Exercícios para bloggers – promova um artigo do seu blog (3)
Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:
Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
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A TAREFA DE HOJE
Espero sinceramente que tenha tido a oportunidade de criar o seu artigo em formato de lista até ao momento da publicação desta nova aula para blogueiros. O ideal seria aproveitar o seu artigo publicado ontem para utilizá-lo eficientemente no exercício de hoje. Se por ventura ainda não cumpriu o exercício de ontem, considero fazê-lo antes de tentar cumprir o de hoje.
A grande maioria dos blogueiros já experimentou a promoção de blogs através de várias formas e técnicas. Um dos erros mais comuns quando um blogueiro tenta promover o seu blog, é tentar fazê-lo como um todo. Quando isto acontece, o blogueiro está interessado essencialmente em promover a homepage do seu blog e nada mais.
Embora não haja qualquer tipo de erro na promoção directa do seu blog, a verdade é que a minha experiência pessoal e profissional diz-me que a promoção individual de artigos é muito mais eficiente que a promoção directa da homepage do seu blog. Este é o exercício que vamos tentar completar hoje.
O que acontece com muitos blogueiros é que os próprios, geralmente, carregam no botão “publicar” para introduzirem os seus novos artigos, e depois disso não têm disponível uma qualquer estratégia de promoção e divulgação desses mesmos artigos. Você deverá tentar ser o máximo pro-activo e gastar algum do seu tempo a divulgar e a “marketizar” os seus conteúdos.
11 FORMAS DE PROMOVER UM ARTIGO DO SEU BLOG
Tenha sempre algum cuidado na forma como utiliza as técnicas de promoção que hoje lhe oferecemos. Nunca utilize todas em simultâneo para um único artigo, muito menos utilize-as sempre que publica um artigo novo. Procure “marketizar” apenas os artigos de maior qualidade, aqueles que você considera as jóias da coroa, e depois promova-os de uma forma agressiva e ao mesmo tempo estruturada e inteligente.
- Envie-os para outros blogueiros – considere contactar alguns blogueiros de topo dentro da sua área de acção, no sentido de estes linkarem para o seu artigo como uma referência numa determinada área. Para ser bem sucedido nesta tarefa, considere ler o nosso artigo com 10 dicas para conseguir uma troca de links com outro blog.
- Mensagens sociais – em que redes sociais do estilo Twitter e Facebook é que você está registado? Considere utilizá-las como uma forma de promoção eficiente e efectiva do seu blog. Foi com uma estratégia deste tipo que criei uma rotina de mais de 2000 novos visitantes mensais através do diHiTT por exemplo. É importante você ter em conta que a ideia da promoção não se pretende com efectuar spam e entupir a caixa de mensagens dos seus amigos e seguidores com mensagens acerca dos seus artigos. Não se esqueça também que à medida que a sua rede de contactos vai aumentando, vai-se tornando igualmente mais poderosa.
- Bookmarks sociais – considere utilizar redes sociais e agregadores de conteúdos para promover os seus artigos. É com regularidade que promovo os artigos do meu blog em diversos serviços de bookmarking social, inclusive, falei de uma série deles no artigo 20 agregadores de conteúdos digg-like em português.
- Links internos – ao invés de pensar apenas em como promover os seus artigos para fora do seu blog, considere aprender também a utilizar o potencial de “linkagem” interna do seu próprio blog. Provavelmente você até já escreveu sobre o assunto e poderá adicionar links a outros conteúdos, adicionar uma secção de “últimos artigos” na barra lateral do seu blog, ou simplesmente criar uma secção com destaque para os conteúdos mais importantes e práticos do seu blog.
- Newsletter – se por ventura você fizer uso de uma newsletter, considere enviar uma notícia a dar conta do seu último artigo.
- Comentários em blogs e fórums – deixar links em comentários de blogs e fórums é uma das estratégias mais interessantes de “linkagem” indirecta, mas também uma das mais eficientes. No entanto, a sua eficiência é tanto maior quanto a sinceridade e relevância do seu comentário. Considere sempre deixar um comentário útil e de qualidade, e caso o seu link seja um bom complemento, deixe-o também.
- Assinaturas de emails – ao invés de deixar um link na assinatura do seu email para a homepage do seu blog, considere começar a deixar por exemplo o Top5 dos últimos artigos publicados no seu blog. Acredite que a eficiência é completamente diferente…
- Séries de artigos – considere escrever um artigo para o seu blog onde na verdade um outro falhou ou se tornou incompleto. Isso além de criar uma ligação interessante, é também uma forma eficiente de interligar artigos, gerar mais pageviews e de alguma forma criar uma série de artigos que se complementam na sua globalidade.
- Publicite os seus artigos – se por ventura você tem alguns conteúdos no seu blog dos quais se orgulha e que receberam algumas dezenas de comentários e apreciações positivas dos seus leitores, considere criar uma pequena campanha de publicidade no Google Adwords ou mesmo no Facebook e publicitar esses conteúdos.
- Contacte a media tradicional – em determinados momentos, alguns dos seus conteúdos podem ser extremamente interessantes para os media tradicionais. Considere criar uma lista de contactos de email dos redactores dos jornais e contacte-os no sentido de perceberem se o seu artigo tem relevância para o jornal/revista.
- Article Marketing – o chamado “marketing de artigos” é uma das formas mais interessantes de promover conteúdos, mas também uma das mais perigosas. Muitos blogueiros copiam e colam artigos na integra, o que poderá dar origem a problemas de duplicação de conteúdo. Nestes casos, aconselho-o a reescrever pelo menos parte do conteúdo para evitar problemas do género.
EXERCÍCIO: PROMOVER UM ARTIGO DO SEU BLOG
Considere olhar para o artigo que escreveu ontem, em formato de lista, e tente perceber se por ventura este tem qualidade e competência suficiente para ser promovido intensivamente. Nunca cometa o erro de promover todos os artigos que publica, da mesma forma e com a mesma agressividade. Se por ventura você sente que o artigo vale mesmo a pena ser promovido, tente colocar a estratégia de hoje em prática. Caso não tenha um artigo considere de grande qualidade, considere dedicar-se à criação de um para aplicar posteriormente os ensinamentos de hoje.
Para a grande maioria dos blogueiros que não têm hábitos de promoção e marketing de artigos, recomendo vivamente as opções 1 e 3. Considere criar uma rede de contactos de blogueiros, criar relações de amizade e trabalho com eles, e auto promoverem-se conjuntamente. Se tiver dúvidas, volte às 11 formas de promover um artigo do seu blog para compreender os melhores passos a executar.
DICAS PARA PROMOVER UM ARTIGO DO SEU BLOG
Depois de tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de promoção de um artigo do seu blog, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:
- Procure todos os locais na internet (e mesmo fora dela) onde você tenha uma presença muito activa ou de alguma forma influente, e tente promover os melhores conteúdos do seu blog. Ex.: blogs, forums, emails, perfis sociais, etc
- Tente construir uma lista de contactos agrupados em diversas categorias (blogueiros, medias sociais, medias tradicionais, etc) e posteriormente tente contactá-los no sentido de promover os seus artigos de acordo com as regras e estratégias que publicámos em cima.
Obviamente, você deverá ter em mente que nem todos os seus artigos funcionam ou têm o impacto desejado na internet e na blogosfera. Evite estar constantemente a pedir aos seus amigos e/ou a sua lista de contactos para que o ajudem a promover e a destacar os artigos que você publica. Esta estratégia funciona muito melhor quando se tratam de artigos realmente sólidos e que de alguma forma se tornam ícones do seu blog. No entanto, ter a estrutura de promoção devidamente orientada e devida vai ajudá-lo a tomar as decisões mais correctas, nas alturas ideias.
A chave do artigo de hoje é a relevância. Tenha sempre em conta que quando você pretende promover e “marketizar” um determinado artigo, deverá fazê-lo junto do público alvo mais propício a consumi-lo e a torná-lo de alguma forma viral. Dessa forma, você terá uma probabilidade bem maior de conseguir que essa mesma promoção seja um sucesso. Nunca se esqueça também de que deverá fazê-lo para os seus artigos mais populares ou de maior qualidade.
Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
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Até Já!
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