Facebook Marketing – como anunciar no Facebook
Embora já tenhamos oferecido cupões de desconto para o Facebook há imenso tempo aqui no blog, os quais provavelmente já nem funcionam, a verdade é que nunca falámos sobre como anunciar no Facebook, quais as estratégias a utilizar e qual a melhor forma de investir o seu dinheiro em prol de um objectivo, seja ele aumentar o seu número de fãs na sua página de fãs do Facebook, ou simplesmente ganhar conversões num programa de afiliação à sua escolha.
Obviamente que existem uma série de condicionantes e estratégias para investir dinheiro nos anúncios do Facebook, especialmente quando se pretende investir o mínimo para ganhar o máximo. A ideia de anunciar no Facebook não se prende particularmente com ganhar dinheiro, embora seja possível realizar grandes conversões de campanhas de afiliação através dos anúncios do Facebook. Obviamente que estas estratégias exigem conhecimento, prática e muitos testes, pelo que ao longo dos próximos dias iremos analisar uma série de questões interessantes relativamente a como anunciar no Facebook.
APROVAÇÃO DE ANÚNCIOS
Conseguir aprovar os seus anúncios para participar de campanhas no Facebook nem sempre é tarefa fácil, e quando você consegue o seu anúncio aprovado, a probabilidade de este não estar de acordo com as dicas que lhe vamos recomendar, é muito grande. Antes de avançar com as suas campanhas, considere ter em conta uma série de aspectos importantes e que estão directamente relacionados com a aprovação de anúncios:
- Antes de tudo mais, você deverá começar por ler as guidelines dos anúncios Facebook. Estas são as regras e as linhas mestras para que você consiga criar campanhas de sucesso e anunciar no Facebook comodamente. Se por ventura você seguir estas regras estritamente e ainda assim não conseguir que os seus anúncios sejam aprovados, é provável que você esteja a cometer um outro erro qualquer.
- A aprovação de anúncios está dependente obviamente do seguimento da maior parte destas regras e guidelines, e normalmente os anúncios são aprovados com alguma brevidade, dependendo claro, do horário de trabalho dos funcionários do Facebook. Tenha em consideração a diferença horária e o timming necessário à aprovação de campanhas.
- Alguns anúncios são rejeitados por conterem links de afiliação para campanhas que nada têm a ver com o produto anunciado. Seja claro na forma como apresenta aquilo que está a anunciar, de forma a ver os seus anúncios aprovados o mais rapidamente possível.
RENDIMENTO DA CAMPANHA
Para conseguir bons rendimentos com as suas campanhas de anúncios no Facebook, existem também uma série de recomendações que são importantes de ter em conta. Algumas provavelmente já sabe, pois o princípio de marketing é o mesmo dos afiliados, mas outras certamente serão uma novidade importante:
UM BOM CTR É IMPORTANTE
Tenha em consideração que dependendo da performance dos seus anúncios, o Facebook dar-lhe-á maior visibilidade durante a campanha. Isto significa que se você arrancar com uma campanha que está com excelentes rendimentos, ou seja, um CTR (rácio de cliques) relativamente interessante, a plataforma de gestão de anúncios do Facebook dar-lhe-á mais impressões e mais “tempo de antena” para que você possa maximizar o potencial dessa mesma campanha. Obviamente que se a sua campanha não despertar qualquer tipo de interesse, devolvendo um CTR muito baixo, o seu número de impressões será restrito e nessa altura o melhor a fazer é criar um novo anúncio.
ESCOLHA BEM O TÍTULO E A IMAGEM
O mais importante do seu anúncio é o Título a Imagem que este utiliza. Procure utilizar imagens apelativas, que estejam directamente relacionadas com o produto que está a anunciar, e também um título atractivo que se destaque dos demais concorrentes.
MAIS CTR = MENOS CPC
O CTR das suas campanhas é directamente proporcional ao CPC da mesma. Quantos mais cliques a sua campanha tiver, mais barato será o preço por clique e vice-versa. Concentre-se em criar campanhas atractivas que possam atrair os utilizadores do Facebook, gerar muitos cliques e ao mesmo tempo um investimento reduzido.
FILTRAGEM DE AUDIÊNCIA É IMPRESCINDÍVEL
Utilize sempre a geolocalização e procure filtrar ao máximo a audiência dos seus anúncios. Não lhe interessa certamente anunciar para todo o público do Facebook, pelo que é recomendável que se restrinja ao público alvo da sua campanha. Se você está a anunciar uma página de fãs de BTT, por exemplo, é importante que restrinja a sua campanha a pessoas que tenham especificado serem fãs de bicicletas, desporto, etc.
VÁRIOS ANÚNCIOS PARA A MESMA CAMPANHA
Crie várias campanhas para vários segmentos de ataque. O ideal será você criar uma campanha para homens, uma campanha para mulheres, criar também também campanhas por idades e ainda campanhas por interesses. Depois disso, analise os resultados e veja quais os tipos de pessoas que estão a clicar nos seus anúncios e a converter melhor. Se conseguir, crie canais na sua página de aterragem ou objectivos no seu Google Analytics, e controle quais os utilizadores alvo preferíveis para as suas campanhas.
FAÇA TESTES, MUITOS TESTES!
Antes de conseguir chegar à fórmula perfeita, é necessário que você realize muito e muitos testes. Tal como acontece com as campanhas do Google Adsense, você terá de realizar testes atrás de testes, até descobrir qual o tipo de anúncio que funciona melhor e que atrai o maior número de cliques. Sem realizar testes, criar critérios de selecção e avaliar os resultados das suas campanhas, é impossível você conseguir chegar a resultados que o ajudem a ganhar dinheiro.
BOAS PRÁTICAS
Como em tudo na vida, existem boas e más práticas no que toca ao anunciar no Facebook, especialmente quando existem tantas regras e tanta concorrência. Durante os próximos dias iremos falar de boas e más práticas na criação de campanhas do Facebook, como criar uma campanha de sucesso, como medir os resultados das campanhas e como aproveitar ao máximo os anúncios do Facebook para fazer crescer o seu negócio online, seja através da captura de fãs para a sua página de fãs do Facebook, seja através da geração de contactos ou comissões para programas de afiliados.
Entretanto e enquanto prepara as suas campanhas para realizarmos alguns testes nos próximos dias e partilharmos opiniões, aproveite para se juntar à nossa página de fãs, que diariamente recebe os nossos comentários e conteúdos, e que também gera alguns debates interessantes entre os utilizadores.
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Até Já!
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