Exercícios para bloggers – criar uma peça para o seu blog (1)
Hoje iniciamos uma série de artigos relativamente extensa, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível.
Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
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O QUE É UMA PEÇA?
Para quem frequenta a faculdade, uma peça introdutória é algo que faz claramente parte das matérias, especialmente para todos aqueles que estudam nas áreas dos negócios e empreendedorismo. Muitos cursos ensinam os seus estudantes a desenvolverem uma peça para o seu negócio (e para eles próprios também). A ideia de uma peça é ter basicamente uma introdução muito rápida e curta daquilo que você é ou faz, ao invés de ter necessidade de explicar passo-a-passo o que o seu blog ou a sua empresa desenvolvem. Em Inglês esta ideia chama-se “Elevator Pitch” e significa basicamente uma introdução rápida, capaz de ser debitada num intervalo de apenas 10 segundos enquanto o elevador o leva até ao piso certo. É também e resumidamente, uma forma de atrair alguém por aquilo que você faz, deixando-a entusiasmada e com necessidade de perceber a fundo o que realmente trata o seu blog ou o seu negócio.
PEÇAS PARA BLOGUEIROS
Embora a ideia de uma peça curta e rápida esteja muitas vezes associada a empreendedores que procuram por exemplo investidores, onde é necessário ser-se muito curto, muito breve e ao mesmo tempo muito marcante, desenvolver uma peça deste tipo para o seu blog é igualmente uma jogada acertada.
A ideia do exercício de hoje é ajudá-lo a construir uma peça rápida na sua mente, que o ajude a descrever rapidamente quem você é, o que faz, ou então simplesmente o que é que o seu blog trata, resumidamente. Se você se sentir confuso a explicar o que o seu blog trata, então provavelmente as outras pessoas sentir-se-ão igualmente confusas a tentar comprendê-lo. Tendo uma noção curta e agressiva do que é o seu blog, poderá ajudá-lo a conseguir melhorar uma série de aspectos relacionados directa e indirectamente com ele, nomeadamente:
- Na escrita de conteúdos para o blog;
- Na promoção e na procura de novos leitores para o blog;
- Na optimização para motores de busca;
- Na conexão do seu blog e de si próprio a outros leitores, visitantes e blogueiros;
- No branding que você promove ao seu blog;
- No design e no impacto visual que você aplica ao seu blog;
- etc.
RAZÕES PARA DEFINIR UMA PEÇA PARA O SEU BLOG
Obviamente que a criação de uma peça para o seu blog irá ajudá-lo de múltiplas e inconscientes formas. Tendo uma peça criada e definida, torna-se muito mais fácil você explicar aos seus leitores o que o seu blog trata, bem como a outros blogueiros, parceiros, investidores, anunciantes, e também aos seus familiares e amigos que provavelmente o questionam sobre a sua actividade online. Tendo a sua peça criada, ela pode ser aplicada em praticamente todos os locais e conceitos, utilizando apenas uma parte ou a versão completa. Vejamos alguns exemplos práticos de onde e como utilizar a sua peça rápida:
- No título do seu blog – O título do seu blog pode ser uma excelente forma de você comunicar aos seus leitores de uma forma rápida, curta e sucinta aquilo que o seu blog trata, ou o que estes podem esperar ao nível dos conteúdos. Este blog, por exemplo, oferece ao leitor uma noção básica de que aqui se ensinam Blogueiros e Webmasters a ganhar dinheiro com blogs e websites. Quando os seus leitores não têm uma noção imediata daquilo que o seu blog trata, existe uma grande probabilidade de eles fecharem a janela do browser antes mesmo de lerem qualquer conteúdo.
- Na sua página “Sobre” – Tenha em mente que a sua página “Sobre” é seguramente uma das páginas mais lidas do seu blog pelos novos visitantes e leitores que hoje deram conta do seu blog. Este é um excelente local onde você poderá explicar sucintamente o que trata o seu blog, e ao mesmo tempo recomendar esses mesmos leitores a subscreverem o blog e a manterem-se atentos às matérias que serão publicadas no futuro.
- Conversa cara a cara – Seja numa conferência, em relações comerciais, negócios, ou simplesmente numa conversa de café com amigos, o facto de você bloggar ou trabalhar na internet, mais cedo ou mais tarde virá ao de cima. Nessa altura você deverá ter presente a sua peça para que possa de alguma forma descrever rapidamente os porquês do seu blog e descrever ao mesmo tempo a sua actividade.
- Cartões de visita – Quem é que nunca recebeu um cartão de visita que colocou na carteira e passado dois dias não se lembra de quem lho deu e porque é que lho deu? Inserir a sua peça mais sucinta e pragmática nos seus cartões de visita é uma forma simples de ser relembrado por aquilo que você é e faz, independentemente de ser apenas um blogueiro.
- Jornais e medias no geral – Já fui entrevistado para o semanário Região de Leiria e também para a revista nacional Visão e em ambos os casos tive de ser o mais prático e simples possível na abordagem da actividade do blog. O facto de ter comigo uma peça mental muito interessante sobre o blog, fez com que ambos os entrevistadores se sentissem atraídos pela ideia e posteriormente avançarem com a entrevista completa. Como provavelmente você sabe, os jornalistas e medias na generalidade, são pessoas extremamente ocupadas na procura de histórias e ideias interessantes para publicar, pelo que quanto mais curto e directo você for na sua abordagem, maior é a probabilidade de obter sucesso.
- Atrair outros blogueiros - Quando você contacta ou é contactado por um blogueiro, é imprescindível a utilização de uma peça curta e directa que diga rapidamente tudo aquilo que o seu blog trata. Quando sou contactado por outros blogueiros, só me interesso em perceber melhor as suas actividades se a introdução da peça for interessante e estiver presente.
- Assinatura de Email – Muitos utilizadores de hoje usam os links dos seus blogs nas assinaturas dos emails. No entanto, a grande maioria nunca se questionou sobre a volatilidade de um link. Um link não diz praticamente nada, excepto se for demasiado longo ou directo como por exemplo a Galeria de Blogs que tem um link que na verdade diz tudo. Pondere adicionar aos seus emails a sua peça para descrever rapidamente as funções do seu blog e analise posteriormente os resultados.
- Perfis nas redes sociais – O mesmo comportamento aplica-se aos perfis das redes sociais onde você está presente. Se você pretende que os seus perfis direccionem tráfego para o seu blog, então terá de dar aos seus visitantes e curiosos uma razão para o fazer. Introduza a sua peça?
Existem mais locais onde introduzir as suas peças? Seguramente que existem! Partilhe nos comentários do artigo as oportunidades que idealizou e/ou a forma como introduziu a sua peça no seu dia-a-dia.
EXERCÍCIO: CRIAR UMA PEÇA PARA O SEU BLOG
Criar uma peça para o seu blog é na verdade um processo relativamente simples mas que pode ser atingido de diversas formas e através da conquista de diferentes objectivos. Obviamente que já muito se falou sobre este assunto na blogosfera, e também aqui no blog, mas é importante que você sinta necessidade de cumprir esta tarefa por auto-recriação e também pelas vantagens acrescidas que esse acto lhe irá trazer num futuro próximo. Vejamos:
- Resolva um problema ou uma necessidade – Tal como faço regularmente nos meus blogs, especialmente aqui, sou um grande fã dos blogs educacionais e que têm como temática central a ajuda a outras pessoas e profissionais. Acredito muito no sucesso dos blogs que resolvem problemas ou necessidades directamente, pelo que se você decidir ajudar alguém, faça-o através da sua peça rápida.
- Defina a sua audiência – Você escreve para quem? Quem é que você tenta atrair para o seu blog sempre que escreve um novo artigo? Se o seu blog tem o objectivo de atrair determinados tipos de pessoas, especifique isso na peça do seu blog. Se o seu blog é para jovens, evite cometer o erro de criar uma peça direccionada para adultos. O foco deve ser o mais acertado possível e ligado directamente ao tipo de público com que você trabalha e/ou que pretende atrair.
- Seja claro – É importante ter em conta que a peça do seu blog deverá ser o mais concisa e concreta possível. Evite ao máximo colocar o leitor em dúvida e/ou a questionar-se sobre o que você realmente faz. A ideia é precisamente a oposta.
- Seja curto – Uma peça deverá ser sempre o mais curta e directa possível. Aqui no blog introduzi uma peça logo por baixo do menu de navegação, que dá ao leitor uma visão imediata daquilo que o blog trata. Evite utilizar palavras ou texto que não acrescenta nada à sua ideia, e mantenha a sua peça o mais curta e breve possível.
- Sobressaia – Sobressair numa blogosfera cada vez mais concorrencial não é uma tarefa fácil. Ainda assim, utilize o seu humor e imaginação para transmitir uma boa sensação aos leitores que a lerem.
- Seja intriguista – Ser intriguista na generalidade não é algo muito positivo, mas na peça do seu blog é fundamental. Se você conseguir ser intriguista e deixar os seus leitores interessados em ler mais e aprofundar os conteúdos do seu blog, você provavelmente irá conseguir convertê-los em subscritores com maior facilidade. Nunca se esqueça que a sua peça não deverá oferecer ao leitor uma visão global do seu blog, mas apenas os pontos chave que irão despertar no leitor necessidade de ler e aprender mais.
- Seja enérgico – Uma das coisas que mais gosto de ler são auto-biografias de blogueiros que de alguma forma me inspiram com as suas palavras. Quando você escreve uma peça com o intuito de cativar aos seus visitantes ou leitores, você tem de ser igualmente inspirador e enérgico. Quanto mais você depositar de si na sua peça, melhor. No entanto, não incorra no erro de se tornar exagerado acerca da sua paixão pelo que faz. Genuinidade é muito importante.
- Considere fazer uma questão – As perguntas são a melhor forma de levar os seus leitores a acções. Ainda que sejam perguntas retóricas ou monólogos, é importante que você crie perguntas para as quais os seus leitores gostariam de ter respostas.
- Prepare-se para expandir a sua peça – Embora uma peça de um blog seja uma introdução muito breve sobre aquilo que você faz e cria, a verdade é que você deverá estar preparado para expandir a sua peça quando alguém se interessar pela sua “história de elevador” e desejar saber um pouco mais sobre ela.
AS PEÇAS DO MEU BLOG
Aqui na Escola de Ganhar Dinheiro tenho uma série de peças integradas em diversos locais do blog, as quais utilizo para dar não só uma real dimensão daquilo que é o funcionamento e objectivo do blog, mas ao mesmo tempo aliciar novos leitores a subscreverem o blog e a manterem-se atentos aos conteúdos que produzo. A primeira peça é muito simples: Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters. O objectivo desta peça de reduzidas dimensões é dar ao utilizador a ideia de que está dentro de uma escola, onde o conceito é partilhar, ensinar e aprender.
A versão mais completa da peça pode ser visualizada logo por baixo do menu de navegação do blog, na página de “Subscrever”, na página “Sobre” e também no rodapé do blog onde falo um pouco mais sobre mim enquanto autor do blog.
ESCREVA A PEÇA DO SEU BLOG
Depois de escrever a peça para o seu blog, considere fazer uso dela de uma forma eficiente e devidamente enquadrada com o seu blog. Considere ter uma versão curta para colocar no título do blog e uma versão um pouco maior (mas ainda assim curta) para colocar na sua página “Sobre” ou então num local que você considere mais apropriado. Você poderá inclusive escrever um artigo para o seu blog onde explica concretamente aos seus leitores o porquê da existência do seu blog.
DICAS PARA DESENVOLVER A PEÇA DO SEU BLOG
Depois de tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de desenvolvimento de uma peça para o seu blog, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:
- Comece por investigar e efectuar um brainstorming de palavras que identifiquem o conceito do seu blog;
- Que palavras-chave lhe surgem na cabeça quando pensa directamente no seu blog?
- Peça aos seus amigos/familiares que descrevam o seu blog em 2 ou 3 linhas;
- Onde é que você vai utilizar a peça do seu blog que acaba de desenvolver hoje?
Tal como referi em cima, eu utilizo vários tipos de peças curtas aqui no blog, a grande maioria delas redundantes mas com o intuito de fazer com que o utilizador se sinta confortável e tenha acima de tudo a percepção correcta sobre o tipo de trabalho que aqui se desenvolve. Tente fazer o mesmo com o seu!
Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
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Até Já!
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