segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Exercícios para bloggers – escreva um artigo de análise no seu blog (27) - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

Exercícios para bloggers – escreva um artigo de análise no seu blog (27) - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – escreva um artigo de análise no seu blog (27)

Posted: 07 Dec 2009 08:55 AM PST



Exercícios para bloggers – escreva um artigo de análise no seu blog (27)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje tem tudo a ver com o futuro da web dos tempos modernos. São cada vez mais o número de pessoas que navegam na internet à procura de análises/reviews sobre produtos com o intuito de encontrarem ajuda especializada ao decidirem-se pela aquisição do produto A em detrimento do produto B.

Partindo do princípio de que existem cada vez mais utilizadores interessados em análises de produtos e/ou ferramentas por essa internet fora, o facto de você fazer artigos explicativos acerca dessas matérias pode ser o ponto de partida para uma viragem no seu blog ao nível do crescimento orgânico. As análises presentes no seu blog são uma das formas de você ir ao encontro das necessidades desses mesmos leitores.

Outro aspecto muito interessante das análises/reviews, é o facto de você mostrar aos seus leitores que domina um determinado assunto, produto ou ferramenta, ao mesmo tempo que dá a sua opinião enquanto profissional da área. Isto dá uma impressão positiva de si aos seus leitores, sendo que muitos deles poderão considerá-lo uma autoridade no que toca a esse assunto, por exemplo.

AS ANÁLISES SÃO IRRELEVANTES PARA O MEU BLOG, O QUE FAÇO?
Provavelmente você estará neste momento a dizer a si próprio que as análises/reviews são conteúdos que não se encaixam no conteúdo do seu blog. Por exemplo, você não costuma falar de produtos e/ou livros interessantes, sendo que muitas vezes nem sequer encontra produtos desse tipo associados à sua área de acção.

Ainda que assim seja, existem uma série de outros motivos, razões e opções para você escrever artigos de análise no seu blog. É tudo uma questão de imaginação e criatividade. Deixo-lhe de seguida uma série de exemplos que poderá adaptar ao contexto do seu blog:

  • Livros
  • Filmes ou séries de TV relacionados com o seu nicho de mercado
  • Outro website ou blog dentro do seu nicho de mercado
  • Um restaurante se você é um blogueiro que fala sobre restauração e alimentação
  • Um artigo de uma magazine, revista ou website
  • Um hotel, um destino, ou uma companhia área se você blogga na área do turismo/viagens
  • Algo relacionado com celebridades se você se encontra na área da moda
  • Um discurso de um político se você se encontra na área da política
  • Um gadget se você é um blogueiro de tecnologia
  • Uma ferramenta ou peça de equipamento relevante para o seu nicho de mercado
  • Uma exibição ou galeria se você é um blogueiro de arte
  • Um brinquedo se você é um blogueiro casual ou parente
  • Um instrumento se você é um blogueiro na área da música
  • etc, etc, etc.

Na verdade não existe limite para a quantidade de áreas e soluções existentes actualmente. Acredito que em praticamente todas as áreas é possível escrever artigos de análise sobre produtos, modelos, ferramentas, tecnologias, entre outras coisas. Cada área tem a sua especificidade, mas dentro dela é perfeitamente possível escrever sobre inúmeras coisas.

DICAS PARA ESCREVER UM ARTIGO DE ANÁLISE NO SEU BLOG
Uma vez que existem diversas formas de analisar produtos, ferramentas, tecnologias, entre outras coisas, gostaria de lhe recomendar uma série de atributos que considero importantes para quem escreve texto de análise a produtos de outros, seja através de artigos patrocinados, ou simplesmente por auto recriação. Vejamos:

  • Dê uma opinião – quando alguém lê um artigo de análise, está provavelmente à procura de uma ajuda na tomada de decisão sobre um produto, ferramenta, ou outra coisa qualquer. O leitor procura alguém que lhe dê uma opinião directa e sincera sobre o produto, portanto, não tenha medo de expressar a sua opinião. Se por ventura encontrar um produto ou ferramenta que considere não ter muita qualidade, expresse-o com sinceridade perante o seu público. Isso irá conferir-lhe credibilidade enquanto analista e opinador.
  • Dê uma cotação – as análises, sejam de produtos ou de ferramentas, geralmente funcionam muito bem quando são precedidas de uma cotação. Algo do estilo de 0 a 10 valores, onde o autor que analise estipula o resultado que crê ser o mais adequado. Este tipo de cotação geralmente funciona muito bem.
  • Seja equilibrado – as melhores análises são aquelas que apontam os lados positivos e negativos de um produto, apresentando um equilíbrio entre a opinião do analista e o produto na sua essência. Quanto mais balanceado e equilibrado você for na sua análise, maior é a probabilidade de ser bem sucedido.
  • Pense nas palavras-chave – enquanto escreve a sua análise, pense seriamente nas palavras e frases que os utilizadores irão estar a pesquisar nos motores de busca para encontrarem essa mesma informação. Embora dependa de tópico para tópico, e de produto para produto, existem perguntas que são comuns aos utilizadores que procuram alguma coisa. Obviamente procure utilizar o nome do produto que está a analisar no título do seu artigo, juntamente com a palavra análise/review. Logicamente, você deverá preocupar-se primariamente em escrever para os seus leitores e só depois investir na optimização para motores de busca, embora seja perfeitamente possível manter um equilíbrio entre ambas as partes.
  • Faça comparações – quando você escreve uma análise de um produto ou ferramenta, procure ao máximo compará-lo com outros produtos ou ferramentas existentes no mercado. Geralmente os utilizadores reagem muito bem a este tipo de comparações.
  • Utilize links de afiliado – se existe um programa de afiliados associado ao produto/ferramenta que você está a analisar, utilize-o. Embora nem todos os blogueiros concordem com este ponto de vista, a verdade é que uma análise bem escrita e de qualidade pode ser um excelente potenciador de vendas para o seu blog.
  • Diga para quem é ideal - “este produto é ideal para mim?” é uma questão que muitos dos seus leitores irão fazer a eles próprios repetidamente. Tendo isso em conta, expresse a sua opinião dizendo para quem é que você considera que esse mesmo produto é dirigido, dando exemplos práticos de adaptações à vida pessoal ou profissional.
  • Seja pessoal – quanto mais pessoal for a sua abordagem ao produto, dando mostras da sua utilização, da adaptação que você próprio sofreu ao utilizá-lo, os prós e contras que encontrou durante a sua utilização, e uma série de outras coisas que são reflexo de si e da sua vida, maior é a probabilidade de você conseguir chamar a atenção dos seus leitores.
  • O efeito visual conta – qualquer tipo de acessório visual que você possa utilizar ajuda os seus leitores a terem a percepção correcta sobre o produto que você está a utilizar. Utilize imagens, screenshots, exemplificativos, gráficos, fotografias,videos, ou qualquer coisa que possa beneficiá-los directamente ao nível da compreensão da sua análise.
  • Ofereça detalhes sobre como adquiri-lo – se a sua análise for acerca de um produto que é adquirível, dê aos seus leitores informação complementar sobre onde adquiri-lo e quanto lhes custará. Se por ventura a sua análise incidir sobre um produto ou ferramenta numa outra área, ajude os seus leitores a interagirem com esse mesmo produto e a beneficiarem das suas vantagens.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que