quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Exercícios para bloggers – 17 dados estatísticos que deve monitorizar já! (29) - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

Exercícios para bloggers – 17 dados estatísticos que deve monitorizar já! (29) - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – 17 dados estatísticos que deve monitorizar já! (29)

Posted: 09 Dec 2009 04:06 AM PST



Exercícios para bloggers – 17 dados estatísticos que deve monitorizar já! (29)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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A TAREFA DE HOJE
Agora que chegamos ao nosso 29º exercício, é altura de começar a analisar alguns dados métricos e quânticos do seu blog. Obviamente que depreendo que você utiliza um programa de análise estatística no seu blog, seja ele o Google Analytics ou o Awstats que se encontra no painel de controlo do alojamento/hospedagem, por exemplo. O importante é ter controlo sobre as suas estatísticas para que possamos a partir de agora começar a analisar os pontos chave do crescimento do seu blog.

Existem inúmeras formas de manter um controlo apertado sobre as suas estatísticas, mas nem toda a informação é pertinente e logicamente é necessário saber de antemão quais as métricas a ter em conta, como funcionam e o que lhe podem dizer sobre o futuro do seu blog. Vejamos:

  • 1 – Visitantes Globais
    Esta é provavelmente a métrica para a qual todos os blogueiros olham regularmente. Analise se o número de visitantes globais do seu blog está a crescer ou decrescer, e quais as razões que podem estar por detrás de ambas as opções?
  • 2 – Artigos Mais Populares
    Quais são os artigos do seu blog que estão a ser consumidos por muito mais leitores do que é regra geral “normal”? Esse tipo de artigos dá-lhe uma visão interessante sobre o que realmente funciona na sua comunidade, e é também uma forma de você optimizar esses conteúdos ao máximo para extrair o melhor deles.
  • 3 – Direccionadores de Tráfego
    Quais são os websites ou blogs que lhe estão a enviar mais tráfego? Se por ventura for um blog, porque não começar a criar uma relação com o seu autor? Se as suas maiores fontes de tráfego são os motores de busca, então porque não desenvolver algumas técnicas de SEO?
  • 4 – Questões Direccionadoras
    Quais são os tipos de questões que os utilizadores estão a fazer junto dos motores de busca para encontrarem o seu blog? Compreendendo as necessidades dos seus leitores, provavelmente conseguirá adaptar os seus conteúdos a essas mesmas necessidades e ganhar quantitativamente e qualitativamente com isso.
  • 5 – Palavras-Chave que enviam tráfego
    Conhecer as palavras-chave que enviam utilizadores recorrentemente até ao seu blog é muito importante. Elas ajudam-no a compreender como optimizar o seu blog para extrair o máximo do potencial existente nos mecanismos de busca.
  • 6 – Tráfego Sazonal
    Existem épocas de maior e menor tráfego no seu nicho de mercado? Se tiver um blog de viagens o tráfego sazonal pode ser importante de compreender, pelo que deverá ficar atento a picos de tráfego, tanto crescentes como decrescentes. Leia mais sobre análise de tráfego.
  • 7 – Tendências Diárias/Semanais
    Outro dado importante é compreender quais os horários do dia em que o tráfego é maior, em que se encontram mais leitores online, em que o seu blog realmente mexe. Quais são também os dias mais populares da semana no seu blog? Conhecendo bem a morfologia do seu tráfego, poderá organizar melhor a sua agenda para publicar artigos de arromba nos dias mais propícios a isso mesmo.
  • 8 – Taxa de Rejeição
    O Google Analytics permite-lhe saber qual é a taxa de rejeição do seu blog, ou seja, a percentagem de utilizadores que visita o seu blog e encerra-o de imediato sem visualizar mais nenhuma página. Se conseguir modificar essa percentagem para um valor muito baixo, você irá conseguir reter os seus leitores mais tempo, gerar mais pageviews e obviamente ganhar mais dinheiro. Leia mais sobre optimização da taxa de rejeição.
  • 9 – Páginas lidas por visitante
    Similarmente à taxa de rejeição do seu blog, esta é também uma métrica importante de manter sob escuta. Ao melhorar ambas as métricas, os seus leitores irão acabar por ler mais páginas e gerar mais receita para si. Leia mais sobre como aumentar os pageviews do seu blog.
  • 10 – Tempo no site
    Outro dado estatístico importante e relacionado com os dois últimos apresentados, é o tempo médio de permanência no seu blog. Quanto mais tempo os seus leitores estiverem no seu blog, a consumir conteúdos e a realizar acções, maior é a probabilidade de você gerar receita.
  • 11 – Visitantes que retornam ao blog
    É importante também você compreender também se os seus visitantes estão a consumir os seus novos conteúdos, e ao mesmo tempo se estão a retornar ao seu blog para continuarem a consumir informação. Isso pode ser interessante de analisar também ao nível dos subscritores, por exemplo, uma vez que representam a conversão de novos leitores em leitores regulares.
  • 12 – Estatísticas de RSS
    Se utiliza uma ferramenta como o Feedburner por exemplo, para gerir os seus Feeds RSS, você terá acesso a imensa informação de qualidade sobre os seus assinantes. Sabendo quais os artigos que estão a ser mais lidos pelos seus leitores dá-lhe uma noção precisa do tipo de conteúdos que mais interessa aos seus subscritores.
  • 13 – Links mais clicados
    Alguns plugins e ferramentas de internet já permitem nos dias de hoje percepcionar quais os links mais clicados no seu blog. Ao conhecer bem esse tipo de comportamento, você poderá ficar com uma noção exacta do tipo de conteúdos que os seus leitores mais procuram, quais as informações que eles realmente necessitam, entre outras.
  • 14 – Onde os seus leitores clicam no seu blog
    Existem algumas ferramentas na internet como a CrazyEgg que já permitem a monitorização de todos os cliques realizados no seu blog, através da criação de um heatmap que lhe diz quais as zonas mais quentes e influentes do ponto de vista dos leitores. Conhecendo os locais onde a sua audiência é mais incisiva poderá ajudá-lo no posicionamento de publicidade, caixas de subscrição e outras acções importantes para o seu blog.
  • 15 – Páginas de saída
    Através do Google Analytics é possível saber com precisão quais as páginas do seu blog a partir das quais os seus leitores estão a sair do blog. Geralmente essas páginas apresentam pequenos defeitos de formatação, demasiados links externos ou conteúdo pouco atractivo. Conhecendo-as, poderá optimizá-las e começar a agarrar os seus visitantes durante mais tempo e quiçá convertê-los em subscritores.
  • 16 – Estatísticas de rentabilização
    Para aqueles que gostam de monetizar os seus blogs, é também importante manter os olhos sobre as estatísticas de rentabilização, as taxas de conversão, os CTR’s, eCPM’s e por aí adiante. A publicidade diz-lhe também muito sobre os seus leitores e o que eles procuram mais frequentemente.
  • 17 – Outras estatísticas
    Existem outros dados estatísticos que podem ser realmente interessantes de analisar em casos particulares, como por exemplo a demografia, a localização geográfica dos visitantes, o rácio de comentários por artigo, entre outras coisas. No entanto, cada nicho de mercado tem as suas métricas relevantes, pelo que caberá a si próprio centrar-se naquilo que é realmente importante para o seu blog.

Não se sinta deprimido com a quantidade de métricas a ter em conta. Muitas delas estão relacionadas e ao longo da sua carreira de blogueiro irá compreender que manter todas elas debaixo de olho é um processo realmente interessante e intuitivo. O mais importante é começar a analisar os dados e a tentar de alguma forma melhorar o que não está bem feito, sempre com o objectivo de manter os seus leitores e visitantes “agarrados” ao seu blog.

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