terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Exercícios para bloggers – interaja com os seus leitores via email (5)

Posted: 27 Oct 2009 08:49 AM PDT

Exercícios para bloggers – interaja com os seus leitores via email (5)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

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A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje que lhe propomos pode na verdade parecer um bocadinho estranho numa primeira instância. Embora pareça bastante simples em termos práticos, é na verdade uma das técnicas que utilizo regularmente aqui no blog e também uma das que me levou a atingir um sentido de comunidade bastante dispare daquilo que é usual nos blogs sobre Ganhar Dinheiro. Desde sempre que me preocupo em criar ligação com os leitores do meu blog, não só através dos comentários realizados nos artigos mas também através dos inúmeros emails que envio e respondo. Esta acção, embora pareça demasiado simples em termos práticos, ajuda imenso na construção de uma comunidade.

O simples acto de você manter o contacto directo e pessoal com um leitor do seu blog, ajuda-o directa e indirectamente a conseguir aumentar as hipóteses de o seu leitor voltar ao seu blog, potencialmente subscrevê-lo e acima de tudo sentir vontade em espalhar a palavra através da sua rede pessoal de contactos.

Tendo isto em conta, considere analisar os seus comentários mais recentes e procurar leitores que na verdade tenham dúvidas e/ou questões pertinentes. Se por ventura não encontrar nenhum leitor com questões ou problemas que na verdade você consegue solucionar, contacte-o na mesma via email, no sentido de agradecer a sua presença no seu blog e também o seu comentário. Tenha a certeza de que deixa um link para o endereço do seu blog, bem como para o seu RSS Feed, especificando quem você é e tornando o seu email o mais relevante e contextualizado com o comentário por ele realizado.

DICA: Tenha sempre em conta que quanto mais pessoal você for na sua abordagem via email, maior é a probabilidade de o leitor se sentir confortável e acarinhado pela sua presença. Essa atitude, mais tarde, irá reflectir-se no comportamento que este terá perante o seu blog.

FORMAS DE CRIAR UMA BOA IMPRESSÃO
O erro mais comum numa abordagem via email prende-se com o tipo de abordagem geralmente utilizada. Existem muitos blogueiros que não fazem uso daquilo que são as “boas práticas” ao nível da comunicação, caindo no erro de não oferecer ao leitor uma visão optimista e simpática do seu comentário. Ainda assim, recomendo-lhe dois tipos de abordagens que poderão ajudá-lo a criar uma boa impressão no primeiro contacto:

  • Se o seu leitor deixou um link para o seu blog pessoal no comentário, considere visitar o seu blog e deixar um comentário igualmente. Esta foi uma das técnicas que utilizei nos primórdios deste blog e que ainda hoje coloco em prática com alguma frequência. O paralelismo na comunicação é fundamental para que os seus leitores sintam que você não é mais um daqueles autores que se encontram distantes e ao mesmo tempo intransigentes ao nível da comunicação. Quanto mais acessível você for, maior é a probabilidade de você conseguir criar a referida comunidade.
  • Responda ao comentário do seu leitor no seu próprio blog. Embora seja importante manter um contacto mais pessoal via email, o facto de você responder aos comentários directamente no seu blog, deixa todos os outros leitores satisfeitos e confortáveis na medida em que sabem que terão direito a um pouco da sua atenção. Um dos maiores erros da maioria dos blogueiros é que nunca respondem aos comentários que recebem pontualmente nos seus blogs.

Se por ventura você conseguir disponibilizar cerca de 15 a 30 minutos por dia para realizar tarefas como estas, tanto melhor. Embora muitos blogueiros não compreendam a importância do contacto pessoal, ele representa um crescimento gradual e tem um impacto incrível no futuro de um blog. Um leitor que se identifique e enquadre neste tipo de abordagem mais pessoal, provavelmente irá tornar-se num leitor assíduo do seu blog para sempre. Se você realizar este exercício pelo menos uma vez por dia, acabará por construir uma base de leitores leais e fãs do seu trabalho ao longo do tempo.

O EFEITO BOLA DE NEVE
Outro erro muito comum na análise de um tipo de abordagem como este, muito pessoal, é que a grande maioria dos blogueiros não vê interesse em contactar meia dúzia de leitores, porque na verdade o que eles desejam são milhares e milhares de novos leitores. Embora esse tipo de pensamento seja legítimo, ele falha em dois aspectos fundamentais do blogging:

  • Um fã do seu blog espalha a palavra – se por ventura nunca viveu o efeito bola de neve no seu blog, tenha em mente que um só leitor assíduo e fã do seu trabalho é capaz de direccionar centenas de novos leitores para o seu blog ao longo de algumas semanas. Os próprios fazem-no através dos seus blogs, dos seus sistemas de contacto instantâneo, através das redes sociais, através do palavra-a-palavra, através do Twitter, etc.
  • Um fã do seu blog lê regularmente várias páginas – Tenho muitos leitores e fãs aqui no blog que passam serões inteiros a consumir informação já publicada e com pertinência suficiente para as suas aspirações e necessidades. Isso significa que muitos destes leitores são capazes de ler mais de 10 páginas numa única visita. Isso significa também que vários leitores com um grau de fidelização deste tipo, podem significa milhares e milhares de páginas lidas por dia, por semana e por mês.

Falando novamente em erros, embora o pensamento de que muito tráfego e muitos visitantes é importante para um blogueiro, na verdade ele nunca considerou o facto de que geralmente esses leitores nunca chegam a consumir a informação da mesma forma que os leitores e assinantes o fazem. A grande maioria desses visitantes esporádicos acaba por sair do seu blog sem nunca tomar consciência do potencial que ele tinha.

Para quem vê o blogging como uma maratona e/ou um processo a longo prazo, construir uma comunidade e interagir eficientemente com os leitores e visitantes regulares é a forma mais eficiente de fazer o seu blog evoluir e marcar uma presença sólida a longo prazo.

O SEU BLOG NÃO RECEBE COMENTÁRIOS?
Tal como referi no início do artigo, existe sempre a possibilidade de você não receber regularmente comentários no seu blog. Isso pode acontecer por diversos factores, e caso você se reveja nesta situação, tenho uma outra tarefa para você realizar antes deste exercício nº5 de hoje.

Considere começar por visitar outros blogs dentro do seu nicho de mercado, deixando comentários pertinentes e instrutivos. Quanto mais genuíno você for, maior é a probabilidade de criar impacto. Retire precisamente os mesmos 15 a 30 minutos que recomendámos em cima para esta prática. Quanto mais você conseguir ajudar os leitores de outros blogs, mais notoriedade o seu perfil irá ter. Isso, a longo prazo, irá direccionar tráfego de qualidade para o seu próprio blog.

Se por ventura ainda ficar com algumas dúvidas sobre como obter mais comentários no seu blog, considere ler os seguintes artigos detalhados que já publicámos aqui no blog:

DICAS PARA INTERAGIR COM OS SEUS LEITORES
Tal como referi ao longo do artigo, o mais importante é criar um sentido de comunidade e relacionamento com os seus leitores. Quanto mais pessoal você for na sua abordagem com os seus leitores, maior é a probabilidade de você lhes ganhar o respeito e atenção. Se você realizar contactos por email em massa e com um tipo de abordagem genérica, provavelmente a sua intenção perde parte do seu valor.

Outra dica a registar: Se por ventura um determinado leitor realizar um comentário instrutivo e muito bem contextualizado com uma determinada matéria que você publicou, considere convidá-lo a escrever um “guest-post” no seu blog abordando essa ou outra matéria.

Outra dica a registar: Se você receber um comentário no seu blog, com uma série de questões pertinentes sobre um determinado tema, considere aproveitar essas mesmas questões, citar o autor do comentário, linkar para o seu blog e responder publicamente (em formato de artigo) a todas essas mesmas questões. Isso irá valorizar não só quem comentou, ao mesmo tempo que resolve potenciais dúvidas de outros leitores.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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