segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Exercícios para bloggers – conheça o seu concorrente mais bem sucedido (4)

Posted: 26 Oct 2009 10:42 AM PDT

Exercícios para bloggers – conheça o seu concorrente mais bem sucedido (4)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje prende-se com a análise e conhecimento de um concorrente bem sucedido dentro do seu nicho de mercado. Uma das grandes razões para o insucesso de muitos blogueiros, na minha opinião, esta directamente relacionada com o facto de estes não se preocuparem na análise concorrencial e especialmente na aprendizagem de boas práticas de blogging. Os casos de sucesso não acontecem apenas noutras áreas, e você deverá ter capacidade de reconhecer um concorrente directo seu, extremamente bem sucedido com o seu modelo de negócio. Tal como referi no artigo com 8 lições que deverá aprender com os seus maiores concorrentes, o exercício de hoje tem como objectivo percepcionar e aprender com aqueles que obtiveram sucesso dentro de um nicho de mercado específico: o seu!

Compreender o funcionamento e estratégia dos seus concorrentes é a melhor forma de você aprender a comportar-se no seu próprio nicho de mercado. A análise concorrencial pode ser feita de diversas formas, nomeadamente através da análise daquilo que são boas práticas e estratégias que os seus concorrentes utilizam de uma forma eficiente e que você poderá emular e/ou utilizar também no seu próprio blog, mas também passa pela compreensão das lacunas dos seus concorrentes e daquilo que você considera serem os lapsos e erros deles. Compreendendo isso, você poderá tentar colmatar essas mesmas falhas no seu próprio blog, tornando-o mais eficiente e apetecível para os seus leitores e visitantes.

ENCONTRE O SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO
Você provavelmente sabe que a tarefa de descobrir o seu concorrente mais bem sucedido é uma tarefa que lhe exige provavelmente alguma investigação e pesquisa. Tendo isso em conta, é ainda preciso compreender os critérios de avaliação para um “blog bem sucedido”, que na verdade são diferentes de blogueiro para blogueiro. Um ponto de partida para a sua investigação pode ser o ranking dos melhores blogs de Portugal e do Brasil, onde seguramente vai encontrar muitas dezenas de blogs dentro do seu nicho de mercado.

Se por ventura não souber onde continuar a sua investigação e como aprofunda-la, sugiro uma visita ao ranking de blogs do Technorati, ao BlogBlogs, ao diHiTT e também à utilização do Google Blog Search.

O QUE ANALISAR NO SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO?
A análise dos seus concorrentes pode e deve ser realizada de diversas formas. Existem muitas áreas onde você poderá incidir, nomeadamente na análise do conteúdo, sentido de comunidade, design e pormenores estéticos, rentabilização, tráfego, optimização para motores de busca (SEO), etc. Vejamos alguns exemplos:

Na área do conteúdo analise os seguintes aspectos:

  • Quais os tópicos normalmente abordados;
  • Quais os tópicos normalmente ignorados (tome vantagem nisto já!);
  • Que tipo de linguagem de comunicação é que o autor utiliza (1ª pessoa, 3ª pessoa, etc);
  • Qual a regularidade de actualizações do blog?;
  • Qual o tipo de audiência com que o autor normalmente trabalha? (iniciantes, experts, etc).

Na área de comunidade e comunicação/relação com os leitores analise os seguintes aspectos:

  • Que tipo de artigos/assuntos geralmente geram mais conversação?;
  • Que tipo de estilo de artigos geralmente funciona melhor com a audiência do blog?;
  • Que tipo de questões é que os leitores geralmente colocam nos comentários? (analise bem as questões que na verdade podem dar origem a tópicos e assuntos que você poderá resolver imediatamente);
  • Que tipo de reclamações é que os leitores normalmente colocam nos comentários? (tire vantagem directa destas reclamações e evite cometê-las);
  • Que tipo de ferramentas de comunicação é que o autor utiliza? (twitter, facebook, blogblogs, etc).

Na área do design e pormenores estéticos analise os seguintes aspectos:

  • Qual é a sua primeira impressão relativamente ao design do blog?;
  • Quais são para si os pontos fortes do design do seu concorrente? (tente de alguma forma retirar ideias e emular essas condições no seu próprio blog);
  • Quais são para si os pontos fracos do design do seu concorrente? (evite cometer esses erros no seu próprio blog);
  • Quais são as opções de subscrição que o seu concorrente oferece aos seus leitores?
  • Quais são as opções de conectividade que o seu concorrente oferece? O estilo dessas ligações é atraente e enquadrado com a temática do blog?
  • A imagem de marca do seu concorrente está presente? É memorável? Tem impacto?

Na área da rentabilização analise os seguintes aspectos:

  • Que tipo de anunciantes é que o seu concorrente está a conseguir angariar para ele próprio?
  • Que programas afiliados é que o seu concorrente geralmente promove?
  • Quais os programas e métodos de rentabilização mais eficientes no seu concorrente?
  • Que tipo de estratégia publicitária é que o seu concorrente utiliza?
  • Qual o enquadramento da publicidade junto dos conteúdos? Demasiado agressiva? Demasiado imperceptível?

Na área do tráfego e da optimização SEO analise os seguintes aspectos:

  • Que tipo de meta descrição o seu concorrente utiliza no blog?
  • Quais as palavras-chave mais predominantes no blog?
  • Que tipo de pesquisas chave no seu nicho de mercado é que resultam em bons posicionamentos do seu concorrente?
  • Quais os rankings Alexa, Technorati e BlogBlogs desse mesmo blog?
  • Qual o pagerank do blog? Ele tem autoridade em algum tipo de pesquisa chave?
  • Que tipo de blogs é que estão a linkar regularmente para os conteúdos do seu concorrente?
  • O código fonte do blog revela algum tipo de ferramenta que você desconhece?
  • Que tipo de aprendizagem é que você poderá ter ao analisar estatisticamente o seu concorrente?
  • Quais as páginas mais populares do seu concorrente? Porquê mais populares?
  • De onde é que o seu concorrente está a conseguir angariar tráfego? Você poderá fazer o mesmo?

Na verdade o número de questões que você pode colocar a si próprio na análise concorrencial é praticamente ilimitada. O seu exercício de hoje prende-se com a percepção daquilo que são as boas e más práticas dos seus concorrentes, e de alguma forma tentar trabalhar no sentido de melhorar aquilo que já é bom e funciona, e também colmatar aquelas que você considera as falhas graves dos seus concorrentes.

Analisando eficientemente vários blogs dentro do seu nicho de mercado, você chegará rapidamente à conclusão de que existem demasiadas falhas para preencher, e que você poderá ter um papel fundamental nessa acção. Considere também aprender a adaptar-se aquilo que são ritmos e formas eficientes de trabalhar, aspectos relacionados com consistência enquanto blogueiro, e acima de tudo realizar coisas que na verdade nenhum dos seus concorrentes realizou até hoje (esta parte é muito importante!).

CUIDADO!
Existem dois erros muito comuns quando se inicia uma estratégia de análise e reconhecimento de competências num adversário, que muitas vezes acabam por influenciar negativamente o blogueiro em questão. Concentrar-se na percepção dos erros e lacunas dos seus concorrentes não depreende os seguintes cenários:

- Manter o foco por excesso nos concorrentes
Existem muitos blogueiros que infelizmente preocupam-se tanto em analisar o comportamento dos seus concorrentes, que na verdade deixam de ter tempo e percepção para o seu próprio blog. Embora a análise seja muito importante para a sua evolução na própria blogosfera, nunca se esqueça que ela não deverá interferir na forma como você trabalha e actua.

- Falta de unicidade
Outro erro muito comum a vários níveis, prende-se com a falta de unicidade que muitos blogueiros vão tendo à medida que vão analisando boas práticas. Quando alguém faz algo correctamente ou de uma forma que todos consideramos muito elegante, atraente ou funcional, o intuito é copiar e não emular. Embora exista muito a aprender com outros blogs e blogueiros, se você copiar as ideologias e boas práticas para o seu blog, você acaba por perder a sua autenticidade e o seu estilo pessoal. Isso fará também com que os seus leitores e visitantes não encontrem motivos para ler o seu blog em detrimento do seu concorrente bem sucedido. Tenha atenção…

DICAS PARA RECONHECER O SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO
Verdade seja dita, para se reconhecer eficientemente um concorrente directo da melhor forma possível, o ideal é ser um leitor assíduo e seguidor do seu próprio trabalho. Para tornar a sua selecção mais eficiente, faça uma lista de todos os blogs que você considera importantes de seguir e acompanhar, e posteriormente subscreva esses mesmos blogs via RSS ou Newsletter.

Crie uma rotina de leitura obrigatória de outros blogs através do seu Google Reader ou da sua caixa de email, e procure consumir a informação que os seus autores redigem regularmente. À medida que você for trabalhando neste registo, irá tomar consciência daquilo que os seus concorrentes estão a escrever, qual o tipo de foco que eles dão aos seus blogs, quais as áreas de maior impacto e reacção, que comentários os seus leitores deixam aos artigos, que tendências estão a emergir no nicho de mercado, entre outros pontos de vista importantes.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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