quinta-feira, 6 de maio de 2010

10 razões porque ganhar dinheiro na internet significa trabalhar no duro - Escola de Ganhar Dinheiro

10 razões porque ganhar dinheiro na internet significa trabalhar no duro - Escola de Ganhar Dinheiro


10 razões porque ganhar dinheiro na internet significa trabalhar no duro

Posted: 06 May 2010 07:50 AM PDT

Blogueiro ganhe euros! Webmaster.pt Ebook Exercícios para Blogueiros!

10 razões porque ganhar dinheiro na internet significa trabalhar no duro

Há 2 dias atrás li no Daily Blog Tips uma entrevista rápida e muito interessante a 12 empreendedores e blogueiros de Topo. Nestas perguntas e respostas rápidas, o Daniel Scocco conseguiu reunir informações extremamente interessantes e que vêm de alguma forma quebrar o mito de que o sucesso dos Probloggers se deve a sorte, conhecimento ou qualquer outra razão. Ganhar dinheiro na Internet, na verdade, significa trabalhar no duro. A grande maioria dos entrevistados foram claros quanto às perguntas e a ideia que fica, é que para se estar no Topo é realmente necessário trabalhar mais, fazer mais, cumprir mais e atingir mais.

Para aqueles que por ventura consideram que ganhar dinheiro na Internet é um processo fácil, provavelmente o melhor será reconsiderar algumas estratégias, ou então definir as palavras “ganhar dinheiro”. É perfeitamente possível ganhar dinheiro a partir da Internet em poucas horas, mas construir um modelo de negócio credível e sustentável já passa por dedicação, paciência e muito muito trabalho. Vejamos então algumas considerações que tirei a partir das entrevistas e daquilo que considero ser o modelo mais interessante para todos aqueles que desejam tornar-se empreendedores online a tempo inteiro.

1. A SEMANA TEM 7 DIAS

Trabalhar a partir de casa, a tempo inteiro na Internet é realmente um processo desafiante mas que exige à grande maioria dos profissionais, uma auto-gestão incrível. Se não for rígido na forma como lida com a sua agenda, é bem provável que dê consigo a acordar tardíssimo, a deitar-se quando a sua mulher se levanta para o trabalho, e a perder simplesmente a noção de rendibilidade. Para todos aqueles que por ventura carecem de produtividade, é importante referir também que a semana tem 7 dias e não apenas 5. Embora tirar o fim-de-semana para ficar longe do computador seja extremamente relaxante e igualmente importante, a verdade é que enquanto você o faz, o seu concorrente está a produzir e a distanciar-se de si. É necessário existir um equilíbrio entre aquilo que você deseja e aquilo que você pretende atingir. Vejamos o que alguns dos melhores blogueiros e webmasters do momento fazem com a sua agenda:

  • Darren Rowse (Problogger) – Trabalha durante 7 dias por semana, embora ao fim-de-semana apenas por uma ou duas horas.
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Trabalha 5 dias por semana, mas aproveita também as manhãs e as noites durante os fins-de-semana.
  • Aaron Wall (SEO Book) – Trabalha maioritariamente 7 dias por semana.
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Trabalha 7 dias por semana.
  • Chris Garret (Chrisg) – Trabalha 7 dias por semana.
  • Collis Ta’eed (Envato) – Trabalha 5 dias por semana, embora geralmente trabalhe ao fim-de-semana também.

Se analisarmos bem a estatística, praticamente todos estes empreendedores trabalham mais do que os 5 dias da semana, sendo que aqueles que não o fazem directamente, aproveitam partes do fim-de-semana para produzir mais um pouco ou manterem-se actualizados quanto aos seus projectos. Infelizmente a produtividade significa trabalho duro, e para aqueles que sonham trabalhar apenas 2 dias por semana, é provável que nunca cheguem a atingi-lo…

2. A CARGA HORÁRIA GERALMENTE É GRANDE

Embora seja perfeitamente possível trabalhar a partir de casa, ao ritmo que desejar e da forma que bem lhe apetecer, é importante também que tenha em consideração que para atingir o sucesso, ser produtivo e conseguir realizar todos os objectivos a que gradualmente se vai propondo, é necessário trabalhar no duro. E trabalhar no duro, normalmente significa trabalhar mais horas, durante mais tempo. Senão vejamos:

  • Darren Rowse (Problogger) – Trabalha entre 60 a 65 horas por semana (9,28h/dia).
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Trabalha entre 65 e 70 horas por semana (10h/dia).
  • Aaron Wall (SEO Book) – Trabalha mais de 90 horas por semana (13h/dia).
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Trabalha mais de 20 horas por semana (3h/dia).
  • Chris Garret (Chrisg) – Trabalha entre 50 a 90 horas por semana (10h/dia).
  • Collis Ta’eed (Envato) – Trabalha entre 40 a 60 horas por semana (9h/dia).

Como podemos verificar, a média dos empreendedores trabalha mais de 9 horas por dia, 7 dias por semana. Alguns, como por exemplo o Aaron Wall e o Chris Garret, chegam a ultrapassar as 90 horas de trabalho por semana, o que significa que trabalham mais do dobro do que um trabalhador comum (40h/semana).

3. UMA ROTINA DE TRABALHO É IMPORTANTE

Já falámos diversas vezes aqui no blog da importância de uma rotina de qualidade. Este é provavelmente o maior handicap da grande maioria dos blogueiros e webmasters que pretendem ganhar dinheiro na Internet. A desorganização, falta de métodos de trabalho e a consequente falta de produtividade, regra geral levam ao insucesso. Embora nem todos os Probloggers trabalhem a partir de um princípio de organização, a verdade é que consideramos que a organização é parte fundamental de uma estratégia de sucesso para a Internet. Se pretende produzir mais em menos tempo, a organização e rotina de trabalho é imprescindível.

  • Darren Rowse (Problogger) – Da parte da manhã trabalha num café local, onde aproveita para produzir textos para os seus blogs. A partir da segunda metade da manhã e até à hora de almoço, aproveita para realizar algumas funções de administrador e networking. A parte da tarde normalmente é dedicada ao email, comentários em blogs e fórums de discussão, networking, etc. As noites regra geral são para finalizar os artigos do dia seguinte, escrever newsletters, etc.
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Tem uma rotina bastante inconsistente devido a viagens, reuniões, chamadas telefónicas e interacções inerentes ao seu trabalho.
  • Aaron Wall (SEO Book) – Não tem uma rotina de trabalho. Prefere analisar objectivos e trabalhar ponto a ponto até se sentir saturado e partir para outra tarefa. Quando se sente cansado prefere realizar uma pausa ou então realizar uma outra tarefa.
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Realiza algum trabalho da parte da manhã, depois de acordar, desenvolve a maior parte dos seus artigos em cafés locais durante a parte da tarde ou a noite. A escrita ocupa-lhe em média 2 a 3 horas sempre que desenvolve artigos.
  • Chris Garret (Chrisg) – Não tem uma rotina de trabalho estabelecida. É apologista da liberdade, pelo que faz algumas coisas porque pretende ser produtivo e realiza outras porque são obrigações necessárias, no entanto, evita ter uma rotina previamente estabelecida.
  • Collis Ta’eed (Envato) – Tem uma rotina de trabalho estabelecida. Começa por tentar limpar a caixa de entrada de emails, actualiza a sua lista de tarefas diárias e posteriormente o seu calendário. Depois disso parte para a produtividade no que ao trabalho concretamente diz respeito.

É interessante verificar que grande parte destes Probloggers e Empreendedores não trabalha consoante uma rotina. No entanto, os dois que mais admiramos, fazem da rotina um modelo de trabalho. É interessante verificarmos também que alguns deles aproveitam o café ou um espaço público local para produzir textos e procurar alguma inspiração. Como também já referimos no passado, é importante existirem quebras de rotina, e sair de casa para produzir num outro local é extremamente benéfico a qualquer blogueiro ou webmaster.

4. CUIDADO COM O EMAIL

Um dos maiores desafios de qualquer blogueiro ou webmaster profissional é precisamente o Email. Já falámos aqui no blog também da importância de manter uma rotina sobre o email, de forma a não passar demasiado tempo em respostas, consultas, etc. Muitos empreendedores trabalham geralmente com o email aberto, o que significa que realizam demasiadas quebras de produtividade para consultar os emails que vão chegando durante o dia de trabalho. Na nossa opinião, essa estratégia é errada. O ideal será consultar o email apenas 2 a 3 vezes por dia, em timmings correctos e organizados.

  • Darren Rowse (Problogger) – Gasta cerca de 2 horas por dia com o email, divididas por blocos de 15 minutos ao longo do dia de trabalho.
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Gasta cerca de 4 horas por dia com o email, embora por vezes mais.
  • Aaron Wall (SEO Book) -Gasta cerca de 2 horas por dia com o email.
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Gasta 1 hora por dia a responder a emails urgentes, e de 15 em 15 dias faz uma limpeza geral na caixa de correio.
  • Chris Garret (Chrisg) – Consulta o email durante todo o dia e por vezes durante a madrugada.
  • Collis Ta’eed (Envato) – Gasta cerca de 5 horas por dia com o email.

Como se pode facilmente constatar, o email é hoje, mais que nunca, um consumidor de tempo. A grande maioria destes empreendedores referiu na entrevista que tem de melhorar o aspecto da consulta de email, provavelmente porque grande parte deles gasta imenso tempo por dia a consultar o referido correio electrónico. Como dissemos em cima, é importante que você seja organizado e metódico na forma como trabalha com a sua caixa de email. Se a consultar 2 a 3 vezes por dia no máximo, terá capacidade de resposta, tanto para emails urgentes como para casualidades.

5. FÉRIAS FAZEM PARTE

A questão das férias é também ela muito pertinente e algo de que infelizmente pouco se fala. Muito se fala sobre a importância do descanso e nas pausas da rotina de trabalho, mas a verdade é que muitos blogueiros e webmasters têm tendência para nunca tirar férias e/ou quando tiram levam o computador consigo e acabam por trabalhar. A única diferença por vezes é o local onde desenvolvem o seu trabalho, o que infelizmente não é positivo. As férias ou pausas na rotina de trabalho são muito importantes no restabelecimento de energia e também como forma de libertar a mente para novas ideias e conclusões sobre o que fazer depois. Vejamos como se comportam alguns dos Probloggers:

  • Darren Rowse (Problogger) – Tira entre 3 a 4 semanas de férias por ano, sendo que viaja normalmente mais 2 semanas para conferências nos Estados Unidos.
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Quando viaja em trabalho, normalmente aproveita os fins-de-semana ou um dia extra com a sua mulher para beneficiar do descanso. No entanto, não tira férias desde Setembro de 2008.
  • Aaron Wall (SEO Book) – Não tira férias.
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Não tira férias. Para Yaro Stark férias e trabalho vai dar basicamente ao mesmo.
  • Chris Garret (Chrisg) – Tenta tirar alguns dias por ano para férias e para usufruir da família. Considera que trabalha demasiado e por isso mesmo é importante aproveitar o tempo com a família nessas alturas.
  • Collis Ta’eed (Envato) – Tira alguns dias por ano para viagens curtas e por vezes uma semana para férias mais longas.

Embora alguns destes empreendedores não façam das férias um modelo, a verdade é que a grande maioria concentra-se para ser produtivo durante o ano, criando espaço e liberdade para alguns dias de férias. Como referimos em cima, as férias são um ponto importante na carreira de qualquer profissional e devem ser encaradas como momentos de lazer e relaxamento. A descontracção em momentos destes, geralmente renova as energias e capacidades para os meses seguintes.

6. HOBBIES FAZEM PARTE TAMBÉM

Os hobbies são também parte importante da rotina de qualquer empreendedor. Embora a grande maioria trabalhe imensas horas por dia, a verdade é que é importante incluir no ciclo de trabalho alguns momentos de lazer, ainda que pequenos. Por vezes uns simples 15 minutos a ler uma revista, a ver um canal de televisão ou simplesmente a confraternizar com a família, podem ser suficientes para restabelecer a concentração e o psíquico.

  • Darren Rowse (Problogger) – Aproveita o tempo livre para dormir, ler romances, brincar com as câmeras ou ver desporto na televisão. Grande parte do tempo dedica-o também a ser pai.
  • Rand Fishkin (SEOmoz) – Gosta de cozinhar e convidar os amigos para jantar em casa. Gosta também de sair e encontrar-se com outros empreendedores.
  • Aaron Wall (SEO Book) – Gosta de sair e passear com a mulher, ler livros ou jogar videogames.
  • Yaro Stark (Entrepreneurs Journey) – Gosta de desporto, sair com os amigos, ver filmes ou viajar localmente.
  • Chris Garret (Chrisg) – Aproveita o tempo livre para ler e ver alguns programas de TV. A maior parte do tempo dedica-o à família.
  • Collis Ta’eed (Envato) – Aproveita o tempo livre para trabalhar e quando consegue desligar-se do trabalho, vê alguns filmes.

Compreende-se que a grande maioria dos empreendedores sente ligeira dificuldade em conseguir tempo para tudo, e obviamente que a grande maioria privilegia a família. Muitos sentem alguma dificuldade em ter hobbies concretos, o que revela que é importante ter também alguma disciplina no que toca a esta capítulo. Tal como o Collis referiu, pensar sempre em trabalho não é saudável e é importante conseguir-se desligar dele por vezes, de forma a usufruir dos outros prazeres e virtudes que a vida tem.

7. A IMPORTÂNCIA DO FAZER

Fora do conceito da entrevista, é importante ter em conta também a importância do fazer. Todos os empreendedores citados são homens de trabalho, profissionais que se dedicam e estão constantemente a apresentar novidades ao mercado. Esta capacidade de “fazer coisas” é muito importante para o crescimento profissional de um blogueiro ou webmaster. No entanto, para fazer e atingir objectivos, normalmente é necessário produzir e trabalhar no duro.

8. É IMPORTANTE LER E APRENDER

Conhecemos praticamente o percurso de todos os empreendedores citados e a grande maioria deles são ávidos consumidores de informação. Para melhorar é necessário estudar, é necessário ter vontade de aprender e evoluir. Obviamente que essa necessidade muitas vezes se cria, e muitas vezes requer investimento. Como referimos no artigo Como estudar sobre blogs sozinho e ser bem sucedido?, é importante por vezes investir algum dinheiro na sua aprendizagem, trabalhar nesse sentido e procurar saber um pouco mais do que simplesmente o suficiente.

Invista parte do seu tempo na sua aprendizagem, procure soluções novas, procure resolver problemas aos seus leitores e acima de tudo trabalhe muito. O trabalho é sempre sinónimo de evolução e crescimento e somente dessa forma é possível conseguir-se ser bem sucedido e sábio em determinados temas.

9. É IMPORTANTE SER RIGOROSO

A capacidade que um blogueiro tem de protelar uma determinada tarefa é muito grande. Adiar é sempre mais fácil do que concretizar. Essa é uma das grandes razões pelas quais você ainda não foi bem sucedido neste mundo dos blogs. Procure estabelecer metas, objectivos, e acima de tudo ser rigoroso no cumprimento dessas mesmas metas. Sem rigor no estabelecimento de objectivos e no cumprimento dos mesmos, você vai dar por si a comprar dezenas e dezenas de domínios para projectos que supostamente gostaria de fazer, mas que na verdade nunca vai levar a cabo…

10. O DINHEIRO VEM DEPOIS DO TRABALHO

Ganhar dinheiro na Internet é perfeitamente possível, mas é necessário que você compreenda quais as razões pelas quais você quer ganhar dinheiro, e acima de tudo a forma como pretende faze-lo. Ganhar por ganhar não lhe trará qualquer tipo de sustentabilidade ou segurança no futuro. É importante que você concentre-se em trabalho no duro, estabelecer metas e objectivos, e então mais tarde repensar a sua estratégia do ponto de vista financeiro. Como já referimos várias vezes na Escola Dinheiro, qualquer projecto pode ser rentável, desde que tenha bases sólidas e pensadas de um ponto de vista profissional. Primeiro o trabalho, depois o dinheiro!

AGORA É A SUA VEZ!

Tendo em conta o artigo e algumas das perguntas realizadas na entrevista do Daniel Scocco, achamos que seria interessante todos partilharmos um pouco do nosso dia-a-dia enquanto blogueiros, de forma a analisarmos o impacto que isso tem nos resultados que entretanto se obtêm. Sendo assim, poderá deixar o seu comentário respondendo às seguintes questões:

  • Quantos dias por semana trabalha nos seus projectos (sites, blogs, etc)?
  • Quantas horas por dia/semana dedica a esses projectos?
  • Utiliza alguma rotina de trabalho? Se sim, qual?
  • Quantas horas por dia dedica à consulta do email?
  • Quantas horas por semana dedica à sua aprendizagem?

Participe! Até já!

Blogueiro ganhe euros! Webmaster.pt Ebook Exercicios para Blogueiros!

Artigos Recomendados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que