Blogueiro/Freelancer em full-time ou part-time?
Enquanto Blogueiro ou Freelancer, qual será o melhor esquema de trabalho? Trabalhar em Full-Time ou Part-Time? Esta é uma dúvida com que muitos de nós que trabalhamos na internet nos deparamos. Trabalhar como freelancer em part-time e manter um trabalho a full-time é uma boa forma de começar uma carreira. No início de um trabalho na internet é necessário bastante investimento, tanto material como mental. É sabido que ambos os investimentos vão ter que se manter para que o projecto venha por ventura a ter sucesso, mas o retorno financeiro demora algum tempo a ser alcançado. Como tal, manter um emprego a full-time enquanto não existe retorno do part-time é sempre uma boa opção. No entanto, como tudo na vida, existem prós e contras…
COMEÇAR EM REGIME DE PART-TIME
Aquilo que à partida nos parece ser mais viável em termos financeiros, pode não ser o mais fácil de executar. Um blogueiro freelancer a trabalhar em part-time tem que ter uma capacidade extra de gestão de tempo, para que consiga executar todas as tarefas a que será submetido. Se é verdade que um projecto para ter retorno financeiro necessita de algum tempo para maturação, também é verdade que necessita de muito trabalho (considere ler o artigo 10 lições que aprendi com José Mourinho).
SELECTIVIDADE
Um blogueiro, designer, programador ou escritor em part-time precisa de uma disciplina e gestão de prioridades de uma forma muito mais exigente que o mesmo trabalho em full-time o exige. Se é freelancer em tempo parcial não se pode esquecer que o tempo que vai utilizar para este segundo trabalho, é supostamente o tempo livre que tem para si, ou seja, o tempo que sobra do trabalho a full-time que desenvolveu durante o dia. Por isso mesmo, é necessário fazer uma boa selecção de clientes e trabalhos. Ser muito selectivo em relação a pedidos urgentes e trabalhos que exijam muitas reuniões e contacto pessoal pode ser uma boa solução.
Você precisa de clientes que compreendam a sua posição e a respeitem. O seu tempo é limitado, e a vida não é só trabalho. E tal como já escrevi aqui na Escola Dinheiro, a desorganização pessoal e profissional tem por norma consequências físicas, psicológicas, profissionais e sociais.
UTILIZE O EMAIL PREFERENCIALMENTE
Tal como para um profissional a full-time, para um freelancer, o contacto via email facilita e agiliza bastante o seu trabalho. Prepare os seus clientes para essa forma de contacto. O contacto pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar e quando você tiver tempo para ler e responder. Dessa forma, você vai sentir-se muito mais à vontade em termos de estratégia de gestão de tempo e trabalho, da mesma forma que não terá de lidar com clientes que lhe telefonam em pleno horário de trabalho (o full-time) procurando resolver questões que supostamente você deveria resolver apenas no seu tempo em part-time. Volto a referir que existem várias ferramentas que o podem ajudar na gestão de tempo e projectos, e que devem ser usadas por forma a facilitar-lhe a forma como gere as suas prioridades.
GESTÃO FULL-TIME / PART-TIME
Se o seu empregador tiver conhecimento do seu part-time e for flexível em relação a ele, então, você terá a sua vida facilitada, desde que o trabalho em questão também o permita, claro. Pode acordar com ele uma forma de gestão do tempo de trabalho, para que posso realizar ambos, sem descurar nenhum. Se tiver a possibilidade, combine com ele um horário que lhe proporcione mais tempo de qualidade disponível para os seus projectos paralelos. Por exemplo, se no seu horário usual tem por norma 2 horas para almoçar, e se o consegue fazer apenas em 1 hora, combine com ele fazer uma pausa mais pequena para o almoço e sair uma hora mais cedo. Isto vai proporcionar-lhe mais tempo para se dedicar aos seus projectos em part-time.
O PROBLEMA DA DESVALORIZAÇÃO
Se a sua opção passar por ser blogueiro em full-time, terá com certeza mais tempo para trabalhar nos seus projectos online e colocar todos os seus objectivos em marcha. A gestão de tempo em full-time é relativamente diferente da gestão de dois “empregos”, o que não significa que possa ser descurada. Muitas vezes, quando se começa num trabalho como freelancer cometem-se erros que não o ajudam a chegar ao sucesso.
É necessário que você nunca esqueça o seu objectivo principal dentro do estilo de vida que escolheu para si; e se o seu objectivo é ser bem sucedido, é necessário que você se dedique e trabalhe para o atingir. O facto de se ser autónomo e gestor do próprio tempo poderá levá-lo por vezes a procrastinar ou adiar determinadas tarefas para mais tarde, uma vez que também não terá de lidar com regras e imposições de um patrão, por exemplo.
O grave é que esse sistema é desmotivante e você vai acabar por acumular uma série de coisas que em determinado momento não lhe apetecia fazer, e o mais provável, é que se não apetecia antes, também não lhe vai apetecer mais logo, e aos poucos você irá tornar-se negligente sem ter percepção disso mesmo. A Negligência e o sucesso não combinam. Você provavelmente perde muitas vezes a noção do tempo que passa a navegar na internet, nas redes sociais, nos mensageiros, a conversar com os amigos e obviamente que, mesmo sem dar conta, você está a descurar o trabalho, ou a atrasa-lo, o que faz com que em determinada altura você entre em stress, o trabalho não seja rentável, a desmotivação apareça, e assim sucessivamente, até que você acaba por desistir do projecto, sem nunca entender porque é que alguém teve sucesso a fazer algo tão parecido e você não conseguiu.
Quem opta por esta forma de trabalhar, é exigente consigo próprio e verdadeiramente profissional, tem futuro e acima de tudo qualidade de vida. Tenha em consideração que embora as exigências financeiras no início da sua caminhada sejam complexas e estejam sempre presentes, é necessário que você dê tempo ao tempo, para mais tarde colher os frutos do seu trabalho.
QUAL É A SUA OPINIÃO?
Deixe os seus comentários com a sua opinião. Do seu ponto de vista, o que é melhor? Trabalhar em full-time ou part-time? E quais os processos ideais para chegar até esse estilo de vista? Desistir do trabalho? Tentar trabalhar em ambas as frentes? Comente!
Bom trabalho!
Artigos Recomendados