dicas para criar a página de “publicidade” perfeita! - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

10 dicas para criar a página de “publicidade” perfeita! - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


10 dicas para criar a página de “publicidade” perfeita!

Posted: 04 Jan 2010 05:01 AM PST



10 dicas para criar a página de “publicidade” perfeita!

Tal como havia anunciado no Twitter do Blog, o ano de 2010 seria marcado por uma série de mudanças. Muitas delas estão prestes a chegar ao blog propriamente dito, enquanto outras ainda poderão levar algumas semanas até ficarem concluídas. No entanto, 2010 começa com a renovação dos preços da publicidade praticada aqui no blog. Embora já tenha feito algumas modificações na página de publicidade do blog, existem ainda uma série de outras coisas que desejo colocar em prática, e que entretanto hoje lhe vou sugerir, para que tal como eu, você possa fazer uma reformulação da sua página de publicidade.

Durante os últimos 2 anos vi inúmeros blogueiros “copiarem” a minha página de publicidade, o qual acho extremamente interessante, pois significa que a mesma é atractiva e estimulante para os anunciantes. No entanto e na minha opinião, esta página de publicidade está a necessitar urgentemente de uma reforma massiva, para incluir as 10 dicas para criar a página perfeita que hoje lhe vou recomendar.

1. TORNE-A VISÍVEL

Embora pareça uma das dicas mais básicas do século, a verdade é que ainda existem centenas de blogueiros que cometem o erro de não colocar a sua página de Publicidade visível aos olhos de qualquer leitor. Existem muitos que colocam links apenas na página “Sobre”, direccionando posteriormente o leitor para uma suposta página de Publicidade que nem sequer aparece na navegação do blog.

Tenha sempre em mente que os anunciantes não têm tempo a perder, muito menos para procurar uma suposta página de Publicidade no seu blog. Uma boa página de publicidade poderá evitar também contactos e trocas de emails desnecessárias, o que em muito lhe facilitará o trabalho de angariação de novos clientes. O que lhe sugiro é que coloque um link na navegação do seu blog, e se possível outro por baixo do espaço de publicidade, tal como eu tenho na barra lateral do blog.

2. SEJA CLARO NOS PREÇOS

Esta dica também parece lógica, mas nos dias de hoje o que vejo mais são blogueiros a pedirem aos potenciais anunciantes que os contactem por email para saberem os custos das campanhas naquele blog. Sejamos sinceros, a não ser que você tenha um blog de topo, lido por milhares e milhares de pessoas todos os meses, provavelmente ninguém estará interessado em perder tempo a enviar emails para saber as cotações que supostamente deveriam estar presentes na página.

Outra dica importante passa por, no caso de você ter preços extremamente competitivos, apresentar alguns desses preços por baixo dos locais de publicidade activos, tal como tenho na barra lateral deste blog por exemplo. Isso faz com que os potenciais anunciantes captem de imediato os valores e provavelmente cliquem no link para obterem mais informação sobre como anunciar no seu blog.

3. DESCREVA CADA UM DOS LOCAIS

Se você está a comercializar vários tipos e locais de publicidade no seu blog (banners, links de texto, reviews, etc), torna-se primordial você especificar cada uma das opções disponíveis. Algo extremamente interessante poderá passar por descrever o local, indicar os prós e contras, se é um local rotacional ou não-rotacional, entre outras especificações interessantes, como os formatos (flash, gif, png, etc) e o peso máximo do banner.

4. FAÇA UMA TABELA DE PREÇOS

Uma das coisas que ainda não tenho presentes na página de publicidade, mas na qual estou a trabalhar, é uma tabela de preços. As tabelas de preços podem ser uma excelente forma de angariação de novos clientes, especialmente se tiverem uma coluna com botões de compra imediata. Essa é também uma das funcionalidades em que estou a trabalhar, para que no futuro próximo os anunciantes possam adquirir espaços publicitários automaticamente sem que seja necessário o contacto directo comigo.

A tabela de preços de publicidade do portal Sapo.pt é um excelente exemplo de organização. É também um excelente exemplo de organização para quem pretende comercializar espaços publicitários em mais do que um site ou blog, mantendo a informação estruturada e acessível aos anunciantes.

5. CRIE UM MAPA DE PUBLICIDADE

Outra coisa que ainda não tenho presente na página de publicidade é um mapa dos locais de anúncios. Este tipo de imagens, geralmente screenshots completos do blog, ajudam os anunciantes a perceber de uma forma mais precisa e lógica, quais os locais onde podem anunciar no seu blog.

O Ocioso.com.br tem um excelente exemplo presente na sua página, com um mapa global do site e os locais onde onde os anunciantes podem adquirir publicidade. Um dos locais que recomendo para tirar screenshots completos do seu blog é o Thumbalizr, sendo que é possível tirar screenshots em diversas dimensões, e posteriormente editá-los num programa de edição de imagem para marcar os espaços de publicidade do seu blog.

6. ADICIONE BOTÕES DE COMPRA PAYPAL

Outra coisa que recomendo vivamente e que já se vê em inúmeros blogs, são botões Paypal para compra imediata dos banners publicitários disponíveis. Tal como já havia referido ao longo deste artigo, os anunciantes de hoje não têm tempo a perder com pormenores, pelo que quanto mais eficiente e rápido for o seu serviço, maior é a probabilidade de você ser bem sucedido na comercialização dos seus espaços publicitários.

Os botões “Buy It Now” da Paypal são também uma excelente forma de angariar os compradores por impulso, que se entusiasmam com a possibilidade de verem a sua publicidade online numa questão de minutos. É importante também você especificar que tipos de anúncios permite e não permite no seu blog, caso contrário poderá ser brindado com anúncios de conteúdo adulto ou viagra…

7. MOSTRE A SUA POPULARIDADE

Nunca se esqueça que você está a vender publicidade, portanto, é primordial você convencer os seus anunciantes de que anunciar no seu blog é uma mais-valia para eles. Tente recolher o máximo de informação importante sobre o seu blog, nomeadamente as entrevistas que dá, as aparições nos jornais e revistas, os screenshots dos seus conteúdos mais votados nos agregadores de conteúdos, as estatísticas globais do seu blog, número de subscritores, entre outras.

Há ainda quem coloque em destaque outros anunciantes que já investiram no blog, dados demográficos, estatísticas complementares, entre outras provas de popularidade.

8. FAÇA SHOW-OFF DAS SUAS ESTATÍSTICAS

A popularidade de um blog pode ser medida por diversas métricas, nomeadamente o valor de PageRank, o rácio de comentários por artigo, o número de subscritores, o ranking Alexa, o tráfego mensal, entre outros dados. Tendo em conta que o seu objectivo é atrair novos anunciantes para o seu blog, torna-se imprescindível fazer uso destes dados estatísticos para estimular os seus anunciantes. Se utiliza um blog Wordpress, considere utilizar o plugin Blog Stats para mostrar aos seus anunciantes as grandes mais-valias do seu blog. Este plugin é na minha opinião simplesmente fantástico!

9. COLOQUE UM FORMULÁRIO EXTRA

Embora a grande maioria dos blogs tenha um formulário de contacto na página de Contactos, a verdade é que recomendo vivamente a inclusão de um formulário de contacto extra dentro da própria página de Publicidade. Uma vez que quem visita a sua página de Publicidade poderá estar eventualmente interessado em adquirir um espaço publicitário, porque não oferecer-lhe a possibilidade imediata de contacto caso existam dúvidas? Isso evita que o anunciante tenha de procurar pelo formulário de contacto no seu blog, aumentando as suas chances de vir a ser bem sucedido no negócio.

10. MIDIAKIT

Nos dias de hoje, praticamente todos os blogs de topo fazem uso de MidiaKits. Os Midiakits são na sua essência ficheiros em PDF com toda a informação compilada acerca do seu blog. Elas reúnem não só os dados acerca dos locais a adquirir, mas informam também os anunciantes de outros pormenores, nomeadamente os dados demográficos, estatísticas complementares, história do blog, objectivos a longo prazo, entre outras informações que possam ser um estimulo acrescido para quem anuncia.

Um bom exemplo de um MidiaKit é o projecto realizado pelos amigos do Dinheirama, que oferecem um ficheiro PDF extremamente completo e atractivo, que na minha opinião estimula qualquer anunciante que se preze.

Embora estas 10 dicas para criar a página de publicidade perfeita sejam na minha opinião apenas um exemplo de boas práticas, gostaria de saber a sua opinião sobre o que é importante e não-importante de ter presente na página de publicidade. Deixe o seu comentário!

Até Já!

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