segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como direccionar mais tráfego para os seus artigos? - Escola de Ganhar Dinheiro

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Como direccionar mais tráfego para os seus artigos?

Posted: 26 Apr 2010 07:51 AM PDT

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Como direccionar mais tráfego para os seus artigos?

Regra geral, quando um blogueiro procura aumentar o tráfego do seu blog, a sua estratégia deverá passar por tentar aumentar o tráfego directo e orgânico dos seus artigos. Só conseguindo direccionar mais tráfego para os seus artigos é que é possível manter um blog em crescimento contínuo. Como costumo dizer com regularidade em conversas com amigos e profissionais da área, por melhor que um artigo seja, se não for lido por ninguém, não passa disso mesmo, um artigo. Obviamente que não existem técnicas ou segredos para conseguir direccionar grandes quantidades de tráfego para os seus artigos, mas existem seguramente algumas opções a ter em consideração, as quais gostaríamos de expor neste artigo.

TÍTULOS ATRACTIVOS GERAM MAIS VISITANTES

Parece óbvio, mas na realidade muitos blogueiros não concentram a sua atenção na produção dos títulos dos seus artigos. Na verdade, o título é provavelmente a peça mais importante de todo o conjunto, pois é ele a porta de entrada para o artigo. Se por ventura o título não for atractivo, a discrepância de tráfego pode ser absurda. Concentre a sua atenção na produção de bons títulos para os seus artigos, pois serão esses títulos que farão as primeiras páginas das redes sociais e especialmente dos motores de busca. A quantidade de tráfego será directamente proporcional à atractividade do título.

UTILIZE INTERLIGAÇÃO DE CONTEÚDOS

Quando você escreve um artigo no seu blog, é extremamente importante que tenha em consideração a interligação de conteúdos. Ao escrever sobre um determinado tema, coloque se possível diversos links para outros artigos que já tenha escrito no seu blog. Dessa forma, você poderá canalizar o tráfego do seu artigo para outros artigos que tenha presentes no blog, gerando mais páginas lidas e aumentando progressivamente o tempo de permanência no blog.

DEFINA BEM AS PALAVRAS-CHAVE

A quantidade de pessoas que hoje em dia aterram em blogs e realizam pesquisas para encontrar determinados assuntos é assustadora. Tendo esse princípio em conta, as palavras-chave (tags) dos seus artigos têm um papel extremamente importante na angariação de tráfego a longo prazo. Considere colocar-se no papel do visitante e questionar-se sobre o que escrever para encontrar determinada matéria. Boas palavras-chave dão origem a mais resultados nas pesquisas internas do seu blog e aumentam também, progressivamente, o número de acessos a determinados conteúdos.

OPTIMIZAÇÃO SEO É MUITO IMPORTANTE

Para quem utiliza Wordpress, a utilização do plugin All in One SEO é imprescindível. Ele permite-lhe especificar um título, descrição e palavras-chave específicas para inclusão nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Tal como o Alan escreveu no seu artigo Otimize seus textos e ganhe posições no Google, este processo é extremamente importante pois o plugin faz automaticamente todo o seu trabalho de SEO, garantindo que o seu artigo é indexado de acordo com aquilo que você deseja. Considere colocar na descrição pelo menos uma ou duas vezes a palavra-chave mais importante do seu artigo, de forma a garantir uma maior visibilidade nas pesquisas realizadas pelo termo.

ENVIE PARA O TWITTER

A importância de construir uma audiência no Twitter foi debatida há muito pouco tempo aqui no blog e visa precisamente uma estratégia de angariação de tráfego. Para todos aqueles que de alguma forma estão presentes e activos no Twitter, esta ferramenta pode ser uma das melhores formas de promover um artigo e torna-lo viral. É também em momentos desses, que um artigo passa de viral no Twitter para viral em outros sectores das mídias sociais, nomeadamente nos agregadores de conteúdos, nas redes sociais e também no link building que posteriormente é gerado em torno do artigo.

Tome nota de algumas coisas interessantes a ter em conta durante este processo:

  • Envie o seu tweet com um endereço URL curto para tornar o retweet possível;
  • Utilize o plugin do Topsy no seu blog Wordpress, para mostrar o número de tweets do artigo e permitir um retweet automatizado e simples;
  • Se por ventura tiver muitos seguidores, peça-lhes que repassem o artigo aos seus seguidores (não abuse desta técnica sob pena de ela perder o impacto que tem);
  • Faça retweet de alguns dos tweets que entretanto surgirem sobre o assunto. Dessa forma você volta a promover o seu artigo e ao mesmo tempo promove o blogueiro que fez o retweet;
  • Utilize o Twitter nos momentos em que mais utilizadores estarão potencialmente online. Isso torna a viralidade do seu conteúdo potencialmente maior.

Se por ventura é daqueles blogueiros que escrevem conteúdo em antecipação, agendando-o e publicando automaticamente, então sugerimos a utilização do Twitterfeed.com, um portal que lhe permite configurar o envio automático das suas matérias para o Twitter. Você configurar para que ele procure pelos seus artigos novos de 30 em 30 minutos, garantindo assim que o seu artigo é promovido imediatamente após ser publicado. Se você tiver em consideração as melhores horas para postar as suas matérias, é certo que o potencial de viralidade e tráfego do artigo é muito maior.

ENVIE PARA O FACEBOOK

O Facebook é hoje um dos canais de mídia mais importantes e poderosos do mercado. Como referimos no artigo com 12 razões para você criar uma página de fãs no Facebook, é primordial que você comece a utilizar esta rede social e principalmente as páginas de fãs para promover os conteúdos do seu blog. Comece por aprender a importar e promover os conteúdos do seu blog no Facebook, e depois comece a participar activamente nos debates que vão surgindo em torno das suas matérias. É muito importante que o envio das suas matérias para o Facebook seja automatizado, de forma a tornar os seus processo de trabalho mais simples e dinâmicos. Se tiver dúvidas sobre este assunto, leia estas matérias:

UTILIZE IMAGENS

A utilização de imagens em artigos é uma estratégia muito importante para todos aqueles que pretendem fazer com que os seus artigos sobressaiam dos demais concorrentes na blogosfera. A utilização de imagens é muito importante na estratégia de captação do leitor para o conteúdo. Boas imagens são uma forma de reter o utilizador mais tempo no consumir da informação, mas são também uma excelente forma de “quebrar o gelo” e tornar a leitura mais agradável. Tal como o Marcos Lemos escreveu no seu artigo sobre Usar Imagens nos Posts do seu blog, é extremamente importante que você ilustre aquilo que está dizendo, de forma a tornar a leitura mais agradável e apetecível.

NEM TODOS OS ARTIGOS PODEM TER SUCESSO

De acordo com alguns estudos da SEOmoz, apenas 1 em cada 20 artigos conseguem fazer as primeiras páginas das mídias sociais. O chamado linkbait, a partir do qual você consegue captar as atenções dos visitantes dos motores de busca a longo prazo, apenas acontece em artigos e matérias específicas. Nem todos os seus artigos podem ter o mesmo sucesso, e obviamente, nem todos os artigos têm de captar grandes quantidades de tráfego.

Escreva com qualidade, reúna os materiais e informações que considera pertinentes para a sua exposição, e escreva conteúdo útil e que de alguma ajude os seus leitores a resolverem potenciais problemas associados às suas práticas. Isso fará com que os seus artigos se tornem úteis e potencialmente mais interessantes para quem os deseje partilhar.

ENVIE PARA OS ROTEADORES DE CONTEÚDO

Os chamados roteadores de conteúdo, aqueles que agregam links e resumos de artigos para depois enviarem os seus leitores para os blogs de destino, são uma excelente forma de melhorar o tráfego das suas matérias. Tal como escrevemos no artigo sobre como fazer explodir o seu tráfego com o Ocioso e Uêba, é extremamente importante que você utilize os roteadores da melhor forma possível e sempre com o intuito de tentar captar mais alguns milhares de visitantes, sendo que, o objectivo principal será converter parte desses visitantes em leitores regulares do blog. Alguns roteadores que recomendamos para sua utilização:

ESCREVA EM OUTROS BLOGS

Os guest-posts são hoje, mais que nunca, uma das melhores formas de melhorar a optimização SEO de alguns dos seus artigos, mas também uma excelente forma de direccionar tráfego para eles. Escrever em outros blogs sobre temáticas interessantes (de preferência sempre no mesmo nicho) é uma forma inevitável de melhorar a indexação das suas matérias (se os links forem DoFollow, claro) e também de receber mais algum tráfego directo, especialmente se o autor do blog não se importar que você coloque duas ou três referências de qualidade para os seus artigos.

APROVEITE OS REPOSITÓRIOS DE ARTIGOS

Os repositórios de artigos são uma forma muito interessante de você escrever conteúdo, coloca-lo em páginas extremamente autoritárias nos motores de busca, e posteriormente coleccionar o tráfego que daí advenha. São muitos os repositórios gratuitos que existem na Internet, mas aqueles que mais se destacam são seguramente os americanos, não só pela sua dimensão, mas por serem bastante mais autoritários nos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca. Tome nota de alguns locais onde poderá escrever artigos interessantes com links para outros artigos do seu blog:

ESCREVA CONTEÚDO QUE OS SEUS LEITORES DESEJEM PARTILHAR!

É óbvio que escrever conteúdo é um processo por vezes desgastante e que exige do autor uma certa dose de criatividade e predisposição. No entanto, tente colocar-se no lugar dos seus leitores e tentar perceber quais os tipos de conteúdos que gostaria de ver escritos e quais aqueles que certamente iria partilhar com os seus amigos e seguidores. Tendo essa aproximação feita, será mais fácil para si concentrar-se na produção de conteúdos que os seus leitores desejem posteriormente partilhar com os seus amigos e especialmente nas mídias sociais.

A chave para conseguir direccionar tráfego de qualidade para os seus artigos prende-se precisamente com a persistência e a paciência que você deverá ter para utilizar o método da tentativa e erro. É lógico que nem todos os seus conteúdos serão viralizados nas mídias sociais, mas é certo que com o tempo e a experiência que for adquirindo, é bem possível estar a fazer as primeiras páginas dos mídia e a receber em troca o tráfego gerado por eles.

E você, como direcciona tráfego de qualidade para as suas matérias?

Até Já!

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