segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como gerir as prioridades enquanto blogueiro ou webmaster - Escola de Ganhar Dinheiro

Como gerir as prioridades enquanto blogueiro ou webmaster - Escola de Ganhar Dinheiro


Como gerir as prioridades enquanto blogueiro ou webmaster

Posted: 10 May 2010 04:48 AM PDT

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Como gerir as prioridades enquanto blogueiro ou webmaster

Focar o trabalho naquilo que realmente gera dinheiro ou é importante, é seguramente uma das chaves para o sucesso na Internet. Diariamente, milhares de blogueiros e webmasters sentem dificuldades em priorizar as suas tarefas, sendo que a grande maioria delas não resultam em crescimento, progressão e rendibilidade. Muitos outros gostariam de transformar a sua semana de trabalho dispersado, em apenas 3 ou 4 dias de trabalho intenso e organizado.

A grande desvantagem de tentar fazer dezenas de coisas em simultâneo, é que provavelmente você irá terminar o dia não fazendo praticamente nada, e vivendo a frustração de não ter conseguido mais uma vez, organizar-se. Quando começámos a trabalhar a tempo inteiro na blogosfera, uma das maiores dificuldades era conseguir organizar um dia de trabalho inteiro sem perder a eficiência. Com a quantidade de coisas que acontecem diariamente na Internet e na Blogosfera, é extremamente difícil conseguir equilibrar um dia de trabalho, evitando distracções ou tentando realizar dezenas de tarefas em simultâneo. No entanto, é importante que você realize algumas questões a si próprio:

VOCÊ É BOM EM QUÊ?

O primeiro passo é definir aquilo em que você é bom. Se você é realmente bom a programar, então a sua estratégia deverá passar pela programação obrigatoriamente. No entanto, se você não for bom webdesigner, é importante que considere arranjar um parceiro ou um sub-contratado que o possa ajudar a desenvolver os projectos e ideias com que se irá deparar.

Definindo à partida quais as suas virtudes e defeitos, torna-se mais fácil conseguir agilizar a sua estratégia de desenvolvimento na Internet e na Blogosfera. Se você não for realmente bom em nenhuma área, é importante que procure pelo menos filtrar quais os seus hobbies ou gostos pessoais, de forma a conseguir direccionar a sua estratégia de acção em torno desse objectivo.

JÁ APLICOU O PRINCÍPIO DOS 80/20?

O Princípio de Pareto, extremamente conhecido pelo princípio dos 80/20, é uma lei que afirma que grande parte dos fenómenos que acontecem na vida, 80% das consequências advém de 20% das causas. Aplicando este princípio à sua estratégia na Internet, significa que 20% dos seus projectos na Internet dão-lhe 80% dos seus rendimentos. Indo um pouco mais além, poderemos inclusive dizer que 20% do seu trabalho gera-lhe 80% da sua receita, o que significa que existe 80% de trabalho que na verdade só lhe corresponde a mais 20% de lucros. Esse trabalho secundário, se aplicado no primeiro parâmetro, poderia estar a resultar em ganhos bastante superiores.

QUAIS OS PROJECTOS QUE LHE GERAM MAIS DINHEIRO?

Se analisarmos a forma como geralmente um blogueiro trabalha, chegamos rapidamente à conclusão de que muitos empreendedores focam grande parte do seu tempo em questões que directamente não produzem resultados. Se tivermos que você gasta uma percentagem do seu tempo a personalizar o seu blog com widgets de votações e alguns widgets sociais, será que esse tempo irá traduzir-se em dinheiro? Na verdade não.

No entanto, existem uma série de tarefas que podem ser executadas em torno do seu blog, que lhe podem gerar receitas no imediato ou num curto espaço de tempo. São este tipo de acções onde você deverá investir mais tempo, de forma a gerar maiores receitas. Vejamos alguns exemplos de acções que geram dinheiro:

  • Escrever artigos para o seu blog;
  • Criar produtos para venda (ebooks, livros, cursos, etc);
  • Criar newsletters e capturar mais contactos;
  • Analisar novos produtos e escrever resenhas;
  • Trabalhar directamente nas mídias sociais para direccionar tráfego ao seu blog;
  • Etc.

Embora não seja recomendável que você passe o seu dia inteiro a produzir conteúdos para o seu blog, sob pena de ficar extremamente desgastado, é importante que exista uma hierarquização de prioridades na sua vida profissional. Se por ventura você tem um blog como part-time e/ou como hobbie, concentre grande parte da sua actividade em acções que lhe trazem rendimentos, sejam eles dinheiro ou tráfego numa primeira fase.

QUAIS OS PROJECTOS COM FUTURO?

Se você é um blogueiro entusiasta como nós, é provável que a esta altura tenha mais do que 1 blog. Na verdade, é bem possível que você tenha mais de 4 projectos online, embora certamente existam blogueiros com mais de 40 e com mais de 400. No entanto, de todos os projectos que você tem, certamente existirá 1 ou 2 que se destacam de todos os outros. Seja pela qualidade do tráfego, seja pelo número de assinantes, seja pelos rendimentos que produzem, esses são os projectos que realmente têm futuro. Todos os outros, provavelmente, nunca chegarão a atingir o sucesso.

É importante que você decida quais são os projectos de maior futuro para a sua carreira, pois são esses projectos que lhe irão criar rendimentos e segurança para o futuro.

É ALTURA DE FILTRAR/PRIORIZAR!

Tendo em conta a quantidade de coisas que são possíveis de realizar hoje na Internet e na Blogosfera, é extremamente importante que você tenha prioridades e/ou um esquema organizado de trabalho. Só dessa forma é possível que você se torne produtivo e acima de tudo que o seu trabalho gere receita. Sendo assim, recomendamos alguma organização na sua agenda de trabalho. Vejamos um exemplo:

PRIORIDADES

  • Escrever 5 artigos por semana para o blog A;
  • Escrever 3 artigos por semana para o blog B;
  • Escrever 2 artigos de convidado (guest-post) para outros blogs;
  • Interacção social (comentários, forums, blogs, mídias sociais, etc);
  • Marketização de conteúdos através de mídias e roteadores sociais;
  • Marketização do blog através de campanhas segmentadas e PPC;
  • Criação de Newsletters semanais;
  • Etc.

NÃO PRIORIDADES

  • Optimização para Motores de Busca;
  • Tweaking e instalação de novos plugins;
  • Optimização do design e usabilidade;
  • Criação de conteúdo extra: vídeos, podcasts, votações, concursos, etc;
  • Análise estatística e métrica de resultados;
  • Recrutamento de novos afiliados;
  • Recrutamento de novos contactos para a Newsletter;
  • Análise de rendimentos do(s) blog(s);
  • Etc.

Embora estas duas listas pudessem ser bastante maiores, a verdade é que a tabela de prioridades é extremamente mais interessante que a tabela de acções não prioritárias. Se analisar correctamente ambas as tabelas, irá perceber rapidamente que a primeira inclui apenas acções que lhe podem trazer benefícios e crescimento no imediato, enquanto que a segunda tabela apenas inclui acções que ou não se traduzem em resultados concretos, ou traduzem-se em resultados a longo prazo. Muitas outras acções não chegam sequer a traduzir-se em resultados, uma vez que são apenas perdas de tempo.

OUTSOURCING/INVESTIMENTO

Para quem trabalha na Internet a tempo inteiro, é natural que tenha consciência de que tempo é dinheiro. Tendo isso em conta, existem certamente uma série de tarefas que podem ser sub-contratadas a outros profissionais. É impossível conseguir fazer tudo sozinho, ainda para mais quando se tem vários projectos online e quando não se tem capacidade de conseguir desenvolver tudo. Posto isto, é importante que você procure criar uma lista de tarefas que pode sub-contratar a outros profissionais de internet, de forma a agilizar a sua agenda e a deixa-lo com tempo livre para as tarefas que realmente lhe dão dinheiro e/ou se traduzem em progresso e crescimento. Vejamos alguns exemplos:

  • Aceite artigos de convidado no seu blog;
  • Contrate alguém para criar banners e anúncios gráficos;
  • Contrate uma empresa para lidar com a sua Optimização para Motores de Busca;
  • Contrate alguém para lhe produzir cursos, ebooks, ou outros produtos;
  • Contrate alguém para lhe desenvolver ideias que envolvam conhecimentos de programação;
  • Contrate alguém para lhe escrever artigos em áreas específicas;
  • Contrate alguém para lhe gerir campanhas de publicidade ao clique;
  • Etc.

Se você tiver em conta que o seu blog é um negócio/empresa, é importante que você tenha uma equipa a trabalhar consigo no progresso e desenvolvimento dos seus projectos. Você dificilmente conseguirá fazer tudo sozinho, e na verdade, se você investir algum dinheiro na sub-contratação de serviços, e aplicar posteriormente o tempo livre em prol do seu blog, é possível que consiga ganhar dinheiro suficiente para pagar o serviço e ainda ficar com uma boa parcela.

Quando você aprender a investir o seu dinheiro de forma a gerar ainda mais dinheiro, provavelmente os seus projectos começarão a crescer a um ritmo muito mais acelerado! Nunca se esqueça: sem investimento, não há retorno!

Até Já!

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