quinta-feira, 13 de maio de 2010

Facebook Marketing – Adicionar o Google Analytics à sua pagina de fãs do Facebook - Escola de Ganhar Dinheiro

Facebook Marketing – Adicionar o Google Analytics à sua pagina de fãs do Facebook - Escola de Ganhar Dinheiro


Facebook Marketing – Adicionar o Google Analytics à sua pagina de fãs do Facebook

Posted: 13 May 2010 05:17 AM PDT

Blogueiro ganhe euros! Webmaster.pt Ebook Exercícios para Blogueiros!

Facebook Marketing – Adicionar o Google Analytics à sua pagina de fãs do Facebook

Hoje voltamos à carga com o Facebook Marketing. As nossas matérias sobre o Facebook têm sido extremamente bem recebidas pelos leitores e quem estiver a conseguir coloca-las em prática, estará neste momento a começar a retirar dividendos das diversas estratégias publicadas. Só na última semana entraram mais de 200 novos fãs na nossa página de fãs do Facebook, o que para nós foi um crescimento bastante acelerado face a outras semanas. E você tem conseguido melhorar os seus resultados com as suas páginas de fãs no Facebook?

No artigo de hoje vamos falar sobre como adicionar o Google Analytics à sua página de fãs no Facebook. Os colegas do Social Media Examiner escreveram recentemente um artigo interessante sobre este assunto, o qual agradecemos como base para o desenvolvimento da nossa própria ideia. Conforme temos vindo a falar, o Facebook oferece hoje um potencial realmente incrível para blogueiros e webmasters, que deve ser aproveitado a favor do crescimento dos seus projectos. Recomendamos também a leitura de algumas das matérias super interessantes que já escrevemos sobre o Facebook. Tome nota:

INTRODUÇÃO

Quando você cria uma página de fãs no Facebook, o que você realmente deseja, é puder saber quem são os seus visitantes, de onde eles provêm, quantas visitas a sua página de fãs tem recebido, qual a origem desses visitantes, de que países flui esse tráfego, entre outros dados a que geralmente você tem acesso a partir do seu Google Analytics para os seus sites e blogs.

Embora a sua página de fãs no Facebook tenha um sistema de análise métrica e estatística, ela é redundante e apenas lhe apresenta dados sobre o nível de interacção dos seus fãs, o sexo e idade dos mesmos, e pouco mais. No entanto, uma integração do Google Analytics na sua página de fãs, faz com que você tenha acesso completo a todos os dados referentes à sua página, de uma forma mais simples e bastante mais completa.

Surgiu recentemente uma ferramenta espectacular chamada FBGAT, que é basicamente um script que lhe permite integrar o seu código do Google Analytics na sua página de fãs do Facebook, uma vez que originalmente as páginas do Facebook não permitem a utilização de códigos complexos em Javascript. Para conseguir utilizar essa ferramenta com sucesso, você deverá ter uma aplicação de código HTML instalada na sua página de fãs, como por exemplo o FBML (que já havíamos recomendado anteriormente), para posteriormente utilizar com o código do Analytics.

CRIE UM NOVO PERFIL NO GOOGLE ANALYTICS

Se ainda não tem uma conta do Google Analytics recomendamos que crie uma para os seus sites, blogs e agora também para a sua página de fãs do Facebook. Se já tiver uma conta, faça login para iniciarmos o processo passo-a-passo para integrar essa conta com a sua página de fãs do Facebook.

Comece por adicionar um novo perfil de website no seu Google Analytics, de forma a criar uma diretoria exclusivamente para a sua página de fãs do Facebook.

Na página seguinte, deverá colocar o endereço URL da sua página de fãs, ou então simplesmente o endereço www.facebook.com genérico. Qualquer um dos dois será suficiente para conseguir realizar  tracking estatístico da visitação da sua página de fãs.

No passo seguinte, a Google irá mostrar-lhe os dados referentes ao seu código de tracking. Geralmente esse código é do tipo: UA-3343873-2. A Google irá pedir-lhe para confirmar o seu website, mas na realidade você não terá de faze-lo. Passe então ao próximo passo.

UTILIZE O FBGAT A PARTIR DO BROWSER

Como referimos em cima, existe um aplicativo muito interessante, chamado FBGAT, que pode ser utilizado a partir do browser para criar imagens com tracking do Google Analytics. Esta é basicamente uma forma de contornar a necessidade que existe de saber mais sobre os seus visitantes da página de fãs, sem recorrer ao uso dos códigos Javascript que por sinal o Facebook não aceita.

Utilizando então a nossa ferramenta especial, só temos de preencher todos os campos com as informações pedidas pelo próprio sistema. Para quem não compreende bem os pedidos, fica aqui uma pequena explicação:

  • Analytics Code: é o local onde deverá colocar o seu código ID do Google Analytics. Algo do tipo UA-3343873-2 como vimos anteriormente.
  • Domain on Analytics: é o local onde deverá colocar o endereço da página que pretende filtrar. Deverá ser o mesmo que utilizou em cima quando definiu no Analytics qual utilizar.
  • Page Link: é o endereço que aparece depois na sua conta do Analytics para você saber de onde provêm as visitas. Dê-lhe o nome que quiser. Pode construir vários para várias páginas do seu Facebook.
  • Page Title: é o título da sua página, apenas para sua referência.

Como já vimos, você pode criar vários códigos de tracking para utilizar nos seus diferentes separadores no Facebook. Se você utilizar vários separadores, é possível analisar as visitações em praticamente todos eles. Copie o código gerado e avance ao próximo passo.

ADICIONE O CÓDIGO NO FACEBOOK

Como referimos em cima, você deve instalar na sua página de fãs um aplicação como o FBML, de forma a puder utilizar separadores com HTML. Se por ventura já tem um separador com a sua Newsletter, aproveite para acrescentar-lhe no fundo o seu código de tracking do Google Analytics, exportado a partir da ferramenta que analisámos no passo anterior.

Acesso à configuração da sua página de fãs no Facebook, procure pelo aplicativo FBML, edite-o e no fundo do seu código HTML acrescente o código do Google Analytics, de forma a conseguir analisar o tipo de visitantes que acede ao seu separador. Recomendamos que coloque o código no fundo do seu HTML, em vez de o colocar no topo.

Se você utilizar um separador de Newsletter na sua páginas de fãs do Facebook, e defini-lo como o separador de aterragem dos seus fãs, poderá saber de imediato todos os dados métricos e estatísticos da sua página de fãs e dos visitantes.

QUAL A SUA OPINIÃO?

Deixe a sua opinião sobre o tutorial e se por ventura acha que desta forma valerá mais a pena ter uma página de fãs no Facebook ou não. Se por ventura tiver dúvidas durante a implementação do tutorial, deixe um comentário também, que teremos todo o prazer em conseguir ajudar!

Até Já!

Blogueiro ganhe euros! Webmaster.pt Ebook Exercicios para Blogueiros!

Artigos Recomendados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que