sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido? - Escola de Ganhar Dinheiro

Como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido? - Escola de Ganhar Dinheiro


Como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido?

Posted: 09 Apr 2010 07:36 AM PDT

Blogueiro ganhe euros! Galeria de Blogs Ebook Exercícios para Blogueiros!

Como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido?

Aprender sobre blogs, blogging e blogosfera, sozinho, é hoje uma estratégia que está ao alcance de praticamente qualquer indivíduo. É possível estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido? Sim, é! Tendo em conta que tudo o que sei aprendi sozinho e de uma forma auto-didacta, acredito perfeitamente que qualquer indivíduo motivado é capaz de fazer precisamente o mesmo. No entanto, é necessário ter em consideração que este é um caminho longo…uma autêntica escalada. E infelizmente, não existem cursos de qualidade para quem deseja aprender sobre blogs. Ainda assim, eu e o Sílvio Fortunato, criámos o primeiro curso sobre blogs em Portugal e no Brasil.

Antes de avançarmos, deixe-me deixar bem claro que: Não estamos a sugerir que qualquer pessoa motivada para aprender sozinha, será capaz de ser bem sucedida, seja enquanto blogueiro, seja financeiramente. Continuamos a acreditar que nem todos os blogueiros são predestinados e nem todos conseguem ver um blog como um modelo de negócio. Embora existam muitos que não concordem com essa opinião, a verdade é que efectivamente nem todos são bem sucedidos, e isso deve-se precisamente ao tipo de abordagem que o blogueiro faz ao seu próprio projecto. No entanto, acreditamos que qualquer blogueiro motivado, capaz de aprender e consumir informação, capaz de assimilar os milhares de tutoriais e ensinamentos que existem na internet e fora dela, estará numa posição cimeira para um dia se tornar num blogueiro de topo.

Este artigo tem como objectivo explorar os pontos positivos e negativos de ser um blogueiro auto-didacta, bem como algumas formas de conseguir efectivamente aprender sozinho. Vejamos então como proceder e como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido.

PRÓS E CONTRAS DE SER AUTO-DIDACTA

VANTAGENS

A grande vantagem de ser um auto-didacta prende-se seguramente nos custos. Pelo o preço de alguns livros, ebooks, um alojamento e um domínio, você pode aprender basicamente tudo o que deseja sobre blogs e colocar todo esse conhecimento em prática. Obviamente, este investimento é extremamente reduzido quando comparado com um curso profissional certificado, por exemplo. No entanto, embora você invista menos dinheiro, terá forçosamente de investir muito mais tempo, e como dizem os americanos, tempo é dinheiro!

Quando comecei a aprender sobre blogs sozinho, a internet e a indústria dos blogs sobre ganhar dinheiro ainda era demasiado jovem e crua, mas ainda assim era possível encontrar tutoriais e ensinamentos por essa internet fora. Nos dias de hoje, existe uma enorme abundância de blogs sobre blogging, ganhar dinheiro, SEO, e múltiplas plataformas open-source para ajudá-lo a perseguir o sonho de ser um blogueiro bem sucedido. Ainda assim, você irá certamente necessitar de bastante tempo para encontrar os links, bookmarks, tutoriais, e ferramentas que tanto deseja. Por isso mesmo, é importante que você decida se prefere investir o seu tempo, ou o seu dinheiro.

Outra grande vantagem de aprender sozinho prende-se com o ritmo. Você decide quando, como e onde deseja aprender mais sobre aquilo que deseja. Embora você possa desejar aprender mais sobre blogs e nunca desejar fazer disso a sua própria profissão, é verdade que você também o poderá fazer. Tendo isso em conta, você poderá fazer uma abordagem mais agressiva ou mais casual, dependendo dos seus próprios objectivos.

Outra grande vantagem de você ser auto-didacta é que você irá rapidamente produzir um estilo próprio, que possivelmente o levará à inovação e diferenciação de mercado. A não ser que você copie o estilo de um outro blogueiro qualquer, é provável que você desenvolva uma imagem e estilo únicos, e isso é uma enorme vantagem num mercado tão competitivo.

DESVANTAGENS

Uma das grandes desvantagens de ser auto-didacta é que você nunca saberá o que necessita de aprender, até que infelizmente essa necessidade surja. Embora tenhamos blogs devidamente estabelecidos e reconhecidos no mercado, lidamos diariamente com situações que nos obrigam a progredir e a aprender coisas que por qualquer razão ainda não sabíamos. Pessoalmente, gosto imenso deste auto-didactismo e da necessidade constante de estar em aprendizagem contínua.

Finalmente, a sua aprendizagem enquanto auto-didacta, está claramente dependente do número de tutoriais, livros e professores que você pode encontrar. É possível que você se torne um produto semelhante aquele que você resolveu seguir e provavelmente irá utilizar as mesmas forças, fraquezas, preferências e interpretações, o que não significa que isso não o possa levar ao sucesso e/ou a adoptar um estilo próprio. Na realidade esta técnica poderá funcionar perfeitamente se você escolher seguir os melhores e somente os melhores, mas poderá comprometer a sua capacidade de acção se por ventura você desejar criar ou realizar algo fora da sua aprendizagem. O que lhe recomendamos é que procure simplesmente seguir aqueles que considera terem algo para lhe ensinar.

FORMAS DE SER AUTO-DIDACTA

Os pontos que partilhámos em cima não são necessariamente uma tendência, mas são com certeza, pontos a ter em consideração na altura em que decidir aprender tudo por si mesmo. Se por ventura já é um auto-didacta e continua motivado para aprender mais e fazer melhor, eis algumas coisas que tivemos e temos em consideração para a nossa própria aprendizagem.

  1. Livros e eBooks – Obviamente que você pode visitar uma livraria ou mesmo a Amazon e encontrar diversos títulos interessantes para consumir. No entanto, deixe-me relembra-lo de que não existem livros sobre blogs, blogging e blogosfera, capazes de ensinar aquilo que normalmente se encontra em blogs da especialidade. Os poucos livros que existem são demasiado inócuos para o ajudar a chegar ao próximo nível. No entanto, existem eBooks de qualidade por essa internet fora, capazes de o ajudar a levar o seu blog ao próximo nível. Tome nota:
  2. Tutoriais – Embora a área dos blogs não seja propriamente uma área de tutoriais, já conseguimos produzir aqui na Escola Dinheiro alguns conceitos muito interessantes como a nossa série de artigos de Blogs para Principiantes ou a nossa série de Nichos de Mercado, por exemplo. Nunca se esqueça que a prática faz a perfeição, e praticamente os conhecimentos que você vai adquirindo, irá poupar-lhe imenso tempo na altura em que desejar colocá-los em prática nos seus blogs.
  3. Sites e Blogs – Desde locais tão reconhecidos como o Problogger.net ou o Entrepreneurs-Journey, passando por projectos em português como o CriarSites.com ou o Webmaster.pt, existem literalmente dezenas ou centenas de blogs relacionados com blogs, blogging, blogosfera e temas associados. Pessoalmente subscrevo algumas centenas de blogs via RSS Feeds, tentando manter-me actualizado sobre novas tendências, técnicas, tutoriais, discussões e novidades de mercado. Você deveria fazer o mesmo.
  4. Cursos – Embora não existam praticamente cursos sobre blogs e blogosfera em Português, recomendo-lhe vivamente o curso sobre blogs que desenvolvi com o Sílvio Fortunato, mas também o curso sobre Redes Sociais. Ambos os cursos são um excelente investimento para quem deseja ganhar novas noções da blogosfera, como criar um blog de sucesso e como utilizar o potencial das redes sociais a seu favor.
  5. Google – O Google é seu amigo. Utilize o Google para encontrar praticamente tudo aquilo que você necessita de aprender. Se você digitar “blog” no Google, terá mais de 2 biliões de resultados. Exagerado? Provavelmente sim, mas isso dá-lhe uma ideia da quantidade de informação – boa e má – que se encontra disponível. Procure por sites e blogs com reputação e legitimidade, antes de comprometer o seu estudo com eles. Se desejar, poderá também questionar outros blogueiros sobre quais os projectos que recomendam.
  6. Comunidades – Ao longo dos últimos anos, temos centrado parte da nossa actividade de aprendizagem em fórums de discussão. Conforme recomendamos no artigo com os melhores fórums de discussão sobre Marketing e Webmasters e também no nosso exercício “participe num fórum de discussão“, é primordial que você centre parte da sua actividade pessoal e profissional em torno de comunidades de criativos e sonhadores. Pessoas como nós e você.

AGORA É A SUA VEZ!

Será que este artigo o ajudou de alguma forma a motivar-se para a aprendizagem?

Se por ventura já experienciou alguns dos relatos transcritos, ou por ventura tem outras experiências e sugestões para recursos e dicas, por favor partilhe-as connosco nos comentários!

Até Já!

Blogueiro ganhe euros! Galeria de Blogs Ebook Exercícios para Blogueiros!

Artigos Recomendados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que