sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Guia de SEO: como redireccionar o seu blog para um novo domínio - Escola de Ganhar Dinheiro

Guia de SEO: como redireccionar o seu blog para um novo domínio - Escola de Ganhar Dinheiro


Guia de SEO: como redireccionar o seu blog para um novo domínio

Posted: 22 Jan 2010 08:22 AM PST



Guia de SEO: como redireccionar o seu blog para um novo domínio

Como provavelmente já reparou, mudámos ontem de domínio no nosso blog, agora e finalmente para Escola Dinheiro. Este é o primeiro passo de um longo processo de mudanças que estamos a introduzir no blog e que esperamos sinceramente nos leve ao próximo nível. Aproveito para agradecer ao Fábio Ricotta e aos Carlos Santos a ajuda durante as mudanças. No entanto, todos estes processos de mudança exigem uma série de métodos de trabalho seguros que visam principalmente manter os motores de busca actualizados e conscientes das mudanças que você está a operar, para que no final de tudo você não perca os seus rankeamentos, a sua autoridade, os seus backlinks, entre todas as outras conquistas que você fez até ao momento.

Hoje queria ajudá-lo com um mini-guia sobre como redireccionar o seu blog para um novo domínio sem que na realidade tenha de perder todo o trabalho que realizou até agora. Mover domínios pode ter um impacto incrível nos rankeamentos dos motores de busca. Isto acontece porque a grande maioria dos motores de busca utiliza métricas tanto ao nível do domínio como ao nível da página para determinar os seus rankings. Quando um webmaster decide mudar-se para um novo domínio, o que ele está a fazer na verdade é um “reset” às métricas do seu domínio, quer ele saiba ou não. Felizmente, existem passos que ajudam-no a minimizar os danos de uma mudança desse tipo, e em muitos casos, consegue retirar os efeitos negativos a uma mudança deste tipo.

escoladinheiro

GUIA DE SEO: COMO REDIRECCIONAR O SEU BLOG PARA UM NOVO DOMÍNIO

PASSO Nº1
Comece por criar um sitemap para o seu domínio antigo. Se ele estava a ser utilizado para um blog, como por exemplo o Fique-Rico estava, ele provavelmente já teria um sitemap. Se por ventura ainda não tinha/tem um sitemap criado, você tem duas óptimas soluções: o Google XML Sitemap Generator para Wordpress e o XML Sitemaps para todo o tipo de projectos.

PASSO Nº2
Crie conteúdo (informação de contacto, descrição do projecto, indicação de planos futuros) e algo que valha a pena ser linkado para o novo domínio (quando mais cedo conseguir backlinks melhor). É óbvio que se tiver consigo um projecto devidamente estabelecido, como acontecia com o Fique-Rico, esse processo estava mais que concluído.

PASSO Nº3
Crie uma segunda conta para o seu novo domínio e coloque-o online ainda que o seu servidor não tenha qualquer tipo de conteúdo associado a ele. Para quem tem VPS’s ou Servidores Dedicados, o processo é muito simples e visa apenas a criação de uma segunda conta para o novo domínio. Para quem tem apenas uma conta de alojamento simples, provavelmente o ideal será contratar outra.

PASSO Nº4
Registe-se na consola Webmaster Tools da Google, e inscreva-se o seu domínio mais antigo e também o seu novo domínio. Deverá verificar ambos os domínios para que ambos fiquem activos na plataforma. Se não sabe utilizar o Google Webmaster Tools recomendamos-lhe a leitura do seguinte artigo: Como utilizar o Google Webmaster Tools?

PASSO Nº5
Neste momento existem duas opções a ter em conta para si. Ou faz uma cópia integral do seu antigo projecto para a nova conta que criou para o novo domínio, ou então faz o processo de ligação do novo domínio ao seu actual projecto e do domínio antigo a uma nova conta. O que eu fiz aqui no blog foi basicamente isso. Crie uma nova conta de alojamento para o antigo domínio Fique-Rico e aproveitei a conta que já tinha para associá-la imediatamente ao novo domínio Escola Dinheiro. Isso fez com que tivesse de evitar o processo de duplicar a conta de alojamento, mudar bases de dados, endereços, ficheiros de configuração do Wordpress, etc. Qualquer uma das opções é válida, pelo que você é que deverá escolher qual aquela que pretende utilizar.

PASSO Nº6
Decidindo qual a opção a tomar, você deverá de seguida fazer um redireccionamento 301 permanente do seu antigo domínio para o novo domínio. O que fiz aqui no blog foi um redireccionamento 1:1, ou seja, todas as páginas do tipo (www.fique-rico.com/categoria/artigo passaram a ser www.escoladinheiro.com/categoria/artigo). A única coisa que muda é apenas o endereço principal, sendo que todos os caminhos (endereços) são precisamente os mesmos.

PASSO Nº7
Prepare-se para editar o seu ficheiro .htaccess do seu domínio antigo para executar o redireccionamento completo. Depois de ter tudo alinhado, as contas verificadas na consola de Webmasters do Google e ambas as contas de alojamento funcionando correctamente, edite o ficheiro .htaccess do seu domínio antigo e adicione o seguinte código:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novodomínio.com/$1 [R=301,L]

Não se esqueça de trocar o endereço de exemplo pelo endereço do seu novo domínio.

PASSO Nº8
Submeta pela primeira vez ou volte a submeter o sitemap do seu antigo domínio na consola de Webmaster Tools da Google e na consola de Webmasters do Bing. As páginas de inserção dos sitemaps podem ser encontradas nas consolas do Google Webmaster Tools e do Bing Webmaster Center. Se tiver dúvidas, leia estes artigos: Tutorial de submissão de sitemap no Google Webmaster Tools e Tutorial de submissão de sitemap no Bing Webmaster Center. Tenha em mente que esta resubmissão irá ajudá-lo a enviar o seu sitemap para os motores de busca compreenderem que agora todos os seus endereços estão redireccionados para um novo domínio.

PASSO Nº9
Visite a consola de Webmaster Tools da Google, escolha o seu domínio antigo, vá ao menu “Site Configuration” e escolha a opção “Change of Adress”. Nessa opção você poderá passar o sitemap do seu domínio antigo para um novo domínio. Neste caso concreto, escolhi a conta do Fique-Rico e apliquei um “change of adress” a favor do novo EscolaDinheiro.

PASSO Nº10
Crie um novo sitemap para o seu novo domínio e submeta-o na consola de Webmaster Tools da Google. Esta função além de mostrar aos motores de busca que você tem um novo domínio com os conteúdos redireccionados de um outro, serve também para você começar a indexar os novos conteúdos que não estiverem presentes no domínio antigo.

CONCLUSÃO

Depois destes 10 passos, você deverá manter-se atento à sua consola do Google Webmaster Tools, que lhe dará todas as informações referentes à mudança, no painel de Diagnóstico. Deverá ficar atento também às mudanças nos SERPs (Search Engine Results Page – Páginas de resultados dos motores de busca), para verificar até que ponto a mudança afecta ou afectou os conteúdos e rankeamentos do seu blog. Se por ventura tiver dúvidas no processo, deixe os seus comentários que tentaremos ajudá-lo sempre que possível.

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então
Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos Relacionados e Recomendados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que