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O guia prático para ganhar seis dígitos: reformule a sua estratégia! Posted: 13 Oct 2009 10:04 AM PDT O guia prático para ganhar seis dígitos: reformule a sua estratégia! Depois de ontem termos desconstruído o mito do ganhar seis dígitos por ano, continuamos hoje a nossa série de artigos sobre como colocá-lo numa situação propícia a rentabilizar mais eficientemente o seu trabalho e ao mesmo tempo ganhar dinheiro a fazer aquilo que você mais gosta, independentemente do que isso seja. Se por ventura não está contente com o seu actual emprego, ou não está satisfeito com a rendibilidade dos seus blogs e websites, ou não está satisfeito com ambas as coisas, esta série de artigos é para si. A quantidade de coisas que geralmente o impedem de seguir em frente e mudar o seu estilo de vida, independentemente de qual ele seja, na verdade não são assim tão importantes como você julga. 1. NÃO SEI FAZER MAIS NADA. Verdade seja dita, o seu pensamento é legítimo, mas irrelevante. Com tempo e dedicação é perfeitamente possível hoje você aprender qualquer coisa. Poderá não ser naturalmente dotado para a tarefa em questão, mas esse dote não pode sequer ser comparado com a dedicação. Só porque você não tem as competências agora, não significa que não as irá ter dentro de 6 ou 12 meses. Nunca se esqueça que você não tem esse conhecimento, simplesmente porque nunca o procurou. Tão simples quanto isso. 2. NÃO SOU QUALIFICADO. Você poderá escolher o que deseja fazer, e posteriormente qualificar-se para isso, embora por vezes um processo de qualificação seja um investimento elevado. Voltar a estudar pode não se encaixar na sua agenda actual ou no seu estilo de vida, por exemplo. No entanto, eu sugiro que você tente entrar num determinado campo de acção onde você na melhor das hipóteses é julgado pelas suas competências e não propriamente pelas suas qualificações. Muitos freelancers, blogueiros e webmasters preenchem estes requisitos, ao mesmo tempo que têm total controlo sobre as suas cargas horárias e sobre os seus rendimentos. Voltarei a este tema no ponto 3. O objectivo de o artigo de hoje é dar-lhe uma visão periférica e funcional sobre a possibilidade de você se tornar um freelancer, blogueiro ou webmaster a tempo inteiro. Se esta ideia não lhe interessa (leia o primeiro artigo para mudar o seu pensamento) irei dar-lhe ainda mais uma oportunidade no terceiro e último artigo deste guia prático para ganhar seis dígitos por ano. 3. NÃO FAÇO IDEIA DO QUE PROCURAR. Ganhar seis dígitos anuais, embora seja um objectivo de grandes dimensões, é também um objectivo tangível para a maioria dos profissionais liberais que trabalham em regime de freelancer, blogueiro ou webmaster. Não faço sugestões acerca de qual a carreira com maior potencial, até porque na minha opinião todas elas oferecem grande potencial. Uma das grandes vantagens de todas estas três áreas de acção prende-se com o facto de serem áreas com o investimento em auto-formação é relativamente baixo (em comparação com um curso ou graduação). Tenha em mente que mesmo que seja um Freelancer, os seus clientes irão preocupar-se essencialmente com a qualidade do seu portefólio e não necessariamente com o facto de você ser graduado por uma faculdade de renome. O mesmo se aplica a programadores, blogueiros e webmasters. QUANTO DEVO COBRAR? Tenha em mente que tanto os Freelancers, como os Blogueiros, como os Webmasters que trabalham a tempo inteiro nas suas profissões, têm claramente mais despesas do que um outro qualquer profissional. Com o aumento das despesas, você irá sentir necessidade de ganhar mais dinheiro para compensar a balança. No entanto, você irá encontrar grandes obstáculos na negociação com um cliente, especialmente quando lhe disser que cobra 100EUR por um logotipo ou 250EUR por 2 meses de publicidade no seu melhor blog. Imagine que você cobra 100EUR por um logotipo que lhe toma cerca de 3 horas do seu tempo a desenvolver. Você está a ganhar cerca de 33,33EUR por hora, mas se você não o disser ao seu cliente o tempo que você demora, provavelmente ele não irá compreender porque motivo você lhe está a cobrar tanto dinheiro. O mesmo se aplica aos blogueiros e webmasters que cobram por publicidade nos seus blogs. Quando um cliente o contacta e você lhe indica que o preço da publicidade são 150EUR por 30 dias, torna-se primordial explicar-lhe o porquê desse valor e quais as vantagens que você oferece em troca de tanto dinheiro. ÁREAS LUCRATIVAS Existem muitas áreas livres que podem ajudá-lo a garantir resultados e receitas interessantes: Escritor Freelancer. Tenha em mente que o preço a cobrar por escrever um artigo numa determinada área específica varia muito conforme o mercado e o tipo de trabalho. Os freelancers de topo provavelmente irão cobrar $50 dólares por um artigo de apenas 500 palavras. Tenha em conta que são já milhares e milhares de blogueiros e webmasters que adquirem artigos a outros profissionais por não conseguirem lidar com a totalidade da produção dos seus próprios conteúdos. Se você dominar uma área específica, terá maior facilidade em cobrar valores mais altos. Designer Gráfico Freelancer. Esta área pode incluir o design de logotipos, magazines, publicidade, etc. Provavelmente terá de desenvolver aptidões com softwares como o Adobe Photoshop ou o Corel Draw, embora a partir do momento em que você domine a ferramenta e seja mentalmente criativo, tudo é possível. Se por ventura já é bom a desenhar com papel e lápis, provavelmente uma área deste tipo seria perfeita para si. Webdesigner Freelancer. Uma das grandes vantagens do webdesigner moderno, é que ele não necessita de saber programar. Dominando o Photoshop correctamente, você pode criar os seus designs profissionais e depois comercializá-los apenas em formato .PSD para que um outro programador os compile posteriormente num template. Se você tem bom gosto e é criativo, mas não gosta de programar, esta opção pode ser interessante para si. Novamente, o Photoshop torna-se uma ferramenta quase essencial, embora seja recomendável ter noções de outros conceitos importantes como os princípios do web design, tipografia, usabilidade, tendências, etc. Fotógrafo Freelancer. Se você tem uma boa máquina fotográfica e algum conhecimento técnico, porque não aproveitar ambas as competências e ganhar dinheiro? Ilustrador Freelancer. Se você tem apetência para desenhar à mão, seja com um lápis, caneta, ou outro instrumento qualquer, existe um mercado para você. A criação de ilustrações para websites, blogs, magazines, publicidade, etc, é um mercado gigante e capaz de ser trabalhado a uma escala global. Programador Freelancer. Se você apresenta competências no campo da programação de websites, aplicações ou software, tenha em mente que os programadores Freelancers geralmente ganham bom dinheiro ao desenvolverem produtos cobrados peça a peça. Caso você não domine a matéria por completo, esta é outra das áreas que você poderá melhorar através de livros ou cursos. Blogueiro. Se você gosta da internet e principalmente de conteúdo, tornar-se um blogueiro pode ser uma opção extremamente viável para a sua carreira, seja em regime de part-time ou full-time. Recomendo-lhe que leia este artigo com 15 perguntas que deve fazer a si próprio antes de começar a blogar, para que tenha noção se a blogosfera é uma área interessante para si ou não. Os bons blogueiros ganham bastante dinheiro com a comercialização de publicidade, programas de afiliados, entre outras formas. Webmaster. Ser webmaster muitas vezes representa alguém que tem projectos online e que faz única e exclusivamente a gestão de backoffice, não tendo sido o criador do projecto, o programador ou o webdesigner. É geralmente alguém que tem ideias, algum capital para as colocar em prática e posteriormente efectua uma gestão ao nível de conteúdos, organização, rendibilidade, etc. Se você se encaixa neste perfil, porque não começar a ter ideias e a colocá-las em prática através de profissionais qualificados? APRENDER A TRABALHAR SOZINHO Assim que você tenha as competências adquiridas, você precisa apenas de compreender como usá-las num modelo de negócio rentável para si. Uma das grandes vantagens de trabalhar neste meio e por conta própria é precisamente a flexibilidade horária que você poderá exercer sobre si próprio. Você pode trabalhar de 1 até 100 horas por semana (a última opção não é recomendável obviamente!). Algo que recomendo para quem tem um emprego fixo, é começar a trabalhar cerca de 5 a 10 horas semanais no seu novo part-time, seja ele Freelancer, Blogueiro ou Webmaster, e conforme a evolução tentar passar ao próximo nível e ao trabalho a tempo inteiro. Recomendo-lhe também a leitura do artigo Quando deverei renunciar ao meu emprego para me tornar um Problogger?. APRENDER A GANHAR SEIS DÍGITOS SOZINHO Tal como referido no início desta série, só porque você ganha cerca de 50/60EUR por hora, não significa que você consiga ganhar seis dígitos limpos ao final do ano. É importante ter em conta que enquanto trabalhador liberal você terá de lidar com muito mais coisas, desde facturação, reclamações de clientes, centenas de emails por dia, menos trabalho e menos dinheiro, etc. Tenho vindo a reparar também, que tanto um Freelancer, como um Blogueiro ou um Webmasters de topo, distinguem-se de um perfeito profissional ordinário como eu e você por diversos motivos, conseguindo manter a sua rendibilidade elevada por períodos superiores ao meu e ao seu também. Vejamos alguns exemplos: 1. O CLIENTE É QUE O DEVE PERSEGUIR, NÃO O INVERSO. Existem muitas formas de você conseguir atrair para si clientes, seja para realizar trabalhos enquanto Freelancer, seja para comercializar publicidade ou outro tipo de conteúdos enquanto Blogueiro ou Webmaster. Eu utilizo uma das técnicas mais comuns: recomendação. Existem outros profissionais que trabalham com clientes grandes que garantem rendibilidade estável a longo prazo. Outros promovem-se nas suas páginas e oferecem-se para trabalhar ou para comercializar publicidade, por exemplo. Outros trabalham a sua imagem de marca e o seu nome através do reconhecimento social. 2. TRABALHAR EM LOTES. O conceito de trabalhar em lotes é provavelmente uma novidade para si, mas representa um dos pontos máximos da excelência profissional e da optimização do tempo Versus dinheiro. Os grandes profissionais de topo, seja em que área for, trabalham aos lotes, ou seja, definem uma série de tarefas regulares e trabalham-nas em formato de lotes. Por exemplo: um freelancer define um lote com 1 novo trabalho, 2 arranjos para um cliente e mais 1 pormenor técnico para resolver. Mas aproveita para criar um segundo lote onde irá tratar em simultâneo da facturação, envio de cartas, resposta a emails e todo o trabalho burocrático daquele dia, ou dos últimos 2 dias. 3. OUTSOURCING. É preciso ter em conta que são muito poucos os profissionais que ganham seis dígitos por ano sem ajuda seja de que forma for. Seja um Freelancer, Blogueiro ou Webmaster, qualquer um deles tem tanto trabalho nas suas mãos em simultâneo que é impossível ser brilhante e eficiente ao mesmo tempo. Por essa razão, a grande maioria destes profissionais está cada vez mais à procura de outros profissionais que os possam ajudar a construir pormenores que na verdade sozinhos seriam impossíveis de tratar em tempo útil. O exemplo mais comum da actualidade é Blogueiros e Webmasters efectuarem o outsourcing de produção de conteúdos. 4. OS PREÇOS AUMENTAM PROPORCIONALMENTE AO RECONHECIMENTO. Se você está a cobrar 20EUR por mês por um banner publicitário no seu blog, é porque provavelmente você não recebe 1 milhão de visitantes por mês. Isso significa que à medida que o seu blog for crescendo e tornando-se cada vez mais visitado, você poderá subir o preço por anúncio, gerando mais dinheiro com precisamente o mesmo trabalho. Isso chama-se reconhecimento. DIFERENCIAÇÃO Todos os profissionais que se diferenciam da concorrência geralmente ganham mais. Eis a razão: se existirem dezenas ou centenas de outros profissionais a oferecer o mesmo que você oferece, com competências semelhantes e com números igualmente semelhantes, a única diferença que o separa do seu concorrente é precisamente o preço. Não queira competir pelo preço pois seguramente nunca vai atingir os seis dígitos anuais. Preocupe-se em desenvolver um trabalho de extrema qualidade, e acima de tudo diferente de toda a sua concorrência. Se você imaginar que um cliente tem como base o seu trabalho ou o seu blog, e também um concorrente seu, ele provavelmente irá decidir-se pelo preço mais baixo. No entanto, se você for um Freelancer que escreve ou desenha como ninguém, ou se tiver um blog que recebe inúmeros comentários e tem uma reputação social bastante mais vincada, o seu cliente provavelmente não irá pensar no preço, mas sim no retorno. CONCLUSÃO Se você não se consegue distinguir pelas competências técnicas, procure fazê-lo pela especialização, ou por criar uma marca extremamente forte, ou um nome reconhecido e associado à qualidade das suas práticas e ao seu sucesso. Se a sua marca pessoal é forte o suficiente, você pode simplesmente especializar-se em ser você próprio. Quando alguém o procura por aquilo que você é, garantidamente que ninguém irá conseguir concorrer consigo nessa parada. Da mesma forma que desconstruímos o mito dos seis dígitos, vamos tentar desconstruir todos os outros mitos que fazem parte do seu percurso até aos seis dígitos anuais, através dos próximos artigos. A terceira parte desta série de artigos sai provavelmente já amanhã. No entanto e se não desejar perder pitada dos nossos conteúdos, siga-nos no Twitter ou subscreva a nossa newsletter: Para complementar o artigo de hoje, gostaria de saber a sua opinião acerca deste assunto, sendo que na realidade é algo bastante controverso e que pode gerar pensamentos e associações erradas. Comente! Até Já! Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo! Leia também estes artigos: |
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