quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aprender com os ProBloggers – 10 coisas que aprendi com Dave Navarro - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

Aprender com os ProBloggers – 10 coisas que aprendi com Dave Navarro - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


Aprender com os ProBloggers – 10 coisas que aprendi com Dave Navarro

Posted: 23 Dec 2009 08:44 AM PST



Aprender com os ProBloggers – 10 coisas que aprendi com Dave Navarro

Gostaria de dar continuidade hoje a esta nova série de artigos que considero bastante engraçada e particularmente interessante sobre todas as aprendizagens que fiz ao longo dos últimos 2 anos, acompanhando o trabalho daqueles que são realmente ProBloggers. Entenda-se por ProBlogger, alguém que vive totalmente do seu blog e dos rendimentos que este gera. Geralmente são profissionais que tiram mais de 6 dígitos anuais, e que marcam uma diferença brutal numa blogosfera cada vez mais competitiva e agressiva. Ganhar Dinheiro com blogs parece na verdade uma tarefa simples, e até o podemos considerar, mas ganhar 6 dígitos por ano com um blog já é seguramente chegar a um nível profissional.

Hoje gostaria de dar-lhe uma visão das lições que aprendi com Dave Navarro, conceituado Problogger que corre o blog Rock Your Day, e que promove também vários cursos e treinos para blogueiros, escreve ebooks de grande qualidade, e tem uma visão periférica e muito interessante sobre a blogosfera.

davenavarro

LIÇÃO 1: INVISTA NO SEU CRESCIMENTO

Aprendi com o Dave Navarro que é extremamente importante você investir em si próprio. Do ponto de vista dos blogueiros e webmasters, é primordial você concentrar-se nos investimentos que faz. De nada vale a pena reclamar porque um eBook custa 20EUR e um curso para blogueiros custa 200EUR, quando na verdade ambas as ferramentas irão ajudá-lo a levar os seus blogs e investimentos ao próximo nível. Muitas das ferramentas disponíveis para compra na internet, produzidas por profissionais de topo, oferecem a blogueiros e webmasters ensinamentos e oportunidades de mercado incríveis que devem ser aproveitadas ao máximo.

Muitos blogueiros não investem em produtos e ferramentas que possam melhorar de alguma forma o seu trabalho, o que inevitavelmente irá fazê-los perder um comboio importante rumo à evolução e crescimento.

LIÇÃO 2: FOQUE-SE EM CONTRIBUIR

O Dave recomenda desde sempre que um blogueiro se dedique à arte de contribuir para o trabalho dos outros. Aprendi com ele a importância dos relacionamentos sociais, de contribuir para o crescimento de outros blogs através de bons comentários, através de guest-posts, através de artigos escritos no seu próprio blog, ou simplesmente através de email. Existem uma série de alternativas interessantes que você poderá colocar em prática, vejamos:

  • ajude um leitor enviando-lhe um link para a solução de um problema;
  • responda a questões e dúvidas nas redes sociais e ofereça respostas de qualidade;
  • recomende alguém que possa melhorar ou contribuir para o seu negócio;
  • pergunte como pode ajudar;
  • ajude alguém a promover-se ou dê ideias para melhorar algo;
  • etc.

LIÇÃO 3: JUNTE-SE AOS MELHORES

Uma das coisas que Dave recomenda e eu já pratico há algum tempo, é que todo e qualquer blogueiro que pretenda ser uma estrela, deverá rodear-se de estrelas primeiro. Se você pretende ser o melhor, junte-se aos melhores. Eles poderão motivá-lo e ajudá-lo a extrair o máximo do seu potencial de trabalho. Se você pretende obter sucesso, terá maior probabilidade de o conseguir caso se junte a pessoas de sucesso e com métodos de trabalho que levem ao sucesso.

Obviamente que não deverá afastar-se de todas as outras pessoas que não têm tanto sucesso. É importante manter um equilíbrio perfeito na sua selecção. Todas as pessoas têm algo de útil e interessante para lhe dar, nem que seja ajudá-lo a ser uma melhor pessoa ou um melhor profissional.

LIÇÃO 4: FAÇA PERGUNTAS PARA CONCLUIR

Uma das técnicas que o Dave utiliza imenso nos seus blogs, passa por escrever conteúdos de qualidade e terminar todos eles com uma chamada para a acção. Ele questiona os seus leitores, estimulando-os a participarem através dos comentários aos artigos. Isto é algo que ajuda imenso um blog a ganhar reconhecimento, participação activa e sentido de comunidade.

LIÇÃO 5: AUMENTE O SEU PREÇO POR HORA/TRABALHO

O Dave dá excelentes visões sobre Freelancerismo e como ele próprio considera importante um Freelancer auto valorizar-se acima de tudo. O próprio refere inúmeras vezes o facto de os Freelancers menosprezarem a qualidade dos seus trabalhos, e consequentemente cobrarem valores demasiado baixos pelas suas iniciativas. O Dave recomenda vivamente que todos os Freelancers façam uma introspecção relativamente à qualidade do trabalho que desenvolvem, e consequentemente ajustem o preço por hora/trabalho de acordo com aquilo que consideram justo. Não há que ter medo da concorrência!

LIÇÃO 6: PUXE O GATILHO

Aprendi também com o Dave a importância de fazer. Muitos blogueiros e webmasters ficam-se maioritariamente pelo “e se eu fizesse isto…”, quando na verdade grande parte das oportunidades e do reconhecimento dependem da tomada de acções. Puxar o gatilho, ir em frente e arriscar, é criar a pequena probabilidade de se vir a ser bem sucedido. No entanto, se não puxar o gatilho e não partir para a acção, essa probabilidade nunca chega a colocar-se.

LIÇÃO 7: CRIE UMA LINHA DE PRODUTOS

Foi também com o Dave que compreendi a importância de criar uma linha de produtos para não incorrer no risco de viver aprisionado pelo meu próprio blog (é algo em que já estou a trabalhar). Quando você cria um produto para uma audiência que conhece melhor do que ninguém, você conhece as necessidades dessa mesma audiência, e poderá providenciar um produto de elevada qualidade, que na verdade lhe irá desbloquear provavelmente o sentido de rentabilização que você tem neste momento.

A partir do momento em que você começa a criar e a divulgar novos produtos, as suas oportunidades multiplicam-se, assim como as receitas que você começa a gerar com o seu trabalho. Criar uma linha de produtos é também uma forma de atrair novos consumidores e leitores para o seu blog.

LIÇÃO 8: OUVIR COM MUITA ATENÇÃO

A importância de você ouvir o que os seus leitores e visitantes têm para lhe dizer, é a melhor forma de você reconhecer as necessidades da sua audiência. Se você for um bom ouvinte, a probabilidade de conseguir reunir matéria para um novo produto é muito maior. E esse produto provavelmente será um enorme sucesso, pois será baseado na necessidade. Analisar as necessidades da sua audiência é um processo que passa por verificar quais os conteúdos que recebem mais tráfego e mais comentários, quais os conteúdos que os seus leitores pedem no seu blog e nas redes sociais, ou então simplesmente os emails que você recebe diariamente com pedidos de ajuda.

LIÇÃO 9: TENHA CONFIANÇA

Muitas vezes o ser humano tem o hábito de colocar os grandes blogueiros num pedestral e considerá-los autênticos “gurus” no que concerne à rentabilização de blogs. No entanto, eles são pessoas precisamente idênticas a você próprio. São pessoas que também olham para outras pessoas de sucesso com admiração tal como você, que têm dias complicados e menos positivos tal como você, são pessoas com sonhos e determinação tal como você.

Se você tratar todos os blogueiros e famosos que gostaria de conhecer como pessoas, você estará a colocar-se ao nível deles, aumentando claramente as suas possibilidades de um dia vir a ser tão bem sucedido como qualquer outro. Os profissionais de topo são pessoas tal como você, portanto, tenha confiança nas suas competências e na sua personalidade. Você não é assim tão diferente deles…

LIÇÃO 10: REDUZA O NÚMERO DE BLOGS QUE LÊ

É verdade que existem milhares de blogs interessantes por essa internet fora. É verdade também, que é extremamente simples nos dias de hoje subscrever esses milhares de blogs e receber os seus conteúdos comodamente no leitor de Feeds RSS. No entanto, você deverá ter capacidade de perceber que não terá tempo para ler todos esses blogs, muito menos terá tempo para por em prática tudo aquilo que gostaria. O Dave ensinou-me que é importante restringir a lista de blogs subscritos aqueles que realmente lhe podem mudar a sua visão de negócio ou ajudá-lo a crescer enquanto profissional e blogueiro.

Até Já!

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