Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters |
Exercícios para bloggers – conheça o seu concorrente mais bem sucedido (4) Posted: 26 Oct 2009 10:42 AM PDT Exercícios para bloggers – conheça o seu concorrente mais bem sucedido (4) Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:
Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos. Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
A TAREFA DE HOJE Compreender o funcionamento e estratégia dos seus concorrentes é a melhor forma de você aprender a comportar-se no seu próprio nicho de mercado. A análise concorrencial pode ser feita de diversas formas, nomeadamente através da análise daquilo que são boas práticas e estratégias que os seus concorrentes utilizam de uma forma eficiente e que você poderá emular e/ou utilizar também no seu próprio blog, mas também passa pela compreensão das lacunas dos seus concorrentes e daquilo que você considera serem os lapsos e erros deles. Compreendendo isso, você poderá tentar colmatar essas mesmas falhas no seu próprio blog, tornando-o mais eficiente e apetecível para os seus leitores e visitantes. ENCONTRE O SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO Se por ventura não souber onde continuar a sua investigação e como aprofunda-la, sugiro uma visita ao ranking de blogs do Technorati, ao BlogBlogs, ao diHiTT e também à utilização do Google Blog Search. O QUE ANALISAR NO SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO? Na área do conteúdo analise os seguintes aspectos:
Na área de comunidade e comunicação/relação com os leitores analise os seguintes aspectos:
Na área do design e pormenores estéticos analise os seguintes aspectos:
Na área da rentabilização analise os seguintes aspectos:
Na área do tráfego e da optimização SEO analise os seguintes aspectos:
Na verdade o número de questões que você pode colocar a si próprio na análise concorrencial é praticamente ilimitada. O seu exercício de hoje prende-se com a percepção daquilo que são as boas e más práticas dos seus concorrentes, e de alguma forma tentar trabalhar no sentido de melhorar aquilo que já é bom e funciona, e também colmatar aquelas que você considera as falhas graves dos seus concorrentes. Analisando eficientemente vários blogs dentro do seu nicho de mercado, você chegará rapidamente à conclusão de que existem demasiadas falhas para preencher, e que você poderá ter um papel fundamental nessa acção. Considere também aprender a adaptar-se aquilo que são ritmos e formas eficientes de trabalhar, aspectos relacionados com consistência enquanto blogueiro, e acima de tudo realizar coisas que na verdade nenhum dos seus concorrentes realizou até hoje (esta parte é muito importante!). CUIDADO! - Manter o foco por excesso nos concorrentes - Falta de unicidade DICAS PARA RECONHECER O SEU CONCORRENTE MAIS BEM SUCEDIDO Crie uma rotina de leitura obrigatória de outros blogs através do seu Google Reader ou da sua caixa de email, e procure consumir a informação que os seus autores redigem regularmente. À medida que você for trabalhando neste registo, irá tomar consciência daquilo que os seus concorrentes estão a escrever, qual o tipo de foco que eles dão aos seus blogs, quais as áreas de maior impacto e reacção, que comentários os seus leitores deixam aos artigos, que tendências estão a emergir no nicho de mercado, entre outros pontos de vista importantes.
Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos. Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
Até Já! Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo! Leia também estes artigos: |
You are subscribed to email updates from Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Sem comentários:
Enviar um comentário