10 estratégias para usar na sua página de fãs do Facebook
Depois de termos falado ontem sobre 12 razões porque o seu blog precisa de uma página de fãs no Facebook, hoje vamos falar um pouco sobre estratégias para usar na sua página de fãs. Conforme fomos referindo, as páginas de fãs no Facebook são uma das melhores oportunidades de marketing da actualidade, permitindo-lhe interagir directamente com os seus fãs, visitantes e leitores de uma forma estratégica e inteligente. Embora estejam projectadas mudanças de teor técnico nas páginas de fãs do Facebook para os próximos meses e provavelmente para os próximos anos, é altura de você aproveitar esta oportunidade para extrair o máximo potencial desta que é a maior rede social do mundo.
Agora que está em vigor a segunda versão das páginas de fãs do Facebook, é altura de você levar o seu blog ao próximo nível. De seguida, damos-lhe 10 estratégias para usar na sua página de fãs do Facebook, as quais consideramos realmente interessante. Embora existam seguramente muitas estratégias e formas de levar uma página de fãs do Facebook ao sucesso, estas são aquelas estratégias que consideramos primárias e extremamente acessíveis a todos aqueles que pretendem maximizar o potencial de marketing dos seus blogs.
1. UTILIZE TABS ESPECIAIS PARA PÁGINAS ESPECIAIS
Anunciar a sua página de fãs é sempre um processo muito importante. Uma das grandes vantagens das novas páginas de fãs do Facebook, é a possibilidade de você linkar para separadores específicos. Isso significa que você pode especificar quais as páginas que o visitante pode ver, baseado no tipo de anúncio que viu. Por exemplo, tenha em conta que você pretende apenas angariar dois tipos de fãs para a sua página. Você pode mostrar um anúncio para os fãs de futebol, por exemplo, e esses visitantes serão enviados para um separador relacionado com Futebol, enquanto que poderá em simultâneo fazer o mesmo para os fãs do Basquetebol.
Embora este sistema não seja propriamente ortodoxo, pois exigia que você tivesse vários separadores, é uma forma interessante de enviar os seus leitores para separadores de conteúdo específico. Se você pretende converter o máximo número de visitantes em leitores e seguidores do seu blog, certamente que a construção de separadores específicos é importante.
2. NÃO DEIXE OS SEUS VISITANTES ATERRAR NO MURAL
Tenha em consideração que deixar os seus visitantes cair no Mural da sua página de fãs é uma estratégia que em nada o ajuda a melhorar o potencial de crescimento do seu blog. Se considerar que pode enviar os seus visitantes para um separador personalizado com informação de primeira qualidade, porque não aproveitar isso? É preferível você enviar os seus visitantes para uma página onde você tem controlo absoluto sobre a informação publicada. Embora o seu Mural seja muito importante para manter conversações entre os seus leitores e você, a verdade é que você não controlo nem beneficia directamente de uma aterragem numa página desse tipo. Envie os seus leitores para uma página personalizada e a partir da qual você pode garantir a sua fidelização. Leia mais sobre como criar separadores personalizados no Facebook.
3. CRIE UMA IMAGEM ÚNICA PARA A SUA PÁGINA
Esta é seguramente uma das estratégias mais importantes de uma página de fãs. Embora você possa personalizar a imagem que coloca no perfil da sua página de fãs, a verdade é que existem muitos utilizadores e empresas com enorme criatividade, capazes de criar exemplos fantásticos de perfis personalizados.
Ainda existem milhares de páginas de fãs no Facebook com a imagem por defeito da comunidade. Se o seu blog tem uma logomarca, uma identidade própria, não existe desculpa para você não a utilizar na sua página de fã do Facebook. Esta imagem é provavelmente a primeira coisa que os seus visitantes irão ver, pelo que é importante que seja muito boa!
4. INTEGRE APLICAÇÕES PARA AUMENTAR A INTERACÇÃO
A última coisa que você deseja é que os seus visitantes aterrem na sua página de fãs e desapareçam imediatamente. A melhor forma de captar a atenção dos seus visitantes, passa pela introdução de aplicativos que aumentem o nível de interacção que estes têm consigo e com a sua página. Actualmente existem mais de 55,000 aplicações no Facebook e uma grande parte delas é facilmente integrável na sua página de fãs.
Uma das melhores formas de manter os seus visitantes por mais tempo, é introduzindo jogos, quizzes, e outros tipos de conteúdo dinâmico de forma a manter os seus fãs “entretidos” o máximo de tempo possível. Tenha em consideração que você beneficia tanto mais quanto maior for o nível de interacção dos seus fãs consigo. Tome nota também da importância dos aplicativos, pois quanto mais interessantes e viciantes forem, maior é a probabilidade de o visitante se identificar e fidelizar com o seu blog.
5. JUNTE-SE ÀS DISCUSSÕES!
Como já referimos anteriormente, existe na actualidade uma grande oportunidade para você comunicar directamente com os seus visitantes e fãs. Isso significa que cada vez que um utilizador comentar um estado, uma foto, um video, um tópico de discussão, ou outro qualquer, você deve comentar também. Dada a necessidade que existe hoje de estar constantemente em contacto com os seus fãs, você não tem outra possibilidade senão aproveitar os benefícios de estar em contacto com a sua audiência.
Se você falhar este contacto com os seus fãs, você estará a perder potencial e dinheiro, e significa também que você está a perder terreno para os seus concorrentes que diariamente alimentam discussões com os seus visitantes e fãs. Quer você tenha um blog pequeno, ou um blog de topo, você deverá sempre alimentar o contacto com os seus fãs. Se eles colocarem questões no seu Mural, você deverá responder e colocar questões também.
6. PUBLIQUE CONTEÚDO INTERESSANTE E RELEVANTE
Tal como acontece em outros veículos de comunicação social que você utiliza (blogs, Twitter, etc), é extremamente importante que você providencie conteúdos de grande qualidade aos seus leitores. O Facebook não é diferente. Referenciando constantemente outros conteúdos de qualidade, os seus fãs irão retornar à sua página com maior regularidade. Embora atrair visitantes repetidos não seja propriamente a sua estratégia, a repetição das interacções dos seus fãs é provavelmente uma das estratégias mais importantes. Tenha em consideração também, que os fãs que regressarem à sua página várias vezes, têm maior probabilidade de continuarem ligados a si e ao seu blog.
Utilize a sua página de fãs do Facebook do mesmo modo que utiliza a sua timeline do Twitter. Publique regularmente, conteúdos de grande qualidade, que sejam interessantes e relevantes. Os resultados irão aparecer!
7. REPUBLIQUE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES
Se você utiliza o Twitter, repassar informação é essencialmente o mesmo que realizar um retweet. Ao repassar informação providenciada por outro utilizador, você está a ajudá-lo e a complementá-lo, e a probabilidade de ele ter isso em consideração no futuro, é muito maior. Utilize a página de fãs do seu blog no Facebook, para repassar informações e recomendar artigos, fotos, vídeos e comentários dos seus visitantes e fãs.
Não abuse disso! Infelizmente e tal como acontece com o Twitter, repassar constantemente as publicações dos outros seguidores não faz com que o seu número de seguidores aumente progressivamente. Embora ajude, esta estratégia não irá levar centenas de novos fãs para a sua página do Facebook. No entanto, é primordial que você mantenha a sua timeline actualizada com conteúdos de qualidade.
8. ACTUALIZE REGULARMENTE
Da mesma forma que é extremamente importante manter o seu blog actualizado e os comentários e discussões em dia, também é igualmente importante manter a sua página de fãs do Facebook actualizada e em dia. Colocando questões aos seus fãs, criando novos tópicos nos fórums de discussão, e criando outro tipo de iniciativas que levem à interacção, você irá conseguir que os seus visitantes e fãs retornem regularmente à sua página de fãs do Facebook. Este conceito é basicamente o mesmo que acontece com os blogs, que necessitam de ser actualizados com alguma regularidade, sob pena de morrerem.
Embora tenhamos enfatizado a necessidade de manter os seus fãs actualizados e providenciar conteúdos de grande qualidade, a parte mais importante desta estratégia é precisamente a persistência. A não ser que você continue providenciando esses conteúdos e mantendo os seus fãs ligados a si e à interacção da sua página, você certamente irá sentir grandes dificuldades em conseguir novos fãs.
9. REFERENCIAR AMIGOS E FÃS EM FOTOS E VÍDEOS
Usar a opção de Tagging em fotos e vídeos é provavelmente uma das actividades de promoção mais eficientes do Facebook. A única e grande dificuldade desta estratégia, prende-se com a necessidade de encontrar esses amigos e fãs. A melhor forma de o conseguir é realizando eventos onde seja possível captar fotografias e vídeos com os seus amigos e fãs, e posteriormente marcá-los na sua página de fãs do Facebook. Mas e se você não conseguir realizar eventos?
Existem muitas formas de conseguir marcar e referenciar fãs em fotografias, bastando para isso um pouco de criatividade. Se tiver em conta que você pode realizar concursos e promoções onde exija por exemplo uma fotografia do blogueiro participante, você poderá posteriormente marcar os vencedores nas suas próprias fotografias. Infelizmente existe uma grande desvantagem ao nível do “tagging”, que se prende com a necessidade de você ser amigo dessa pessoa para conseguir marcá-la numa fotografia. Embora não faça muito sentido, é assim que o sistema funciona na actualidade…
10. TIRE PARTIDO DOS EVENTOS
Os eventos são uma das melhores formas de você tirar partido dos seus fãs. A grande vantagem é que na realidade estes eventos não necessitam de ocorrer em espaços físicos. Se você realizar por exemplo seminários ou conferências online, e os seus fãs entraram na página do seu evento para assistirem ao vivo ao desenrolar da iniciativa, a probabilidade do seu evento se espalhar posteriormente pela rede e pelos canais de divulgação, é enorme. Isso fará com que a sua página de fãs ganhe maior notoriedade e exposição.
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