10 dicas para escrever e publicar o seu Ebook online
Passaram sensivelmente 30 dias desde o lançamento oficial do nosso primeiro Ebook, e chegou a altura de falarmos um bocadinho sobre como escrever e publicar o seu Ebook online. Uma das primeiras “desculpas” que normalmente se utilizam para não escrever um Ebook de qualidade, é precisamente pela falta de tempo. Na verdade, o tempo que existe nunca será suficiente para você fazer as coisas que gostaria, no tempo que gostaria.
No mundo ideal, você conseguiria actualizar o seu blog várias vezes ao dia, escrever dezenas de guest posts por semana para publicar noutros blogs, construir relações e redes de contactos com outros profissionais e blogueiros, e ainda conseguir tempo para responder a todos os comentários deixados no seu blog…mas…isso seria no mundo perfeito! Muito provavelmente você até já pensou em escrever um Ebook, mas chegou à conclusão de que não tem tempo suficiente para o fazer. Verdade?
Criar um Ebook, ainda que seja somente de 50 ou 100 páginas, pode levar algumas dezenas de horas a produzir. Isto acontece porque na verdade você não consome apenas tempo com a criação dos conteúdos, mas também a produção do slogan, do título, a selecção de imagens ilustrativas, a inserção de links, a inclusão de anexos e recursos, na produção de uma capa e de uma imagem 3D do livro, na revisão ortográfica completa do livro, e ainda na produção da campanha de marketing, da página de vendas e dos artigos promocionais de lançamento. No entanto e para que fique claro, você pode escrever o seu Ebook em muito menos tempo do que imagina!
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1. COMECE PELA IDEIA
Antes de tudo o resto, você necessita de um conceito para o seu Ebook. Um Ebook não é um artigo de um blog – mas também não funciona como um blog: evite tentar pensar numa abordagem demasiado generalista do seu mercado. Seleccione uma categoria ou tema do seu blog, ou simplesmente um assunto específico que possa ser desenvolvido posteriormente numa série. Quando decidimos escrever o nosso primeiro Ebook, centrámos a nossa abordagem em exercícios práticos e simples para quem pretendesse levar o seu blog ao sucesso, por exemplo.
2. COMPROMETA-SE COM OS SEUS LEITORES
Escreva um artigo no seu blog ou na sua Newsletter, a informar os seus leitores de que dentro de 15 dias (especifique uma data de acordo com o trabalho que prevê) irá lançar o seu Ebook. É incrível o quanto este comprometimento com os seus leitores o consegue motivar para atingir o seu objectivo!
Provavelmente o ideal será anunciar o pré-lançamento num artigo escrito no seu blog, no seu Twitter, ou mesmo numa Newsletter que por ventura envie mensalmente aos seus leitores. Aproveite a ocasião para passar uma imagem de excitação para os seus leitores: transmita-lhes que está entusiasmado com o Ebook e que os conteúdos certamente farão compensar a espera. Esta estratégia faz parte de um pré-lançamento e é basicamente uma forma de começar a criar debate acerca do assunto.
3. ESCREVA O PRIMEIRO ESBOÇO
Se por ventura é autor de um blog e tem por hábito escrever muito, saberá certamente a importância de criar esboços antes de produzir obras. Com um Ebook este processo é basicamente crucial: você certamente não está interessado em escrever durante horas e horas, para chegar à conclusão de que o seu Ebook está completamente fora de tópico. Muito menos está interessado em abrir o seu editor de texto e não fazer a mínima ideia por onde começar…
Comece por abrir uma página em branco e aproveite para debitar algumas ideias que tenha presentes para o seu Ebook. Obviamente que dependendo de profissional para profissional a abordagem será completamente diferente, mas aquela que utilizámos por exemplo na produção do nosso Ebook foi a seguinte:
- Mapa de Ideias: comece por definir o título do seu Ebook e posteriormente idealize uma série de ideias em redor desse título e daquilo que projectou para ser o desenvolvimento de ideias. A construção de um mapa de ideias é extremamente importante para ajuda-lo na concepção dos seus conteúdos.
- Elimine pontos generalistas. Faça uma ordenação lógica das suas ideias e elimine pontos que considere demasiado generalistas para a abordagem que pretende fazer ao seu Ebook.
- Identifique os capítulos. Uma das coisas que realizámos na concepção do nosso Ebook, foi parti-lo em 4 capítulos específicos e a partir daí sectorizar todos os conteúdos de acordo com as nossas necessidades. Ao faze-lo, você fica numa posição bastante mais confortável para o desenvolvimento das suas ideias.
- Idealize a imagem. Se você tem uma boa ideia para uma campanha de marketing, para uma imagem da capa ou simplesmente para um anúncio ao seu Ebook, coloque-a no papel para futuro desenvolvimento também.
Embora possa parecer complicado, na verdade este processo é extremamente simples. Sente-se meia hora a desenvolver estas ideias e rapidamente tem a estrutura do seu Ebook pronta para desenvolvimento.
4. DESENVOLVA O CONTEÚDO
Este ponto é um dos mais importantes de toda a estratégia de desenvolvimento do seu Ebook, e também aquele em que a grande maioria dos blogueiros para – escrever o suficiente para lançar um Ebook. Pense no seu Ebook como uma série de artigos para o seu blog. Se você conseguir repartir as ideias de desenvolvimento do seu Ebook, o seu processo de trabalho fica simplificado e será mais fácil para si cumpri-lo. Entretanto e à medida que vai desenvolvendo o seu Ebook, é possível que encontre uma série de contra-tempos, os quais deverá evitar. Tome nota:
LIVRE-SE DAS DISTRACÇÕES
É MUITO importante que você evite distracções no desenvolvimento do seu Ebook. Isso significa que ou você desliga a conexão à internet, ou então está proibido de ver os emails, o Twitter ou o Facebook. Obviamente que é impensável você escrever o seu Ebook todo de seguida – mas dê a si próprio pelo menos blocos de 2 a 4 horas de trabalho intensivo. Há quem faça blocos também por objectivos de escrita.
NÃO FAÇA EDIÇÃO ENQUANTO ESCREVE
Tendo em conta que está numa fase primária de desenvolvimento, esqueça a parte da qualidade técnica da sua escrita. Evite ao máximo estar a reler tudo aquilo que escreve e a editar em directo para que fique perfeito – siga em frente. Na verdade, você terá sempre de voltar a reler o seu Ebook para encontrar gralhas antes de o lançar oficialmente para venda.
NÃO FAÇA FORMATAÇÃO ENQUANTO ESCREVE
É óbvio que quando você imagina o seu Ebook pronto, ele é uma autêntica obra de arte, com estilização, secções, capítulos, textos a negrito, itálicos, citações, estatísticas, etc. Mas a verdade é que num primeiro rascunho de desenvolvimento, você deverá evitar ao máximo este tipo de formatação. O único tipo de formatação que recomendamos numa primeira fase, é a utilização de quebras de página, pois no futuro, quando tentar editar e deixar o seu Ebook perfeito, elas serão fundamentais.
5. ADICIONE ELEMENTOS GRÁFICOS
Depois de ter o seu Ebook pronto enquanto produto em bruto, é altura de adicionar elementos gráficos que de alguma forma possam estilizar o seu resultado final. Obviamente que o tipo de elementos gráficos depende do assunto do seu Ebook, mas ainda assim, poderá considerar as seguintes utilizações:
- Gráficos estatísticos;
- Diagramas para quebrar complexidades;
- Fotos e ilustrações para complementar o conteúdo;
- Imagens para utilização em avisos, citações, dicas, etc.
Tenha sempre em consideração a utilização de imagens não protegidas por direitos de autor, sob pena de ser processado por utilização comercial de obras que estão protegidas e não podem ser utilizadas sem consentimento do autor. Procure sempre por imagens que tenham uma licença de livre utilização e modificação.
6. EDIÇÃO DE TEXTO
Depois de ter desenvolvido o seu conteúdo no ponto nº 4, tenha para si que o mais difícil já está feito. Agora é tempo de você rever o seu produto, edita-lo e poli-lo para que se torne perfeito! Tal como em qualquer outro processo do seu Ebook, você deverá conseguir tempo para desenvolver esta estratégia: nesta fase você não poderá vacilar em nada e não deverá esquecer-se daqueles pormenores e notas que deixou espalhados um pouco pelo seu Ebook.
EDITE A ESTRUTURA
A sua primeira edição deverá ser a estrutura: tenha a certeza de que os seus capítulos e secções se encontra nos locais e ordens correctas, e acima de tudo que reúnam conteúdo de qualidade. É muito importante que toda a estruturação esteja correcta e organizada de uma forma lógica para que o leitor se sinta a progredir, ao invés de se sentir confuso e baralhado.
EDITE LINKS, CITAÇÕES, ETC.
Depois de ter a sua estrutura garantida, é altura de partir para uma edição de links, citações, etc. Obviamente que esta tarefa depende do tipo de estrutura do seu Ebook, mas é importante que você utilize links para conteúdos do seu blog, ou de outros blogs, que inclua citações se necessário, entre outros aspectos relacionados com a edição estrutural do seu Ebook, como por exemplo os parágrafos, formatações, exemplos, etc.
EDITE A ORTOGRAFIA E SINTAXE
Edite as frases que considera ambíguas ou que de alguma forma não estão correctas. Recomendamos que leia o seu Ebook em voz alta e procure ir editando a ortografia e sintaxe do mesmo. Ao reler o seu produto, chegará à conclusão de que existia muito trabalho de edição para fazer.
7. REALIZE A FORMATAÇÃO
Agora que tem o seu Ebook escrito e revisto, é altura de colocar tudo em conformidade e harmonia. Define o seu cabeçalho e rodapé, atribua números às suas páginas, coloque tudo no mesmo tipo de letra, defina a estilização dos títulos e sub-títulos, etc. Escolha um tipo de fonte de qualidade e moderna para o seu conteúdo e para os seus títulos. Escrevemos o nosso livro em Tahoma, por exemplo, a 12 pixeis e em Word 2007.
Recomendamos também a utilização das seguintes técnicas de formatação:
- Utilize negrito para enfatizar frases, e itálico para enfatizar palavras;
- Citações, dicas e avisos devem estar noutra cor ou numa caixa específica;
- Quebre alguns parágrafos em listas, para reter a atenção do leitor.
8. UTILIZE UM ÍNDICE
Uma das coisas que consideramos mais importantes num livro, é o seu índice. De preferência e falando de Ebooks, um índice que tenha links directos para as páginas dos conteúdos. Os Ebooks profissionais e de qualidade, geralmente, fazem uso de índices organizados e estruturados, para que o leitor se sinta mais confortável ao consumir a informação. O índice é importante também para todos aqueles que imprimem o seu Ebook e acabam por consumi-lo como um verdadeiro livro.
9. PRODUZA A CAPA E O MARKETING
Recomendamos vivamente que invista algum dinheiro na produção da capa do seu livro e na imagem 3D que irá servir-lhe para o lançamento e marketing do mesmo. Uma imagem apelativa é uma das melhores formas de realizar dinheiro. Nesse campo realizámos um trabalho interessante com o nosso livro, e a Regina Santana produziu um marketing fantástico a todos os níveis. Se por ventura estiver interessado nos serviços dela, contacte-nos.
A imagem do seu livro é o melhor elemento de marketing que você tem. Será essa imagem que irá vender e não propriamente aquilo que você resolver escrever acerca da sua obra. Quanto mais atractiva essa imagem for, mais poder ela terá na persuasão dos seus leitores e visitantes.
10. PUBLIQUE E ANUNCIE O SEU EBOOK!
Para publicar o seu Ebook é importante que o exporte em formato PDF. O Word 2007 para PC e o iWork para Mac realizam ambos essa tarefa de uma forma muito simples. Após a conversão, é altura de você publicar o seu Ebook no seu blog. Crie um artigo extenso a dar conta do seu ebook, utilize a imagem que criou no ponto número 9 e aproveite para linkar directamente para a sua página de vendas, a qual deverá criar também.
Em termos de anunciar o seu Ebook, existem certamente várias formas de o fazer. O que recomendamos é que tenha um preço promocional no lançamento, para atrair imediatamente os seus leitores e visitantes, e acima de tudo que este tenha um preço atractivo e justo. Poderá também fazer uma promoção de lançamento com oferta de alguns exemplares e/ou um concurso em que peça aos seus leitores para escreverem sobre o lançamento em troca de cópias gratuitas ou códigos de desconto adicional!
Feito isso, é altura de relaxar e aguarde que as vendas surjam!
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Até Já!
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