Entrevista a Fábio Ricotta – CEO e fundador da MestreSEO
Depois da empolgante e super discutida Entrevista com Alexandre da Silva – Director Internacional da Netaffiliation, voltamos hoje à carga com uma entrevista super interessante com Fábio Ricotta, CEO e co-fundador da MestreSEO, uma empresa de renome na otimização para motores de busca no Brasil. A MestreSEO é uma empresa extremamente interessante, que desenvolve não só otimização para motores de busca a pedido de clientes, como também ministra palestra e diversos cursos de SEO. Destacamos também os seus pacotes para assinantes, que oferecem excelentes ferramentas para os aficionados da otimização para motores de busca e também o blog da MestreSEO que é simplesmente fantástico e recheado de conteúdos gratuitos e de grande nível.
Estivemos à conversa com Fábio Ricotta durante algum tempo, munidos de algumas questões que considerámos interessantes e pertinentes tendo em conta o feedback da nossa comunidade, e trazemos-lhe hoje resposta a praticamente todas as essas perguntas e dúvidas. O Fábio é um autêntico Guru da otimização SEO e ficámos extremamente gratos por atender às nossas questões, e acima de tudo por responde-las com tanta dedicação.
ENTREVISTA A FÁBIO RICOTTA
| Fábio Ricotta é o co-fundador da empresa Mestre SEO, nascido em 18/04/1985, mora na cidade de Itajubá em Minas Gerais. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá. Desde 2005 trabalha profissionalmente com Internet e SEO. Iniciou no ramo de SEO realizando trabalhos na Deals Consultoria & Desenvolvimento, que prestava consultoria para uma empresa do ramo imobiliário americano. No final de 2007 criou a MestreSEO, com a ideia principal de prestar consultoria de SEO para o Brasil. Hoje, a MestreSEO é uma referência nacional no assunto. |
FALE-NOS UM POUCO DE SI, QUAL A SUA MISSÃO NA MESTRESEO E QUE TIPO DE APOIO PRESTA A BLOGUEIROS E WEBMASTERS
Hoje em dia sou o CEO da MestreSEO e minha principal missão é divulgar os nossos produtos: o serviço de otimização de sites, nossa área de assinantes, os nossos estudos personalizados e por fim, o nosso último e mais requisitado produto que é o curso de SEO. Além desta principal tarefa, ainda trabalho em projetos grandes que temos na empresa, onde tento expor a minha experiência para o nosso time e conduzir uma melhor estratégia de SEO no projeto. Em termos de apoio à blogueiros e webmasters, a minha principal contribuição é através do nosso blog com os meus artigos e do SearchCast, um podcast voltado para o público de search brasileiro. Em alguns momentos, tento contribuir no fórum de ajuda para Webmasters do Google, mas nem sempre consigo este tempo.
COM 25 DE IDADE, COMO É POSSÍVEL, FÁBIO, VOCÊ SABER TANTO SOBRE OTIMIZAÇÃO SEO E ESTAR JÁ LIDERANDO UMA DAS MAIORES E MELHORES EMPRESAS DA ÁREA? COMO FOI ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM? VOCÊ É UM AUTO-DIDACTA?
Eu me considero muito sortudo mesmo. Tive a oportunidade de entrar na Deals Consultoria & Desenvolvimento em 2005, onde ainda cursava o segundo ano de bacharelado em Ciência da Computação. Na empresa, pude descobrir melhor o que era SEO e tive muito incentivo para aprimorar os meus conhecimentos. Na época, eu estudava cerca de 2-3 horas, fora do horário de trabalho, no ramo de SEO e era muito mais difícil que hoje, pois haviam poucos fóruns e websites na área. Todo o conhecimento adquirido até 2007 foi através destes fóruns e websites. Pouco tempo depois comecei a frequentar mais eventos e outros fóruns novos.
A MESTRESEO PARECE-NOS SER UMA EMPRESA DE GRANDE PRESTÍGIO NO BRASIL. COMO CLASSIFICA O TIPO DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EQUIPE DA MESTRESEO? ESTARÁ AINDA MUITO LONGE DO QUE É PRATICADO POR EMPRESAS COMO A SEOMOZ?
Antes de frequentar os eventos internacionais, eu acredita que o nosso trabalho era inferior em termos de qualidade aos trabalhos de grandes empresas de SEO dos EUA. Hoje em dia, vejo que desenvolvemos um trabalho de altíssimo nível em comparação com as empresas de ponta do EUA. Temos muitas pessoas bem qualificadas na MestreSEO que não são de conhecimento do público/comunidade pela estratégia da empresa. Acho que temos que aprimorar um pouco mais os nossos testes de SEO, coisa que eles estão bem avançados nos EUA. Esta é uma meta para o nosso segundo semestre.
FÁBIO, QUAL É PARA SI O PONTO MAIS IMPORTANTE DE UMA BOA OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA? INTERLIGAR CONTEÚDOS? RECEBER MUITOS LINKS DE QUALIDADE? UTILIZAR PLUGINS COMO O ALL IN ONE SEO PACK?
Eu colocaria na prioridade o recebimento de muitos links de qualidade associado à conteúdo de qualidade. Digo isto, pois não adianta criar um conteúdo bom se ele não produz links relevantes. A recíproca é a mesma. A grande dica aqui é entender o tipo de palavra que você quer otimizar. Se for uma long tail, você deve focar esforços on-page (title, ocorrência da palavra-chave no conteúdo e imagens). Já para termos mais competitivos, o trabalho de link building é fundamental para conseguir um bom posicionamento.
AS MÍDIAS SOCIAIS E OS ROTEADORES DE TRÁFEGO ESTÃO CADA VEZ MAIS NA MODA E SÃO CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NA ESTRATÉGIA DE QUALQUER BLOGUEIRO. ESCOLHENDO APENAS 4, QUAIS SERÃO AS SUAS MELHORES INDICAÇÕES?
Os 4 principais que utilizamos na MestreSEO são: diHiTT, Ocioso, Yahoo! Respostas e Linkk.
QUAIS SÃO PARA SI AS 5 MELHORES TÁCTICAS DO MOMENTO PARA CONSEGUIR DIRECCIONAR TRÁFEGO DE QUALIDADE PARA UM BLOG OU UMA PÁGINA DE INTERNET? É NECESSÁRIO FAZER INVESTIMENTO NESSA ESTRATÉGIA (COMPRAR PUBLICIDADE, TRÁFEGO, LINKS, ADWORDS, ETC)?
No Brasil, sem sombra de dúvidas investir em Adwords é uma boa. O valor é barato e você consegue bons resultados. Em seguida eu gosto de sugerir um bom trabalho no Orkut, que é uma fonte muito boa de tráfego, quando se faz um bom trabalho em comunidades por exemplo. Seguindo a idéia, faria um bom trabalho no Youtube, tentando focar em vídeos bem chamativos, pois como sabemos, o YouTube é o segundo maior search engine do mundo. Eu não deixaria de lado o trabalho no Yahoo! Respostas, pois a sua importância praticamente renasceu com esta nova interface do Google, onde é principalmente exibido quando clicamos em "Discussões". Por fim, o trabalho de SEO é fundamental, pois é muito fácil subir um website no Google brasileiro.
OS BUSCADORES ESTÃO HOJE EM DIA CADA VEZ MAIS CONCORRIDOS E TORNA-SE CADA DIA MAIS IMPORTANTE CONSEGUIR LUTAR PELOS PRIMEIROS LUGARES NAS BUSCAS. VOCÊ ACHA QUE QUEM ESTÁ COMEÇANDO AGORA, ESTÁ EM DESVANTAGEM CLARA?
Não vejo como desvantagem, mas sim atrasado para o trem. Várias empresas já acordaram para a importância dos mecanismos de busca e estão criando as suas ações online. Quem esperar muito pode ter uma grande desvantagem em 6 ou 12 meses. Ainda sim, é importante saber que é possível recuperar o tempo perdido.
MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS VERSÕES MOBILE DE BLOGS E O FATO DE ESTAS PUDEREM SER CONSIDERADAS CONTEÚDO DUPLICADO. O QUE VOCÊ SABE SOBRE O ASSUNTO? É PENALIZADOR?
Não gera penalização. Na verdade conteúdo duplicado não é uma punição, mas sim um filtro que o Google aplica para um website/página, quando esta é duplicada ou possui uma similaridade muito elevada. A dica da versão mobile é oferecer o conteúdo apenas para o user-agent que for relacionado à mobile. Existem diversas listas de user-agent mobile na internet e basta que a sua aplicação/blog/website só exiba esta versão caso seja um aparelho de mobile mesmo. Utilizar uma versão em subdomínio, como faz o Twitter, pode gerar conteúdo duplicado mesmo.
QUANDO UM BLOG É PENALIZADO PELO GOOGLE POR MÁS PRÁTICAS DE OTIMIZAÇÃO DE BUSCA, QUAL SERÁ A MELHOR ESTRATÉGIA PARA CONTORNAR A SITUAÇÃO E CONSEGUIR RECUPERAR OS POSICIONAMENTOS QUE TINHA ANTERIORMENTE?
O primeiro passo que eu recomendo é "deixar a casa em ordem." Se você realizou alguma ação que viola as diretrizes dos mecanismos de busca, tais como técnicas de black hat, a primeira coisa a se fazer é desfazer as alterações.
Se, por acaso, você não tem certeza se alguma alteração que você tenha feito viole as diretrizes, achar o erro fica mais difícil, mas continua sendo essencial, tanto achar, quanto corrigir o problema.
Depois de corrigir o problema, faça um pedido de reconsideração no Google Webmaster Tools e espere um tempo. Normalmente 1 a 2 meses no máximo. Caso não receba nenhuma confirmação, procure novamente por problemas e depois de garantir que não existem mais problemas, envie denovo um pedido de reconsideração. Aguarde até que o Google responda através da interface do Google Webmaster Tools. Caso a resposta apareça e os seus rankings/tráfego não voltem, tenha em mente que o problema continua segundo a visão do Google. Desta forma, procure novamente pelo problema e solucione-o.
DE QUE FORMA O FÁBIO VÊ A OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES DENTRO DE UM PERÍODO DE 12 A 24 MESES? OS PROCESSOS DE INDEXAÇÃO E RANKEAMENTO SERÃO MAIS COMPLEXOS E COMPLICADOS DE ATINGIR?
Pelo contrário, eu acredito que um trabalho de 12 a 24 meses é o ideal. É mais interessante para conseguir estruturar uma boa estratégia de SEO, organizar todo o website e sua arquitetura e depois investir em link building. Com este tipo de organização, podemos ajustar todos os problemas on-page em até 6 meses e nos meses seguintes, ficamos focados em link building e análise de novas oportunidades / palavras. Com um trabalho de longo prazo, podemos oferecer resultados mais sólidos para os nossos clientes, principalmente quando o cliente deseja rankear bem para uma palavra bem competitiva.
ALGUNS EXPERTS SOBRE OTIMIZAÇÃO SEO DIZEM QUE É IMPORTANTE ESTUDAR E APLICAR TÉCNICAS DE SEO PELO MENOS 1 HORA POR DIA. ISSO É VERÍDICO? É NECESSÁRIO APLICAR ESSE CONHECIMENTO NUMA BASE DIÁRIA, OU É POSSÍVEL OBTER BONS RANKEAMENTOS APLICANDO ESSAS TÉCNICAS SOMENTE 1 VEZ POR SEMANA?
O curioso aqui é que aprendemos isso testando. Temos uma política de estudar de SEO pelo menos 1 hora por dia, ou seja, procuramos artigos ou discussões em fóruns para que possamos nos atualizar. As outras 7 horas do expediente é voltada para aplicações das técnicas de SEO como um todo. Na minha visão, o nosso mercado se movimenta e atualiza muito rápido e estudar 1 vez por semana não é suficiente para acompanhá-lo.
PARA TERMINAR, FÁBIO, GOSTARÍAMOS DE FICAR COM UMA APRECIAÇÃO SUA RELATIVAMENTE À OTIMIZAÇÃO DA ESCOLA DINHEIRO E O QUE VOCÊ ACHA DO NOSSO PROJECTO E DA FORMA COMO TEMOS VINDO A TRABALHAR?
Mesmo antes de ter contato mais próximo com você (Paulo) eu já era um admirador do Fique-Rico.com. Nele você sempre explorou bem o conteúdo, assim como bons títulos e boa linkagem interna. Isso manteve na nova versão (Escola Dinheiro) e sem sombra de dúvidas é o que levanta o seu website.
A única coisa que não gosto, ou melhor, não faria no meu website é a questão dos links vendidos por doação abaixo dos artigos e ainda os links de parceiros na sidebar. Acho muito arriscado sofrer uma punição por este tipo de publicidade, não valendo o retorno. Existem diversas outras formas de se monetizar um website sem vender links.
No mais, gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar o meu conhecimento com vocês e salientar que um dia gostaria de ministrar um curso ou palestra de SEO em Portugal. Já participei e vejo diversos webmasters portugueses falando e discutindo SEO. Fico muito feliz com isso.
Até Já!
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