Blogopoly – Veja a conferência sobre como criar um blog profissional
Fomos recentemente convidados pelo Sílvio Fortuno do The Magnet System para dar uma conferência online para Portugal e para o Brasil, ontem, dia 26 de Abril. Tanto eu como a Regina Santana estivemos presentes na conferência comandada pelo Sílvio, para falarmos um pouco sobre algumas temáticas relacionadas com a criação e monetização de blogs. A abordagem não foi demasiado técnica e profunda para evitar que os mais de 120 participantes que estiveram online não ficassem a perceber a nossa filosofia de trabalho e qual o melhor rumo a darem ao seu blog, tendo em conta um objectivo profissionalizado.
É importante também de referir que esta conferência teve como ponto de partida o pós MagnetBlogs. Para quem não conhece o MagnetBlogs, é o primeiro curso online dedicado à criação, estilização e monetização de um blog, criado originalmente por mim e pelo Sílvio Fortunato. No entanto, o curso aborda precisamente a criação de um blog em todas as suas fases, mas depois não acompanha o seu criador ao longo dos meses de trabalho que advém da criação. Essa foi então a grande razão pela qual estivemos presentes na Conferência para falar então deste processo pós MagnetBlogs!
A conferência teve a duração de cerca de 1 hora, onde eu e a Regina abordámos alguns assuntos interessantes mas que provavelmente já são do conhecimento geral dos leitores da Escola Dinheiro, nomeadamente as formas de ganhar dinheiro com um blog, como promover um blog e os seus artigos, que estratégia utilizar nas mídias sociais, entre outros.
A conferência teve então os seguintes pontos, distribuídos da seguinte forma:
A IMPORTÂNCIA DO PÓS MAGNETBLOGS
- Construir um blog de qualidade e atractivo;
- Escrever conteúdo relevante e de qualidade;
- Resolver problemas comuns a visitantes, leitores ou curiosos;
- Optimizar convenientemente o seu blog para os motores de busca;
- Optimizar os seus artigos e matérias com regularidade;
- Ter em consideração as palavras-chave do blog;
- Utilizar o Google Insights para procurar tendências e mercados atractivos;
- Etc.
COMO OPTIMIZAR UM ARTIGO?
- Editar, modificar ou alterar por completo o Título do artigo. O título deverá ter pelo menos 1 palavra-chave;
- Linkar com frequência para outros artigos do seu blog;
- Linkar para artigos de outros blogs, wikipédia e fontes credíveis;
- Não linkar para direcções quebras ou incorrectas;
- Utilizar uma densidade de palavras-chave não superior a 4%;
- Utilizar sempre uma listagem de artigos relacionados;
- Ter atenção à qualidade da ortografia e sintaxe;
- Manter os conteúdos sempre actualizados e frescos;
- O primeiro parágrafo é muito importante nos resultados dos motores de busca;
- Etc.
COMO MONETIZAR UM BLOG?
- Google Adsense para publicidade contextualizada;
- Programas de Afiliados;
- Venda de links de texto;
- Venda directa de publicidade;
- Doações;
- Merchandising;
- Comercialização de produtos próprios (ebooks, cursos, etc);
- Consultoria;
- Escrita de artigos pagos;
- Palestras/Seminários;
- Etc.
COMO ESTRUTURAR UM BLOG?
- Criar uma página "sobre" de grande qualidade;
- Criar uma página de subscrições eficiente e que explique bem o conceito;
- Utilizar imagens livres de direitos de autor nos seus artigos;
- Ter uma listagem dos artigos recomendados/populares na lateral;
- Ofereça algo aos seus leitores em troca de uma subscrição, por ex.;
- Responda sempre a todos os comentários que receber. Seja activo nos debates;
- Dê destaque aos seus leitores através de links dos artigos futuros;
- Mantenha o seu blog sempre actualizado para evitar falhas de segurança;
- Actualize o seu blog pelo menos 2 vezes por semana;
- Actualize o seu blog 1 vez por dia se conseguir;
- Aceite artigos de convidado dos seus leitores mais regulares;
- Compre publicidade num blog popular na sua área de negócio;
- Escreva artigos pilar que sejam a base de sustentabilidade do seu blog;
- Participe nas mídias sociais como o Twitter, Facebook ou GaleriaDeLinks;
- Evite encher o seu blog de selos, memes e publicidade não interessante;
COMO PROMOVER UM BLOG?
- Divulgue os seus artigos em mídias sociais como o Twitter, Facebook, Dihitt e Google Buzz;
- Envie os seus artigos para roteadores de tráfego como o GaleriaDelinks, Ocioso, Uêba e Colmeia;
- Escreva títulos atractivos nos seus artigos;
- Link para outros artigos do seu blog através dos seus posts;
- Optimização SEO em blogs é muito importante;
- Envie os seus artigos para o Twitter sempre, e interaja com os seus seguidores;
- Envie os seus artigos para a sua página de fãs no Facebook;
- Escreva com regularidade (pelo menos 1 vez por mês) em outros blogs;
- Aproveite os repositórios de artigos para linkar para artigos seus. Aproveite o Google Knol ou o Squidoo Pages, por exemplo;
- Escreva conteúdo que os seus leitores desejem partilhar;
- Compre artigos e publicidade em outros blogs de renome no seu mercado;
- Faça parcerias com blogs da sua dimensão e partilhe sinergias.
COMO SER EFICAZ GERINDO UM BLOG?
- Planeamento diário das tarefas a cumprir é muito importante;
- Consciencialização das capacidades (físicas e psíquicas) que tem também;
- Utilize um bloco de notas (físico ou virtual) para apontamentos;
- Não esteja sempre com o email aberto. Seja metódico na consulta;
- Evite perder demasiado tempo nas redes sociais, jogos e messenger;
- Procure sempre direccionar os seus contactos para o email. Dessa forma evita estar ao telemóvel e passa a ter controlo sobre os timmings de resposta;
- Utilize o Twitter Reminder para lembretes de tarefas. Se não gostar tem sempre o Remember The Milk ou o Google Alertas;
- Utilize o Google Calendário ou o Outlook para agendar as suas prioridades;
- Teste o iGoogle para organização da informação que deseja consumir;
- Leia blogs através do Google Reader e organize-os por pastas;
- Fale menos e faça mais!
APROVEITE AS MÍDIAS SOCIAIS
- Decida primeiro o que pretende obter das mídias sociais;
- Escolha no máximo 3 mídias sociais para "atacar";
- Utilize essas 3 mídias sociais diariamente e com regularidade;
- Escreva artigos de qualidade para submeter ao campo social;
- Marketize os seus conteúdos através das dicas já dadas;
- Analise as estatísticas do seu blog e o impacto dos seus artigos nas mídias;
- Tenha paciência. O sucesso social requer tempo e muito trabalho;
- Continue a utilizar diariamente as 3 mídias sociais escolhidas;
- Ligue-se a outras pessoas e crie uma rede de amigos e conhecidos;
- Preocupe-se em criar uma rede de contactos forte e de grande dimensão;
- Responda aos comentários que receber nas suas matérias enviadas para o meio social;
- Ajude outros membros das mídias sociais a atingirem objectivos e/ou a resolverem problemas comuns.
REGRAS DA MONETIZAÇÃO EM BLOGS
- O conteúdo de qualidade é o mais importante;
- Diversidade na monetização é importante para um equilíbrio futuro;
- A contextualização da publicidade com o conteúdo gera muito mais dinheiro;
- A credibilidade, autoridade e reconhecimento permitem-lhe ganhar mais;
- Preocupe-se em construir uma audiência de qualidade à sua volta;
- Escreva apenas e somente sobre aquilo que domina;
- Os resultados demoram entre 3 a 6 meses. A espera pode ser penosa, mas depois de começar, nunca mais pára;
- Olhe para o seu blog como uma empresa. Um modelo de negócio!
Temos ainda a felicidade de ter a conferência gravada e disponível para os leitores da Escola Dinheiro e também para os mais de 80,000 aficionados do The Magnet System. A conferência tem como disse, sensivelmente uma hora e concentra-se no debate das ideias em cima descritas. Tem também alguns momentos de humor muito engraçados, especialmente as piadas sobre o FarmVille e a venda das Ovelhas! (risos).
Aproveitamos também para referir que brevemente iremos ter aqui na Escola Dinheiro disponíveis conferências e seminários online dedicados aos nossos leitores, sendo obviamente que a participação é gratuita e aberta a quem desejar participar. O processo é muito simples e vamos contar com a ajuda do Sílvio para colocar algumas ideias interessantes que temos, disponíveis para si e para todos aqueles que desejarem juntar-se a nós!
Entretanto aproveite a conferência e deixe os seus comentários! A sua opinião é importante!
Até já!
Artigos Recomendados
This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Sem comentários:
Enviar um comentário