Como vender um site ou blog e realmente ganhar dinheiro?
Muito falamos sobre criação e rentabilização de sites e blogs, formas de ganhar dinheiro eficientes e efectivas, e outros métodos interessantes de marcar uma presença forte e vincada na internet, mas nunca abordámos a estratégia de venda de sites e blogs como forma de ganhar dinheiro. Há quem crie projectos online com o intuito de os comercializar passado 2 ou 3 meses, e existem aqueles que constroem projectos sólidos, robustos e de grande qualidade, e um dia colocam a possibilidade de os comercializar por uma boa soma de dinheiro.
No entanto, vender um site ou blog e realmente ganhar dinheiro é para muitos uma utopia. A falta de estratégia para conseguir aliciar potenciais compradores faz com que se percam oportunidades reais de ganhar dinheiro e quiçá partir para um novo projecto, mais interessante, mais enquadrado com os conhecimentos do autor, ou simplesmente não começar nada.
Existe também uma grande possibilidade de o seu site ou blog ser rentável neste momento, o que invariavelmente é o resultado da sua dedicação e empenho, bem como apresenta uma comunidade sólida e com valor próprio, uma base de clientes e leitores fieis, um perfil autoritário junto dos motores de busca, e quiçá, rendimentos suficientes para fazer de si o seu próprio patrão.
Todavia, vender um site ou blog não é uma tarefa fácil, muito menos quando se reconhece o real valor da obra. Ainda existem muito poucos profissionais com interesse/capacidade de investirem vários milhares de euros em sites e blogs, sendo que o mercado actual, tanto em Portugal como no Brasil, sofre de algum irrealismo. Mas…recorrendo às estratégias correctas, você poderá conseguir encaixar uma boa quantia de dinheiro, que certamente o fará olhar para o futuro com bons olhos!
1. COMECE POR LIMPAR A CASA
O seu site ou blog tem alguma das suas funcionalidades com problemas? Alguma coisa que necessita de ser arranjada para que funcione em pleno? Se sim, então esta é a altura ideal para você soluccionar esse problema. Antes de você colocar o seu site ou blog no mercado de vendas, tenha a certeza de que todas as suas funcionalidades estão a trabalhar em pleno, de que o projecto está devidamente optimização para os motores de busca, e de que todas as suas qualidades e competências se encontram visíveis. Tal como acontece quando alguém pretende vender uma casa, é importante que tudo esteja realmente fantástico, arrumado e limpo!
2. RECOLHA OS SEUS NÚMEROS
Para quem potencialmente está interessado na aquisição do seu site ou blog, os números são uma das melhores formas de saber na prática se o negócio é uma mais-valia ou não. Por isso mesmo, é importante que você recolha todos os números respeitantes ao seu projecto:
- rendimentos mensais;
- despesas mensais;
- fontes de rendimento (apresente os dados de venda de publicidade, AdSense, etc.)
- número de clientes na base de dados
- número de visitantes únicos mensais;
- número de páginas lidas mensalmente;
- número de subscritores RSS;
- número de subscritores na Newsletter;
- número de seguidores no Twitter;
- número de artigos e comentários publicados;
- etc.
3. DEFINA UM PREÇO PARA O SEU PROJECTO
De que forma é que você deverá definir o preço do seu projecto, que por sinal até é rentável neste momento? Já vimos várias fórmulas para o cálculo do valor de sites e blogs na internet, nomeadamente: 2X o valor dos ganhos anuais, 1oX o valor dos rendimentos mensais do projecto, e por aí adiante No entanto, tenha em consideração que o seu site ou blog só vale realmente aquilo que o comprador está disposto a pagar por ele. E esse valor pode muito bem não ser o valor que você tinha calculado/idealizado, ou a proposta poderá não se enquadrar em nenhuma fórmula específica.
Por essa mesma razão, é importante que você defina um preço mínimo e um preço máximo para o seu site ou blog. Depois disso, existem várias abordagens interessantes que você poderá fazer no sentido de conseguir comercializa-lo. Tenha em consideração também, que os profissionais da sua área conseguirão certamente reconhecer o valor do seu projecto mais facilmente que um mero curioso de internet.
4. PREPARE UMA PRESS RELEASE DE QUALIDADE
Caso você contacte directamente empresas ou profissionais no sentido de lhes oferecer a aquisição do seu projecto, quer você participe em mercados de compra e venda de sites por leilão, é extremamente importante que você tenha consigo uma Press Release de apresentação da sua venda. Essa Press Release deverá conter todas as informações e imagens referentes ao primeiros 3 pontos que destacámos anteriormente, e deverá funcionar basicamente como a sua página de vendas na Internet, ou seja, quanto mais aliciante e provocadora ela for, maior será o destaque que você irá conseguir junto de potenciais interessados.
5. CONTACTE OS SEUS COMPETIDORES
Numa primeira fase e caso você deseje manter o anonimato da sua venda, você poderá começar por pesquisar e contactar directamente os seus maiores competidores. Nos dias de hoje, praticamente todos os sites e blogs da Internet têm uma página de contacto. Programe um email com a sua Press Release e contacte directamente esses mesmos competidores, no sentido de mostrar o seu interesse na comercialização do seu site e blog. Apresente imediatamente todos os dados de que falámos e aguarde por uma resposta.
6. CONTACTE EMPRESAS NO SEU NICHO DE MERCADO
Seu o seu site ou blog fala sobre dicas de nutrição, saúde e alimentação, pesquise no Google por esses termos e palavras-chave e comece a realizar contactos directos com empresas que trabalhem nesse mesmo nicho de mercado. Esta acção pode ser levada a cabo em simultâneo com o ponto Nº5, por exemplo. Se por ventura começar a receber propostas ou contactos no sentido de analisar mais profundamente a sua oferta, você terá consigo vários interessados e isso permite-lhe jogar a seu favor e a favor dos valores que você idealizou para a sua venda.
7. COLOQUE O SEU PROJECTO NOS MERCADOS DE LEILÃO
Embora sejam praticamente nulos de momento, ainda existem alguns mercados de compra e venda de sites e blogs na Internet. Em Portugal poderá inscrever-se no fórum Mais Tráfego, no Brasil poderá inscrever-se no fórum Webmasters Online e para projectos internacionais, poderá utilizar o mercado de compra e venda Flippa.
Todas estas propostas são viáveis para quem procura vender um site ou blog na internet. No entanto, é importante que quando você colocar o seu projecto à venda, se lembre de ter cumprido pelo menos os primeiros quatro pontos deste artigo. Arrume bem o seu blog, recolha todos os dados estatísticos que possam jogar a favor da sua venda, define um preço mínimo e máximo e prepare a sua Press Release/Página de vendas para posteriormente publicar nos fórums de discussão que recomendámos, por exemplo.
8. DEFINA AS SUAS CONDIÇÕES POR ESCRITO
A probabilidade de você vender o seu site ou blog a alguém que não conhece é muito grande. Embora possa parecer uma pessoa extremamente profissional na sua abordagem ou escrito ou por telefone, você nunca conseguirá ter a certeza de estar a lidar com alguém de confiança, pelo menos e até prova em contrário.
Se você pretende proteger-se de eventuais fraudes, coloque o seu contrato por escrito. Esse contrato poderá ser flexível e adaptável às suas necessidades e às do comprador. Por exemplo: você poderá definir que 50% do valor de compra é pago precisamente no acto de compra, e que os 50% finais são pagos depois de efectuar com sucesso a migração do seu projecto,para o servidor do comprador.
Mantenha uma cópia de segurança do seu site ou blog no seu servidor e não envie as chaves de acesso aos painéis administrativos antes de assegurar que o segundo e último pagamento é efectuado com sucesso. Tendo em conta de que não existe regulação para a comercialização de sites e blogs na internet, tenha sempre a certeza de que tem o dinheiro na sua conta bancária, antes de entregar todo o seu trabalho a alguém que você desconhece perfeitamente.
9. OFEREÇA OS SEUS PRÉSTIMOS NO FUTURO
Este é seguramente um grande argumento de venda. Acorde com o comprador o facto de você permanecer disponível como consultor para futuros problemas ou eventuais estratégias que o mesmo deseje adoptar. Isso faz com que o comprador se sinta relativamente mais seguro de que poderá colocar-lhe questões e/ou sugestões para o futuro.
O único custo que você terá ao desempenhar tal função, será o seu tempo. Vender um site ou blog requer uma estratégia e planeamento de qualidade, e também alguma segurança prévia, sob pena de ser enganado por alguém que não faz a mínima ideia de quem seja. Você trabalhou no duro para fazer do seu site ou blog aquilo que ele é hoje. Tenha sempre a certeza de que recebe em troca aquilo que merece.
E caso as propostas não lhe agradem à primeira vista, tenha sempre consigo a ideia de que novas propostas irão surgir, amanhã e depois…
Até Já!
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