Porque é que como blogueiro você deve utilizar o Twitter?
A grande maioria dos blogueiros de hoje já utiliza o Twitter, mas na realidade muitos deles não fazem ideia do porquê de o utilizarem. Esta que é uma das mais promissoras e poderosas redes sociais da actualidade, é um excelente ponto de partida para todos aqueles que vêem os blogs como ferramentas de trabalho, autênticos modelos de negócio e/ou mesmo empresas. Para quem, como nós, trabalha com muita intensidade em blogs, o Twitter pode ser um dos melhores aliados do momento, tanto ao nível do marketing como da organização dos métodos de trabalho diários.
PARTILHA DE CONTEÚDOS
Embora muitos blogueiros não utilizem o Twitter como ferramenta de trabalho, a verdade é que ele é seguramente uma das melhores formas de estar actualizado quanto aos interesses do próprio. Na Escola Dinheiro, por exemplo, embora não sigamos muitos profissionais e empresas, os que seguimos garantem-nos informação actualizada e interessante sobre as áreas que gostamos e sobre as quais desejamos manter-nos actualizados. Encontrar links, artigos e novidades interessantes por intermédio dos seus seguidores, é hoje uma das formas mais eficientes de estar constantemente actualizado ao minuto.
São já muitos os blogueiros que partilham recursos, artigos, tutoriais e assuntos relacionados com os seus nichos de mercado, pelo é importante que você seleccione cuidadosamente quem segue, de forma a manter-se constantemente actualizado sobre as matérias e curiosidades que deseja.
USANDO O TWITTER PARA MARKETING
Uma das melhores funcionalidades do Twitter é poder ser utilizado como ferramenta de marketing. Utilizar o Twitter para dar a conhecer a sua marca, o seu portfólio, ou mesmo o seu blog, é hoje uma realidade. Embora o Twitter possa ser utilizado para promover aquilo que é seu, a realidade é que você não deverá utiliza-lo exclusivamente para marketizar o seu blog, os seus artigos, os seus projectos e as suas descobertas, mas também para criar novas relações, dar a conhecer o trabalho de outros profissionais e manter um contacto mais pessoal e directo com os seus fãs.
BRANDING PESSOAL
O Twitter pode ser hoje uma ferramenta interessante para ajudá-lo a construir uma presença online. A única coisa que você necessita fazer, é enviar tweets de qualidade, partilhar matérias interessantes e as quais você considere terem relevância suficiente para os seus seguidores. Ao longo do tempo, você sentirá um crescendo no número de seguidores e receberá igualmente feedback acerca da sua presença. Caso não receba, questione os seus seguidores.
A construção de uma presença online é o abrir de novas portas para oportunidades interessantes, para a angariação de novos leitores, novos clientes ou simplesmente novos fãs. Preocupe-se com a construção do seu perfil, mas evite ser demasiado egocêntrico e redundante. Embora os seus seguidores desejem saber de si, eles desejam também saber o que se passa no seu mundo, e quanto mais matérias você partilhar, melhor será a sua reputação. Um bom profissional estuda e mantém-se atento ao que se passa no seu mercado.
NETWORKING E CONTACTOS PESSOAIS
Se você é blogueiro, tenha em consideração que o relacionamento pessoal com outros blogueiros, webmasters, profissionais e criativos, pode ser a abertura de um leque de oportunidades que você provavelmente nunca imaginou. Existem já dezenas de casos de profissionais, como você, que conseguiram contratos com empresas de renome, angariaram novos e interessantes clientes, construíram relações sólidas com outros profissionais estabelecidos, e alargaram os seus horizontes, tudo através da sua página no Twitter. Para quem é blogueiro, o Twitter é hoje uma das melhores ferramentas do mercado para construir ligações de qualidade com outros profissionais e quiçá alargar o leque de oportunidades vindouras.
CONTROLO DA ROTINA
Outra grande vantagem do Twitter passa pelo controlo da rotina. Seja através da análise da rotina de outros profissionais e blogueiros que você admira, seja através da análise da sua própria rotina, você poderá melhorar bastante a sua produtividade através de um controlo mais apertado sobre as suas próprias funções. Dedique-se à partilha da sua rotina durante 2 semanas, e posteriormente faça uma análise aos seus próprios Tweets para verificar até que ponto você poderá melhorar a sua própria produtividade.
CONSTRUÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA
A construção de uma audiência de seguidores no Twitter é também uma grande vantagem para o futuro do seu próprio blog. A longo prazo, você estará escrevendo para milhares e milhares de seguidores, os quais certamente estarão interessados nos seus Tweets, na sua rotina e na partilha de conteúdos que você faz diária e regularmente. No futuro, o seu perfil no Twitter será uma porta aberta a novas oportunidades e também à construção e solidificação de relações importantes com outros profissionais e blogueiros.
EFEITO BOLA DE NEVE
À medida que você for utilizando o Twitter como ferramenta de trabalho e com o intuito de promover os seus artigos e matérias, você irá construindo uma audiência em torno de si próprio. No entanto, o ritmo de novos seguidores será tão mais acelerado quanto mais seguidores você tiver. Isto significa que grande parte dos curiosos no Twitter, têm tendência a seguir blogueiros e profissionais que sejam seguidos por milhares de pessoas. Basicamente, o princípio do efeito de bola de neve, é tanto aplicável aos assinantes do seu blog, quanto aos seguidores do seu perfil no Twitter. Quanto maior for o número, maior será a tendência dele para crescer!
REDIRECCIONAMENTO DE TRÁFEGO
Embora nem todos os seus seguidores tenham tendência para clicarem nos conteúdos e matérias que você divulga, a verdade é que o Twitter pode ser um excelente redireccionador de tráfego. Obviamente, quanto maior for o número de seguidores que o seu perfil tenha, maior será a tendência para você direccionar maiores quantidades de tráfego para as matérias do seu blog. Por isso mesmo, é importante que você se preocupe com a construção de um perfil sólido, de qualidade e que vise o enriquecimento de todos aqueles que o desejam seguir.
Nos últimos 30 dias, o nosso perfil no Twitter redireccionou cerca de 1800 novos visitantes para o blog, os quais fazem parte de uma audiência que consideramos muito importante, pois são utilizadores que desejam seguir as matérias que publicamos regularmente no Twitter, e como tal, são mais propícios a manterem-se pelo blog durante mais tempo, lendo mais conteúdos e quiçá inscrevendo-se em alguma das formas de ganhar dinheiro que recomendamos vivamente.
E VOCÊ, JÁ UTILIZA O TWITTER?
Até Já!
Artigos Recomendados
Sem comentários:
Enviar um comentário