O seu blog morreu na passividade? 10 exemplos para remotivar os seus leitores novamente!
Verdade seja dita, a grande maioria dos blogueiros e webmasters que consomem regularmente informação na blogosfera, incluindo neste blog, são extremamente passivos nas suas acções. Este é um artigo introdutório para um outro que irei fazer brevemente sobre a passividade das suas acções e também a grande razão pela qual você ainda não está a ganhar dinheiro online.
Provavelmente os seus leitores nunca comentam no seu blog, não votam nos inquéritos que você coloca regularmente online, não subscrevem os seus feeds RSS ou newsletter, não compram programas ou serviços afiliados que você recomenda, não recomendam o seu blog, não votam nos seus artigos nas redes sociais, não repassam os seus tweets no Twitter, e muito menos voltam ao seu blog.
Se você é um daqueles blogueiros que vive da motivação que os seus leitores e visitantes lhe transmitem indirectamente, tenha noção de que não está sozinho. Vamos ajudá-lo hoje com 10 exemplos práticos para remotivar os seus leitores e visitantes a tornarem-se mais activos e participativos na sua comunidade!
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1. SAIBA QUAL A ACÇÃO QUE DESEJA QUE OS SEUS LEITORES EXECUTEM
Verdade seja dita, e embora parece ridiculamente simples, a verdade é que muitos blogueiros não fazem a mínima noção do que desejam obter na altura em que carregam no botão “publicar” do seu blog para introduzirem um novo artigo. Identificar o propósito dos seus artigos e das suas acções é também uma forma de descobrir rapidamente quais as acções que você gostaria que os seus leitores executassem. Qual é o propósito do seu novo artigo? Qual é o resultado que você deseja que aconteça depois dos seus leitores lerem e consumirem o seu artigo? Quando você conseguir responder a estas questões, estará numa posição perfeita para conseguir obter melhores resultados com os seus conteúdos.
2. UM PEDIDO DE ACÇÃO POR ARTIGO NO MÁXIMO
Ao longo dos últimos meses de blogging que fui vivendo, fui-me apercebendo de algumas coisas muito importantes no que se refere aos pedidos de acção. Já experiencei o facto de num artigo de grande qualidade, pedir aos meus leitores para executarem uma série de acções, nomeadamente comentarem, subscreverem os RSS Feeds, a Newsletter, o Twitter, linkarem para o artigo, entre uma série de coisas que na verdade eram consecutivos pedidos de acção. Cheguei rapidamente à conclusão de que 1 pedido de acção por artigo é na verdade muito mais eficiente e gratificante, dando ao leitor um passo simples para ele próprio executar depois de consumir a informação que desejava.
3. TORNE OS PEDIDOS EM ACÇÕES DE BENEFÍCIO MUTUO
Não existe nada de errado em obter benefícios através das acções que os seus leitores executam no seu blog. Não tenha medo de pedir dos seus leitores para tomarem determinadas atitudes - embora deva sempre salientar as vantagens que o utilizador irá receber em troca da sua acção.
4. TORNE A ACÇÃO SIMPLES E TANGÍVEL
Sejamos sinceros, existem muitos blogueiros que por vezes tornam pedidos de acção simples em autênticos cavalos de batalha. Recentemente vi um blogueiro realizar um concurso no seu blog, onde em troca de pouco mais do que exposição social dentro do blog, exigia aos participantes a redacção de um artigo completo sobre o seu blog, com links follow. Verdade seja dita, muitos leitores consideraram a acção exigente demais numa equação de exigência VS retorno. Já vi também blogueiros que criam acções relativamente complexas, desde subscrição de newsletter, twitter, efectuar um comentário com 4 ou 5 linhas e ainda escrever um artigo sobre o concurso. Lembra-se do que lhe ensinei no ponto Nº2? Quando se exige demasiadas acções ao mesmo tempo, ou então acções não tangíveis, é bem provável que você não tenha sucesso.
5. PEDIDOS DE ACÇÃO FUNCIONAM MELHOR EM ARTIGOS
Tanto eu como você sabemos que o posicionamento é provavelmente a melhor e mais cruel táctica no blogging. O posicionamento está em praticamente todas as acções directas e indirectas do seu blog, nomeadamente na posição dos seus anúncios, na posição das suas caixas de subscrição, entre outras tantas que já falámos aqui no blog. No entanto, o posicionamento tem também influência nas acções que você recomenda aos seus leitores. Desde que coloquei uma caixa de subscrição da newsletter num formato de Pop-Up, já recebi mais 200% de inscrições do que com o modelo que se encontra na barra lateral apenas. Os pedidos de acção nos artigos são também uma forma eficiente de capturar subscritores, recomendar programas de afiliação, produtos ou serviços, entre milhares de outras acções que você poderá recomendar aos seus leitores, e seguramente funcionam muito melhor que pedidos perdidos no meio do seu layout.
6. SEJA CLARO NO QUE PEDE AOS SEUS LEITORES
Acredito que aquela velha expressão de “quem não chora, não mama”, pode ser facilmente utilizada aqui como uma analogia prática. Se você pretende sair da passividade, deverá estimular os seus leitores e visitantes a tomarem acções que os levem a algo que possa ser benéfico para ambas as partes. No entanto, uma das coisas fundamentais dos pedidos de acção, é a clareza daquilo que é pedido. Da mesma forma que recomendo escrever títulos atractivos para o seu blog, recomendo também que você gaste algum do seu tempo a projectar bem os seus pedidos de acção para os seus leitores.
7. MÚLTIPLOS PEDIDOS PARA A MESMA ACÇÃO
Embora lhe tenha recomendado a fazer apenas 1 pedido de acção por artigo, isso não significa que você não possa fazê-lo repetidamente no mesmo artigo. Se por ventura nunca reparou, em determinados artigos faço chamadas de acção no início e no fim do mesmo conteúdo, não deixando espaço de manobra para o esquecimento e para o facilitismo. Se você não estimular os seus leitores a saírem da passividade, provavelmente você nunca sairá também. Se reparar, este artigo oferece ao leitor uma oportunidade de manter-se actualizado sobre todos os conteúdos e segredos do blog via Twitter e Newsletter, tanto no início como fim do mesmo.
8. DESTAQUE OS SEUS PEDIDOS DE ACÇÃO
Sejamos novamente sinceros, porque raio os blogueiros têm tendência para colocarem títulos gigantes nos seus artigos para enfatizar ao máximo o conteúdo e a percepção que o leitor tem dele, e quando se seja aos pedidos de acção, geralmente deparamo-nos com uma ou duas linha de texto completamente despercebidas no meio de tanto conteúdo? Tal como qualquer outra parte do seu blog e dos seus artigos, os pedidos de acção deverão ser claramente vistos pelos seus leitores. Para o fazer poderá utilizar imagens, títulos um pouco maiores, formatações de texto (negrito, itálico, etc), recorrer a cores, caixas de newsletter, entre outras formas. O importante é ser criativo, não passivo!
9. GUIE OS SEUS LEITORES ATÉ À ACÇÃO
Tenha noção de que os seus artigos devem direccionar os seus leitores imediatamente para a acção. Embora eu pudesse colocar neste artigo links para a subscrição da newsletter do blog, a verdade é que as caixas de subscrição levam o leitor directamente à acção e sem qualquer tipo de dúvidas. Direccionar os leitores é muito importante, especialmente e por causa da passividade.
10. OFEREÇA UM INCENTIVO
Alguns pedidos de acção geralmente precedem um incentivo para o subscritor/leitor que na verdade não é a própria acção, mas sim algo extra. Aqui no blog ofereço regularmente livros do Problogger para os subscritores que acompanham os conteúdos e segredos que vamos revelando. Este tipo de acção é bastante eficiente na medida em que o leitor se sente muito mais tentado a realizar a acção, ainda que não tenha percepção disso. Tirar os seus leitores da passividade é o seu objectivo, nunca se esqueça….
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